A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Antonio 21/08/2022

Um prolegômeno para quem se interessa pela vida de estudos.
De antemão, o autor deste livro é um padre católico, mais precisamente tomista, de uma sabedoria gigantesca. O livro é crucial para quem está iniciando uma vida de estudos, ou para aqueles que nem sequer sabem que possuem uma vocação a vida intelectual!

Mais que uma recomendação, esta obra desmistifica o ?pseudointelectual?, e de forma direta, tomista/aristotélica traduz para os dias atuais, o fim último da vida de estudos.

Pedro 19/06/2020

Muito bom, o tom de conversa traz uma intimidade tremenda e faz parecerem conselhos de um amigo.

Rodrigo 27/08/2023

A vida intelectual
A Vida Intelectual" é um livro inspirador e instrutivo que pode ajudar os leitores a desenvolver uma vida intelectual rica e gratificante.

Aqui estão algumas das principais ideias do livro:

A vida intelectual é uma forma de amor.
A vida intelectual requer humildade, disciplina, perseverança e oração.
Para estudar bem, é importante escolher um tema de estudo que seja interessante e relevante.
É importante organizar o tempo de estudo de forma eficiente.
É importante escrever um trabalho acadêmico de forma clara e concisa.
"A Vida Intelectual" é um livro que todos os que desejam uma vida de conhecimento e sabedoria devem ler.

Thiago 13/06/2020

UM ÓTIMO LIVRO !!!
Atualmente onde todos "cagam" opiniões de tudo e todos, este livro nos ensina como viver da melhor forma, tanto no trabalho intelectual, como na vida. Vale a leitura !!!!
De 0 a 5.

3 - Compre sua solidão, é nela que o trabalho acontecerá
4 - Esteja sempre atento as dicas do universo
5 - É preciso acreditar no seu mestre
6 - Escolha bem os seus livros

"A FONTE DO SABER NÃO ESTÁ NOS LIVROS; ESTÁ NA REALIDADE E NO PENSAMENTO"
"Os livros são placas de sinalização; a estrada é mais antiga, e ninguém pode fazer por nós a viagem para a verdade. O que um escritor disse não é o mais importante; o que nos interessa é aquilo que é, e nosso espírito deve se propor não a repetir, mas a COMPREENDER, ou seja, a apreender com ele, ou seja, a absorver vitalmente, e finalmente a pensar por si mesmo".

Padre Sertillanges

Susin 16/11/2021

Manual de Produção Intelectual
Esse foi o livro de 200 páginas que mais demorei de ler, talvez perdendo para O Príncipe de Maquiavel.

Sertillanges discorre sobre seu aprendizado de uma produção Intelectual virtuosa, vocacionada e voltada para o descobrimento da verdade, nada voltado para reconhecimento ou riquezas.

É um livro muito profundo que demora a ser lido, suas ideias tem de ser digeridas,.pensadas e aplicadas.

O que mais me chamou atenção nesse livro é que além do autor pregar um certo isolamento voltado para produção em pesquisa, ele também compreende que isso nem sempre é possível e destaca que com duas horas pode dedicação sem distrações pode se obter uma produção Intelectual satisfatória.

Outra coisa que me chamou a atenção é que o autor sugere cautela em nossas leituras, pois elas nos influenciam e podemos ter "preguiça" de parar de ler ou produzir, para efetivamente produzir com resultado.

Realmente é livro que me agregou muito, porém não é de fácil leitura.

Gomes 09/05/2021

Ótimo livro. Com certeza faz um bom papel para aqueles que planejam tomar uma "vida intelectual", assim como para aqueles que querem apenas saber como conciliar uma vida de paz.

Ju 16/04/2021

Importante
É uma obra muito importante na vida de todos aqueles que nutrem o hábito de estudar. É como um guia, com dicas preciosas a serem adotadas e que enriquecem a jornada. E que deve ser sempre consultado para que os ensinamentos estejam sempre frescos em sua mente.

Odylthon.Carvalho 23/07/2022

Introdução essencial à vida intelectual
O autor nos conquista já nas primeiras linhas. Com clareza e reverência pela Verdade, estimula o leitor a abraçar a vida intelectual como uma vocação genuína. O intelectual, segundo ele, não pode deixar de ser humano, fruto de seu tempo - mas deve elevar-se espiritual e cientificamente para que seus irmãos também possam ser elevados (e não rebaixados ante sua inteligência).

Bruna 07/05/2021

"O verdadeiro intelectual é por definição um perseverante. Assume a tarefa de aprender e instruir; ama a verdade com todo o seu ser; e não subtrai-se prematuramente. "

Um livro guia para a vida intelectual, por vezes fala mais ao público católico praticante.

Rosa â¡ 12/06/2020

A Vida Intelectual
Não sei como descrever esse livro. Aos meus poucos 17 anos de idade ele acrescentou muito.
Dentre as inúmeras lições e mensagens que Sertillanges nos passa, claramente a mais importante é, em qualquer circunstância, buscarmos a verdade acima de qualquer coisa. O que acabei percebendo é que a verdade está em todo lugar, só não a segue quem não quer, porque nós sabemos dela e mesmo assim fingimos que não a conhecemos.
Poderia citar aqui todos os outros ensinamentos que acrescentaram em minha vida, mas acho muito melhor que as pessoas descubram sozinhas o que elas podem tirar do livro.

Laura 08/09/2021

Ode ao esforço.
Sertillanges escreve sua obra para o público intelectual católico. Contudo, sua mensagem transcende as barreiras da religião. Salvo a parte na qual o autor descreve o papel da mulher (condizente com a doutrina empregada), me vi alvo dos seus ensinamentos.
Com uma linguagem clara e objetiva, nos apresenta os atributos necessários para galgar êxito (alcançar a verdade e não a fama ou o lucro), baseados nos preceitos tomistas.
Particularmente falando, termino o livro com o espírito renovado, com fôlego para estruturar os meus estudos e me aproximar de quem almejo ser.

GRossati 31/08/2022

Finalmente eu terminei ele
Depois de 3 anos, eu finalmente peguei ele pra ler de hma vez e terminei, sem abandonar.
Sssssssssssss

C4io 29/08/2022

A vida intelectual
O livro é "simples" de certa forma porém cumpre o que promete. Mesmo cheio de informação diria que algumas partes deles são desnecessárias, o que é recompensado pelo fato de fatos necessários aparecerem durante a leitura, fazendo a leitura completa dele obrigatória. Não sei se é por causa da época em que foi escrito mas notei muitos pensamentos religiosos, aparecendo como uma espécie de "extra" para o público religioso.

Wes Janson 30/08/2020

Obrigatório!!!
A excelência desse livro o torna leitura obrigatória para quem ama o ato de ler, de aprender, de adquirir conhecimento através dos livros. Mais ainda para os que pretende malgo além de serem o pólo passivo desse processo, se tornando escritores, mesmo que seja apenas para fixação da leitura, mas quem sabe para publicação.
O livro vai desde a importância da leitura para se tornar um guia prático de como fazer isso de forma a apreender o que se leu de forma mais efetiva, utilizando a memória e anotações por exemplo. O autor conversa diretamente com o leitor, fazendo nos sentir um aprendiz diante de seu mestre.
Possui muita citações cristãs (principalmente católicas), mas que são universais, o que o transforma em um livro para qualquer pessoa, mesmo que não se enquadre nessa categorias.
Um livro que deveria ser parte de nossa formação como pessoas, indicado por todos os professores de literatura, ao menos a partir do ensino médio, mas que dependendo da pessoa, pode (e deve) ser lido ( e relido sempre) dos 8 aos 80. Seus ensinamentos não se restringem a leitura, mas acabam por se tornar sabedoria para a vida em si. Não se justifica ele ser esquecido pelo nosso sistema de ensino, pois o único senão foi ter lido apenas agora, já na metade da vida.
Transformou minha forma de ver a vida e até mesmo de viver, tanto no aspecto pessoal como profissional!
Se eu tivesse que indicar apenas um livro para as pessoas lerem, seria esse!!!! Excepcional!!!

Larissa 18/06/2022

Preciso reler
Tenho q comprar ele no físico e ler ele riscando tudo, preciso fazer marcações, anotar as dicas que eles dá, enfim, ler no kindle só meu mais vontade de estudar a fundo esse livro.