A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Vivi GRM 25/02/2021

Me descobri aqui...
"Definitivamente, a obra que minha alma ansiava encontrar. Nela se encontrou e com ela permanecerá até o fim. Torna-se a partir de agora, um mestre na arte a qual Deus me enviou a trabalhar: as letras! Meu livro de cabeceira, de todos os momentos! Recomendo aos que, assim como eu, não fazem leituras superficiais...mas que faz da leitura, seu mergulho diário nas letras, nos grandes escritores, mestres e pensadores."

Alessandro 01/04/2016

Livro que todo leitor deveria ler
Um livro de grande envergadura. Grandioso por tudo que diz. Tem uma linguagem que exige muita atenção, mas valeu à pena ler bem devagar, degustando, mastigando cada palavra, cada ensinamento, cada lição. E que lições!!! Como aprendi e como Deus falou ao meu coração e também como me tocou os sábios e ensinamentos da sabedoria. Recomendo a todos que amam a leitura que leiam este livro. Ele é essencial para todos os que estudam, lêem e buscam o conhecimento, a sabedoria.
Para ler minha resenha completa acesse nosso blog no link citado.

site: http://www.missaocefas.org/2016/01/resumo-do-livro-vida-intelectual.html

Leonardo 25/06/2019

Sertillanges me prendeu e me fez refletir a cada momento em várias apresentações de certos paradoxos, se é que posso julgar assim. Propõe a solidão, mas não a solidão completa; propõe que se leia pouco, mas não motivado pela preguiça; propõe que se faça bem o que nos é devido, mas que não trabalhemos demais, ou só dediquemos à leitura. A lição para mim, no todo, é que ainda tenho muito a aprender com o caminho de leitura que estou a trilhar e que, sem Deus nada sou, tampouco serei. A simples recomendação de orações de Laudes, Completas e breves anotações do sonho em fichas tornaram-me outra pessoa de imediato; eternamento grato.

Guilherme 16/07/2019

A vida intectual, como chamado divino.
A um bom tempo venho me ecoando a vontade em ler esse livro, por ele ser tido como a referência principal de grandes figuras conservadoras atuais. Eu, como um não-conservador, mas um bom debatedor e curioso me meti em buscar pelo livro.

O livro tem três prefácios, o primeiro escrito pelo professor Olavo de Carvalho, digamos que bem porcamente. Não que esperava muito dele, mas como o livro era tido como uma das suas maiores referências, deveria ser mais bem redigido. O segundo, escrito pelo sertillanges mesmo, foi o melhor dos três, ele citou Nietzsche e deu uma abrangência do que viria, em partes, por que visando esse segundo prefácio que raramente invocava Deus, Jesus, espírito... O livro em si foi totalmente diferente e cansativo.

Eu tenho como dito acima divergências ideológicas gigantescas com o cristianismo, portanto, a minha concepção é totalmente ideológica. O enredo, a narrativa em suma me interessou muito, mas quando ele buscava redigir o espírito, interligar o cristianismo e a vida intectual como um chamado, me brojava por completo.

Por fim, acredito que se tu esteja em dúvidas se deve investir seu tempo e seu dinheiro nesse livro e não acredita que você seja um iluminado por querer uma vida de estudos, não vale a pena. Mas se tu acredita que existe um Deus que espera seu deleite com os estudos, espera sua dedicação... Vá em frente.

Tiago Torres 03/02/2020

Livro pra vida!!
Foi uma indicação do prof Olavo de Carvalho. Não é uma leitura simples, pelo menos pra mim, mas é um livro que fala da VIDA como um TODO. Preciso ler novamente, pois tenho certeza que aproveitarei mais. Fala de tudo, em todos os setores da sua vida. Da dicas de como ter uma vida intelectual proveitosa. Leia e tenho certeza que irá mudar a sua vida.

Gianny 19/02/2020

Este livro contém muitos conselhos práticos que servem para organizar os estudos e para cultivar uma vida dedicada a crescimento intelectual.
É bem interessante e útil, grande parte da obra está baseada nos conselho de Tomás de Aquino.

Fran 20/03/2021

Devemos usar a literatura como degraus para alcançar uma vida melhor, amando o bem, a verdade, a justiça, as coisas de Deus. Facilmente podemos usar exemplos de vidas encontradas em histórias narradas na Literatura, delas podemos extrair os bons exemplos e aprender com os erros dos personagens que se afastam de uma vida sã. São muitos os exemplos a serem seguidos assim como na filosofia podemos ter como exemplo santo Agostinho, Sócrates, Platão, Aristóteles. Sem dúvidas se nortear em uma vida de estudos é o melhor caminho, infelizmente no mundo atual os arquétipos humanos e a cultura local não oferecem um modelo a ser seguido, felizmente nos restam exemplos encontrados na literatura e na vida dos Santos. E apenas lendo os clássicos da Literatura podemos começar a identificar onde estamos errando e como sair da procrastinação.
Eu sou amante de um bom livro e costumo dizer que ainda estou engatinhando nesse mundo fantástico.
Iniciando os estudos de A vida intelectual sertillanges

Lukedo 03/11/2020

Perfeito, cada capítulo trata de forma simples as virtudes de uma vida de estudos. Ótimo para quem quer começar a ter uma (como é meu caso).

Jeff's 19/04/2020

Para quem quer ser um intelectual
Muito longe de ser um livro técnico que só diga o que fazer, Sertillanges é como um pai que, nos educando, ensina-nos a sermos pessoas.
Nos mostra não só técnicas mas virtudes a serem desenvolvidas e nos ensina a fortalecer nosso espírito para atingir essas virtudes.
Além de tudo isso, Sertillanges dá dicas de técnicas de estudo, anotações, arquivamento, hábitos e etc.
Sarah 19/04/2020minha estante
Te mandei meu contato,aguardo retorno :)

Henry 02/05/2020

Orientaçoes para a vida toda.
Sinceramente, toda pessoa que se acha intelectual (independente da forma), deveria ler esse livro. Não apenas para si inspirar, mas também, para inspirar outros.

Caio.Silva 08/05/2020

intelectualismo acima do comum
o livro nos ensina que para que tenhamos uma vida intelectual, devemos ter a verdade em todas as áreas, depositando toda sabedoria no momento presente quando estivemos fazendo algo. tudo esta ligado a verdade e no proposito que deus deixou preparado para as pessoas intelectuais. não lenhamos um livro de qualquer forma, mas devemos fazer com que o livro faça parte do seu ser, introduzindo a ele de uma forma com que pegamos a essência e praticando ela a qualquer momento. aprendi essas coisas no livro "a vida intelectual".

Irineu.Dias 20/05/2020

I espírito intelectual
Em suma, o autor tenta mostrar alguns relances do que é ser um intelectual. Do que é ter a vida dedicada a um propósito específico, um enfoque específico.
O intelectual nada mais do que aquele que se dedica a se debrussar sobre uma questão que ele tenha prazer de estudar e que ele não desista de estudar, mesmo com atuais desvaneios no meio do percurso.

Blur @13lurmore 10/06/2020

Muita sabedoria
O livro do padre Sertillanges reúne muitos conselhos e reflexões úteis para nossas vidas atuais, apesar de ter sido publicado em 1921.
Durante a leitura do livro, grifei várias passagens e pensamentos os quais concordei completamente com ele.
Acredito que será uma boa fonte de consulta no futuro.
Tirando apenas um capítulo o qual se refere ao modo de arquivar anotações em fichários, pois hoje temos computadores, podemos tirar lições de vida importantes de todos os outros capítulos do livro.
Basta termos a sensibilidade de compreender e absorver para nossas vidas.
Recomendo a leitura para quem gosta de filosofia, ou que esteja em busca de aconselhamento de um homem muito sábio como é o caso do padre Sertillanges.

Maria 18/10/2019

Um livro essencial e muito esclarecedor!
Esse livro é de grande importância para quem deseja buscar a intelectualidade. Porém, requer muito esforço, já que haverá diversas provações. Contudo, o resultado será compensador, visto que conhecer a Verdade deve ser um objetivo a ser alcançado para todos aqueles que a amam.
Assim, Sertillanges nos ensina como devemos nos direcionar nessa jornada de uma forma bastante clara e inspiradora.