O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

merillyn.andrade 20/05/2022

"... nesse momento ressurgiu nele todo o seu nojo ante os seres humanos e conspurcou de tal modo o seu triunfo que não sentiu mais nenhuma satisfação. O que ele sempre havia desejado, ou seja, que as outras pessoas o amassem, tornava-se, no instante do seu êxito, insuportável, pois ele mesmo não as amava, mas as odiava. E de repente soube que jamais encontraria satisfação no amor, mas tão-somente no ódio, no odiar e no ser odiado... E desejava que notassem o quanto ele as odiava e que por isso, por causa desse seu único sentimento real, elas o odiassem de volta e, por sua vez, liquidassem com ele, como, afinal, originalmente pretendiam. Uma vez na vida ele gostaria de se externar. Uma vez na vida gostaria de ser também como outras pessoas e externar a sua interioridade: assim como elas externavam o seu amor e a sua idiota veneração, assim ele o seu ódio. Uma vez, uma única vez, queria ser considerado em sua verdadeira existência e receber de outra pessoa uma resposta ao seu único sentimento verdadeiro, o ódio..."

Paulascrap 18/05/2022

Não flui pra mim !..
"As pessoas podem fechar os olhos diante da gandeza, do assustador, da beleza e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou palavras sedutoras. Mas não podiam escapar do aroma, pois o aroma é um irmão da respiração ...!"

📖 A leitura cansativa não funcionou em nada pra mim, empurrei por ser um clássico e queria conhecer a história por ter referências em outras histórias, bem descritivo e lento, ao contrário do filme que já prende sua atenção desde o ínicio sendo bem fiel a obra escrita.

📌Jean Baptiste Grenouille foi considerado uma criança do demônio por nao exalar cheiro, abandonado pela mãe ao nascer e criado em orfanatos não via qualquer perspectiva sobre sua vida. Sem amigos, sem família e sem qualquer pessoa, o menino cresce e se torna alguém taciturno, que passa despercebido por onde passa.

📌 Tudo muda ao realizar uma entrega e conhece o mestre Baldini, ficando encantado com todos os frascos e aromas daquele ambeinte , aproveitando que o perfumista estava em guerra com o concorrente para superar o atual e famoso amor e psiquê, prometeu criar um melhor se tivesse a chance de ser seu aprendiz.

📌 Após seguindo carreira solo rara produzir o perfume que seria sua obra prima, ele precisava matar moças virgens (pois a atividade sexual alteraria o aroma) e extrair seu cheiro para atingir a perfeição almejando ser o maior perfumista que já existiu , nascia ali um serial killer.

🎬 Na França do século 18, Jean-Baptiste Grenouille, nascido com um olfato superior, procura criar o melhor perfume do mundo, um aprendiz de perfumista com o dom incomum de diferenciar todos os odores à sua volta.
Sua obsessão é extrair e preservar o aroma da feminilidade, o mais sublime dentre todos. e para isso, ele percorre um caminho sombrio. Com uma narrativa rica, e forte teor de crítica social permite a discussão de várias temáticas.

📌 Embora filme e livro tenham o mesmo final, a adaptação fica um poico subentendido enquanto na narrativa da leitura ela é crua e sem rodeios, nessa parte a leitura supera o filme. Não foi ma leitura que amei mas ainda sim indico .Uma releitura recente foi produzida como série, mas embora tenha o mesmo contexto da obra conta como inspiração trazido aos tempos modernos.

#operfume #patricksuskind #thriller #ahistóriadeumassassino

ThayAvalon 09/05/2022

Sombrio horrível, e repugnante.sentia muito pavor desse personagem. No início da leitura é digno de pena, logo bebê ele é jogado com víceras de peixes em um balde na rua, quem cuidou dele nunca teve um pingo de sentimentos e ele nem um pingo de odor, ele não tinha cheiro. Era um ser humano sem cheiro, que não exalava nenhum perfume. Porém nasceu com um nariz inteligente , que conseguia fabricar as melhores fragrâncias , até que ele teve a brilhante ideia de fazer um perfume do cheiro físico de alguém ( literalmente tentar extrair o cheiro que o ser humano pode exalar) e é aí que a leitura fica cada vez mais sombria e de uma forma quase que poética o autor conta essa história ansiosa.

Kate Dias 09/05/2022

Descritivamente nojento (mas bom)
Antes de ler, pense: o próprio título já entrega, a HISTÓRIA de um assassino.

Para fãs de thrillers sanguinolentos, esse livro não é o caso.

A história fala sobre Jean Baptiste Grenouille, como ele tem o olfato peculiar que pode até distinguir a pureza da volúpia.

As cenas olfativas são tão descritivas que me senti dentro da história, mas é tudo muito nojento e asqueroso (pense que na época não havia saneamento básico, só putridão).

Escrita muito boa e fluída, só o que me incomodou é que as vezes o autor divaga muito em algumas cenas que não são importantes. Fora isso é um bom livro.
Thais645 09/05/2022minha estante
Eu adorei esse livro. Já o filme, no qual foi inspirado/adaptado, não chega nem aos pés do livro. Um fiasco.

Elisiane 09/05/2022minha estante
Achei esse livro perfeito. Cinco estrelas, na época que li.

Kate Dias 09/05/2022minha estante
O filme ainda não vi, mas o livro é muito bom mesmo!

alew. 09/05/2022minha estante
eu nao consegui passar do primeiro capítulo...

Jeane Nunes 09/05/2022minha estante
Adorei o livro e o filme também ?

Kate Dias 10/05/2022minha estante
Ale tenta ouvir no app da Alexa, ajuda demais

Samara638 29/04/2022

Jean-Baptiste Grenouille, nasceu em Paris, em meio a podridão em um mercado de peixes.
Sua mãe, foi julgada e executada em uma praça pública, pouco depois de seu nascimento, acusada por infanticídio.
O protagonista, é um personagem que nasceu sem exalar cheiro e com um olfato superior.

O livro é bom, interessante e diferente.
Mas, ao decorrer da leitura, foi ficando maçante, ao ponto de lê-lo somente para não abandonar.
Gostei bastante das descrições dos personagens, chega a causar repulsa.

Arraes.Arraes 29/04/2022

Do luxo ao lixo
Maior experiência sinestésica que já encontrei em uma abertura de obra.

"Perfume" ilustra maravilhosamente o contexto histórico, a conjuntura social e as personagens, além de dar vida a cidade de Paris de maneira absolutamente genial, enquanto se sustenta razoavelmente a partir do segundo ato, para só então nos conduzir a um abismo - tanto narrativo quanto criativo - de modo fazer-me questionar se o autor era o mesmo.

Em termos de trama possui diversas barrigas que não justificam nem agregam ao mistério criado, senão acusam a incapacidade de sustentação da qualidade inicial.

Em suma, "Perfume" pode ser até mesmo considerado uma obra didática sobre quando "menos é mais" e se considerarmos a qualidade de leitura do público médio, "Perfume" também justifica seu sucesso.como bestseller.

Flávio 27/04/2022

Interessante e louco...
O livro é Interessante, denso e o autor, nos apresenta uma personagem de cara maldoso, aproveitador, mas que nunca foi amado. É uma história pesada. Um daqueles livros que a pessoa não vai esquecer. O final então é imprevisível. Muito devaneio.

Bia Amancio 26/04/2022

O livro é narrado a partir do cheiro, aromas
Confesso que foi uma leitura meio cansativa. Não foi um mistério que quis me aprofundar e terminar no mesmo dia, por exemplo. O autor é extremamente detalhista, porém, não nos assassinatos, os que foram narrados de forma rápida e sucinta na última parte do livro apenas. A história de Grenouille foi muito explorada e os detalhes dos locais, tudo na percepção do personagem, isso achei fantástico. O livro é narrado a partir do cheiro, aromas. Assim como a França e sua história, foi a parte que mais gostei. Poder conhecer sobre o período histórico, as cidades francesas, a população e o contexto do surgimento do perfume. Um italiano originou o perfume, sabia disso? Descobri nesta leitura.

site: @_biaarod

Mariane 23/04/2022

Uma narrativa que lhe transporta para aquele mundo estranho, sujo e nojento. A descrição do livro faz com que você sinta os odores, e lhe faça imaginar o cenário. Muito boa a leitura e muito surpreendente. Esse é o livro onde você já sabe quem é o assassino, porém o autor descreve tão bem que te instiga a querer saber mais a história. Nunca li um livro assim com tantas descrições. Amei a leitura

Flavia1332 19/04/2022

Perfume a essência de um assassino
Quem escolhe o livro pelo título provavelmente não irá apreciar a leitura, pois o livro relata experiências extremamente sensoriais.É descritivo e lento, porém a leitura te faz imaginar cheiros e experiências totalmente diferentes do habitual.Gostei do livro, achei o personagem complexo e simples ao mesmo tempo.Me pareceu uma pessoa comum em busca de autoconhecimento, porém com um dom inegável e com falta de discernimento do que é certo ou errado foi por caminhos tortuosos.

Cleo 19/04/2022

Inusitadooooo!
O livro é muito bom, porém achei que teve muita enrolação, muito detalhes de acontecimentos que nao eram essenciais para o desenrolar da história. Conta toda a trajetória de Grenouille, desde o nascimento, que foi bem nojento digamos.
O cara tem um dom muito f***.
Mas vocês não estão preparados pro final desse livro kkkkk e falo isso com toda a certeza do mundo kkkk foi tão, mas tão inesperado que eu pensei que era uma pegadinha, sério, só leiam!
E mais uma coisa, haja estômago pra ler esse livro viu!

Núbia Cortinhas 15/04/2022

Impactante!!
Ainda estou impactada, embasbacada com esse livro!! Uauuuu!!
Patrick Suskind nos surpreende com o seu poder criativo, com a sua magia na escrita em nos transportar para a França do século XVIII.

O seu poder descritivo é tão forte que temos a sensação de sentir todos os odores, sejam cheirosos ou fedorentos, ele nos faz visualizar o cenário com tal maestria para acompanharmos a estória de Jean Baptiste Grenouille, um homem sem odor e com um super olfato. Sofrido, rejeitado, explorado, amoral, mas com um talento que o seu olfato super aguçado proporcionou, a habilidade de brilhar na indústria da perfumaria e assim dedicar-se de maneira obsessiva na produção do melhor perfume, da melhor fragrância... Nem que para conseguir tal matéria prima seja necessário matar.

Este livro às vezes tragicômico, às vezes poético ou ainda simplesmente trágico tem um final terrivelmente surpreendente, bizarro, impactante! Vale a pena ler e quem leu não vai esquecer do famigerado perfumista Jean Baptiste Grenouille.
Rivaldo.Santos 16/04/2022minha estante
Fiquei Muito estarrecido com esse final. Mas achei apoteótico! Porém, o que mais me chamou atenção é que a obra há poucos diálogos (Mas de forma alguma é um demérito, muito pelo contrário), mas o poder descritivo que o autor trás é tão incrível que por vezes você sente o cheiro dos perfumes que Grenouille faz. E o comeco desse livro é uma das coisas mais nojentas que já li kkkkkkkkkkk

Núbia Cortinhas 16/04/2022minha estante
Concordo plenamente! É incrível como o autor faz a gente vivenciar os fatos com poucos diálogos, aliás Grenouille só falava o básico e o necessário na concepção dele, só o que lhe interessava, já que ele apreciava a solidão. E o início da estória realmente é um soco no estômago, kkkkk.

Aline Silva 16/04/2022minha estante
Amo esse livro. ?

Dhewyd 02/05/2022minha estante
Que resenha top

Núbia Cortinhas 02/05/2022minha estante
Ahhh! Muito obrigada Dhewyd! ?

Dessah 29/12/2023minha estante
Sua resenha me fez lembrar muito o filme, pois tive as mesmas sensações que descreveu.
Ainda não li o livro, mas com certeza entrará para a lista ?

Jaque - Achei o Livro 10/04/2022

Não rolou!
Não é uma estória sobre assassinato mas sim sobre o assassino. Narrativa minuciosa e descritiva da vida do jovem Grenouille e sua busca obsessiva pela essência perfeita.

Não há como negar o valor real dessa obra, a maestria com que o autor consegue descrever cheiros e sensações. Porém não é um livro que me agradou. Achei a narrativa cansativa em muitas partes do livro e o final corrido.
Muita gente pode se incomodar com cenas grotescas e nojentas, mas não me causou esse tipo de repulsa.
É o velho "Não é você, sou eu". O livro é bom, mas eu não curto esse tipo de narrativa. O autor se preocupa muito nas descrições mas faltou enredo e foi por isso que o livro não me envolveu.
Vale a pena conhecer estória e tirar as próprias conclusões. Eu já conhecia por causa do filme mas tinha interesse em conhecer o livro.
Obs* Apesar de ter o livro em papel, acabei optando pelo audiobook disponível no youtube.

Nota: 3,5

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2022/04/o-perfume-historia-de-um-assassino.html

Mandy 07/04/2022

Nossa achei um máximo, super legal e interessante acho q teria q ter tido uma continuação, sério iria ser bem legal. E se controlar tudo mais, mas é bem legal. So n gostei muito do final.... sei lá .

petitprincekai 23/03/2022

mano, que livro bizarro e incrivelmente PERFEITO. eu estou fascinado com esse livro, e como ele é perfeito. não tem outra palavra pra descrevê-lo.

sem dúvida se tornou um dos meus all-time favorites. se não, o favorito (depois de pequeno príncipe, classic.)

eu não consigo descrever e nem explicar o quão perfeito esse livro é, o grenouille é um puta protagonista, ele é doente, um monstro demais e eu amo isso? ele indo atrás do perfume "perfeito", CARA ARRRRRRRRGHH meu deus. ele não poupa esforços para alcançar o que ele quer.

o fato dele ser recusado, sem amor, sem reconhecimento, sem absolutamente nada transformando-o em invisível por algo tão simplório como o fato dele não ter cheiro, e como a vida inteira dele se desenvolve em volta do olfato, do aroma, do cheiro...

o final é ÉPICO. QUE FINAL FODAAAAAAAAA, cara que final incrível. nossa pqp que livro foda. eu to AHAHSSHWJSJQKSKWISQO *freaking out*. muitas críticas à sociedade francesa também e ao perfume em si. AI MUITO FODA MEU DEUS QUE LIVRO PERFEITO.

eu recomendo esse livro pra TODO MUNDO ler uma vez na vida. se eu pudesse, eu apagava toda minha memória pra poder ler de novo.

eu te amo patrick süskind, que escrita perfeita. as descrições extremamente... ah. NOSSA QUW FODA SERIO AF. 5 ESTRELAS OLD DO OLD!!

"? Pois sempre havia renunciado às coisas. Possuir e perder, porém, ainda não."