A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Wes Janson 30/08/2020

Obrigatório!!!
A excelência desse livro o torna leitura obrigatória para quem ama o ato de ler, de aprender, de adquirir conhecimento através dos livros. Mais ainda para os que pretende malgo além de serem o pólo passivo desse processo, se tornando escritores, mesmo que seja apenas para fixação da leitura, mas quem sabe para publicação.
O livro vai desde a importância da leitura para se tornar um guia prático de como fazer isso de forma a apreender o que se leu de forma mais efetiva, utilizando a memória e anotações por exemplo. O autor conversa diretamente com o leitor, fazendo nos sentir um aprendiz diante de seu mestre.
Possui muita citações cristãs (principalmente católicas), mas que são universais, o que o transforma em um livro para qualquer pessoa, mesmo que não se enquadre nessa categorias.
Um livro que deveria ser parte de nossa formação como pessoas, indicado por todos os professores de literatura, ao menos a partir do ensino médio, mas que dependendo da pessoa, pode (e deve) ser lido ( e relido sempre) dos 8 aos 80. Seus ensinamentos não se restringem a leitura, mas acabam por se tornar sabedoria para a vida em si. Não se justifica ele ser esquecido pelo nosso sistema de ensino, pois o único senão foi ter lido apenas agora, já na metade da vida.
Transformou minha forma de ver a vida e até mesmo de viver, tanto no aspecto pessoal como profissional!
Se eu tivesse que indicar apenas um livro para as pessoas lerem, seria esse!!!! Excepcional!!!

Kássio Meniglim 17/06/2021

Princípios para uma vida intelectual
Sertillanges, aborda de forma especial os assuntos da alma. Ensina verdades eternas que é o caminho para uma vida feliz e realizada. Dos temas cotidianos aos intrincados, se expressa numa linguagem clara e objetiva.
Mesmo ocasionalmente fazendo menção aos católicos, os princípios abordados se estende para pessoas de qualquer grupo, crença ou religião. Eu não sou católico e foi muito proveitoso!
Tudo pode ser extraído!

Anderson Theodoro 07/01/2021

Excelente obra
Ressalta a importância de compreender a vocação, a consagração à vida intelectual e à verdade. É interessante compreender a qualificação do caráter e a valorização do trabalho, da dedicação, do recolhimento à sua cela monástica e a fazer tudo para a glória de Deus.
É impressionante a quantidade de ensinamentos contidos em poucos páginas. Excelente obra.

C4io 29/08/2022

A vida intelectual
O livro é "simples" de certa forma porém cumpre o que promete. Mesmo cheio de informação diria que algumas partes deles são desnecessárias, o que é recompensado pelo fato de fatos necessários aparecerem durante a leitura, fazendo a leitura completa dele obrigatória. Não sei se é por causa da época em que foi escrito mas notei muitos pensamentos religiosos, aparecendo como uma espécie de "extra" para o público religioso.

Susin 16/11/2021

Manual de Produção Intelectual
Esse foi o livro de 200 páginas que mais demorei de ler, talvez perdendo para O Príncipe de Maquiavel.

Sertillanges discorre sobre seu aprendizado de uma produção Intelectual virtuosa, vocacionada e voltada para o descobrimento da verdade, nada voltado para reconhecimento ou riquezas.

É um livro muito profundo que demora a ser lido, suas ideias tem de ser digeridas,.pensadas e aplicadas.

O que mais me chamou atenção nesse livro é que além do autor pregar um certo isolamento voltado para produção em pesquisa, ele também compreende que isso nem sempre é possível e destaca que com duas horas pode dedicação sem distrações pode se obter uma produção Intelectual satisfatória.

Outra coisa que me chamou a atenção é que o autor sugere cautela em nossas leituras, pois elas nos influenciam e podemos ter "preguiça" de parar de ler ou produzir, para efetivamente produzir com resultado.

Realmente é livro que me agregou muito, porém não é de fácil leitura.

Gab 28/01/2021

Desenvolver o Espírito
Essa obra do Padre Sertillanges foge à princípio do título da obra, o que seria uma vida intelectual!?
Assim, uma vida intelectual está mais longe do que premiações acadêmicas e outras situações ligas ao EGO é mais próximas do autodesenvolvimento espiritual.
Recomendo muito a leitura!!!

Leo 26/02/2021

Inspirador
Há tempos não lia um livro tão simples e profundo ao mesmo tempo.

Entre outas coisas, Sertillanges diz que devemos funcionar integralmente como intelectuais. A vida intelectual é uma atitude perante a vida e não um acumulo de conhecimentos aleatórios ou de ordem estética. Isso faz o diletante.

Devemos zelar pela nossa saude, administrar melhor o tempo, escolher bem nossas amizades, etc... O mais importante é aprender a enxergar a Verdade nas coisas... Não é ler, desligar, e fazer outra coisa: é aprender a captar a luz da eternidade na natureza e nas pequenas experiências do cotidiano de forma que ela reverbere no seu ser.

Sertillanges me fez querer conhecer mais a fundo São Tomás de Aquino, aquela "Inteligência servida por órgãos".

Joany 27/02/2021

um bom guia de virtudes
não costumo ler muitas obras como essa, boa parte não me serve pessoalmente (em questões de fé e cosmovisão cristã), mas nenhuma leitura é vã e Sertillanges possuía uma mente genial e inspiradora.

GRossati 31/08/2022

Finalmente eu terminei ele
Depois de 3 anos, eu finalmente peguei ele pra ler de hma vez e terminei, sem abandonar.
Sssssssssssss

Grasi Lourenço 20/03/2021

Organizador de ideias
Foi assim que me senti ao ler esse livro, organizando minhas ideias e pensamentos sobre o que estou fazendo, sobre o que fiz e sobre o quero fazer em relação a tudo na minha vida. Espero que a experiência demitiras pessoas seja tão rica quanto a minha! Recomendo e muito a leitura!???

Thiago.AugustoCG 30/03/2021

Bom livro... Achei ele meio que um guia, vai ensinando como estudar, ajudando com
Ideias em todas as partes da leitura

Ju 16/04/2021

Importante
É uma obra muito importante na vida de todos aqueles que nutrem o hábito de estudar. É como um guia, com dicas preciosas a serem adotadas e que enriquecem a jornada. E que deve ser sempre consultado para que os ensinamentos estejam sempre frescos em sua mente.

Bruna 07/05/2021

"O verdadeiro intelectual é por definição um perseverante. Assume a tarefa de aprender e instruir; ama a verdade com todo o seu ser; e não subtrai-se prematuramente. "

Um livro guia para a vida intelectual, por vezes fala mais ao público católico praticante.

Pedro.Amaral 29/01/2022

A vida intelectual
Um livro que nos motiva e nos direciona a vida de estudos, aqui encontramos ótimas dicas e conselhos para seguirmos nossa vocação intelectual

Gomes 09/05/2021

Ótimo livro. Com certeza faz um bom papel para aqueles que planejam tomar uma "vida intelectual", assim como para aqueles que querem apenas saber como conciliar uma vida de paz.