O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Ana Lyra 06/12/2021

Imersão no sentido do olfato
Uma história diferenciada, interessante do início ao fim. O autor dá ênfase, à detalhes e realismo relativo ao olfato, um sentido que seria bastante difícil de descrever a outra pessoa que não tenha experienciado aquele aroma específico ( ex: cheiro de bebê). A busca pelo "perfume" perfeito e as consequências que isso trouxe para o protagonista e para o mundo. Na real é uma crítica também à sociedade, sobre amor, aceitação e poder.
É uma experiência que vale a pena ser vivida na leitura do livro. Pra quem prefere, tem o filme, também muito bom, porém ligeiramente diferente.

Eliete 01/12/2021

Gostei muito da leitura. Um livro que aborda muito o poder do olfato e dos métodos antigos para produção de perfumes. Existem várias reflexões sobre caráter e sentimentos como amor, ódio e obsessão. Tudo isso pela visão do protagonista, ou apenas subtendido em alguma passagem durante o livro
Grenouille é um personagem bem escrito aqui e é muito fluida a parte em que foca no aprendizado sobre extrair o cheiro das coisas que ele tanto queria aprender.
Meu único problema com o livro é que ele foca demais em pontos aleatórios e corre nos momentos mais especiais. Tudo acaba tão rápido que o impacto é superficial. Ainda sim é um ótimo clássico.

Gian 27/11/2021

minha mente está em conflito
o livro é muito bom, muito bem escrito, porém não consegui aproveitar 100% da leitura por ser extremamente lento na metade. tive que me forçar a ler até o livro voltar a me prender e eu conseguir terminar facilmente. por isso da nota(3,5).

Tharlley 24/11/2021

O livro acompanha a história de um moleque muito curioso que nasce sem cheiro mas é capaz de sentir e identificar qualquer cheiro que passe por ele, além disso ele gosta de matar umas novinhas enquanto sai cheirando as coisas.

Manezera 20/11/2021

Jean Batiste Grenouille nasceu em meio a podridão e a sujeira de um mercado de peixes em Paris, abandonado pela mãe, se agarrou a vida, e seu primeiro choro causou a desgraça dela.
De instituição em instituição para órfãos, ainda criança descobre seu grande talento, possuir um "nariz absoluto" capaz de sentir, separar e catalogar milhões de odores, se torna obcecado em possuir todos os cheiros e fragrâncias do mundo, custe o que custar.

Thay Ribeiro 18/11/2021

Grenouille
Fui positivamente surpreendida por esse livro.

Através da descrição dos aromas fui transportada para a realidade do personagem. O livro provoca muitas sensações. O fim tem uma reviravolta impressionante. Completamente chocante.

Um clássico maravilhoso!

Letras.Libras 02/11/2021

Livro perfeito para odiar o personagem
O livro ficou sempre na sequência: algo importante > pausa > algo importante > pausa... Mas o plot twist foi impactante e no geral a leitura foi muito boa, valeu Panic! At The Disco por me ter feito passar por essa experiência literária e sensorial.

Raeder 31/10/2021

Das parfum
"Pela primeira vez, haviam feito algo por amor"
Não sei nem como expressar tudo o que repensei, senti e aprendi com esse livro.
Só sei que a experiência foi incrível e única, favoritado com certeza.

loló 26/10/2021

Intrigante
Gosto de como o autor conseguiu nos transportar para o contexto, ele te faz ter pena do protagonista, te insere com sensações como medo, repulsa e desconfiança. É uma coisa tão intensa que você se vê sentindo os cheiros tão almejados por ele, o perfume passa a se tornar real. É uma leitura muito boa, não há como acabar o livro sem ficar com uma pulga atrás da orelha, um arrepio, pensando em quantos homens como o protagonista podem existir pelo mundo.

Kess 18/10/2021

A história de Grenuielle, um homem de olfato dotado que se transformou em um assassino em série procurando extrair a essência/cheiro de mulheres.

Tudo isso narrado de forma apaixonadamente. Bizarro, né? Mas muito interessante!

Porém o mais bizarro é a maneira em que o autor descreve os cheiros é tão minuciosamente detalhada que é possível sentir o cheiro de verdade. Impressionante!

Sobre o final: Eu não sei dizer se eu gostei ou não.

Grenuielle, prova que as pessoas só gostam de ser agradadas.

Damien 15/10/2021

Belamente escrito, leitura cativante e vai muito além de apenas um livro sobre um assassino que quer criar o perfume perfeito. Se não fosse alguns momentos um pouco maçantes no meio, o livro seria perfeito :)

Analuz 27/09/2021

Em "O Perfume", acompanhamos o protagonista Jean-Baptiste Grenouille desde o seu nascimento, que, aliás, se deu nas condições mais inóspitas possíveis e marcou o seu primeiro abandono: o materno. Filho de mãe peixeira, o garoto nasce e é abandonado ali mesmo no mercado, pois a mulher acreditava que daria à luz um filho natimorto.

Ao logo de seu crescimento, o garoto passa por diversos locais, sendo constantemente renegado e não conhecendo, de fato, um lar. À medida que o autor desenvolve o personagem, percebemos os fatores que levam a esta rejeição. Primeiramente, é possível dizer que ele é insaciável ao se alimentar, custando muito às amas de leite, que precisam se dedicar somente a ele em vez de amamentar outras crianças. Além disso, há o fator determinante para tal rejeição, para a estranheza que causa e até para o medo que ele promove: o menino não tem cheiro. Nada! Ele simplesmente não exala nenhum aroma, seja agradável, neutro ou fétido! Mas se, por um lado, Grenouille não possui nenhuma essência, por outro, ele foi agraciado com o mais apurado dos olfatos, sendo capaz de distinguir cheiros a milhas e milhas de distância e de identificar as notas de cada perfume.

Certa noite, quando ainda é muito jovem, Grenouille se sente altamente inebriado pelo cheiro de uma jovem ruiva. Desesperado para captar aquele aroma para si e sem experiência alguma de como conservá-lo, ele a mata e absorve tal essência. Porém, para a sua infelicidade, o maravilhoso perfume se esvai à medida que o corpo da jovem esfria, o que faz com o que tal fragrância se perca para todo o sempre. Decepcionado com a perda, o rapaz decide aprender os manejos de um perfumista, de modo que possa captar essências e guardá-las para si (aqui, percebe-se que a insaciabilidade que o garoto tinha quando menor, mudou seu objeto de interesse do alimento para os perfumes).

E é assim que Grenouille se dirige ao renomado perfumista Baldini para aprender todas as suas técnicas. Mas é claro que, com um nariz superdotado como o do jovem, o profissional se aproveita disso para explorar o garoto, que sequer se importa com isso. Percebe-se aqui um jovem frio e calculista, que foca apenas em seus objetivos e manipula as pessoas ao seu redor para conseguir alcançá-los.

A escrita de Patrick Süskind nesta obra é extremamente envolvente. Desde as primeiras páginas já ficamos presos à história, à narrativa de da vida de Grenouille e à ambientação francesa impressa pelo autor. Posso afirmar que a descrição dos odores que permeavam a França do século XVIII é tão bem feita que ler este livro se torna uma experiência sinestésica: é como se estivéssemos ali, sentindo tudo o que está escrito nas páginas e constatando que a população francesa realmente fedia e vivia na miséria!

Sobre o protagonista, creio que seja um personagem bastante complexo. Com todas as condições desfavoráveis para seu nascimento e crescimento, senti pena do garoto durante a leitura inicial (mesmo sabendo que ele se tornaria um assassino, tal qual o título da obra revela). E, à medida que o rapaz se esforçava para atingir os objetivos, foi inegável o sentimento de curiosidade para descobrir os métodos que ele usaria. Eu mesma não me importava com as vidas de suas vítimas, mas queria saber se o rapaz concluiria seus planos!

Quanto ao fim da obra, só posso dizer que é bastante inusitado e levemente confuso. De cara pensei que era surreal demais, que não fazia sentido. Mas, tratando-se de um livro que aborda um personagem de olfato super dotado e que absorve a essência corporal de donzelas para fabricar perfume, por que eu deveria estar buscando sentido ou verossimilhança?

No mais, gostei muito do livro, mas tirei uma estrela devido a algumas passagens mais monótonas que se dão após os 50% da leitura.

site: https://youtube.com/c/AnaluzMarinho
Priscilla Teles 21/10/2021minha estante