Para onde vão as sombras Jadna Alana

Resenhas - Para onde vão as sombras

caua 11/10/2021

Uma distopia, com mortos-vivos, com uma guerra na cidade com duas facção uma defende a liberdade e a que distorce as passagens bíblicas.
Um livro bastante rápido de ler, mas que fica um pouco de dor de TERMINA muito bom, da vontade de ficar nesse universo

@biblio.sah 10/10/2021

Para onde vão as sombras, da autora Jadna Alana, é um livro nacional que se passa na cidade de Campina Grande, Paraíba. O livro é uma distopia/fantasia urbana, onde os personagens se encontram na Cidade Invertida, um lugar sem vida e parado no tempo, onde pessoas não respiram e condenados vagam pelas ruas vazias e sem luz, ainda que seja a Campina Grande que um dia se conheceu.

A protagonista é Ananda, uma leitora voraz, amante dos livros, corajosa, invocada e teimosa. Ladeada pelo seu melhor amigo Benjamin, ela de repente se vê em um lugar desconhecido e precisa se adaptar à nova realidade de sua vida (ou morte, se preferirem). Esse lugar, a Cidade Invertida, está dividido em duas facções, uma que preza pela liberdade de forma inestimável e a outra, que mata e dizima em nome de um deus nada misericordioso.

Temos o líder Axel, um dos interesses amorosos de Ananda. Não posso dizer muito dele, pois a narradora tampouco nos conta muito do seu passado. Sabemos que Axel não tem suas memórias da vida antes da Cidade Invertida e por isso não se lembra mais como se lê, fazendo de Ananda sua contadora de histórias. Livros também são raros ali, então todo momento como esse é extremamente precioso.
Kalo também é uma personagem importantíssima, com uma história que mexeu com meu coração. Ela é a chefe das patrulhas e passa a treinar Ananda, com armas e lutas para que ela possa defender também a facção de um conflito iminente.

Gosto do recurso narrativo de incluir uma "narradora" que não é a autora. É como se fosse a quebra da quarta parede que nos deixa mais imersos no livro. O livro também traz representatividade de forma natural, sem forçar, como realmente deve ser. A escrita é ótima e me lembrou Divergente. Tem muita ação e muitas frases lindas, marquei o livro todo!!

Recomendo demais!

Gabriel 03/10/2021

Para onde vão as sombras
Mês passado eu não estava conseguindo ler nada, não terminei um livro. Daí eu comecei esse, é uma distopia nacional que eu super recomendo e tem no Kindle unlimited.

É um livro super diferente e com uma escrita ótima, tem vários plots e representatividade recomendo muito. 5? favoritado( para quem quiser conhecer um pouco mais da autora o IG é @escritorajady)

Mbkamille 26/09/2021

Uma vibe meio divergente
Ananda é uma jovem comum que assim como qualquer leitor, vivência todo tipo de aventura por meio dos livros enquanto leva uma vida pacata. Até que acorda ao lado de seu melhor amigo em um lugar desconhecido, que na verdade é a mesma cidade em que cresceram porém tudo está destruído e sem vida. O céu não tem estrelas e o tempo parece não passar, e pra piorar, criaturas feitas de ossos e sem vida passam a persegui-los.
Após serem salvos, eles descobrem estar em um mundo invertido, onde um grupo de fanáticos religiosos dominam tudo e caçam àqueles que discordam de seu ideal, Ananda só não podia imaginar que sua chegada aquele lugar não se deu por acaso, ela é uma chave importante pra salvar os que se rebelam contra a tirania, mas vai precisar sacrificar muitas coisas para vencer esse mal.

@ziasrules 12/09/2021

Obra de Arte.
nem todas as palavras do mundo podem descrever a perfeição que esse livro é.
Para Onde Vão as Sombras é simplesmente uma obra de arte. A dedicatória é linda, o amor de Ananda pelos livros, a própria história, a narradora, os acontecimentos, o universo.
Eu amei de todo o coração.

Edi 05/09/2021

"Somente aquele que se mantém lúcido quanto ao passado [...]
[...] pode mudar o futuro".

Eu amei essa história, a distopia e o universo criado. Além de me sentir muito próxima do ambiente, da escrita e da forma como os personagens falam.
Ananda é uma mulher muito corajosa e teimosa. É uma protagonista interessante de se acompanhar. Os outros personagens também, mas, sem dúvida, meu favorito é Axel.
Me identifiquei muito com ele. Embora ele tenha cometido erros, sempre foi com a melhor das intenções e tentou o seu melhor para corrigir o que podia.
O final do livro me deixou em um misto de alívio e tristeza. E com certeza quero ler As Flores São Para os Mortos e entender mais sobre esse universo.
Por fim, também gostaria de dizer que gostei muito das frases abrindo cada capítulo. Além de se relacionarem com o conteúdo do capítulo, ainda traz a proximidade com outros títulos da literatura.

Mateus 04/09/2021

Livro maravilhoso
É uma distopia com fantasia urbana muito genial. Não vou falar muito sobre a história, mas os personagens são ótimos. Amei a Ananda e o Ben.
Se você curte histórias com dimensões alternativas e muita ação, além de um romance na dose certa, esse livro é teu. Corre e compra.

Quem gosta de Divergente, Coraline, Jogos Vorazes vai amar.

Julianna 20/08/2021

não esperava chorar tanto quanto chorei
O final do livro foi incrível, não poderia ter final melhor, a Jadna tem uma escrita que prende e cativa, muito fácil! Além de que a história que ela criou, foi incrível. Me apeguei muito aos personagens, a todos, e isso me fez ficar mais envolvida com a história. Uma bela distopia ??

Esse foi um dos melhores livros que li, e com certeza se tornou um dos meus favoritos!
Jady 24/08/2021minha estante
Vou morrer de amoressssssss

May 07/08/2021

Resenha Para onde vão as sombras
Iniciei a leitura desse livro com pouca expectativa, mas ainda assim com uma pitada lá no fundo de que iria gostar da história. Mal sabia eu que iria amar rsrs

Essa história me pegou de forma inesperada, e se o objetivo da autora era ( e era sim, ela já comentou sobre isso ?) te fazer se acabar de chorar, ela conseguiu.

O livro trata de uma fantasia distópica, e está muito bem escrito e desenvolvido. Trata de assuntos importantes, pois fala de liberdade, alienação, subjetividade.
Depois de ler uma história como essa, você vai querer apenas viver sua vida intensamente, aproveitar cada pedacinho de sensação, e isso é muito importante.
?A liberdade é algo inestimável!?
Jady 24/08/2021minha estante
Meu coração não suporta tanto amor

May 24/08/2021minha estante
??????

Luiza 27/07/2021

Para Onde Vão As Sombras
Esse livro, oque dizer sobre ele?

A Jady insere a gente nesse universo de uma forma tão incrível, os personagens perfeitos, os plots e as lições de vida; é tudo tão perfeito.
Apesar de todos os personagens que eu era super apegada terem morrido eu não podia ter imaginado um final melhor, as vezes é bom a gente sofrer mesmo!! Super Indico
5/5 ??????????
Jady 28/07/2021minha estante
Aff que amor!

Bia 01/07/2021

Para onde vão as sombras
Eu amei demais esse livro, ele é o pacote completo: ação, reflexão, romance, representatividade, emoção, crítica social, narração brilhante, personagens envolventes, ambientação imersiva... Se você gosta de distopia você vai amar essa obra prima.

"Somente aquele que se mantém lúcido quanto ao passado pode mudar o futuro."

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 29/06/2021

Para onde vão as sobras | Jadna Alana | @kemroxtvliterario
Para onde vão as sombras é uma distopia que foi escrita pela autora Jadna Alana é seu quinto livro, corresponde ao Grupo Editorial Coerência sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro mais marcadores em parceria com a própria editora. Eu já conhecia a escritora, eu já li o livro dela Riacho do Jerimum com livro viajante e já entrevistei ela para meu canal no Youtube.

O livro é dividido em capítulos nomeados, com frases de livros no início e os agradecimentos. Direção Editorial: Lillian Vaccaro. Produção Editorial: Bianca Gulim. Diagramação: Michael Vasconcelos, Produção Gráfica: Giovanna Vaccaro, Capista: Mirella Santana, Revisão: Gabriel Lago e Bianca Gulim.

Essa obra conta sobre Ananda que mora em Campina Grande, ela trabalha numa livraria de repente sem se lembrar ela acorda em um lugar diferente a Cidade Invertida, ela e seu melhor amigo Benjamim estão num abrigo da facção trikanakake no qual pensam a princípio que estão mortos, eles conhecem Axel líder de uma das facções, esse livro tem referências fortes de Fahrenheit 451 , Clarisse Lispector e Dom Casmurro. Além de conter personagem de livro como o Pequeno Príncipe com frase dele também. Existem outros personagens também como o Clay, Kalo, Olin e entre outros. Eles tem a jornada de com tudo acontecendo como uma distopia ficarem a salvo.

Eu amei esse livro dei 5 estrelas e favoritei. Quando fala sobre Fahrenheit 451 nessa obra também ocorre que o poder maior no qual Ananda se encontrou proíbam os livros. Um personagem que morreu eu nem imaginava que ia ocorrer. Pretendo ler As flores são para os mortos que está disponível em ebook na Amazon. Esse livro é muito importante para literatura e cultura mostrando a Ananda e seu amor pelos livros, as referências, a importância dos livros e representando o Nordeste. Esse livro tem uma incrível playlist no Spotify. Esse livro está disponível no site da Editora e na Amazon e eu indico com certeza.

O livro se inicia com a seguinte frase:

"Esta história é para aqueles que acreditam que os livros podem mudar o mundo"

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2021/06/resenha-para-onde-vao-as-sombras-jadna.html

wendy. 06/06/2021

Emoções que nem consigo transcrever.
Nessa resenha vim falar sobre uma das melhores leituras e experiências que tive na minha vida. Já aviso que não sou muito bom falando de coisas que gostei, não sei o que acontece, mas travo um pouco e talvez eu não diga tudo que quero, mas vamos lá!

A Jadna é uma escritora incrível que tive o prazer de conhecer e que se tornou uma grande amiga, admiro muito o trabalho dela, acompanho desde da época do Wattpad. Em Para Onde Vão as Sombras é perceptível todo o seu crescimento. Valeu a pena esperar o tempo que esperei para ler esse livro, pois a sensação que tenho é que foi bem pensado e estruturado, sendo assim um livro bem escrito.

Cada linha tem seu propósito, inclusive, a autora conseguiu fazer com que a narrativa se desse muito bem nas suas 300 e poucas páginas, a história não ficou corrida e também não se perdeu em coisas que eram irrelevantes para o arco principal. Algo muito legal em relação as referências literárias, a maioria tem relação direta com a história e faz todo sentido estar nela, não tem como pensar nas obras citadas aqui depois de ter lido e não associar aos acontecimentos dentro de POVS (tive uma nova visão delas). A narração foi o que mais deixou a leitura fluída para mim e foi um dos pontos positivos do livro, foi um recurso bem ultilizado na história para torná-la interativa.

Sobre a protagonista, ela é uma personagem forte, cativante e principalmente decidida (sem aquele mimimi que geralmente encontramos com personagens do gênero). Ananda está entre as melhores protagonistas de fantasia ? para mim, é muito fácil a identificação com ela ao longo do enredo, principalmente por ela ser leitora ? todo esse amor pelos livros foi bem transcrevido em cada linha da história. Ananda cresce e aprende durante sua jornada, e isso que me fez amar ainda mais ela, todas suas decisões (apesar de algumas serem precipitadas), são motivadas pelo seu amor aos livros (eu entendi seus atos mesmo que não concordasse com alguns). Ela não gosta de ficar parada quando ver que precisam de alguém que faça algo, então ela vai lá e faz.

A mitologia criada pela Jady é fantástica em todos os aspectos, tudo foi bem custuradinho e pensado pela autora. Um dos elementos que mais gostei da história foi a Cidade Invertida, sem dúvidas.

Pontos para a representatividade do livro, dá para ver como a autora tomou cuidado ao criar esses personagens. Aqui tudo é tratando com sensibilidade e naturalidade, a função deles não ficam definidas em só serem parte da comunidade lgbtq+ ou serem negros ? não, isso é só mais um traço que os tornam especiais e bonitos. A protagonista da história é bisexual, e eu agradeço muito por não ter nenhum esteriótipo tosco que já estou cansado de encontrar em livros que leio. O melhor amigo da protagonista é gay e forma um casal aquileane lindo com o personagem Clay. Kalo também bisexual, foi uma das minhas personagens favorita da história. Axel também está entre os favoritos, e teve um dos melhores arcos do livro ? chorei muito, não te perdôo Jadna.

A crítica na história é muito relevante e importante para os tempos atuais, me fez refletir muito sobre como o fanatismo pode cegar as pessoas, sufocar e pregar o medo (em qualquer religião). A luta dos personagens contra todo esse sistema é o que move a história, a cada capítulo eu me via tenso e preso, querendo mais e mais. O vilão é desprezível, eu o odiei, mas isso é bom. Jadna soube fazer um bom vilão, com motivações terríveis e realmente ruim.

Quando terminei de ler a última frase desse livro, fiquei dias refletindo sobre e confesso que ainda não sei como me expressar em relação, mas eu sei que gostei muito. Talvez seja porque o livro me fez passar por muitas emoções, mas essa leitura me salvou, foi como um abraço amigo que eu precisava demais. Terminei o livro com uma sensação de conforto ? ri, chorei, gritei, fiquei tenso, vivi cada frase, cada linha e me apaixonei por cada personagem. Favoritado e 5 estrelas sem dúvidas. Recomendo muito para fãs de distopia, que estão a procura de um livro de fantasia único nacional e com algo que realmente não é mais do mesmo no gênero.
Jady 06/06/2021minha estante
EU AMO ESSA RESENHA COM TODO MEU CORAÇÃO

Henrique.Gomes 24/05/2021

SÓ LEIAM!!
O conjunto da obra é MAGNÍFICO. Escrita, personagens, habitação, enredo, tudo muito perfeito. Sem contar da nossa amiga e fiel acompanhante de leitura/jornada, Narradora, ela nos acompanha do primeiro ao último capítulo e acho, não, acho não, TENHO CERTEZA que sem ela seria diferente a experiência de leitura.
Jady 25/05/2021minha estante
Que coisa lindaaaaaa! Obrigada mesmo!