Para onde vão as sombras

Para onde vão as sombras Jadna Alana

Resenhas - Para onde vão as sombras

beanztriz 04/05/2024

Pensamentos conflitantes
Antes de tudo devo dizer que achei algumas justificativas e cenas muito cafonas, mas entendo que esse livro é um fruto das questões da época em que foi escrito, Jadna Alana nunca falha em escrever fantasia nacional de qualidade, mas essa tem seus problemas. a narradora-personagem não me incomodou, mas acho que a autora abusou um pouco demais desse recurso linguístico para justificar alguns pontos incoerentes e incompletos na história. eu AMEI a Ananda como personagem principal, (cortei o cabelo por influência dela rsss) achei uma excelente construção de personagem mas o romance dela com um personagem em específico foi muito desnecessário e não fez muito sentido para mim. o destaque que ele teve podia ter sido transferido para o outro interesse amoroso que era mto melhor(?), o relacionamento da Ananda com essa pessoa com certeza foi uma das coisas que mais amei no livro. o Benjamin foi um personagem meio irrelevante para a história e só tinha um (1) traço de personalidade, até o Clay que apareceu bem menos tinha mais profundidade. a história é muito criativa e da gosto de ler, mas acho que faltou um pouco detalhar mais o mundo em que eles estão, talvez o spin off (que com certeza irei ler) traga majs detalhes. os trechos no inícios de cada capítulo são maravilhosos e o jeito que a autora descreve sensações é incrível. no geral, um bom livro, muito divertido e bem escrito, vale muito a leitura.

Vanessa663 09/04/2024

A liberdade é algo inestimável!
Impossível terminar esse livro e não vir aqui dizer algo. Não achei que essa leitura seria tão impressionante, porém, ela superou todas as minhas expectativas.
Para a autora dou parabéns.

mari:) 20/02/2024

Escrita maravilhosa
Acho muito legal aquela história de ler um livro e se sentir melhor amiga da personagem principal, mas, lendo esse livro, me senti melhor amiga da autora e acho que vale muito mais destacar isso do que comentar sobre a construção de mundo super interessante ou os personagens muito bem desenvolvidos.

Alu.vitória 14/02/2024

Maravilhoso!!!
Começei esse livro por uma indicação e posso dizer que é uns dos melhores que eu já li. Para onde vão as sombras é um livro de fantasia completo e bem escrito. Com isso, umas das melhores coisas do livro são seus personagens que são bem desenvolvidos, nossa protagonista é um exemplo perfeito, Ananda é uma mulher forte e corajosa, que mesmo assim não perde sua sensibilidade e fragilidade. Ananda para mim é um exemplo perfeito de uma protagonista feminina muito bem construída. Além disso, o mundo em que esse história se passa é bem construído, com suas regras próprias e afins. Desta forma, espere muitas reviravoltas, risos e lágrimas.

cid 26/02/2024minha estante
Concordo. Achei que faltou muito do Axel no livro. Falar mais das suas ideias para o novo mundo.

isa farinacio 01/01/2024

Welcome! Everything is fine (só que não está)

Gostei bastante da ideia do livro, do plot e do final, o universo que ela criou foi bem interessante e é um livro que não dá pra largar
Só a narradora que me incomodou um pouco em alguns momentos, apesar de a ideia de ter uma narradora que é uma personagem que não está envolvida na história ser bem legal

Regiane.Consulin 22/11/2023

A liberdade é algo inestimável.
Não conhecia a autora, mas já virei fã.
A história se passa em um mundo paralelo e em todo momento me senti vivendo com as personagens e sendo da facção.
Recomendo muito a leitura.

Lucas.Yoshi 12/09/2023

Eu nem sei oq falar desse livro de TÃO BOM que foi, do início ao fim eu fiquei completamente preso a história, Ananda e Benjamin sempre mt importantes um para o outro além dos demais personagens que colaboraram demais, como a Kalo e o Axel que fez a Ananda ter quase 2 relacionamentos smsksksks, O Clay que foi uma alma gêmea pro Benjamin desde o início. Amei os Plots do livro, e como todos os personagens foram mt bem aproveitados e elaborados. A única coisa q demorou um pouco pra ser revelado foi o do por quê a Ananda e o Benjamin foram levados para a "Cidade Invertida", mas vale muito a pena esperar pra saber.

RECOMENDO DEMAIS, pois pra mim foi a melhor leitura que tive esse ano.

"A liberdade é algo inestimável" frase da facção de Ananda "Trikanakake".

Luisa 08/09/2023

Para onde vão as sombras
Mais um cinco estrelas para a lista! Eu simplesmente adorei esse livro, a forma como o universo é construído, as pessoas se esquecendo de quem são e se tornando mortos vivos, as guerras entre facções (inclusive a facção keauaná me lembrou muito aos fanáticos religiosos que usam a palavra de Deus para promoverem o ódio). Acho que essa foi uma das coisas que eu mais achei interessante no livro.
Eu também gostei bastante do desenvolvimento da protagonista durante o livro, a forma como ela saiu de Ananda e se tornou kila foi essencial para o decorrer da história ( confesso que não gostei muito dessa mudança, mas mesmo não gostando acho que foi importante para a personagem).
Uma coisa que no começo eu não gostei tanto, foi o fato da narradora se "intrometer" na história, mas com o passar do tempo acabei me acostumando e isso não o impediu de se tornar cinco estrelas.
Acho que vou ficando por aqui porque se eu falar tudo que acho desse livro essa resenha vai ficar muito grande, mas o que eu digo para você que está lendo isso é que dê uma chance para esse livro, além de ser nacional ele vai te deixar com um mix de emoções que com certeza vai fazer você amar e odiar os personagens e o rumo que eles levam na narrativa.

Evellyn.Guedess 26/06/2023

Gostei bastante do livro, a história é um pouco diferente do que estou acostumada a ler.

No começo gostei bastante da personagem principal, mas no fim achei ela um pouco chatinha...

Achei o fim do livro muito repetitivo em algumas partes e fiquei ansiosa pra terminar logo

Amei as interrupções da narradora, um dos pontos altos do livro pra mim

Amei a importância que a história da para os livros e os leitores, me senti abraçada

Nayra 16/06/2023

Uma leitura bem legal.

Alguns pontos foram um pouco previsíveis, mas não tira o mérito da história.
Adorei conhecer Ananda e outros personagens. Fico imaginando o que farão no futuro.
A escrita da autora é fluída e envolvente. Uma ótima história nacional.

"Ele ficou calado. Queria falar algo, mas não conseguiu. Ananda não o julgou por aquilo; os livros tinham o dom de calar, porque melhor que falar era sentir."

clara2457 23/05/2023

A liberdade é algo inestimável
Para Onde Vão as Sombras é um livro nacional que conta a história de Ananda, uma jovem que ama livros e que vai parar em uma cidade invertida.

Um dos melhores livros que eu já li na vida, com uma escrita envolvente e fluida, personagens bem construídos, enredo incrível e plots que te fazem surtar.

Como uma amante de livros eu me identifiquei em várias partes desse livro que é sobre uma amante de livros. Tem TANTA coisa nesse livro que é um tapa na cara que você lê e automaticamente pensa "MEUS DEUS". É um livro real, com problemas sociais presentes na nossa sociedade.

Negacionismo, alienação, homofobia, intolerância religiosa, as pessoas queimando livros por saberem que são armas mais poderosas que fuzis e pistolas, e tantas outras coisas que são um espelho do mundo que vivemos hoje.

Eu não tenho mais palavras que descrevam o quanto esse livro é incrível.

mirrorballgio 14/05/2023

Para Onde Vão As Sombras
Meu Deus. Eu não tava esperando isso não, que livro envolvente! A escrita é bem fluida e os personagens são muito cativantes (apesar de eu não ter curtido muito a protagonista). Gostei do final mas eu acho que poderia ter sido muuuito mais bem aproveitado e explicado o universo do livro, foi falado muito por cima na minha opinião. Mas é uma leitura que eu recomendo e que daria um filme muito foda!