Senhora, a Bruxa José de Alencar
Angélica Lopes

Resenhas - Senhora, a Bruxa

Gabriel Marin 25/04/2024

Divertido e bem elaborado
Dei 4,5 porque em comparação com ?Isaura e o Vampiro? esse livro é excelente. Me diverti muito, não tem como não comparar as três bruxas as irmãs Sanderson de Abracadabra. Além disso, a escrita é boa e coerente, a história não tem pontas soltas e todos tem um final feliz.

Paula741 17/10/2023

A releitura de um clássico com adição de bruxas, fantasmas e santos.
O romance permanece, apenas um pouco mais conturbado e perigoso.

Mauro 11/04/2023

O melhor livro dessa coleção
Senhora, A Bruxa, é um livro de José de Alencar e Angélica Lopes, lançado em 2010 pelo selo Lua de Papel, da editora Leya.
O livro segue o sucesso internacional da obra " Orgulho & Preconceito e Zumbis", de Seth Grahame-Smith.
Tais livros são chamados de mashups, porque pegam uma obra clássica já em domínio público e a distorcem com algum acontecimento fantasioso.
Este livro reconta a clássica história de "Senhora" de José de Alencar, mas com o acréscimo de bruxas à narrativa.
Martha, Anne e Rebecca Blair são três bruxas anciãs que devem fazer um feitiço para permanecerem imortais e, para isso, precisam de ingredientes mágicos: lágrimas de um coração partido, juras de ódio e o sangue com a intenção de matar.
Diante desse objetivo macabro, as três se veem envoltas na história de Aurélia Camargo e Fernando Seixas e farão de tudo para adquirir esses ingredientes desse fatídico casal.
Creio que , dessa coleção, esta autora foi a única que entendeu diferente o pedido da escrita da obra; entendeu diferente, mas melhor. O livro não é uma paródia e não é abarrotado de piadas a cada parágrafo. É um livro que se leva a sério e consegue um resultado muito satisfatório.
O melhor livro dessa coleção de mashups.
Nota: 9,0

eu_vieiramanda 24/02/2023

Quando li, nem sabia que era um "remake" de um livro já existente, mas interessante o seu desenvolver.

Valerya insta @leslivres_ 28/04/2019

José de Alencar com Penny Dreadful
Uma leitura suave, romântica e com pitadas de humor fazendo uma miscelânea com "Penny Dreadful" e "Os Fantasmas se Divertem"

Tauan 22/09/2015

Clássico revisto
Em mais uma releitura de um dos nossos clássicos, vemos Aurélia Camargo envolvida com bruxaria. Na verdade esse é o melhor da coleção Clássicos Fantásticos.
Na trama original, Aurélia era filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixonara-se por Fernando Seixas, mas fora abandonada porque este preferiu se casar com uma moça rica. Tempos depois, Aurélia, que neste momento também é órfã de mãe, recebe uma grande herança do avô.
Ela encarrega seu tutor de negociar seu casamento com Fernando por um dote alto. Este, ambicioso que é, aceita e quando descobre que sua noiva é Aurélia fica muito feliz. Porém, na noite de núpcias, ela deixa claro que comprara-o para que representasse o papel de marido.
Aurélia aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia e maltratá-lo; mas quando Fernando levanta o dinheiro que Aurélia pagara por ele e propõe-se restituir a quantia em troca da separação, ela considera o gesto uma prova da regeneração de Fernando, e vencida pelo amor, fica com ele.
Esses elementos principais são mantidos, mas na nova versão tudo teria sido planejado por três bruxas, as irmãs Blair, notórias feiticeiras de um clã de bruxas que usam as desilusões amorosas para manter sua imortalidade.
No conjunto, fica tudo muito divertido e bem escrito, a autora aparenta ter um bom conhecimento no assunto.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Amanda 29/06/2014

Senhora,A Bruxa (Resenha)
Senhora, A Bruxa – José de Alencar e Angélica Lopes (Resumo)

O livro é uma obra de ficção baseada na obra original escrita por José de Alencar e publicada em 1875. É uma nova versão onde contem bruxarias. As irmãs Blair (Anne,Rebecca e Martha), que a cada 58 anos precisa fazer uma porção com ingredientes exóticos para prorrogar e manter sua existência na terra. E para conseguir esses ingredientes as irmãs Blair manipulam Aurélia e a todos que vivem a sua volta, para que eles façam o que elas desejam.
Aurélia Camargo uma moça pobre e humilde se apaixona por Fernando Seixas, que por conta do amor por Fernando, recusa o pedido de casamento de Eduardo Abreu, um ótimo pretendente da época, rico, gentil e sendo o alvo das solteiras.
Fernando um rapaz pobre, porém orgulhoso e vivente das aparências, pretendia se casar com Aurélia, mesmo a pobreza lhe incomodando, quando recebe uma proposta de casamento com a jovem Adelaide, uma moça extremamente religiosa que tinha como seu santo preferido o São Valentim (santo dos namorados, solteiros, amor) que por sua vez é apaixonada por Torquato Ribeiro,(rapaz pobre do qual o pai não permitia seu casamento com ele).
Com o decorrer com história, Aurélia descobre que Fernando trocou ela pelo dote de Adelaide era de 30 contos réis,ela sente de vingança que com o decorrer do livro é cada vez mais alimentada pelas irmãs Blair com objetos mágicos e feitiços.
Desta forma, as irmãs causam vários conflitos e mortes para conseguir os ingredientes que são os seguintes:
• 4 lágrimas de amor,vertidas pelo mais infeliz dos amantes,instantes após o abandono.
• 2 juras de ódio,proferidas por quem já jurou amor eterno.
• 1 gota de sangue, em ferimento feito pelo ser amado,com objeto de prata e na intenção de matar.

Um ótimo livro, super recomendo. Uma dia: leia primeiro a obra original para depois ler esta versão, assim poderá fazer uma comparação,(coisa que eu não fiz :/)mas caso queira ler independente da obra, não tem problemas. Uma boa leitura. beijos Amanda Lima :)

Aline 02/07/2013

Senhora, a Bruxa
Lembro que o livro Senhora do José de Alencar mexeu muito comigo na época que li, devido a forma como Aurélia Camargo se impôs nas relações sociais da sua época. Ela foi abandonada pelo homem que amava por não ter um bom dote (dinheiro que a família da noiva dava aos noivos quando eles se casavam) e o mesmo ficou noivo de uma mulher rica, mas Aurélia acaba recebendo uma herança e tem o plano de "comprar" seu amado e assim mostrar a ele o poder do dinheiro.

Para mim no livro original as ações tomadas pelos protagonistas da história são decisões unicamente deles e assim suas devidas consequências farão com que eles aprendam a ser pessoas melhores e se entendam no final.
Nessa versão da Angélica Lopes ela insere um grupo de irmãs bruxas que influenciará as ação de Aurélia e Fernando. Achei muito interessante a forma leve como a narrativa ficou, além de uma linguagem menos formal e dos elementos sobrenaturais inseridos. Conhecemos um pouco sobre a rotina dessas bruxas e outros personagens ganham mais destaques que o original.
Com certeza quero ler os outros títulos da série. Fica a dica para todos que gostaram dos clássicos e para quem não gostou essa é uma oportunidade de ler algo renovado e interessante.

Renata Mascari 12/08/2012

Senhora, a Bruxa
“Senhora, A Bruxa”,é a nova versão do clássico “Senhora“ de José de Alencar, escrito em 1875.
Angélica Lopes, que é a responsável pela nova versão, introduz uma trama sobrenatural e elementos de magia.

Aurélia Camargo é uma mulher linda, poderosa, rica e solteira, consegue enfeitiçar a todos os homens, mas quer vingar-se de apenas um, seu amor Fernando Seixas, que a fez sofrer no passado.

As bruxas Blair, vivem há séculos, mas precisam renovar uma poção a cada 58 anos para que continuem vivendo por anos e anos, para isso, manipulam o relacionamento de Aurélia e Fernando para que consigam os ingredientes necessários para a tal poção:

4 lágrimas de amor vertidas pelo mais infeliz dos amantes instantes após o abandono.
2 juras de ódio proferidas por quem já jurou amor eterno.
1 gota de sangue em ferimento feito pelo ser amado com objeto de prata e na intenção de matar

As bruxas manipulam muitas vidas e fazem coisas estranhas acontecerem, tudo isso sem desconfiança alguma da parte de Aurélia, tudo para conseguirem a tal poção, e a cada 58 anos, renovarem a idéia de uma vida eterna!!

Adorei o livro, é bem gostoso e rápido de ser lido, é daqueles que você pega e não larga mais até chegar ao final da história.

Super recomendo!
Até mais = )

Jen 18/03/2012

A cada 58 anos as irmãs Blair necessitam de 3 ingredientes para continuar vivendo, tendo em vista que elas já possuem mais de 300 anos.
Para conseguir esses ingredientes elas manipulam Aurélia e todos a sua volta, tirando do caminho aqueles capazes de interferir nos planos das irmãs.
É bem interessante o modo que a autora Angélica Lopes consegue "linkar" esse novo enredo ao clássico da literatura brasileira de José de Alencar, Senhora. A leitura é bem dinâmica e fluida.

mario 14/02/2012

Imaginação fértil na coleção Clássicos Fantásticos
Adorei. Li algumas resenhas sobre o clássico de José de Alencar, Senhora, que não foi um dos escolhidos pelos meus colégios quando jovem. Uns adoraram o livro e outros odiaram. Pois bem, essa versão reciclada, da coleção Clássicos Fantásticos, inserindo bruxas (de Blair) na história de Aurélia e Fernando deve agradar aos dois tipos de leitores.
O livro ficou leve, com várias passagens engraçadas, e no final (devorei em duas noites) fiquei com a impressão de ter lido o clássico de José de Alencar de uma forma mais prazerosa.
Boa leitura. Recomendo.