O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Alex 04/11/2022

Excelente
Há tempos eu vi o filme de 2006. Esse filme ficou marcado na minha memória, achei muito bom, me surpreendeu, me marcou mesmo.
Recentemente eu vi um trailer de um filme na Netflix baseado nesta obra e só então eu pensei que o filme que havia visto era baseado em um livro. Fui logo atrás do livro e não me decepcionei. É fantástico, com um nível de detalhes que te faz entender exatamente a cabeça do personagem, que te faz estar presente nos lugares onde se passa a história.
Linguagem fácil e simples de ler e entender, tornando o livro muito prazeroso.
Gostei demais ! Leitura obrigatória !

Wilber.Lacerda 02/11/2022

Uma história fascinante.
Definitivamente uma história que marca muito. Todo leque de possibilidades e camadas que se é oferecido ao uso do ofalto. Te leva a um estado de reflexões no que conserne o poder desse sentido. Recomendo.

boddainz 29/10/2022

scentless apprentice
"não tinha mais saudade da vida nas cavernas. essa experiência já havia sido feita e se mostrara impossível de ser vivida. assim como a outra experiência, a de viver entre as pessoas. sufocava-se numa e noutra. já não queria mais viver. queria ir para paris morrer. era isso o que queria."

Alê 24/10/2022

Leitura ótima, história envolvente com destaque para as descrições olfativas. Bom livro pra quem não se incomoda com o gênero.

Karina252 22/10/2022

É de tirar o chapéu.
Que começo e que desfecho incríveis, esse livro me surpreendeu de uma maneira especial. Tanto no começo pela apresentação da história como ao longo do final que fiz questão de ler rapidamente de tão ansiosa.
Com uma linguagem de fácil assimilação, o autor cria um grande personagem que se chama Grenouille e no decorrer dos acontecimentos da vida dele a história se desenrola. É incrível como o olfato é uma parte crucial da vida desse homem!
Recomendo muito esse livro, ao ler eu consegui ama-lo e odia-lo!

Alexandra 10/10/2022

Envolvente. De notas leves/alegres a profundas e atormentada
Patrick Süskind conseguiu a façanha de organizar em escrita todas as notas odoriferas do mundo. Nos causa nostalgia com sensações confortáveis e agradáveis de boas lembranças; medo do desconhecido farejado pela noite; agonia do foribundo odor da podridão e da morte; alegria dos campos floridos da primavera; e o êxtase do imperceptível exalar dos hormônios do florescer da juventude. Ele destila o divino perfuma pela sua história de abandono e dor então cria a fórmula mais desejada por toda a humanidade, a de enfim, ser amado.

Allex.GonAalves 04/10/2022

Nunca li um livro com tantos altos e baixos. Ou uma apartes do livro são muito boas ou são muito más. Mas em geral gostei

Eduardo1304 03/10/2022

O Perfume: História de um Assassino
Livro se passa no ano de 1738, Jean Baptiste Grenouille, filho de uma feirante, nasceu em uma barraca de peixe na cidade mais suja e fedorenta do mundo ocidental. Após a morte de sua mãe, sobrevive a doenças e pestes em diversos lares miseráveis. Contra todos os prognósticos, Grenouille acaba desenvolvendo duas características que mudariam sua vida: ao mesmo tempo em que não tinha cheiro algum, era dotado de um olfato apuradíssimo. Este último talento permite que deixe para trás a pobreza para brilhar na indústria da perfumaria. Nesta obra incrível, Süskind promove um malabarismo de palavras que inquieta o leitor e, ao usar uma linguagem densa e impetuosa, combina tons envolventes, construindo uma metáfora da morte que celebra a vida.

Aline Oliveira 27/09/2022

Gente do céu, que livro maluco. É diferente de tudo que eu ja tinha lido até então. Primeiro porque o personagem principal é um psicopata, segundo porque o final é super bizarro. A história é super bem escrita. Da pra ver que o autor não é um escritor amador. Ele sabe escrever bem, mas o fibal é tão maluco que sei lá. Não tenho palavras direito pra explicar.

Carolina.Gomes 21/09/2022

O poder do olfato
Lembro de ter ficado impressionada com a adaptação cinematográfica desse livro, mas lê-lo foi infinitamente melhor e mais impactante!

A força da palavra escrita me encanta, me impressiona. A narrativa do autor é excelente. Fui completamente tragada desde as primeiras páginas.

O perfume conta a trajetória de um assassino: um homem que possui um dom supra humano, um faro apurado para localizar pessoas, coisas?

O olfato absoluto faz de Grenouille um mestre na arte de extrair fragrâncias. Depois de aprender as técnicas e dominá-las, ele desenvolve uma fórmula capaz de fazer curvar-se, diante dele, o mais poderoso dos homens.

Um livro que me fez viajar para a França do século XVIII, sentir os piores e melhores cheiros, conhecer e compreender os processos de elaboração de fragrâncias?

Maravilhoso! Chocante e arrebatador!
Daniel 21/09/2022minha estante
Adorei sua resenha. Acho que vou incluir esse livro na lista dos Favoritos. ??

Carolina.Gomes 21/09/2022minha estante
Acho q é um favorito, p mim, tb, Daniel

Eliza.Beth 21/09/2022minha estante
?????
Ameeiiiii? feliz demais q vc gostou ?

Carolina.Gomes 22/09/2022minha estante
Beth, mais uma vez, concordamos! ?

leiturasdaursula 21/09/2022

Fascinante
O Perfume é um romance do escritor alemão Patrick Süskind, publicado pela primeira vez em 1985. Esta edição eu li no Kindle Unlimited, mas sinto que falta uma nova edição física dessa obra tão interessante. Este é um clássico contemporâneo do gênero suspense. Ambientando na França do século XVIII, este livro é um romance de construção que conta a história do Jean-Baptiste Grenouille. Ele é um recém-nascido, abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Desde neném, Jean Baptiste mostra determinação em viver, já que sobrevive ao atentado da mãe, grita, chora, sua mãe é presa e ele é resgatado pelo bispo que o designa a uma ama de leite. Porém esta criança ruiva tem duas peculiaridades: não tem cheiro e consegue sentir cheiro de tudo. Ele cresce sendo jogado de um lar a outro e trabalhando em empregos com pouca remuneração até que se vê trabalhando como aprendiz de perfumista. Seu sonho é criar uma fragrância única, porém seus métodos são macabros. Não há um grande mistério, na verdade a maior motivação da leitura é saber como a trajetória deste personagem irá se desenrolar. Tem um quê de místico em algumas partes o que eu acho que dá um toque de realismo mágico ou delírio, não sei. Eu gostei muito desse livro, porém ressalvo que é bem descritivo nos odores, sejam eles bons ou ruins, o que pode causar desconforto em alguns leitores. O final é de deixar o olho esbugalhado e a mente pensativa rsrs

Maria.Emilia 10/09/2022

O Perfume
É uma historia diferente, cativante, cheia de aromas numa altura em que a humanidade não primava pelo bom cheiro.

Gostei, apesar de não ser das minhas leituras preferidas

Yuuki 05/09/2022

O livro tem um ritmo fluido apesar de não parecer, fiquei com receio de ser uma leitura lenta, mas no fim é extremamente envolvente e as descrições são necessárias e muito bem escritas. Um pouco fora da minha zona de conforto, ainda sim, uma leitura que vale muito a pena e te leva a refletir. O protagonista é muito único, e é ao mesmo tempo interessante e perturbador acompanhar seu modo de pensar e sua maneira de ver o mundo. O final me pegou de surpresa, mas não sei se de forma positiva.

Brenno.Garcia 05/09/2022

O que nos torna iguais ou diferentes de todos os outros? Como definir a linha tênue entre obsessão e excelência?
Com foco no olfato, O Perfume leva o leitor a uma jornada descritiva mas não exagerada sobre a bênção e a maldição de ter o dom de Jean-Baptiste Grenouille.