O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Mandy 07/04/2022

Nossa achei um máximo, super legal e interessante acho q teria q ter tido uma continuação, sério iria ser bem legal. E se controlar tudo mais, mas é bem legal. So n gostei muito do final.... sei lá .

petitprincekai 23/03/2022

mano, que livro bizarro e incrivelmente PERFEITO. eu estou fascinado com esse livro, e como ele é perfeito. não tem outra palavra pra descrevê-lo.

sem dúvida se tornou um dos meus all-time favorites. se não, o favorito (depois de pequeno príncipe, classic.)

eu não consigo descrever e nem explicar o quão perfeito esse livro é, o grenouille é um puta protagonista, ele é doente, um monstro demais e eu amo isso? ele indo atrás do perfume "perfeito", CARA ARRRRRRRRGHH meu deus. ele não poupa esforços para alcançar o que ele quer.

o fato dele ser recusado, sem amor, sem reconhecimento, sem absolutamente nada transformando-o em invisível por algo tão simplório como o fato dele não ter cheiro, e como a vida inteira dele se desenvolve em volta do olfato, do aroma, do cheiro...

o final é ÉPICO. QUE FINAL FODAAAAAAAAA, cara que final incrível. nossa pqp que livro foda. eu to AHAHSSHWJSJQKSKWISQO *freaking out*. muitas críticas à sociedade francesa também e ao perfume em si. AI MUITO FODA MEU DEUS QUE LIVRO PERFEITO.

eu recomendo esse livro pra TODO MUNDO ler uma vez na vida. se eu pudesse, eu apagava toda minha memória pra poder ler de novo.

eu te amo patrick süskind, que escrita perfeita. as descrições extremamente... ah. NOSSA QUW FODA SERIO AF. 5 ESTRELAS OLD DO OLD!!

"? Pois sempre havia renunciado às coisas. Possuir e perder, porém, ainda não."

jonesygirl 21/03/2022

slk, esse livro é muito doido.
a escrita é muito muito boa, a percepção dos cheiros depois dessa leitura realmente mudou...
gostei muito das descrições profundas dos cheiros e tudo que causam na vida das pessoas.

Alessandra.Adams 20/03/2022

Um livro bem desenvolvido, porém, ao meu ver, às vezes, um tanto repetitivo. O autor apresenta uma história intrigante e horrenda, de Jean-Baptiste Grenouille, garoto considerado estranho e, por alguns momentos, dito possuído pelo diabo.
Vale a pena a leitura, para descobrir do que o personagem principal é capaz de fazer, e descobrir seu desfecho.

Reccanello 14/03/2022

Na fedorenta Paris do Século XVIII, o recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille - a quem a natureza negou o direito de cheirar como um ser humano - é abandonado pela mãe junto aos restos fedorentos de um fedorento e imundo mercado de peixes. Por conta dessa sua característica, que o afasta e aparta da humanidade, ele também é rejeitado pelas instituições que tentaram lhe acolher e por praticamente todos com quem tem contato, sobrevivendo sozinho ao repúdio, aos acidentes, à miséria e às doenças. Entretanto, ao descobrir um estranho dom com o qual a natureza parece lhe haver compensado a falta de odor próprio - uma extrema e imensa sensibilidade olfativa que lhe permite não apenas reconhecer os odores mais imperceptíveis como, também, armazená-los em sua igualmente prodigiosa memória -, parte em uma insana e obsessiva busca pela essência perfeita, pelo perfume supremo que lhe permitirá, tal qual um deus, seduzir e dominar toda e qualquer pessoa (o que ele acredita ser o cheiro do amor). E, para isso, não se furtará a usurpar dos corpos de suas muitas vítimas sua essência e suas almas.
Com essa história misteriosa e muito perturbadora, Patrick Süskind nos traz um personagem intrigante que, ao mesmo tempo e em diferentes medidas, nos desperta pena, desconfiança, admiração, medo, ódio, repulsa, nojo (ainda assim, um protagonista pelo qual é quase impossível ter empatia)... E nojo também é o que sentimos diante das descrições extremamente realistas dos maus cheiros provenientes da miséria e de sua absoluta falta de higiene. Por outro lado, a mesma sensação de realismo nos faz como que quase realmente vivenciar a história e seus ambientes, sentido as fragrâncias das peles, do sangue e dos fluidos das pessoas, os cheiros da terra, das plantas e dos animais, e os perfumes que viajam com o vento! O menos lembrado dos sentidos é magistralmente explorado de forma a penetrar fundo na mente do psicopata e buscar entender suas motivações e suas intenções, ainda que absurdas, ainda que execráveis... E o desfecho da história?! Uma das leituras mais cruéis, inesperadas, repugnantes e, ainda assim, excitantes, perturbadoras e surpreendentes que já li. Definitivamente, e apesar de ter vendido quinze milhões de cópias em mais de 40 idiomas, "O perfume" não é uma leitura para pessoas de estômago fraco, mas é justamente esse o grande mérito do livro!

site: https://www.instagram.com/p/CbBf-EmgdHn/

Luan539 07/03/2022

Perfume da vida
O livro trás inúmeras sensações ao ser lido, você vive por experiências do nojo ao paraíso, embarcando em todos os cheiros que são detalhados aí longo da leitura.

Lorena 25/02/2022

Jean-Baptiste Grenouille é o personagem principal do livro escrito por Patrick Süskind. A história se passa na França, no século XVIII e narra a trajetória de Grenouille: um homem sem cheiro, nascido na podridão das ruas de Paris, descartado pela mãe no entulho de restos de peixe e que, curiosamente, possui o olfato mais apurado de toda a humanidade.

Durante sua primeira infância, por sua característica peculiar de não exalar nenhum tipo de cheiro, foi rejeitado também por amas de leite, pelo clero e claro, por outras crianças. Contudo, tem ele uma vontade de sobreviver muito voraz e passa por todas as dificuldades da infância sub-humana que teve levando consigo um "catálogo de odores", o suficiente para ele.

Os caminhos que percorre vão trilhando para que ele aprenda o ofício de perfumista. Sem destaque algum. Afinal, para a sociedade parisiense, ele era apenas um ninguém e que nem era percebido, literalmente. E, para ele, bastavam os odores. Todo o resto, era do mínimo que precisava para viver.

O perfume que faz a reviravolta na vida de Jean-Baptiste é algo para ele totalmente inusitado: o odor exalado por uma bela adolescente e a felicidade jamais sentida por ele até então. E aí ele decide que precisa desse odor para si. Mas como aprisiona-lo? É a partir dessa interrogação que ele irá se tornar um assassino. E é de onde Patrick convida o leitor para embarcar em seu realismo fantástico, seu suspense e suas reflexões sobre a existência, a vida e a morte.

"Perfume: História de um assassino" é um livro capaz de despertar no leitor os melhores e os piores odores como se eles estivessem bem rentes ao seu nariz. De si. Dos seus. Da humanidade. E aqui, entenda-se como odor, a própria essência.

A_Sarah_Soares 18/02/2022

O perfume
Esse livro não tem um plot UAU mas a forma como foi escrita, a forma como mostra cada detalhe sobre a formação desse ser humano é intensa e prazerosa de ler, até os assassinatos ficaram pequenos diante da presença dele e o final, intenso como o resto do livro.

vtoria 18/02/2022

Foi uma experiência incrível.
O livro mais sensitivo que eu já li, descreve tanto os cheiros que parece que as páginas emanam a fragrância das coisas, as boas e as ruins. O livro tem um certo erotismo que é fascinante, um erotismo sombrio, ainda proibido, mas que parece sair dos desejos humanos mais reais. Agora é um dos meus livros favoritos.

amanda 18/02/2022

?A chama divina, que às outras pessoas é dada de berço e só a ele não fora dada, ele a conseguira.?

Eu não tive nenhuma surpresa com a leitura, porque já tinha assistido o filme e lembrava de cada detalhe, porque essa definitivamente não é uma história que se esquece, e o filme não altera o final que é o mais incrível e mais chocante que já vi acontecer. Apesar de ser uma leitura sem surpresas foi uma leitura intensa, fiquei louca pra chegar logo no final e ver AQUELA cena descrita e saber como os personagens chegavam a tal ponto no livro.
As únicas partes que não me prenderam foram os enormes detalhes sobre fabricação de perfumes que deixaram a leitura um pouco arrastada em alguns capítulos, mas o final surreal compensa o início arrastado e as passagens sobre perfumes.
Esse livro é intenso, é chocante, é viceral.
ThayAvalon 18/02/2022minha estante
Menina adorei tua redenha, faz tempo que quero ler esse livro tá meio exclusivo

amanda 18/02/2022minha estante
Você deve achar em sebo, minha edição foi 10 reais num sebo de rua kkkkk

Lia 16/02/2022

Muito muito bom
Se você quer um livre só sobre um assassino esse não é o livro pra você. O livro é muito mais que a história de um assassino, como está escrito na capa. O personagem principal, Grenouille, é muito interessante e complexo. Adorei. Vale a pena ler