O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Eduarda 05/02/2021

Resenha | O Perfume - Patrick Süskind
Que tipos de poderes você gostaria de ter? Voar? Visão raio X? Que tal ter um super nariz? Com certeza ter um bom olfato na Paris fedorenta do século XVIII não pode ser considerado uma benção, mas o abandonado e rejeitado Jean-Baptiste Grenouille não parece dispor de muita sorte. Cedo descobre possuir um faro extraordinário, e logo decide criar o perfume perfeito que seduziria e dominaria qualquer um, porém para conseguir a fragrância, Grenouille precisa matar.

Desde o início, o narrador faz questão de dizer que nosso protagonista está longe de ser um mocinho. Testemunhamos o nascimento, a infância, o crescer de Jean-Baptiste; um menino que é posto ao mundo junto a restos de peixes e abandonado logo em seguida. Por todo lugar, Grenouille está, mas é evidente que ninguém o quer, quem gostaria de um bebê que não tem cheiro? No entanto, ninguém sabe do incomum dom que esse estranho menino tem. Desde pequeno, Jean consegue identificar as mínimas notas de fragrância de todas as coisas. De fato, consegue até mesmo saber se alguém está se aproximando do orfanato, mesmo a quilômetros de distância de onde está.

Sem amigos, sem família e sem qualquer pessoa, o menino cresce e se torna alguém taciturno, que passa despercebido por onde passa. Os personagens secundários, muitas vezes, se mostram talvez mais cruéis do que o nosso futuro assassino, uma vez que são raras as vezes em que mostram compaixão e algum remorso por desejarem tanto se livrar do menino. Sua única paixão é o mundo da perfumaria, e ele se dedica em tempo integral para aprender tudo que pode sobre o mundo que o fascina.

Tudo que Jean quer saber é aprender. E para isso, ele está disposto a fazer qualquer coisa. A falta de afeição em sua juventude sem dúvida o influencia e a história se torna mais sombria quando vemos nosso aprendiz matando animais para obter suas essências, se tornando cada vez mais obcecado com o aprender.

Sem dúvidas, um dos momentos mais chocantes do livro é quando o homem consegue criar um perfume com olor humano. Ao longo da obra, conhecemos a genialidade, a frieza e a malícia com as quais Grenouille consegue enganar os que estão ao seu redor, mas é a partir desse momento, quando as pessoas finalmente o reconhecem, o veem como igual, é que o protagonista se torna de fato o vilão. Jean-Baptiste se sente um Deus. Um ser superior em inteligência e olfato. Como são bobos esses homenzinhos! Passa agora a não mais odiar os humanos, mas a desprezá-los por serem tão burros, tão fáceis de serem enganados. Se sentindo invencível, é hora de usar todas suas habilidades para fazer esses homens tolos o adorarem, o desejarem, o amarem.

Patrick Süskind escreve de maneira magnífica, com uma linguagem que está entre o simples e o complexo, apesar do excesso de descrições, o autor cumpre de todas as formas a missão de nos inserir nesse ambiente hostil e fascinante que é a cabeça do nosso assassino. É impressionante como o escritor consegue fazer uso do sentido do olfato indiretamente, nos sentimos como Grenouille, sentimos o que ele sente, aspiramos o que ele aspira. Sua habilidade na construção de personagem é tamanha que consegue fazer com que simpatizemos com este monstro, e certamente é um de seus trunfos na carreira como escritor.

"Estendia-se todo, corporeamente, tanto quanto era possível, no estreito aposento de pedra. Interiormente, no entanto, na recém-varrida esteira de sua alma, ele se esticava confortavelmente em todo o seu comprimento e dormitava e deixava que refinados aromas dançassem à volta do seu nariz: um ventinho bem temperado, como que trazido por prados primaveris; um vento morno de maio, a soprar entre as primeiras folhas verdes da faia; uma brisa do mar, acre como amêndoas salgadas."

Segundo nosso perfumista, há alguns entre nós que cheiram melhor que outros. Estes são adorados, queridos e muitas vezes creditamos a beleza pelo que não podemos sentir. O perfume perfeito deve ser composto do aroma dessas queridas vinte e quatro moças. Será que Grenouille consegue criá-lo? Só lendo para descobrir.

Eletrizante, assustador e um bálsamo para a literatura. Assim pode ser descrito O Perfume, uma história inusitada, porém que não passa despercebida após sua leitura.

site: https://codigonerd42.com/criticas/o-perfume-patrick-suskind/

Joana.Dias 31/01/2021

O perfume
O inicio não me prendeu muito mas percebo que fosse importante para se perceber a história e a frieza do personagem principal.
A partir do meio o livro fica muito envolvente. Final pesado mas acho que fez todo o sentido. Recomendo.

flavia.risso 31/01/2021

A essência e sua obsessão
A tradução que peguei muitos dos termos estava no idioma original o que fez eu procastinar mais a leitura e desanimar de certa forma, o livro começa a ser empolgante (para mim) perto do final.
O autor conduz muito bem nos leitores a ter um misto de sentimentos, uma hora nojo, outra empatia pelo Grenouille e a forma como o livro detalha bem as fragrâncias é incrível, um excelente livro que não há tamanha importância ver o filme antes ou depois.

Buxo 29/01/2021

O b r a - p r i m a
É uma história macabra, viciante e hipnotizante. É maravilhosa a forma como o autor nos faz viajar pelo mundo dos odores, todos os bons e os maus cheiros: conseguimos quase senti-los. Não é uma descrição cansativa e sim interessante e que nos faz adentrar no mundo de cheiros horríveis que era a Idade Média, principalmente em Paris. E é essa tão boa exploração do mundo olfativo que me faz considerar esta história uma obra-prima.
Já Grenouille, o protagonista, apesar de ser um ser grotesco e malvado, leva-nos, às vezes, a sentir simpatia e compreensão pela sua personagem (através de toda a sua história de vida que vamos seguindo).
Já o fim é uma espécie de clímax estranho e macabro, com cenas supreendentes mas que, mesmo assim, não poderiam assentar melhor no desfecho de uma história tão pouco convencional.
Uma leitura incrível, agora só resta ver o filme! ^^

Unicórnio Intergalático 28/01/2021

Expectativas altas, resultado não entregue
Minhas expectativas pra esse livro estavam muito altas, por conta do filme (que achei que seria semelhante), mas o que encontrei com a leitura não foi um resultado tão excepcional assim.

O autor consegue te envolver incrivelmente bem com a narrativa. Nunca imaginei que ficaria tão vidrada em uma narrativa puramente olfativa, mas o livro é lento demais. Em 30% de livro há um assassinato, que só vai se repetir em 80% de leitura, nesse interim tudo se arrasta e o final e uma experiência bizarra.

Foi uma leitura razoável pelos assassinatos e pela experiência olfativa.

Isa 26/01/2021

Acho que coloquei muitas expectativas e por isso foi meio parado e chato pra mim.
O final tem umas cenas bizarras, q q foi isso que eu li kakakskakka

fev 13/01/2021

Eu comecei a ler O Perfume achando que era um thriller na idade média, um assassino atrás das suas vítimas. Essa era a minha sede no início. Terminei o livro beber algo que me agradasse tanto.

O Perfurme narra literalmente o subtítulo do livro. Vamos conhecer a história de Jean Baptiste Grenouille e a histórias das pessoas que o rodeiam. Às vezes o autor ficava tanto tempo falando sobre outro personagem que você acreditaria que a história é sobre ele e não sobre Jean Baptiste. Patrick Süskind é essencialmente detalhista. No início funciona muito bem, mas com o tempo a história fica arrastada ao ponto que você não consegue se envolver mais. Isso faz que o desenvolvimento se torne muito lento. Como li acreditando que a história era diferente fiquei frustrado ao chegar aos 70% e não ter tido nenhuma menção aos assassinatos em série. Há apenas um no início, mas que não faz parte do "monstro" que o personagem se tornaria no futuro.

Apesar disso tudo a escrita de Süskind é bem agradável. O livro é bem escrito e as descrições quando não enjoam ou ficam repetitivas são incríveis. As passagens sobre os cheiros são belas e fascinantes.

Enfim, talvez eu devesse ter lido mais coisas antes sobre o livro para me aventurar e me sentir menos frustrado. É um grande livro e bem escrito, mas não me fascinou nem mesmo o final que soa tão estranho quando o personagem principal.

Cristine.MAller 10/01/2021

Um dos melhores que já li!
Abandonado pela mãe, rejeitado pela natureza, uma leitura fascinante que onde por diversos momentos você não sabe se tem compaixão pela história trágica de Grenouille ou sente repúdio pelo o que ele vai se tornando ao longo da leitura.
Definitivamente um dos melhores livros que já me aventurei, é aquela leitura que você devora. A experiência se torna mais marcante devido a tantos detalhes sobre cheiros e essências que se torna algo difícil de esquecer.

nino 06/01/2021

O aroma da vida
Demorei muito para ler "O perfume – A história de um assassino", não porque a obra não parecesse interessante, mas porque tenho uma grande tendência a acumulação, é a boa, velha e complicada fissura de possuir tudo o que seja possível baseado no medo de que saiam de catalogo e não se consiga mais.

Foi em um documentário sobre Michael Hutchence, do INXS, que um comentário sobre o livro veio a tona e despertou minha total atenção e meus olhos finalmente abraçaram a obra, dando inicio a mais uma sangrenta, original e curiosa viagem.

Jean-Baptiste Grenouille não nasceu em berço de ouro, muito pleno contrario, sua mãe deu luz a ele em um fétido mercado de peixes, mas havia algo de muito diferente nesse menino, seu olfato era mais apurado do que qualquer outro, estando ele em meio ao aroma de tanta podridão, miséria e sujeira ele aos poucos foi desenvolvendo uma busca por algo maior, muito maior do que o perfume de flores, muito mais completa do que qualquer agradável aroma que pudesse descobrir em seu caminho, ele encontrou no cheiro de um corpo humano que a ele exalava o amor e a sensualidade, a chance de encapsular mais poderoso perfume entre todos os outros existentes nessa terra: o perfume da vida, nem que para isso fosse preciso matar.

Dessa forma ele acaba preso dentro de uma mente doentia e moralmente deformada que o transforma em um assassino em série brutal.

A terceira obra do alemão Patrick Süskind oscila entre a beleza e a maldade pura.

Uma obra que não pode faltar em sua estante.

karenina 04/01/2021

Um amor?
Este livro comecei a ler em 2019 e enrolei muito até que finalmente o terminasse. Algo ali não me prendia. Assisti a série no mesmo ano e então esperei um tempo para poder voltar a leitura. Só em 2020 o retirei da estante, li tudo novamente e percebi o quão boba fui por ter demorado tanto para ler. Adorei o livro, a escrita é agradável e recomendo para quem gosta de personagens que inspiram simpatia, apesar das atrocidades cometidas.

Alexsandra 04/01/2021

P e r f e i t o
Uma escrita um pouco perturbadora mas muito cativante. Quase dá para sentir as essências descritas pelo autor.

Morgana 03/01/2021

Impressionante, muito bom!
Imagina só você ter um nariz "absoluto", o melhor de todos, que consegue sentir o cheiro de absolutamente tudo ao seu redor. E muito mais do que isso, você conseguir guardar na memória todos esses aromas e até ser capaz de misturá-los e revisitá-los como e quando quiser. Ser capaz de "enxergar" o mundo através do seu olfato, dos melhores aos piores odores, do cheiro de uma pedrinha até o cheiro de cada ser humano, em uma distância enorme. Esse é o curioso "poder" do personagem principal desse livro: Jean-Baptiste Grenouille.

Ele não tem cheiro nenhum, em nenhuma parte do corpo. E no decorrer dos anos, e do aperfeiçoamento de um mundo de possibilidades que todas essas particularidades dão à ele, Grenouille acaba se tornando um assassino. Não só diretamente, matando suas vítimas e guardando um pedaço delas, mas também indiretamente. Muitas pessoas que acabam fazendo parte da sua vida de alguma forma, desde que nasceu (inclusive sua bizarra mãe), vão ter um destino trágico ao decorrer do livro.

Registro completo no blog snapereads

site: https://snapereads.blogspot.com/ https://amzn.to/3aZpr0S

Adriana 03/01/2021

"O Perfume - A História de um assassino" - Patrick Suskind
Na França do séc XVIII, o recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto aos restos de peixes de um mercado. Esta seria apenas a primeira rejeição sofrida pelo personagem, já que também foi rejeitado pela natureza, não conseguindo exalar o cheiro característico dos seres humanos, pelas amas de leite e instituições religiosas. Grenouille cresce cercado pelo repúdio, doenças e acidentes. Ainda jovem, descobre ser dotado com uma imensa sensibilidade ofativa e parte em busca do aroma perfeito que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa. Nessa busca pelo perfume, ele mata e usurpa a essência dos corpos de suas vítimas.

Sem dúvidas, esse foi um dos livros mais engenhosos e detalhistas que já li. É uma mistura de aromas e uma pitada de horror com tudo que é descrito. O autor faz você sentir os cheiros de cada essência e procedimento realizados na confecção dos perfumes. A obra transporta o leitor para a França de séculos atrás para sentir o caos aromático daquele lugar. Acompanhar a jornada e reviravoltas da vida de Grenouille, sua rejeição aos humanos e aprendizagem das técnicas para confecção do aroma capaz de seduzir todos os seres é única. O desfecho não é nada convencional e, sem dúvidas, surpreendente.

Heitor.Hissao 02/01/2021

O Perfume de Patrick Suskind
Apesar de ter alguns problemas com essa edição, esse é sem dúvidas meu livro favorito. Tudo é feito de maneira tão detalhada pelo escritor enquanto narra a história, que não é necessário muitos diálogos, tanto que são poucos.

Os personagens são incríveis, eles ficam poucos capítulos mas tem uma força descomunal para a história.

Foi bom reler.

Tamiris 29/12/2020

O Perfume
O livro me causou desconforto do início ao fim, seja pela forma como Grenouille é tratado desde o nascimento, sendo rejeitado por todos que dele se aproximam, sua sensibilidade olfativa e o processo que o levou a se tornar um assassino.
Grenouille é aquele personagem cheio de contrastes, que a gente gosta e sente raiva ao mesmo tempo.
Gostei muito da leitura e da riqueza de detalhes que faz a gente se aproximar ainda mais da história.