A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Caio.Augusto 26/02/2017

Um livro essencial para qualquer pessoa, que se torna as obras de referência de uma vida.

Luiz.Flavio 03/07/2018

Ser intelectual.
Sertillanges organiza neste guia os meios necessários de se tornar um intelectual com técnicas e hábitos que visam a introspecção e, ao mesmo tempo, contato com a verdade eterna e imutável . A ciência e a filosofia são coroadas com a teologia. Fortes influências de Santo Tomás de Aquino.

Victor.Geyson 25/11/2018

Inspeiadod
Um livro que eu diria ser inspirador, embora seja pequeno admito que tive uma certa dificuldade de leoiral, mas isso não se deve a seu conteúdo, talvez a forma. O livro uma obra excelente para iniciar as pessoas no maravilhoso, mas inocuo, caminho do conhecimento.

Ju 15/12/2018

A Metalinguagem Necessária
Tenho refletido sobre o meu processo de conhecimento, assim como outros temas que quando mais nova não atentei. Este livro pode me proporcionar um excelente instrumento para se chegar a essência do que seria aprender. Descobrir as leis que regem o nosso mundo. Por vezes comparando o ato de buscar o conhecimento ao ato de buscar a Deus, pois em verdade, o que se busca é a verdade.
Eu particularmente não gostei muito das torções de passagens bíblicas feitas pelo autor, porém o conteúdo em si é muito elucidativo e ocasionou em mim um desejo multiplicado pelo estudo e pela contemplação do Universo. Seja por meio do estudo teológico, da Medicina ou Idiomas,... em tudo se aplicando os conceitos básicos de A.D. Sertillanges é possível seguir pelo caminho em busca da verdade. Aquela pepita de ouro soterrada em uma caverna que nos custa achar e após achada, passando-se a água corrente e o mercúrio a fim de tocá-la pura... é assim que comecei a ver tudo e acredito ter sido o livro um dos influenciadores do mesmo.
Creio que esta será uma leitura revigorante a todos que desejam se colocar como eternos aprendizes e, assim, seguir na nau dos sedentos pelo conhecimento e de futuros produtores de algum material (seja ensinando, produzindo livros através de suas reflexões, ou outra forma de compartilhar seus achados – para Sertillanges, e para mim também – todo conhecimento deve produzir frutos. De preferências, frutos bons e saudáveis, que sirvam de auxilio para muitos outros produzirem os seus próprios frutos.

Daniel.Simoes 16/01/2019

Uma obra sobre como deve ser a vida do intelectual, escrita por um sacerdote francês no início do século XX. É útil para todos aqueles que querem ter um desempenho melhor em qualquer atividade, profissional ou acadêmica.

Jabez 01/04/2019

Urgente e necessário.
Das profundezas mais reais aos detalhes mais cotidianos, assim é este livro.

Cleber Araujo 13/08/2019

Para quem busca a verdade
Como projetar-se, sendo um homem comum, à difícil Busca da verdade! Mostra e prova porque temos que abandonar nossos
Vícios, como o orgulho e vaidade para alcançar a plenitude intelectual e consequentemente a verdade!!

Maria 18/10/2019

Um livro essencial e muito esclarecedor!
Esse livro é de grande importância para quem deseja buscar a intelectualidade. Porém, requer muito esforço, já que haverá diversas provações. Contudo, o resultado será compensador, visto que conhecer a Verdade deve ser um objetivo a ser alcançado para todos aqueles que a amam.
Assim, Sertillanges nos ensina como devemos nos direcionar nessa jornada de uma forma bastante clara e inspiradora.

Erickson.Bicalho 30/11/2019

A verdade
Há uma verdade , porém em um mundo de ideologias vãs e fantasias, nem sempre ela se revela em meios a tantos devaneios ...o trabalho intelectual , o estudo são meios que nos conduzem a tal verdade e este livro nos ensina a como ir atrás e perseverar !!

Phelip 01/05/2020

?Quem conhece o valor do tempo sempre tem o quanto precisa.?
Para os que estão dispostos a se aventurar na caminhada de ser intelectual, ou ao menos tentar entender os caminhos é um livro essencial. As recomendações sobre administração do tempo, sobre os objetivos e sobre o espírito do intelectual são atemporais. O autor combate vigorosamente as distrações neste percurso, sendo extremamente útil na sociedade moderna onde gastamos precioso tempo nas redes sociais e em outras efemérides.
O livro é dividido em duas partes a conselhos gerais e a de orientações práticas.
A parte de princípios gerais aborda de maneira excelente como se tornar um intelectual. O intelectual é um amante da verdade e dos livros, alguém com um objetivo e disposto a realizar escolhas, não busca apenas o discurso corrente mas aprofunda-se na compreensão dos fatos.
O intelectual além do conhecimento enciclopédico é alguém que busca a verdade.
A segunda parte onde o autor propõe dicas práticas não é tão proveitosa em virtude de toda a tecnologia que dispomos, orientações sobre fichários, arquivos foram ultrapassadas pelo tempo.

Elis 31/07/2020

Nada demais.
Leitura por vezes cansativa. Poucas novidades ou passagens que nos cause insights. Não leria novamente. Prefácio fraquíssimo, com palavreado chulo num livro que promete a intelectualidade.
Um intelectual não pode se manifestar de forma chula? Num livro? De um padre... Num prefácio?
Falo apenas sob meus gostos e padrões: Não me causou boa impressão.
Vanessa 22/12/2020minha estante
"Não causou uma boa impressão" então você não leu o livro todo?

beleza 24/08/2020

Ler melhor
Buscando melhorar o entendimento das leituras para poder aproveitar mais das informações recebidas

Furtador 14/10/2020

Livro de alta profundidade, leitura densa
Devido ao próprio assunto, a leitura deste livro é um pouco densa, mas em cada sentença pode descobrir uma bênção.

Por mais que o autor seja religioso, pouco foca na sua crença católica, e sim, na espiritualidade representada pela vontade.

É um livro único, escrito por um bom homem, com boas intenções.

Talita.FrazAo 11/02/2021

A vida intelectual
Arrisco dizer que esse livro moldou completamente minha forma de pensar sobre o que é uma vida intelectual. Enfatizando, não mudou, mas moldou, tornou mais lúcido.

O que é a verdade? Como buscá-la? O que estudar? Como estudar? Quando estudar? Como se tornar mais inteligente?

São essas e outras perguntas que serão respondidas de maneira tão simples que não há como não cravar em nosso coração.

A vida intelectual vai muito além de ler muitos livros ou separar 12h por dia de estudos. O verdadeiro intelectual vai em busca da verdade e a segue. E tem nela seu estilo de vida.