O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

BeLasagna 05/08/2022

O livro é mto bem escrito, ele te faz ter vontade de descobrir onde vai terminar, o autor descreve as cenas de uma forma interessante.

Sobre a historia em si, achei interessante mas fiquei com a sensacao de que faltou alguma coisa, passei o livro esperando por alguma forma de lição moral que nao veio.

No final do livro fiquei com a sensação de que essa licao moral fosse alguma coisa nas linhas de o amor nao é completamente seguro por que pode te fazer cometer loucuras ou amor nao é o suficiente ou que oq as pessoas entendem como e dizem ser amor nao é amor coisa nenhuma.

Uma coisa q ficou mto confusa pra mim foi o fato de o grenouille nao ter cheiro, nao consegui fazer nenhuma analogia sobre isso, imagino q ele tivesse essa característica por alguma razão importante mas ela nao ficou clara pra mim.
Lia Trajano 19/09/2022minha estante
Acho que ele não tinha cheiro pq não era gente, não de verdade...era um psicopata, quase uma espécie de entidade maligna.

BeLasagna 01/01/2023minha estante
pensei nisso mas ai outras pessoas teriam de n ter cheiro tb, ele conheceu tanta gente ruim mas todas elas tinham cheiro so ele que nao

Priciliana0 29/07/2022

Esperava mais
Muita lenga lenga para contar o que realmente interessa. Poucas vezes temos algum diálogo e quando feito é tão frugal que nem precisava existir. Mas, claro, entendo que a história não era para ser contada pelos personagens, mas sobre eles. Na entanto, as descrições são bem ricas e cheias de informação, alguns momentos massantes mas em outro agregam muito valor.

Dai Solyom 22/07/2022

Desde o nascimento só conhecera a rejeição
Vilão ou vítima? Psicopata ou desajustado?

Ao longo da leitura eu me questionei sobre as possibilidades que fariam a história de Grenouille ser diferente.

E em nenhuma das vezes eu consegui mudar o fim.

Nosso protagonista não conheceu a empatia, mas eu creio que mesmo que ele tivesse sido criado em um seio familiar amoroso e respeitoso o final de nosso Perfumista não seria diferente.

Grenouille nasceu apenas com um propósito em mente, reunir o maior número de odores possíveis e imagináveis.

Ele não se importava com nada além disso, portando ele iria infinitamente buscar por seu único e precioso prazer em toda e qualquer circunstância.

Jessy Silva 10/07/2022

Um livro com cheiros.
Há anos li essa obra e fiquei encantada. Nunca imaginei que pudesse imaginar fragrâncias e odores através da leitura, mas esse escritor fenomenal nos proporciona isso.
O livro te prende do início ao fim, Granouile te desperta vários sentimentos.
Super recomendo a leitura.

Carol 16/06/2022

Não queria largar
Minha professora de português do fundamental indicou esse livro em 2016 e eu só fui ler em 2022, mas não consegui ler sem lembrar dela!
Amo livros que se passam em Paris, tenho muita vontade de conhecer a cidade, então livros com esse cenário já ganham uns pontinhos.
Li MUITO rápido porque não queria parar. O jeito que as coisas são descritas aqui me fizeram ter sentimentos de nojo, repulsa, pena e muita curiosidade.
Quando o livro traz a formação da pessoa, fica mais fácil saber de onde vem toda essa maldade e óbvio que não justifica, mas esclarece as coisas.
Do tipo de história que prende e não larga até você terminar. Insano!

Mari Lopes 13/06/2022

É bom... Porém, esperava mais.
O livro é muito bom. E uma ótima poeta de entrada para aqueles que queiram se aventurar numa literatura mais sangrenta, por assim dizer. Mas se perde em descrições - não que isso empobreça a narrativa ou coisa assim - mas é uma leitura um tanto quanto cansativa.

PRETO 13/06/2022

Já faz uns 10 anos que li, mas ainda tenho guardado a história na mente, um livro empolgante é oque tenho a dizer, e conforme lia ficava imaginando "desse livro não conseguirão fazer um filme", até acho que fizeram, mas não será a mesma coisa que "sentir" o que o autor conta do personagem principal. Ótimo livro.

@leiturasdanickson 13/06/2022

Foi um livro que me surpreendeu, não esperava metade dos sentimentos que ele me proporcionou. O livro é dividido em quatro partes e cada parte aborda uma etapa da vida de Jean-Baptiste Grenouille. A primeira parte introduz a vida do personagem e cheguei a sentir uma empatia por ele. Já a segunda foi mais reflexiva, foi onde percebi que Grenouille não se encontrava em lugar nenhum, nem nele mesmo
"Não era medo igual ao que sentira no sonho, aquele terrível medo de sufocar me si mesmo e que tinha que ser eliminado a qualquer preço e do qual ele queria escapar. O que agora sentia era o medo de não saber ao certo sobre si mesmo. Era o contrário do outro. Não podia escapar a ele, mas tinha de enfrentá-lo, ir ao seu encontro."
Por fim a terceira e a quarta parte são frenéticas, é onde o autor explora o foco do livro: a essência humana e em como nossos sentidos primitivos podem se aflorar. O final é sensacional, brutal e peculiar, realmente não esperava.

Karoline67 08/06/2022

O plot twist no fim salvou o livro
Esse livro percorre um caminho interessante: ele começa muito bom e envolvente, tem um meio super chato e no fim, bem no fim, ele é fantástico. O plot valeu a leitura, mas tive que ficar firme no propósito de não abandonar, porque o meio do livro tem partes que não precisariam nem existir. Enfim, recomendo, desde que você tenha paciência!

Henggo 01/06/2022

Ode à animalidade
Que livro peculiar, diferente, intrigante, cansativo, apaixonante. Assim como as notas de um perfume bem feito, eu tive aqui uma sucessão de prazeres.

Primeiro, o encantamento.

"Perfume, a história de um assassino" é um dos meus filmes preferidos da vida. É ousado, sem regras, desnudo; sem "hollywoodianismos", sabe? É um choque. E por ter me apegado tanto a ele, mergulhar neste livro foi um êxtase desde a primeira frase.

Segundo, veio a inspiração.

A história de Jean Batist Grenouille é grandiosa. A todo o momento eu imaginava subtramas, possibilidades, intrigas, histórias para além da história. É um personagem único, sem dúvida. Apaixonante e repulsivo.

Então, o asco.

Em certas passagens, a narrativa me cansou. Diálogos são algo raro aqui. É uma narração constante, ininterrupta e por vezes morosa. Não, não chega ao "padrão Tolkien de descrições". Porém, ao meu ver, tem certas partes que beiram como se o autor tivesse se deixado levar por divagações mil. Não é ruim, mas, tenhamos sensatez, tudo em excesso cansa.

Por fim, o êxtase.

Este é um livro sobre a animalidade, o sentido mais mundano, mais primitivo, mais instintivo que reside em nós. Ele está oculto por camadas e camadas de uma pretensa civilidade, contido pelas leis, pela religião, pelas regras de sociabilidade. Mas não se engane: nós somos animais, sedentos, violentos e, a um estalar de dedos, deixamos que a animalidade venha à tona. E com ela, como bem mostra o livro, vêm os odores de nossa humanidade.

O horror que mora em nós.

Ou você acha que torcedores se matando (literalmente) em um estádio de futebol é civilizado? O marido que, com ciúmes, esquarteja a esposa? O aluno que toca fogo na professora com medo de nota baixa? A irracionalidade da guerra?

Animalidade.

Hormônios.

Cheiros.

Vida e morte.

Perfume do que é a existência humana

E o final deste livro, as três páginas derradeiras, é EXATAMENTE o que eu penso que aconteceria caso Jesus aparecesse no meio das pessoas hoje em dia. Mas temos um gostinho: jogue uma celebridade no meio de uma rua apinhada e você verá até onde vai o amor.

Sim, o AMOR.

É o perfume da animalidade. Uma fragrância oculta, mas marcante. Como este livro.

Lívia 26/05/2022

O perfume
A história é bastante envolvente e fluida.

É curioso observar os mecanismos psíquicos detalhados com maestria à la Dostoievski.

Recomendo!

Alan kleber 22/05/2022

Simplesmente genial
No século XVIII viveu na França um homem que pertenceu à galeria das mais geniais e detestáveis figuras daquele século nada pobre em figuras geniais e detestáveis. A sua história é contada aqui. Ele se chamava Jean-Baptiste Grenouille e se, ao contrário dos nomes de outros geniais monstros como, digamos, Sade, Saint-Just, Fouché, Bonaparte etc, o seu nome caiu hoje no esquecimento, isto certamente não ocorreu porque Grenouille tenha ficado atrás desses homens das trevas mais famosos em termos de arrogância, desprezo a raça humana, imoralidade, ou seja, em impiedade, mas porque o seu gênio e a sua única ambição se encontravam numa área que não deixa rastros na história: o fugaz reino dos perfumes.
Ele, Jean-Baptiste Grenouille - nascido inodoro no lugar mais fedorento do mundo, achado no lixo, na merda e na podridão, criado sem amor, vivendo sem calor de alma humana, vivendo tão somente da teimosia e da força do nojo, pequeno, corcunda, coxo, feio, rejeitado, um monstrengo tanto por dentro quanto por fora.
Esse ser que nem pode ser chamado de homem, irá se dedicar a uma empreitada que entrarar pra história.