Senhora, a Bruxa

Senhora, a Bruxa José de Alencar
Angélica Lopes




Resenhas - Senhora, a Bruxa


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Paula741 17/10/2023

A releitura de um clássico com adição de bruxas, fantasmas e santos.
O romance permanece, apenas um pouco mais conturbado e perigoso.
comentários(0)comente



Zambe 25/01/2011

Senhora, a Bruxa
Gostei muito desse livro, um romance cheio de conflitos e em alguns momentos até assustador (quando lido de madrugada com o som do vento na janela)

Dos quatro livros da coleção esse é o com final mais perfeito. Desde o início eu torcia pela felicidade dos casais mas também torcia para que as bruxas Blair não virasse pó.

Um livro que eu recomendo muito e que com certeza vou ler várias vezes.
comentários(0)comente



Vanessa Vieira 16/03/2011

Senhora, A Bruxa_Angélica Lopes
O livro Senhora A Bruxa, de Angélica Lopes, é um remake do livro Senhora, de José de Alencar, repleto de magia e fantasia. A história gira em torno de Aurélia Camargo, uma jovem órfã que arrasa corações por onde passa e tem todos os homens aos seus pés, menos aquele que ela ama: Fernando Seixas. Aurélia e Fernando até namoraram e estavam prestes a se casar, porém Fernando trocou Aurélia por Adelaide Amaral e noivou com a moça pelo simples fato de sua família ser rica e ter grandes posses.

Aurélia fica frustrada e desgostosa da vida, e se sentindo traída, busca vingança. Para isso conta com a ajuda das irmãs Blair - Martha, Anne e Rebecca, três bruxas milenares, que fazem feitiços e magias para mudar o rumo da história. O primeiro plano que ela põe em prática junto com as irmãs, é pagar uma alta quantia para que Fernando se case com ela e assim, se vingar do rapaz com todos os requintes de crueldade possíveis.

Amei a nova roupagem do enredo feita pela Angélica Lopes! As irmãs Blair, são muito engraçadas, e eu poderia dizer até mesmo bizarras. A trama fala sobre bruxas, magia, feitiços, mas de uma forma bem natural, bem amarrada pela autora. O romantismo prevaleceu na história do início ao fim, englobado dentro da literatura fantástica. Recomendo a todos!
comentários(0)comente



Jen 18/03/2012

A cada 58 anos as irmãs Blair necessitam de 3 ingredientes para continuar vivendo, tendo em vista que elas já possuem mais de 300 anos.
Para conseguir esses ingredientes elas manipulam Aurélia e todos a sua volta, tirando do caminho aqueles capazes de interferir nos planos das irmãs.
É bem interessante o modo que a autora Angélica Lopes consegue "linkar" esse novo enredo ao clássico da literatura brasileira de José de Alencar, Senhora. A leitura é bem dinâmica e fluida.
comentários(0)comente



Mauro 11/04/2023

O melhor livro dessa coleção
Senhora, A Bruxa, é um livro de José de Alencar e Angélica Lopes, lançado em 2010 pelo selo Lua de Papel, da editora Leya.
O livro segue o sucesso internacional da obra " Orgulho & Preconceito e Zumbis", de Seth Grahame-Smith.
Tais livros são chamados de mashups, porque pegam uma obra clássica já em domínio público e a distorcem com algum acontecimento fantasioso.
Este livro reconta a clássica história de "Senhora" de José de Alencar, mas com o acréscimo de bruxas à narrativa.
Martha, Anne e Rebecca Blair são três bruxas anciãs que devem fazer um feitiço para permanecerem imortais e, para isso, precisam de ingredientes mágicos: lágrimas de um coração partido, juras de ódio e o sangue com a intenção de matar.
Diante desse objetivo macabro, as três se veem envoltas na história de Aurélia Camargo e Fernando Seixas e farão de tudo para adquirir esses ingredientes desse fatídico casal.
Creio que , dessa coleção, esta autora foi a única que entendeu diferente o pedido da escrita da obra; entendeu diferente, mas melhor. O livro não é uma paródia e não é abarrotado de piadas a cada parágrafo. É um livro que se leva a sério e consegue um resultado muito satisfatório.
O melhor livro dessa coleção de mashups.
Nota: 9,0
comentários(0)comente



Vivi Barini 14/10/2010

Aurélia, quando pobre, sofreu uma grande desilusão amorosa, e, agora que é milionária, está em busca de vingança; mais do que tudo, ela quer humilhar a pessoa que a rejeitou do mesmo jeito que foi humilhada.

Fernando, um esbanjador e frívolo, apesar de possuir pouco dinheiro para tal, foi quem abandonou Aurélia, e por um motivo nada nobre, pode-se dizer.

Mal sabem eles que são apenas peças no tabuleiro das irmãs Blair para fazer uma poção que concede imortalidade a quem bebe.



- leia mais em The Bookaholic Princess: http://thebookaholicprincess.blogspot.com/2010/10/senhora-bruxa-por-angelica-lopes.html
comentários(0)comente



Stephania Tonhá 13/10/2010

“- Vendido. Não há outra palavra – ela continuava – Sou rica, muito rica. Milionária. Precisava de um marido, um fardo indispensável às mulheres. O senhor estava no mercado, comprei-o. Custou-me 100 contos e foi barato. Não se fez valer. Estava em liquidação. (…) “ (Pág. 80)


Olá, leitores do Sobre Livros. Hoje irei apresentar o livro cedido pela Editora Lua de Papel. Senhora, a Bruxa é uma modernização do romance do José de Alencar. A editora está apostando nessa nova tendência que começou com “Jane Austen, a Vampira”, ou seja, pegar os clássicos e trazê-los para a atualidade com pitadas de fantasia e humor.

José de Alencar é o precursor do romantismo no Brasil com diversas obras: Iracema, Diva, Lucíola, A viuvinha etc. Leitura obrigatória em algumas aulas de literatura brasileira e temida por alguns alunos. Nos livros de Alencar você encontra protagonistas femininas fortes e decididas, e também algumas críticas a sociedade da época, como a necessidade do casamento para uma mulher ser “completa”.
....
para ler mais, acesse: http://www.sobrelivros.com.br/resenha-senhora-a-bruxa-jose-de-alencar-angelica-lopes/
comentários(0)comente



Annie 27/09/2011

Senhora, a Bruxa, por Ana Nonato
Olá, queridos leitores!
Volto com a resenha de mais um livro interessantíssimo! Trata-se de uma nova versão do romance Senhora, de autoria do romântico José de Alencar (um excelente escritor brasileiro). Angélica Lopes é a responsável por esta nova versão.
Todos que ouviram falar de ou leram a personagem Aurélia Camargo sabem que a moça é uma destruidora de corações, certo? E todos devem saber que isso se deve à compilação de sofrimentos que a moça teve e cuja gota d’água foi o abandono por parte de Fernando Seixas, seu noivo, em troca de 30 mil réis.
José de Alencar coloca razões puramente afetivas e financeiras para tal desenrolar dos fatos (típico do romantismo com uma pitada de realismo), mas Angélica Lopes propõe outra linha de pensamento: e se este “destino” sofresse influência sobrenatural? Falo, especialmente, das irmãs Blair.
Estas bruxas estão vivas há séculos... Mas, para isto ocorrer, precisam tomar uma poção de 58 em 58 anos. Eis os ingredientes:
4 lágrimas de amor vertidas pelo mais infeliz dos amantes instantes após o abandono.
2 juras de ódio proferidas por quem já jurou amor eterno.
1 gota de sangue em ferimento feito pelo ser amado com objeto de prata e na intenção de matar.
As três Blair se mudam para a rua de D. Emília e Aurélia, e a partir deste momento eventos estranhos começam a acontecer... Tudo em nome de imortalidade.
As personagens são muito interessantes, inclusive as que já apareciam no romance de Alencar. As Blair são cruéis, mas é impossível não gostar delas ou torcer para que consigam viver mais um pouco... Além de suas frases clássicas: “Uma das maiores qualidades de uma bruxa...”
O Lemos é igual nos dois romances. Aurélia continua ingênua mesmo quando se torna rica (por conta dos “aconselhamentos” das Blair), Emilinho é mais auto-suficiente. O avô Camargo e o pai Pedro travam diálogos muito engraçados.
Outro atrativo ao romance é o fato de Angélica ter mesclado uma linguagem mais simples e mais sucinta com trechos do livro em si. Quem ainda não leu “Senhora” pode ter uma boa noção da história com esta adaptação simples e divertida.
Alguns probleminhas de pontuação são perceptíveis e isto pode comprometer o ritmo da narrativa em diversos momentos; fora este defeito, não há mais nenhum.
Eu gostei de a autora ter prezado por uma obra nacional (José de Alencar é incrível) com um sobrenatural pouco clichê (as Bruxas), mas não gostei de as atitudes do Seixas, de algum modo, terem sido justificadas. Não posso culpar a Angélica: José de Alencar também o faz.
Espero que tenham gostado e que leiam! “Senhora, a Bruxa” faz parte da série “Clássicos Fantásticos” que possui títulos como “A Escrava Isaura e o Vampiro”, “Dom Casmurro e Os Discos Voadores”, dentre outros. Não deixem de ler!

Nota: 3 (Bom)

Confira em: http://seismilenios.blogspot.com/2011/09/resenha-senhora-bruxa-jose-de-alencar-e.html
comentários(0)comente



Renata Mascari 12/08/2012

Senhora, a Bruxa
“Senhora, A Bruxa”,é a nova versão do clássico “Senhora“ de José de Alencar, escrito em 1875.
Angélica Lopes, que é a responsável pela nova versão, introduz uma trama sobrenatural e elementos de magia.

Aurélia Camargo é uma mulher linda, poderosa, rica e solteira, consegue enfeitiçar a todos os homens, mas quer vingar-se de apenas um, seu amor Fernando Seixas, que a fez sofrer no passado.

As bruxas Blair, vivem há séculos, mas precisam renovar uma poção a cada 58 anos para que continuem vivendo por anos e anos, para isso, manipulam o relacionamento de Aurélia e Fernando para que consigam os ingredientes necessários para a tal poção:

4 lágrimas de amor vertidas pelo mais infeliz dos amantes instantes após o abandono.
2 juras de ódio proferidas por quem já jurou amor eterno.
1 gota de sangue em ferimento feito pelo ser amado com objeto de prata e na intenção de matar

As bruxas manipulam muitas vidas e fazem coisas estranhas acontecerem, tudo isso sem desconfiança alguma da parte de Aurélia, tudo para conseguirem a tal poção, e a cada 58 anos, renovarem a idéia de uma vida eterna!!

Adorei o livro, é bem gostoso e rápido de ser lido, é daqueles que você pega e não larga mais até chegar ao final da história.

Super recomendo!
Até mais = )
comentários(0)comente



Amanda 29/06/2014

Senhora,A Bruxa (Resenha)
Senhora, A Bruxa – José de Alencar e Angélica Lopes (Resumo)

O livro é uma obra de ficção baseada na obra original escrita por José de Alencar e publicada em 1875. É uma nova versão onde contem bruxarias. As irmãs Blair (Anne,Rebecca e Martha), que a cada 58 anos precisa fazer uma porção com ingredientes exóticos para prorrogar e manter sua existência na terra. E para conseguir esses ingredientes as irmãs Blair manipulam Aurélia e a todos que vivem a sua volta, para que eles façam o que elas desejam.
Aurélia Camargo uma moça pobre e humilde se apaixona por Fernando Seixas, que por conta do amor por Fernando, recusa o pedido de casamento de Eduardo Abreu, um ótimo pretendente da época, rico, gentil e sendo o alvo das solteiras.
Fernando um rapaz pobre, porém orgulhoso e vivente das aparências, pretendia se casar com Aurélia, mesmo a pobreza lhe incomodando, quando recebe uma proposta de casamento com a jovem Adelaide, uma moça extremamente religiosa que tinha como seu santo preferido o São Valentim (santo dos namorados, solteiros, amor) que por sua vez é apaixonada por Torquato Ribeiro,(rapaz pobre do qual o pai não permitia seu casamento com ele).
Com o decorrer com história, Aurélia descobre que Fernando trocou ela pelo dote de Adelaide era de 30 contos réis,ela sente de vingança que com o decorrer do livro é cada vez mais alimentada pelas irmãs Blair com objetos mágicos e feitiços.
Desta forma, as irmãs causam vários conflitos e mortes para conseguir os ingredientes que são os seguintes:
• 4 lágrimas de amor,vertidas pelo mais infeliz dos amantes,instantes após o abandono.
• 2 juras de ódio,proferidas por quem já jurou amor eterno.
• 1 gota de sangue, em ferimento feito pelo ser amado,com objeto de prata e na intenção de matar.

Um ótimo livro, super recomendo. Uma dia: leia primeiro a obra original para depois ler esta versão, assim poderá fazer uma comparação,(coisa que eu não fiz :/)mas caso queira ler independente da obra, não tem problemas. Uma boa leitura. beijos Amanda Lima :)
comentários(0)comente



mario 14/02/2012

Imaginação fértil na coleção Clássicos Fantásticos
Adorei. Li algumas resenhas sobre o clássico de José de Alencar, Senhora, que não foi um dos escolhidos pelos meus colégios quando jovem. Uns adoraram o livro e outros odiaram. Pois bem, essa versão reciclada, da coleção Clássicos Fantásticos, inserindo bruxas (de Blair) na história de Aurélia e Fernando deve agradar aos dois tipos de leitores.
O livro ficou leve, com várias passagens engraçadas, e no final (devorei em duas noites) fiquei com a impressão de ter lido o clássico de José de Alencar de uma forma mais prazerosa.
Boa leitura. Recomendo.
comentários(0)comente



Gabriel Marin 25/04/2024

Divertido e bem elaborado
Dei 4,5 porque em comparação com ?Isaura e o Vampiro? esse livro é excelente. Me diverti muito, não tem como não comparar as três bruxas as irmãs Sanderson de Abracadabra. Além disso, a escrita é boa e coerente, a história não tem pontas soltas e todos tem um final feliz.
comentários(0)comente



Aline 02/07/2013

Senhora, a Bruxa
Lembro que o livro Senhora do José de Alencar mexeu muito comigo na época que li, devido a forma como Aurélia Camargo se impôs nas relações sociais da sua época. Ela foi abandonada pelo homem que amava por não ter um bom dote (dinheiro que a família da noiva dava aos noivos quando eles se casavam) e o mesmo ficou noivo de uma mulher rica, mas Aurélia acaba recebendo uma herança e tem o plano de "comprar" seu amado e assim mostrar a ele o poder do dinheiro.

Para mim no livro original as ações tomadas pelos protagonistas da história são decisões unicamente deles e assim suas devidas consequências farão com que eles aprendam a ser pessoas melhores e se entendam no final.
Nessa versão da Angélica Lopes ela insere um grupo de irmãs bruxas que influenciará as ação de Aurélia e Fernando. Achei muito interessante a forma leve como a narrativa ficou, além de uma linguagem menos formal e dos elementos sobrenaturais inseridos. Conhecemos um pouco sobre a rotina dessas bruxas e outros personagens ganham mais destaques que o original.
Com certeza quero ler os outros títulos da série. Fica a dica para todos que gostaram dos clássicos e para quem não gostou essa é uma oportunidade de ler algo renovado e interessante.
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2