A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Lucas Felix 27/01/2021

Um verdadeiro manual
Excelente livro! Um verdadeiro manual de introdução à vida intelectual. Com uma linguagem objetiva, traz observações práticas e muito úteis para quem quer iniciar uma vida de estudos. É um livro certeiro, vai direto ao ponto que se propõe.

Angerson 21/01/2021

Pensa em um livro bom!
De início pode parecer uma leitura densa e difícil, porém, a medida que vamos avançando ele se torna totalmente prático e começa a entrar literalmente na nossa vida (pelo menos de quem lê), parece que o autor nos fala diretamente.

Para aqueles que ainda têm dúvidas sobre como ler, como melhorar a prática da leitura, como se aprofundar mais, como estudar melhor, como memorizar o que lê, como começar escrever, entre outros; o livro consegue abranger e esgotar todas as dúvidas que temos e outras que nem imaginamos mas que nos encaixamos.

Definitivamente, ótimo livro! Todos devem lê-lo!

Pais 21/01/2021

Fascinante
Um dos melhores livros que já li. Fascinante, fantástico, me fez repensar muitos conceitos e confirmou outros. Para quem ama estudar!

Rafael.Aguilar 15/01/2021

Um manual prático de virtudes
O livro me surpreendeu positivamente. Esperava encontrar explicações e conceitos clichês, sobre ?como ser um estudante?. Todavia, eu estava enormemente enganado - e que bom!
Embora pequeno, o livro consegue ser profundo e abranger todos os aspectos essenciais para a caminhada de alguém rumo à intelectualidade. Mas não se engane: intelectual, segundo o autor, não é o sujeito que ?arrota? conhecimentos fúteis, em uma típica pose soberba. Ao contrário, é aquele que busca penetrar a verdade, e esta verdade é o próprio Deus!
Está aí a razão pela qual o autor fala sobre a importância da oração, a necessidade das virtudes, o papel da teologia e o exemplo dos Santos.
Tenho a impressão de que este livro me acompanhará por muitos e muitos anos em releituras.

Anderson Theodoro 07/01/2021

Excelente obra
Ressalta a importância de compreender a vocação, a consagração à vida intelectual e à verdade. É interessante compreender a qualificação do caráter e a valorização do trabalho, da dedicação, do recolhimento à sua cela monástica e a fazer tudo para a glória de Deus.
É impressionante a quantidade de ensinamentos contidos em poucos páginas. Excelente obra.

Letícia Vincenzi 31/12/2020

Última leitura de 2020
Eu que não sou religiosa, me aventurei pelo livro do padre.
É uma leitura densa, mas isso eu já esperava.
A presente obra traz dicas valiosíssimas para quem está percorrendo o caminho dos estudos, é atemporal para quem gosta de conectar os estudos com a espiritualidade.
No entanto, tive a impressão que o autor estava se comunicando o tempo todo com um homem (Por que o intelectual não poderia ser mulher?), e ainda, há um capítulo em que o autor condena quem possui paixão por ler, afirmando que o intelectual jamais poderia se envenenar com romances e que somente poderia ler poucos e bons livros ? nessa parte em questão, tive que fazer uma leitura seletiva tentando encaixar o aspecto histórico e cultural de 1944 para conseguir prosseguir.
No mais, é um excelente livro.

Rodrigo Celestino Menezes 31/12/2020

Precursor de outras obras!
O que mais me chamou a atenção no livro foram as valorosas dicas para manutenção do foco na leitura e manter-se motivado na atividade intelectual sem que o autor dispusesse, na época da elaboração do livro, do arsenal de pesquisas neourocientíficas e similares que os atuais "coaches" motivacionais dispõem.

Otoniel.Filho 20/12/2020

A vida intelectual
Retrata fatos, atitudes, para ter uma vida embasada em termos intelectuais, excelente livro

Vies Cristao 11/12/2020

Você é um consagrado
Todos que desejam trilhar o caminho da vida intelectual e assumir um compromisso com a Verdade, devem ler esse livro.

Livro bem prático, com escrita cativante. É uma verdadeira aula sobre caminho de estudos e escrita.

Recomendo!
Rodrigo 08/08/2021minha estante
Comecei a ler essa semana

Joaozinho, Artista 08/12/2020

A Vida Intelectual
Para dom Setillanges que em seu livro discorre sobre um assunto que hoje é tão caro aos brasileiros que é a educação e também os estudos e pesquisas.
O trabalho intelectual que ele fala em seu livro: A Vida Intelectual, é algo que requer muito esforço do estudante, penetração no estudo, com o objetivo principal que é procurar respostas aos anseios do espirito por conhecimento e busca pela verdade.
Mais à frente o autor alerta para o leitor que todo aquele que tenta por um caminho que não consiga atravessar e com muitas expectativas com relação a uma vida intelectual fácil, prazerosa e elevada sem uma pisada forte e determinação em sua caminhada de estudos, já deve estar preparada para ter as mais diversas e amargas decepções com isso em sua vida. Porque quem cria muitas expectativas sobre algo, irá decepcionar-se no primeiro problema.
A característica maior de seu livro ele faz uma junção de uma vida cristã de contemplação, estudo, paciência, penitência com uma vida intelectual de estudo, leitura, anotações.
Uma das comparações que o autor usa para o estudioso é o atleta, uma pessoa que vive de privações em sua vida, horas de treino intensivos, se colocando de corpo e alma para alcançar seu objetivo, no caso do estudioso que deseja alcançar a verdade, mas ela só contribui para quem a presta serviço a ela em seu meio. Essa observação deve ser feita com um grande exame por parte do estudante.
Assim como as outras profissões tidas como não intelectuais, a vida intelectual também se encontra cravada na alma do homem, nas suas capacidades cognitivas. Elas estão sujeitas ao exame da razão e com grande entusiasmo interior do indivíduo.
Os estudos dentro da vida intelectual não possuem somente o benefício de o estudante alcançar sua realização acadêmica nos estudos, mas algo que ninguém pode poderá tirar dele que é seu conhecimento, algo que nos livras das correntes da ignorância, de sermos manipulados por sofistas e oradores mal-intencionados. E complementando o que o autor fala sobre o interesse verdadeiro por uma vida intelectual, ela deve ser buscada por interesse próprio e não somente pelo interesse de glória, auto realização e com isso tentar sujeitar a verdade eterna ao seu próprio gosto, porque a pessoa estaria cometendo um grande sacrilégio, brincando com questões sérias como os mistérios da natureza e que dizem respeito a vida e a morte.
No começo do livro o autor fala diversas vezes sobre o silêncio na vida de estudos, recolhimento em si mesmo e desapego das coisas, tornando inteiramente disponível para as obras intelectuais, como o autor disse: “adquira esse estado de espirito, isento do desejo e da vontade própria, que é o estado de graça do intelectual”. O verdadeiro intelectual não é filho de si mesmo, mas da Verdade Eterna, do Verbo Criador e não o contrário.
Em todo o momento, o autor fala sobre o silencio do estudioso que quer alcançar a Vida Intelectual, as privações, o distanciamento das festas, show, músicas que dispersem seus pensamentos, sua concentração e agitem sua alma e fala que não há vida intelectual sem a renúncia de uma vida mundana de festas, bebedeira, músicas. Não só esses tipos de renuncias, mas também a renúncia aos vícios, porque eles corrompem a alma, destrói a capacidade imaginativa do indivíduo, afetam suas emoções, seu corpo. E o autor também coloca questões que envolvem a saúde física, porque para um intelectual, a saúde de seu corpo é tão importante quanto a saúde de seu intelecto. Um corpo com os órgãos atrofiados, impotentes, enferrujados, só irá prejudicar a vida da pessoa e suas funções.

Gabriel1141 22/11/2020

Livro mais importante pra mim!
Após ler este livro iniciei meus estudos e leituras de forma muito mais clara e objetiva. Junto ao Trabalho Intelectual, utilizando dos seus conselhos e dicas me transformei num estudante que deixou de decorar as coisas para de fato aprendê-las.

É literalmente um guia de como se tornar uma pessoa melhor.

Elielson.Lima 16/11/2020

Além de seus métodos de estudo que serão ensinados aqui, Sertillanges coloca a questão no que diz respeito à vocação intelectual: é o compromisso do indivíduo consigo mesmo, com a sua alma, colocando uma grande parte do tempo para o estudo, ou reservando uma pequena, mas, eficiente parte, para tal ato. É o profundo desenvolvimento do espírito, que não se satisfaz com leituras soltas, aponta Sertillanges.

A intelectualidade não passa de uma ferramenta, que na qual, não deve ser balizada por vícios, e sim, pelo amor na virtude que desaguará na verdade. Feliz aquele que, por meio da virtude, trabalha a vida intelectual para se chegar na mais pura e limpa verdade.

É o guia pra qualquer iniciante que queira entrar nessa empreitada intelectual.

"A pureza do pensamento exige a pureza da alma: eis uma verdade geral que nada poderá abalar."

Lukedo 03/11/2020

Perfeito, cada capítulo trata de forma simples as virtudes de uma vida de estudos. Ótimo para quem quer começar a ter uma (como é meu caso).

Furtador 14/10/2020

Livro de alta profundidade, leitura densa
Devido ao próprio assunto, a leitura deste livro é um pouco densa, mas em cada sentença pode descobrir uma bênção.

Por mais que o autor seja religioso, pouco foca na sua crença católica, e sim, na espiritualidade representada pela vontade.

É um livro único, escrito por um bom homem, com boas intenções.

Jéssany 07/10/2020

"Se seguires este caminho, enquanto tiveres vida produzirás e multiplicarás folhas e frutos úteis na vinha do Senhor dos Exércitos. Se praticares estes conselhos, poderás alcançar o que desejas".