A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Alex 20/03/2021

Manual da vida
Sertillanges te fala em poucas páginas os caminhos da vida de estudo, além de dicas sobre vários outros assuntos de como lidar com críticas.
Um verdadeiro manual da vida. Pequeno porém denso.
Utiliza-se muito de referências a filosofias e um linguajar difícil às vezes, mas no fim, uma das melhores obras literárias do século passado.

Grasi Lourenço 20/03/2021

Organizador de ideias
Foi assim que me senti ao ler esse livro, organizando minhas ideias e pensamentos sobre o que estou fazendo, sobre o que fiz e sobre o quero fazer em relação a tudo na minha vida. Espero que a experiência demitiras pessoas seja tão rica quanto a minha! Recomendo e muito a leitura!???

Suelen Vidal 03/03/2021

A mente, o intelecto e a grande sabedoria de Santo Tomás, narradas nestas páginas de forma grandiosa. Livro obrigatório para estudantes, escritores e profissionais do intelecto.
Impossível concluir a leitura e não estar transformado pelas águas transformadoras de A.D. Sertillanges.
"Chamamos a vida de estudo de uma oração da verdade."

Joany 27/02/2021

um bom guia de virtudes
não costumo ler muitas obras como essa, boa parte não me serve pessoalmente (em questões de fé e cosmovisão cristã), mas nenhuma leitura é vã e Sertillanges possuía uma mente genial e inspiradora.

Leo 26/02/2021

Inspirador
Há tempos não lia um livro tão simples e profundo ao mesmo tempo.

Entre outas coisas, Sertillanges diz que devemos funcionar integralmente como intelectuais. A vida intelectual é uma atitude perante a vida e não um acumulo de conhecimentos aleatórios ou de ordem estética. Isso faz o diletante.

Devemos zelar pela nossa saude, administrar melhor o tempo, escolher bem nossas amizades, etc... O mais importante é aprender a enxergar a Verdade nas coisas... Não é ler, desligar, e fazer outra coisa: é aprender a captar a luz da eternidade na natureza e nas pequenas experiências do cotidiano de forma que ela reverbere no seu ser.

Sertillanges me fez querer conhecer mais a fundo São Tomás de Aquino, aquela "Inteligência servida por órgãos".

Vivi GRM 25/02/2021

Me descobri aqui...
"Definitivamente, a obra que minha alma ansiava encontrar. Nela se encontrou e com ela permanecerá até o fim. Torna-se a partir de agora, um mestre na arte a qual Deus me enviou a trabalhar: as letras! Meu livro de cabeceira, de todos os momentos! Recomendo aos que, assim como eu, não fazem leituras superficiais...mas que faz da leitura, seu mergulho diário nas letras, nos grandes escritores, mestres e pensadores."

Valéria 25/02/2021

Leitura ética
O livro é mais sobre ética e questões voltadas para fazer o que tem que ser feito.
Gostei de entender que é melhor entender pouco de uma leitura profunda do que entender muito de uma leitura rasa.

Renata 18/02/2021

Necessário
Leitura necessária a todos que gostariam e são chamados para um vida de estudos profunda.
O autor traz dicas práticas a serem aplicadas na busca pelo conhecimento como também fundamentos teóricos e profundos.

13marcioricardo 15/02/2021

Excelente pra Iniciar.
De tantos valores que existem, um que para mim é sagrado, é a Verdade. Qual o meu espanto quando vi que a definição de um intelectual é a de alguém que busca a verdade... Bom, pelo menos o espírito de intelectual tenho.

Este é um belo começo pra quem quer iniciar uma vida de estudos, de sabedoria. Talvez não faça muita diferença pra quem já está na vida acadêmica, mas ainda assim é uma leitura proveitosa e válida, com muitos insights. A não ser, claro, que você sofra de presunção e afetação..

Por ter sido escrito por um padre, como outros do gênero, em algumas partes fica bem religioso, mas como disse, vale a pena. Aproveite.

Fabiano.Sousa 12/02/2021

Um livro que estava ansioso para ler, e realmente minhas espectativas estavam certas. Apesar da linguagem bem teológica, com o dicionário tudo fica mais fácil. Leitura que pretendo reler até o final de 2021 novamente.

Talita.FrazAo 11/02/2021

A vida intelectual
Arrisco dizer que esse livro moldou completamente minha forma de pensar sobre o que é uma vida intelectual. Enfatizando, não mudou, mas moldou, tornou mais lúcido.

O que é a verdade? Como buscá-la? O que estudar? Como estudar? Quando estudar? Como se tornar mais inteligente?

São essas e outras perguntas que serão respondidas de maneira tão simples que não há como não cravar em nosso coração.

A vida intelectual vai muito além de ler muitos livros ou separar 12h por dia de estudos. O verdadeiro intelectual vai em busca da verdade e a segue. E tem nela seu estilo de vida.

Leonardo.Freitas 09/02/2021

O Intelectual é um consagrado
Sertillanges é sobretudo necessário à formação humana, seja para uma vida cotidiana, seja para a formação intelectual convicta.
Aqui, exprime a ordem, os afazeres, os deveres de um ser de valor intectual e que, no mais, busca a intelectualidade prima.
Alinhado aos ideias de um preceito católicista, a figura divina está aqui em todas as partes, ao acordar e ao dormir. Poucas palavras podem definir este trabalho tão primoroso, apenas deve-se apreciá-lo. Em sua totalidade e prática posterior.

Beatriz.Nascimento 08/02/2021

O intelectual busca a intelectualidade
Nesse livro encontramos sábios concelhos para o corpo, a alma e o espírito. Trás as boas maneiras de viver de épocas passadas, mas também nos faz enxergar pontos positivos a serem considerados na atual geração. O padre Sertillanges alcança um maravilhoso equilíbrio em nosso modo de vida, ainda que com dificuldades.

Cita grandes pensadores, filósofos e cientistas como Aristóteles, São Tomás de Aquino, P. Grantry, Pascal entre outros. Hora concordando com seus pensamentos, hora refutando suas hipóteses, sobretudo, ensinando.

De fato o livro é direcionado para aqueles que querem se dedicar aos estudos, e se tornar um Intelectual. Mas a riqueza em conselhos nos ensina como ser, não apenas um intelectual, mas sábios e, aproveitar o máximo a vida.
Leia pouco, absorva somente o necessário e o faça na ordem certa...

Se expressa ao jovem, ao velho, ao marido e a esposa; ao vagabundo e também ao trabalhador. Ao escritor e ao leitor, para cumprirem seus deveres com verdade e humildade. Ainda que busquemos diariamente encontrar o caminho certo, sempre haverá aquele pequenina linha inconstante que pode causar um grande entortamento na alma, no corpo e no espírito.

Fala sobre o equilíbrio das três vocações que temos: ser homens (seres), cristãos e intelectuais. As quais precisam ser, constantemente, julgadas confirmadas, em períodos de reflexão. Também a responsabilidade do trabalho, sem preguiça! Colocou a mão no arado, não a pode tirar, a perseverança é dracma da coroa de paciência!

Um algo que levarei, além de todos os ensinamentos, é a importância da solidão. Ele escreve, "a solidão lhe permite um contato consigo mesmo". Refleti sobre a solitude e pude tirar grande proveito dos momentos de solidão, e mudar minha opinião negativa sobre eles.

Esse livro é uma riqueza e seu tamanho físico subestima em tamanho, grau e qualidade, o seu conteúdo. A experiência vale muito a pena!

Como diz Sertillanges "... O intelectual deve ter uma alma intelectual".
Que esse livro venha ajudar todo aquele que com humildade, quer melhorar a cada dia
Lima 08/02/2021minha estante
Incrível, terei que reler.

cristianobtavares 02/02/2021

Sê útil!
Todos, sem nenhuma exceção, deveriam ler este livro. É um livro simplesmente maravilhoso, um pequeno manual de como se tornar alguém. Lendo-o, vinha constantemente em minha mente duas frases:
"Sê útil. Deixa rastro!" (São Josemaría Escrivá)
"Conheça-te! Aceita-te! Supera-te!" (Santo Agostinho)
Estas resumem o quão precioso é este livro. Repito o que disse em meu histórico de leitura passado, foi providência de Deus! Não assino o "Minha Biblioteca Católica", nunca ouvi falar deste livro, nem muito menos de nenhum "Padre Sertillanges"; inclusive, quando li o título do livro eu fiquei totalmente perdido: "do que se trata afinal?" Agora, consigo responder: este livro vai lhe ensinar a como sair de um estado de "inércia" e colocar-se em movimento.
SÊ ÚTIL!! DEIXA RASTRO!

Gab 28/01/2021

Desenvolver o Espírito
Essa obra do Padre Sertillanges foge à princípio do título da obra, o que seria uma vida intelectual!?
Assim, uma vida intelectual está mais longe do que premiações acadêmicas e outras situações ligas ao EGO é mais próximas do autodesenvolvimento espiritual.
Recomendo muito a leitura!!!