O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Dominike.Grassi 29/09/2023

Livro sensacional!
Desde da primeira página fiquei envolvida com a leitura! Adorei! E durante a leitura só fiquei pensando que queria ler mais livros fascinantes como esse.

Maryane.Avelino 28/09/2023

Sentes o cheiro da putrefação humana?
Esse livro é magnífico, através de um assassino nos levamos a pensar a vida humana superficial e seus estímulos naturais ou de fracos mentais. Os cheiros se misturam e se transformam em filosofia nessas páginas.

Andrea 26/09/2023

Vou completamente na contra mão da maioria das resenhas aqui: Livro chato, teve horas que me senti naquelas coisas de "Arrume se comigo". É um clássico, legal, tem seu valor, mas pra acontecer algo interessante, precisei não dormir em cima do livro. Até agora, foi o pior livro do ano pra mim, e olha que li coisas duvidosas.

Helenilma 04/09/2023

Primeiro vi o filme e depois por acaso tive acesso ao livro, foi uma agradável surpresa ver o quão melhor ele é. O personagem principal é mais profundo e mais cinza, quase vazio em relação a adaptação que humaniza mais algumas cenas. O autor consegue trazer para a leitura a presença e importância dos aromas com maestria, penso que o toque genial é nosso protagonista não fazer uma grande separação de aromas bons e ruins, e o quanto essa não separação também aparece nos atos dele ao longo do livro.
Já li e reli várias vezes, é sempre uma boa leitura.

Eddie.Erikson 02/09/2023

Recebi como indicação e guardei certa expectativa (já que outras recomendações da mesma pessoa foram realmente boas). Um livro bem escrito, inicia de forma interessante, até a metade chega no ápice e mesmo sendo um livro curto, chega um momento que fica cansativo. Com o passar das páginas mais que exagerado. O final é inacreditavelmente decepcionante!

Guinho 30/08/2023

Não é o que se faz, mas como se faz.
Estive prestes a abandonar esta leitura, mas resolvi prosseguir. O final foi realmente surpreendente, conseguiu justificar o desenvolvimento lento.

Notei algumas semelhanças nessa história com 'Frankenstein', desde a jornada dos protagonistas até a referência ao mito de Prometeu. Eu acho que a história contada no livro é absurda do início ao fim; mas é aí que está: é uma história absurda contada de uma maneira que desperta o interesse.

Mari 24/08/2023

Muito bom!! Uma loucura, tem partes extremamente bizarras, no início tive pena do Jean Baptiste, devido a situação em qual nasceu, a rejeição que teve após isso e a sua ausência de cheiro, mas ao decorrer do livro percebe-se que ele é bem perturbado, mas com um talento único de sentir muito bem cheiros, isso leva ele a trabalhar com perfumes, visto que mora na França, no século XVIII, onde os odores estão em seu auge. Enfim, ótima obra, com um final sensacional, que se você não viu o filme nem recebeu spoiler do livro realmente não espera, me surpreendi, recomendo.

malu 20/08/2023

Livro envolvente porém só depois dos 60%. A introdução foi um pouco maçante pra mim e demorou pra me prender, mas os últimos 30% fazem valer à espera- mesmo que aconteça tudo meio apressado. Personagens brutalmente humanos e enredo muito bom.

Tigronna 15/08/2023

Muito bom!
Eu descobri o livro depois de ter tentado ver o filme, mas confesso que sempre dormia no meio, como acontecia com “O Código Da Vinci”, eu me perdia na história e o filme ficava desinteressante, porém depois de ler o livro, tudo fez sentido e apesar das mudanças, eu achei o filme de “O Código Da Vinci” ótimo. Talvez isso também ocorra com o filme que retrata a história de Grenouille.
Uma vez, o Globo Reporter falou sobre o amor e o associou com o cheiro, segundo a reportagem, nós escolhemos nossos parceiros, pelo olfato e então sabemos se ele será um bom reprodutor ou não, algo assim... eu tinha uns 12 anos e achei essa história estranha... mas depois desse livro...
Grenouille não era um garoto normal, ele não tinha cheiro e tinha um super nariz, capaz de decifrar muitos perfumes e de cria-los também, porém ele não se contentava com o aroma de flores, ervas e essas coisas comuns, ele queria mais, queria o aroma dos humanos, a princípio pra poder ser normal e cheirar como os humanos e quando conseguiu esse cheiro, ele passou a ser notado pelas pessoas e é ai que eu volto a pensar na reportagem do Globo Reporter, será que no fim das contas o cheiro é tão importante assim? Ao ponto de nos fazer ser notados?
Sem dar muito spoiller, posso falar que depois que aprendeu a não só copiar, mas a extrair o aroma humano, ele virou um assassino e tinha o desejo de dominar o mundo. E eu diria que ele quase conseguiu. E falando de novo do Globo Reporter, Grenouille, em certo momento, fez um perfume e quando o usou, deixou mulheres e homens enlouquecidos de paixão e desejo... será que isso é mesmo possível?

Fabricio268 14/08/2023

O cérebro de um psicopata.
Fato, Jean-Baptiste Grenouille não é normal.
Ele é um psicopata que tem como único desejo alcançar seus objetivos, pouco se importando em cometer crimes para isso. Sem a ideia do certo e errado ele age sem freios. Manipular as pessoas em proveito próprio é errado? Matar para atingir uma meta é errado? É um crime? Não para Grenouille.
Acredito que parte do que ele se torna também é fruto do ambiente que nasceu e viveu. Um cérebro insano somado a uma experiência de vida insana é igual a resultados insanos. Ou talvez não. Pau que nasce torto, cresce torto, morre torto.
A história é muito boa e com uma narrativa empolgante e agradável. Grenouille provido de um olfato absoluto e com uma meta que só fui entender completamente no fim do livro, é um personagem que em certos momentos vai conquistar seu afeto, vai te causar asco, piedade e talvez outros sentimentos. Enfim, é uma ótima leitura. Esperava por um final diferente. Fui agradavelmente surpreendido.
Para quem interessar, há um bom filme baseado no livro.

Saindo do campo da ficção.
Interessante é que próximo ao fim da leitura fiz o seguinte questionamento: quantos Grenouilles convivem conosco diariamente? Muitos, infelizmente! Quantas pessoas agem naturalmente, fingindo amizade ou companheirismo, mas que na verdade tramam surdinamente para alcançarem seus verdadeiros objetivos, sem pensar nas consequências para isso? No trabalho, na vida social, na família, nos ciclos de amigos?
Psicopatas como Grenouille, claro que em um grau menor ou talvez não, nos rodeiam o tempo inteiro. Pode estar inclusive ao seu lado agora.
Tenha atenção aos perfumes.
Cris 14/08/2023minha estante
Gostei da sua resenha.

Michela Wakami 14/08/2023minha estante
Esse livro é assustador. Parabéns pela resenha, amigo.

Clarissa132 10/08/2023

Publicado em 1985, o livro se destaca por sua abordagem única, transportando os leitores para um universo sensorial e lúgubre, onde os odores desempenham um papel central na construção dessa fascinante trama.
A história se passa na França do século XVIII e acompanha a vida de Jean-Baptiste Grenouille, um protagonista sombrio e complexo, nascido com uma habilidade peculiar e assustadora: ele não possui cheiro próprio, mas compensa esse defeito com um olfato excepcionalmente apurado. A habilidade de Grenouille o conduz a uma jornada de descoberta e obsessão pelo mundo dos perfumes, uma busca incessante pela criação do aroma perfeito, capaz de capturar a essência da beleza humana.
A escrita de Patrick Süskind é, sem dúvida, o ponto mais forte da obra. Seu estilo é vívido e rico em detalhes, permitindo que o leitor mergulhe profundamente na atmosfera do século XVIII, com suas ruas escuras e povoadas, e as descrições dos odores permeando a narrativa, tornando-os quase tangíveis. A habilidade do autor em transformar algo intangível como o cheiro em uma experiência sensorial tão vívida é simplesmente impressionante.
Outro aspecto fascinante da escrita de Süskind é sua capacidade de criar personagens cativantes, mesmo que nem sempre sejam simpáticos. Grenouille é um anti-herói sombrio e inquietante, e embora suas ações possam ser perturbadoras, o autor nos faz questionar a natureza humana e o poder do desejo obsessivo. Além disso, o elenco de personagens secundários é igualmente bem construído, contribuindo para a densidade da trama e ajudando a pintar um retrato vívido da sociedade francesa da época.
Patrick Süskind conseguiu criar um livro inesquecível, que mergulha os leitores em um mundo intrigante, estimulando os sentidos e fazendo-nos refletir sobre o poder das paixões humanas. Para aqueles que apreciam uma prosa rica e não convencional, essa é uma leitura altamente recomendada.

legolas_ 01/08/2023

Esse livro foi diferente de qualquer coisa que eu ja li e acredito que tenha sido por isso que eu fui tão insistente em terminar a leitura.
Logo de cara me encantei pela escrita.

O livro não te da motivos pra ter simpatia pelo protagonista (muito pelo contrário), mas mesmo assim é impossível não ler e pensar que algumas das ações injustificadas dele, ainda buscam sentido na narrativa. O autor brinca varias vezes com as situações e deixa claro os momentos irônicos que o protagonista passa, ele faz da hipocrisia de Grenouille um humor sarcástico, que torna o leitor parte do ambiente do livro.

Quando li criei muitas teorias das razões que poderiam ter levado Grenouille a agir como agiu, me interessei verdadeiramente pela forma que a história se desenvolvia. Porem, o final me decepcionou um pouco. Acredito que se fosse um livro de pelo menos 300 paginas o final teria sido melhor, mais marcante. Gostei de como a coisa resultou mas não de como se desenvolveu. A trama te envolve e te cuspe de volta no mundo real de um momento pro outro.

Jessy 27/07/2023

?A névoa retida condensou-se num líquido borbulhante, como leite fervente, espumante. Ela o inundou, prensou-o com insuportável tensão contra a parede interna do seu corpo, sem encontrar saída. Ele queria fugir, fugir de qualquer jeito, mas para onde??

De todas as leituras que fiz até hoje, O perfume foi o segundo livro que eu me senti surpresa por ter uma ideia inicial tão errônea de uma obra. Essa é uma leitura viciante, com uma escrita envolvente, e que nos transborda de descrições belas, mas que em muitos outros momentos nos apresenta descrições detestáveis do aspecto humano.

Em 1738, na cidade de Paris, uma vendedora de peixes teve o seu quarto filho em um quente dia de trabalho. Achando que a criança não iria sobreviver, ela então se afasta do local, ou pelo menos pretendia, quando de repente a criança solta um grito assustador. A mãe é condenada e a criança passa aos cuidados de uma ama de leite paga pela igreja.

A ama de leite surge um dia na porta da casa do padre responsável e anuncia que não vai mais cuidar do bebê. O motivo? A criança não tem cheiro. O padre, que nunca cuidou de uma criança, não entende o que ela quis dizer com ?não tem cheiro?, mas a ama garante que essa criança é filho do demônio e por isso não possuiria um odor para chamar de seu.

A partir daí são muitos os acontecimentos na vida de Jean-Baptiste Grenouille, e quando jovem, ele decide que vai se tornar não apenas um perfumista, mas o melhor perfumista que a França e o mundo já viram! E bom, a ama de leite sempre teve razão: Grenouille não tem cheiro, porém, ele tem um olfato capaz de memorizar e identificar qualquer odor específico, até mesmo o de pessoas.

Não faça como eu, que esperava encontrar um livro recheado de crimes e de perseguições policiais frenéticas, afinal, o seu subtítulo é ?a história de um assassino?. No meu processo de leitura, eu senti que estava à frente da narrativa de uma pessoa cheia de ódio de tudo e de todos, e que graças ao seu dom, ou a sua desgraça, achou que tinha o direito de fazer o que quisesse para alcançar um objetivo.