O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Ana Luísa 29/12/2020

A história clássica do serial killer em busca da próxima vítima. O diferente é que ele usa o cheiro para escolher e perseguir suas vítimas.

Introvertido, encontra no mundo dos perfumes uma forma de se destacar e de influenciar as pessoas a sua volta.

plmddsilvia 18/12/2020

Eu acho que sou a do contra pq muita gente adora esse livro, mas achei bem chatinho. Quase nula a chance de ler novamente.

Ana Lícia - @livroedelirio 07/12/2020

Em O perfume, conhecemos Grenouille, um homem que foi rejeitado desde criança por sua mãe e também pela sociedade. Como fruto desse desprezo, nosso protagonista cresceu à margem da sociedade e sempre foi recebido de uma forma nada amistosa pelas pessoas. Diziam que Grenouille era um garoto meio estranho, principalmente pelo fato de não ter cheiro. Isso mesmo, Grenouille não emitia nenhum odor. Apesar disso, ele tinha um dom de captar aromas como ninguém, e ele usou isso a seu favor.

Ao desenvolver esse seu dom, Grenouille viveu no instinto. Vivia a base de novos odores e desbravava isso das piores formas. Para conseguir o odor que queria, fazia coisas irracionais. É por meio desse instinto que Grenouille achou um propósito: encontrar o cheiro perfeito, o aroma que irá deixar todos maravilhados devido ao ar angelical. Mas para chegar nesse produto final, ele fará coisas horríveis e não medirá esforços para conseguir o que quer.
É a partir desse enredo que iremos acompanhar o trajeto de Grenouille pelas cidades francesas. E olha, o autor não peca nas descrições. Patrick caracteriza toda a sujeira da época de uma forma muito crua, e isso me deixou um pouco enjoada só de pensar.

A escrita do Patrick é impecável, não posso negar. Ele faz uma descrição incrível em relação aos odores e isso tornou a minha experiência com a leitura uma coisa totalmente nova. Porém, em certas partes achei a leitura um pouco lenta e arrastada.

Acho que eu criei uma expectativa diferente e isso me prejudicou um pouco durante a narrativa. O livro não aborda sobre os crimes de fato, e sim sobre as motivações do Grenouille. Foi um livro morno. Gostei da experiência, mas só!

Polly S 29/11/2020

?Até então, acreditara que era do mundo de um modo geral que ele precisava escapar. Não era, porém, do mundo, mas das pessoas. Parecia-lhe que num mundo vazio de gente até dava para viver.?

vanessacrx 24/11/2020

Clássico
Eu conhecia a história do livro por ter assistido a um filme a muitos e muitos anos atrás.
Nem sabia que o filme era baseado nessa obra, mas ele me impressionou muito.
Quando tive a oportunidade, adquiri o livro e o devorei.
A leitura foi super fluida e gostosa.
Recomendo
Euflauzino 25/11/2020minha estante
livro sensacional... entre meus favoritos com louvor.

Saulors 23/11/2020

Tendo a vaga ideia de que o filme se tratava de um serial killer que matava jovens para extrair de seus corpos os mais refinados perfumes, fui ler esse livro achando que encontraria de fato a história de um assassino.
Bom, para meu engano o livro é completamente diferente do que se espera de um "livro sobre um assassino", trata-se de um delírio quase alucinógeno do escritor, e isso me fascinou. A escrita é densa, por vezes meio pesada e chata, mas as loucuras descritas ali dificilmente vão passar despercebidas pela atenção do leitor.
Um livro para se ler com atenção, e com a mente bem aberta, porque o autor não poupa seus leitores das mais profundas discussões sobre aromas, temperos, especiarias e tudo mais relacionado a arte da perfumaria.

Land Souza 22/11/2020

Minha primeira paixão literataria.
Hoje vou falar da estória que me fez apaixonar pelos livros e por esse mundo fascinante da literatura, por este motivo, O Perfume vai ser para sempre muito querido e amado.

O livro traz a criatividade e extrema inteligência do autor, com uma escrita fluida, bem estruturada, enredo singular e uma personagem complexa e única, envolto em um ambiente excitante, no universo das primeiras perfumarias francesas e italianas. Dividido em quatro partes, descreve em cada uma delas, uma fase da vida de Jean Baptiste Grenoille.

No ano de 1738, em uma Paris fétida, no lugar mais mal cheiroso do reino, nasce (ou é expelido), o pequeno bebê Jean Baptiste Grenoille. Sua progenitora, por imagina-lo morto, joga o frágil corpinho no meio dos detritos de peixe, embaixo da banca onde trabalha e continua seus afazeres como se nada tivesse ocorrido.

O pequeno Grenouille, em sua primeira demostração de vida, um choramingo, acaba levando sua mãe a morte por decapitação, sob a acusação e condenação por tentativa de infanticídio, assim se dá a primeira morte ocorrida por sua responsabilidade, sem ao menos ser sua intensão.

A vida do pequeno órfão é marcada pela falta de amor e a compreensão do significado de família e lar. Após passar por diversas casas é aceito como aprendiz de um perfumista decadente em Paris, aprende com grande facilidade as técnicas de extração, mistura e equilíbrio das essências, com uma habilidade natural e um olfato apurado, rapidamente consegue criar suas próprias fragrâncias, trazendo para a loja do seu mestre perfumista o sucesso de outrora, com um pouco mais de brilho.

Grenouille gasta todo o seu tempo livre passeando pelas ruas da cidade, experimentando todos os odores que atravessam o seu caminho, num desses passeios sente um aroma distinto que chama a sua atenção, pois o considera o melhor e mais fascinante cheiro que já sentiu, percebe que a fragrância vem da pele de uma mulher que está por perto, imediatamente sente um desejo, uma necessidade de extraí-lo. Nessa busca, desenvolve a sua história e sua jornada para elaborar o melhor e mais diabolicamente ousado PERFUME que alguém atreveu-se a imaginar.

Enfim, amo este livro e sempre indico sua leitura.

site: @eunao.soualice
Carlos.Rosalba 22/11/2020minha estante
parece excelente

Lígia 23/11/2020minha estante
Uau! Ótima resenha deu muita vontade de ler.. ??

Land Souza 23/11/2020minha estante
Obrigada! Eu sou fã do autor, pena ter poucos livros dele traduzido para o português. Ele é bem detalhista, se você gostar de longas descrições, vale a pena tirar um tempinho para ele.

Carlos.Rosalba 24/11/2020minha estante
Land, baixei o livro para ler... ta na minha lista

Land Souza 24/11/2020minha estante
Que bacana! Espero que a experiencia seja tão prazerosa para você, quanto foi para mim. Depois me conta o que acho...

Theo 23/10/2020

A terrível e diabólica história de Jean-Baptiste Grenouille.
Incrível a maneira com que Patrick Süskind consegue construir um personagem tão único e detalhado com quase nenhum diálogo, Grenouille praticamente não abre a boca o livro inteiro. Uma figura silenciosa, fria e sem cheiro, quase sobrenatural. Mas o mais impressionante é como Süskind consegue fazer do Perfume um protagonista na literatura, sem dúvidas o perfume, as fragrâncias, os odores são as estrelas dessa obra, o título não é atoa.
Lutty 23/10/2020minha estante
Torço por ele até o final!

Lutty 23/10/2020minha estante
Quantas vezes reler!

fabio.orlandini 24/10/2020minha estante
Um dos meus livros favoritos. Preciso reler.

Theo 24/10/2020minha estante
Gostei muito, pena que o autor não tem tantos livros traduzidos.

fabio.orlandini 24/10/2020minha estante
Sim. Concordo!

Helder 22/12/2020minha estante
Eu acho este livro uma obra de arte. O autor faz com que a gente sinta todos os cheiros, ruins e bons do livro. E aquele final é sensacional.

Theo 05/01/2021minha estante
Helder realmente o Suskind é um escritor muito habilidoso, isso não é uma coisa simples de se fazer; e concordo que o final é um espetáculo.

Lia Trajano 23/10/2020

Bom demais, depois desse livro, involutariamente passei a ter uma visão meio negativa de Paris? a cidade do fedor.
O final é incrível e sinistro. O filme não consegue transmitir o impacto do livro.

Cinara... 18/10/2020

Sensacional!!!!!
"E de súbito a solidão caía sobre seu ânimo qual negra superfície de espelho. Ele cerrava os olhos. Abriam-se os escuros portões de seu interior, e ele entrava . Iniciava-se o espetáculo seguinte do teatro grenouilliano da alma. "

Um livro que você começa a ler e não quer parar até chegar ao fim!!!! Amei a história (filme igualzinho, então só assista depois da leitura!) amei a escrita, só não amo essas edições ?

Rocklieber 12/10/2020

Muito tempo que li esse livro, pensei que fosse baseada na série