O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Maria.Emilia 10/09/2022

O Perfume
É uma historia diferente, cativante, cheia de aromas numa altura em que a humanidade não primava pelo bom cheiro.

Gostei, apesar de não ser das minhas leituras preferidas

Yuuki 05/09/2022

O livro tem um ritmo fluido apesar de não parecer, fiquei com receio de ser uma leitura lenta, mas no fim é extremamente envolvente e as descrições são necessárias e muito bem escritas. Um pouco fora da minha zona de conforto, ainda sim, uma leitura que vale muito a pena e te leva a refletir. O protagonista é muito único, e é ao mesmo tempo interessante e perturbador acompanhar seu modo de pensar e sua maneira de ver o mundo. O final me pegou de surpresa, mas não sei se de forma positiva.

Brenno.Garcia 05/09/2022

O que nos torna iguais ou diferentes de todos os outros? Como definir a linha tênue entre obsessão e excelência?
Com foco no olfato, O Perfume leva o leitor a uma jornada descritiva mas não exagerada sobre a bênção e a maldição de ter o dom de Jean-Baptiste Grenouille.

Natália 01/09/2022

Livro excelente
França, século XVIII. No meio de uma banca de peixes, no lugar mais fétido da capital francesa, nasce o protagonista da história, Jean-Baptiste Grenouille. Seria o 5° filho a ser abandonado e morto por sua mãe em meio às tripas de peixes, se não fosse pelo choro responsável pelo seu resgate. Com um olfato apurado capaz de reconhecer qualquer odor a quilômetros de distância, por uma obra do destino, Grenouille não tinha odor próprio. Rejeitado repetidamente desde o nascimento, o jovem Grenouille precisou trabalhar desde muito cedo. Primeiramente trabalhou em um curtume, mas ciente de seu dom olfatório, torna-se aprendiz de perfumista. Obcecado com a busca de um aroma perfeito, torna-se um assassino que utiliza os corpos de suas vítimas a fim de extrair as substâncias necessárias para misturar ao perfume perfeito, capaz de dominar qualquer pessoa. Escolhe suas vítimas através de seus aromas. Grenouille é um predador... não possui odor próprio, ou seja, não desperta a atenção da vítima ao se aproximar. E ao mesmo tempo, com seu olfato apurado, é capaz de escolher e perseguir sua vítima a quilômetros de distância. Um livro de tirar o fôlego.

Recomendo muito esse livro incrível. A descrição dos odores é tão intensa, que somos transportados para o cenário da história.
Fernanda 06/09/2022minha estante
Que belo resumo, Nat. É uma obra que guardo para reler. Foi um assombro quando li pela primeira vez.

Natália 06/09/2022minha estante
Obrigada, Fer. Gostei bastante desse livro. Já estava um pouco preparada porque tinha assistido ao filme há um tempo atrás.

Nana 29/08/2022

Palavra que resume o enredo: nojo
O livro conta a história de Jean-Baptiste Grenouille. Um ser humano que nasceu sem cheiro e só levou desgraça por onde passou?

silvnics 29/08/2022

Criativo, incômodo e intenso
Nunca li um livro que me incomodasse tanto em termos de odor. É bem estranho dizer isso, mas sim, uma descrição de odor.

O livro muitas vezes é arrastado. O fato do protagonista ser um psicopata me incomoda muito. Acredito que era a proposta.

10 de criatividade mas não gostei do livro

Prof. Gabriel 27/08/2022

Os sentidos...
Livro de maluc@, doid@, mas é bom kkkkk ele te prende, faz pensar e o final é interessante. Terminei e fui logo assistir ao filme. Achei o filme mais ou menos. Cortou muitas partes q eu julgo essencial.

monicacapadilha 25/08/2022

É o tipo de roteiro que me interessa
Me interessei em ler o livro pelo filme, que vi há mais de 10 anos. Eu gosto de histórias que inovam, saem do comum e surpreendem.

A história do livro se passa na França no final da idade média em torno da vida de Grenouille, um órfão insignificante que nasceu com uma capacidade olfativa extraordinária.

Eu amei a narrativa e a forma de escrever do autor, é exatamente o tipo de leitura que eu gosto. Ele já te prende nas primeiras páginas e sabe construir um desenrolar sempre surpreendente.

O que me marcou no filme foi principalmente a parte dos assassinatos (que nem acho q deveria estar no título do livro) e o final surpreendente. Já no livro o que curti mesmo foi o desenrolar da presença desse ser humano perturbado e genial, seus aprendizados e acontecimentos de sua vida, narrados com a riqueza de detalhes e personagens interessantíssimos.

Confesso que temi algum tipo de misoginia ou aquele clichê da beleza da mulher como algo celestial e, apesar das personagens femininas ocuparem espaços secundários (e umas duas referências no final de mulheres esperarem príncipes encantados) no geral o autor ganhou meu respeito nesse aspecto.

O livro me captou mesmo. Curti demais. Recomendo!

Dan 24/08/2022

MONUMENTO!
É um livro COMPLETO, a escrita é impecável, a construção da narrativa (e isso inclui o posicionamento das palavras, vírgulas, pontos e parágrafos) faz com que você tenha a impressão de estar manuseando uma obra de arte (o que de fato é). A trama é extremamente bem construída e envolvente, Patrick nos mostra com clareza e maestria, tanto a subjetividade (os dilemas, os pensamentos e a maldade encarnada) de Grenouille, quanto a objetividade, principalmente dos odores, no mundo concreto. Possui um dos finais mais chocantes que já li em minha vida. Definitivamente, é o tipo de livro que se não te ganhar pela história, com certeza vai te conquistar pela escrita. Imperdível!

Lucas.Hert 18/08/2022

Um thriller clássico com um final brilhante
Um livro assustador, sensual, nojento, violento e incrível

Mariah 17/08/2022

O menos (20) do cálculo da matemática fundamental (só no sentido de básica mesmo)
Sinceramente, muito surpresa com o impacto que essa história teve nas pessoas. Como marcaram elas e como foi algo que teve tanta popularidade. O fato isolado de uma pessoa assassinando com o objetivo de conseguir uma essência dos copos mortos, como se os drenassem, destilando uma substância que poderia gerar um cheiro utópico. 1. Não é nada original 2. Essa visão de retirar algo em prol do outro, e para isso precisar tirar a vida da pessoa no processo da conquista, é menos original ainda. 3. Muitos desenhos animados tem pelo menos um episódio que explora a temática de um cheiro que transforma um protagonista qualquer em alguém desejado por todos, e neles pelo menos vemos as implicações disso, de um jeito bem sintetizado e prático. 4. Houve a instrumentalização desse conceito e se foi uma criação desse alemão pouco importa, até por que se percebe pelo simples fato do livro ter sido escrito no finalzinho do século XX que não foi de jeito nenhum uma criação. Enfim, eu já sabia haver chances de eu odiar a forma a qual foi escrito, pelo menos não perdi meu tempo com a leitura, e a fiz com olhos corridos.

Re Oliver 15/08/2022

Pesadoo
Gostei bastante da história, já havia assistido ao filme mas sem sombra de dúvidas não chegou aos pés do livro. O livro mostra passo a passo de como tudo começou, as etapas pelas quais Jean passou , pensamentos ... enfim.
Maravilhoso demais .

marcella 06/08/2022

esse autor é bom demais!!! com uma riqueza de detalhes, essa foi uma leitura bem interessante e perturbadora, acho que ele conseguiu alcançar o que queria. gostei muito.