A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges




Resenhas - A Vida Intelectual


264 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Furiatti 18/06/2021

Aos eternos estudantes uma obra necessária
Quero agradecer ao Rodrigo Gurgel (@rodrigogurgel12 no insta) pela indicação, um livro que possui uma enorme importância.

Em a vida intelectual de Antonin-Dalmace Sertillanges somos elucidados sobre questões como vocação, virtudes, organização, sacrifícios, descontração entre muitas outras.
Se você é um estudante, se você tem em mente que a escola não é um fim, e sim um começo, eu te recomendo este livro.
Meu vocabulário aumentou muito após esta leitura, recomendo ler com um dicionário ao lado, apesar de a linguagem não ser das mais fáceis, ao ler com concentração da para pegar o que esta sendo passado.

Como fiz a leitura no livro físico, tomei prejuízo em post-it, é muita coisa importante sendo passada, respostas a dúvidas internas antigas, dicas preciosas, como exemplo cito: "Não consideres de quem ouves as coisas, mas tudo o que se disser de bom, confia-o à tua memória".
Digo com plena convicção que a leitura mais importante do ano foi esta.
comentários(0)comente



Kássio Meniglim 17/06/2021

Princípios para uma vida intelectual
Sertillanges, aborda de forma especial os assuntos da alma. Ensina verdades eternas que é o caminho para uma vida feliz e realizada. Dos temas cotidianos aos intrincados, se expressa numa linguagem clara e objetiva.
Mesmo ocasionalmente fazendo menção aos católicos, os princípios abordados se estende para pessoas de qualquer grupo, crença ou religião. Eu não sou católico e foi muito proveitoso!
Tudo pode ser extraído!
comentários(0)comente



dani 03/06/2021

Verdade
Certamente será lido outras e outras vezes. Nada se perde. Não há uma só frase neste livro que seja inútil ao leitor. Tudo se aproveita e ensina... produz frutos.
Mas o mais importante é o fato de direcionar nosso olhar para a Verdade, para a Eternidade e apresentar as riquezas do exercício vocacional do trabalho intelectual.
Finalizo a leitura muito grata pela obra de Sertillanges e extremamente edificada por seu trabalho.
comentários(0)comente



Daniel1912 02/06/2021

Muito educativo
Antonin-Dalmace Sertillanges faz uma cirurgia pelos conselhos de São Tomás de Aquino. Neste livro se pode aprender com quem se relacionar, como se relacionar, como se faz uma obra, como conseguimos estar mais plenos com a Verdade (Deus) e também como deve ser feito os nossos descansos! "A vida Intelectual" é uma vida de harmonia entre estudos, trabalho e relacionamentos! Incrível demais este livro! Recomendo!
comentários(0)comente



Franciele143 02/06/2021

Devemos usar a literatura como degraus para alcançar uma vida melhor, amando o bem, a verdade, a justiça, as coisas de Deus. Facilmente podemos usar exemplos de vidas encontradas em histórias narradas na Literatura, delas podemos extrair os bons exemplos e aprender com os erros dos personagens que se afastam de uma vida sã. São muitos os exemplos a serem seguidos assim como na filosofia podemos ter como exemplo santo Agostinho, Sócrates, Platão, Aristóteles. Sem dúvidas se nortear em uma vida de estudos é o melhor caminho, infelizmente no mundo atual os arquétipos humanos e a cultura local não oferecem um modelo a ser seguido, felizmente nos restam exemplos encontrados na literatura e na vida dos Santos. E apenas lendo os clássicos da Literatura podemos começar a identificar onde estamos errando e como sair da procrastinação.
Eu sou amante de um bom livro e costumo dizer que ainda estou engatinhando nesse mundo fantástico.
Iniciando os estudos de A vida intelectual sertillanges
comentários(0)comente



Castor 29/05/2021

Essencial a todos estudantes
Nessa vida, somente paramos de estudar quando morremos. Nascemos velhos e tratemos de morrer jovens.
comentários(0)comente



Fernanda.Cavalcanti 25/05/2021

Algumas considerações
A leitura para mim foi demorada e intensa, pois me encontrei muito na proposta do autor. Se tornou meu livro de cabeceira; sempre estou revendo algumas marcações.

Para mim fez muito sentido!
comentários(0)comente



jonasbrother16 22/05/2021

Como se comunica um espírito?
Acredito que uma boa chave de leitura pra este livro (embora óbvia) seja ter o seu título e subtítulo em mente ao longo de toda a leitura. "A Vida Intelectual" aqui significa simplesmente a vida de quem se dedica a encontrar a verdade sobre as coisas, ou seja, a vida de quem intelige, e o inteligir é simplesmente a "adequação do intelecto à coisa", segundo toda a tradição filosófica de raiz aristotélica (Sertillanges era um tomista). Mas existe até pouco de método aqui, onde mais atenção é dada às condições dessa vida intelectual, porém sempre submetidas pelo principal do livro: comunicar o espírito dessa vida. Mas como se comunica um espírito?

É aqui que minha opinião sobre o livro vai se dividir. Eu acredito que ele tem um estilo devocional, não sendo tão expositivo, argumentativo. E por um lado eu acho isso bom, pois não é assim mesmo que se comunica algo como um espírito? Não é chamando à devoção, a um certo espírito de oração? De quem pede para entender? Não é assim que dizia o sábio: "amar, para depois conhecer"? Neste ponto, o livro é adequado.

Mas outra parte de mim ficou um certo tanto decepcionada. Esperava mais do que leituras muito simples, de um caráter totalmente devocional. Não posso deixar de me lembrar de outro livro que li com olhos bastante arregalados: Regras da Vida Cotidiana, de Louis Lavelle. É um dos meus livros favoritos. A sensação é que tudo o que está aqui no Vida Intelectual, está no Vida Cotidiana, de forma expandida e profundamente mais envolvente. Mas vai ver isso seja uma questão mais de gosto. Mas eu acho também que a leitura do diário de Lavelle é muito menos datada (em um dos momentos, Sertillanges fala como se a Vida Intelectual fosse apenas reservada para homens, e em todo momento ele se dirige aos "senhores", tudo muito pouco encorajador para as mulheres). Mas eu preciso dizer: o Lavelle é certamente muito mais difícil de ler.

Não pirei tanto com esse livro. Vai ver minha expectativa estava muito alta. Culpa de vocês!

E bora ler um Lavelle, quem tiver coragem.
comentários(0)comente



Codinome 21/05/2021

Um pouco sobre "A vida intelectual"
“A vida intelectual” é um livro da década de 1920, escrito por A.-D. Sertillanges. Nesse seu texto, ele fornece direcionamentos ao indivíduo que busca uma formação intelectual, algo que, na visão de Sertillanges, é um conjunto de aspectos que envolvem a absorção pelas leituras e experiências; e também pela constituição de uma obra que esse indivíduo inevitavelmente acabará produzindo. Além disso, esse produto final não se prende apenas ao criado por essa pessoa, mas também ao que de fato essa pessoa se torna a partir de todo esse mar de experiências lidas e vividas.

Um importante ponto que o escritor valoriza é o da “universalidade” do aprendizado, em suas palavras: “Tudo está em tudo, e uma compartimentação só é possível por abstração”. Disso podemos tirar o porquê da valorização que devemos dar a tudo que está em nossa volta, pois no fundo, tudo se converge a uma verdade eterna e perene.

Vemos que esse tipo de formação é algo que se perdeu nos dias de hoje e que já vem se construindo a tempos com essa divisão em especialidades, os antigos pensadores (que eram os estudiosos e intelectuais de suas épocas) tinham uma formação muito mais ampla envolvendo filosofia, matemática, artes, biologia, química, história e por aí vai; pegue um Leonardo da Vinci ou um São Tomás de Aquino (grande influenciador de Sertillanges, que é um tomista e o cita diversas vezes no livro), por exemplo, e verá essa diferença com nossos atuais intelectuais. E aqui eu não quero transmitir um sentimento de nostalgia, admitindo que tudo antigamente era melhor do que hoje; de fato, não é isso, até porque isso ocorre com pessoas que viveram essa época passada e têm lembranças nostálgicas. Eu não vivi o século XIII, por exemplo, mas através de um entendimento e de uma assimilação de ideias, percebo que os pensadores dessas épocas tinham essa preocupação com o todo, que Sertillanges aborda.

Ao meu ver, um livro como este, busca ressuscitar essa metodologia de estudo que se perdeu, o ponto comum que existe entre todas as ciências e que grandes homens conseguiram ver e aplicar. Alguns, provavelmente, gênios, mas que perseveraram em seus estudos e, desse modo, mereceram ainda mais esse adjetivo.

Essa perseverança e a constância são aspectos importantes que o autor também enfoca; são muitas as vezes em que ele dá dicas práticas de equilíbrio de espírito para se alcançar seus objetivos no “trabalho”, palavra que utiliza bastante também e, com ela, Sertillanges consegue se referenciar à atividade intelectual e à atividade prática também que um trabalhador comum possa ter: essa universalidade do valor do conhecimento combinada com a rotina de um indivíduo se evidencia (e, dessa maneira, legitima-se mais ainda) pela própria linguagem.

Um excelente livro, ajudando-me a crescer ainda mais nesse campo do estudo, das ideias e da visão de mundo.
comentários(0)comente



Gomes 09/05/2021

Ótimo livro. Com certeza faz um bom papel para aqueles que planejam tomar uma "vida intelectual", assim como para aqueles que querem apenas saber como conciliar uma vida de paz.
comentários(0)comente



Ohara 08/05/2021

Edição linda da Minha Biblioteca Católica.

Esse livro chegou na hora e no momento certo, Sertillanges descreve com detalhes a vida e provações de uma pessoa dedicada a vida intelectual.

Ele aborda desde a organização dos estudos até seus resultados e frutos.

Esse com toda a certeza será a resposta para a pergunta: Qual livro indica para todo mundo?
comentários(0)comente



Ohara 08/05/2021

Esse livro chegou na hora e no momento certo, Sertillanges descreve com detalhes a vida e provações de uma pessoa dedicada a vida intelectual.

Ele aborda desde a organização dos estudos até seus resultados e frutos.

Esse com toda a certeza será a resposta para a pergunta: Qual livro indica para todo mundo?
comentários(0)comente



Bruna 07/05/2021

"O verdadeiro intelectual é por definição um perseverante. Assume a tarefa de aprender e instruir; ama a verdade com todo o seu ser; e não subtrai-se prematuramente. "



Um livro guia para a vida intelectual, por vezes fala mais ao público católico praticante.
comentários(0)comente



Marcio 27/04/2021

Não basta apenas uma leitura
Quem teria coragem de criticar um livro indicado por 100% dos influenciadores e intelectuais da atualidade. Eu que não! Essa é a minha segunda leitura desse livro após cerca de 8 anos. Estava animado e bem disposto para a leitura, já que esperava que dessa vez a maturidade e a experiência me ajudassem na melhor assimilação do conteúdo. Infelizmente não foi o que aconteceu. O que compreendi é o mesmo de 8 anos atrás, e naquela época sabia que o livro poderia oferecer mais. Termino essa segunda leitura com o mesmo sentimento, mas agora percebo que o livro em si, sua forma de escrita também contribuem para a dificuldade na apreensão do conteúdo. É inegável o conhecimento demonstrado pelo Pe. Sertillanges acerca do assunto. A questão é que, acredito que por conta do seu estilo, após apresentar um argumento ele o desenvolve à exaustão e emprega para isso uma escrita filosófica e poética. No meu caso, a cada tópico apresentado eu absorvia a ideia inicial e depois "me perdia" no desenvolvimento do argumento que para mim acabava sendo cansativo fazendo com que de repente me perguntasse "do que ele está falando mesmo?". Já estou agendando a releitura dessa obra que precisará ser feita com MAIS calma e com a ajuda de algum guia se quiser realmente absorver TODO o seu potencial. Qualquer um que diga que leu de forma rápida acredito que não tenha absorvido integralmente a mensagem do Pe. Sertillanges.
Quanto a apresentação física o livro tem ótima diagramação de leitura agradável e boa encadernação. Não encontrei erros de ortografia ao longo do texto.
comentários(0)comente



Ju 16/04/2021

Importante
É uma obra muito importante na vida de todos aqueles que nutrem o hábito de estudar. É como um guia, com dicas preciosas a serem adotadas e que enriquecem a jornada. E que deve ser sempre consultado para que os ensinamentos estejam sempre frescos em sua mente.
comentários(0)comente



264 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |