Para onde vão as sombras

Para onde vão as sombras Jadna Alana

Resenhas - Para onde vão as sombras

Cake.Schmidt 13/07/2022

"Um passarinho não corta as asas de outro passarinho"
Um dos livros mais tocantes que já li na vida. Jadna tem uma escrita excepcional, consegue desenvolver personagens de uma forma genial e fluída; me sinto amiga deles, me sinto conectada. Universo muito bem construído e único, seus elementos são inconfundíveis como de autoria de Jadna. Cada página valeu à pena, cada momento, cada sorriso, cada lágrima. Assim como as outras obras da autora, isso não deveria ser classificado como um livro: e sim como uma experiência. Se tornou definitivamente um dos meus livros favoritos e que faço questão de expor em minha estante.

Di3gao 09/07/2022

Esse livro é algo inestimável
Para one vão as sombras é uma distopia nacional extraordinária. Ele prende o leitor e desperta diversos sentimentos ao longo da leitura. Tinha tudo para ser perfeito, mas não conseguiu ser.
A história começa do nada e deixar o leitor extremamente perdido, o que não foi um problema porque me deu ainda mais vontade de continuar e tudo foi sendo explicado. O problema começa no desenvolvimento do livro: o leitor não sabe o rumo que a trama vai tomar, não por ela ser genial, mas porque ela não avança. Durante todo o desenvolvimento os personagens ficaram fazendo as mesmas coisas e a história não progredia, apenas nas últimas páginas ela começou a tomar rumo. Contudo, ele conseguiu desenvolver muito bem os personagens, apresentar o universo, discutir problemáticas importantes e não se tornou cansativo. Além disso, mesmo com um storytelling fraco, a narração foi genial.
Não tenho medo de dizer que essa foi uma das melhores escritas que já vi em um livro. A autora assume um papel de narradora e passa uma sensação de estar guiando o leitor pela história, enquanto conversa com ele e culpa a própria autora pelas decisões. Ela também varia muito entre as perspectivas dos personagens e isso foi fundamental para caracterizar eles, explorar seus psicológicos e apresentar o passado de cada um.
O universo do livro também foi um grande acerto. Acompanhamos um mundo utópico que acabou se tornando uma distopia após fanáticos religiosos criarem uma ditadura. Só isso me fez amar a criação da autora, mas não para por ai. Vários elementos mágicos também foram criados e tem muita história para ser abordada em spin-offs, como já aconteceu. Entretanto, algumas coisas desse universo foram mal explicadas e outras criaram grandes furos de roteiro.
Portanto, mesmo que o livro não tenha atingido a perfeição, ele é uma obra fascinante com uma história muito bem construída e uma leitura marcante. Recomendo muito!!

lari 03/07/2022

Eu achei complicado sentar pra escrever uma resenha para este livro, pois eu tenho tantos sentimentos em conflito quanto a ele. Os pontos positivos é que eu achei a ideia do plot geral muito interessante, a construção de mundo e de personagens é impecável, porém, como ponto negativo, eu senti que começou a ficar maçante. A escrita é bastante carregada de detalhes, a autora não poupou nessa parte, e o que eu comecei gostando por ter essa riqueza de minúcias, acabou ficando cansativo pra mim, tanto que eu senti o meu ritmo de leitura diminuir no decorrer da história por causa disso, justamente. A história é incrível, mas tornou-se cansativa pra mim em certo ponto.

Mari 03/07/2022

A liberdade é algo inestimável.
Só pra começar, esse livro me deixou com muitos sentimentos que não consigo nomear, então essa resenha pode ser um pouco caótica.
Agora, pra começar de verdade, nunca li nada igual, não pela história, mas pela narração, que já me adianto, é extraordinária, a narradora conversa e culpa a autora ao mesmo tempo questiona o leitor de uma forma totalmente diferente e incrível, faz parecer uma conversa, uma história contada por esse alguém.
Agora saindo da narração e entrando mais na história, você logo encontra Ananda, uma personagem tão complexa e bem construída que até te deixa com raiva de tanto que suas motivações são tão cruas e fazem sentido, ver como os sentimentos ou a falta deles vão a afetando e criando uma nova pessoa, talvez melhor para alguns, talvez mais fria para outros. O desenvolvimento dos outros personagens não fica pra trás, você conhece eles junto de ananda, e deus!!! eu não devia ter me apegado tanto, pq depois eu chorei muito mesmo.
O ponto desse livro é o sentimento que acompanha até o final, a crueldade, a realidade, o peso de cada coisa que acontece, acho até complicado expressar o que esse livro criou em mim, então leia, porque com certeza é um daqueles livros q vão além do livro, ou melhor, é um daqueles livros que você precisa dar uma pausa pra pensar só nele por um tempo.

ps: o plot é perfeito
Luizinha 03/07/2022minha estante
já vou adicionar na lista das leituras futuras!!

Jubia_oliveira 24/06/2022

MA RA VI LHO SO
É uma distopia maravilhosa, o mundo é bem construído, os personagens são bem desenvolvidos, tem MUITOS plots que me pegaram de surpresa, é um livro nacional que realmente representa o Brasil. Enfim recomendo demais, a narradora é sensacional, rachava o bico lendo e amei a citação dos livros.

Mari 20/06/2022

Uma boa Ideia, mas desenvolvimento fraco
O livro é uma distopia nacional, adoro a ambientação no Brasil, sentir o sotaque brasileiro dos personagens.
Outro ponto interessante é que a personagem principal é apaixonada por livros e isso me conquistou.
O problema do livro é que apesar da ideia interessante, a autora se perde no final e algumas coisas ficam com motivações simplorias, alguns conceitos criados não fazem sentido. Um dos principais plots é extremamente óbvio, ao ponto de questionar mos a inteligência dos personagens.

Liiih 09/06/2022

O livro me surpreendeu MUITO, e eu acho que todo mundo deveria ler ele ao menos uma vez. É uma distopia bem escrita e que prende o leitor, sempre deixando um gostinho de quero mais!

Loly Camilo 01/06/2022

Uma leitura que eu não sabia que precisava
Livrinho nacional perfeito. Sério, sem condições. Uma leitura leve, personagens cativantes e um universo de tirar o fôlego. O lema ainda tá gravado na minha mente... ?

Minyard 31/05/2022

Eu sou Ananda, e estou bem.
Tenho que admitir que acompanhar Ananda nessa aventura distopica não foi algo incrível pra mim. Não pelo livro ser ruim, mas porque eu não dei a atenção necessária para ele, então se você está lendo isso na intenção de ler essa história, que por sinal, é muito boa, eu realmente recomendo você separar um tempinho apenas para ele. E eu garanto que você não vai se arrepender.

Eu gostei muito desse livro, apesar de não ter conseguido aproveitar como queria. Amada é a típica personagem forte e foda que eu amo e pretendo ver mais em livro distopicos ou de fantasia.

O universo do livro é maravilhoso, e pelo menos em mim, gerou muitas reflexões. Os personagens são maravilhosos e eu consegui pegar um carinho gigante por alguns deles, apesar de algumas mortes terem acontecido. (Espero que isso não seja considerado spoiler, afinal é algo bem normal de acontecer.)

No geral o livro todo contém personagens bons, um mundo maravilhoso e uma escrita muito boa. Mas eu realmente não tenho muito o que falar, por mais que eu tenha gostado, eu não dei a atenção que o livro merecia e acabei não me apegando tanto a ele, a ponto de conseguir escrever uma resenha cheia de emoção.

Odiogolima 24/05/2022

Um universo curioso e com grande potencial
Distopias costumam se passar no nosso mundo, mas em um tempo longínquo e desconhecido, muitas vezes sem mencionar o continente. No entanto, Para onde vão as Sombras tem algo ainda mais interessante por ser ambientado em uma cidade Brasileira.

Ainda que sendo uma moradora dessa mesma cidade, Jadna trouxe elementos significativos, que até eu que não conheço, em pesquisas fáceis consegui me inserir na história passada em Campina Grande. É difícil pensarmos como cidades Brasileiras seriam em um mundo distópico, portanto, esse livro trás muito disso.

E o melhor de tudo, os personagens, QUE PERSONAGENS MARAVILHOSOS. Kalo maior de todas sim rs. Mas Ananda e seu melhor amigo não ficam para trás. Ela, com uma personalidade forte e clássica personagem caça perigo, mas aqui você se apega a ela. A autora trouxe uma evolução muito coerente e forte para a personagem. Assim como Benjamin, seu melhor amigo, com bordões icônicos.

Temos muitos outros personagens incríveis sim, mais ainda antagonistas cruéis do jeito que eu gosto. Por sinal, preciso mencionar algo que eu adorei na história, o relacionamento poliamoroso que a protagonista tem. Não, não tem nada de triângulo amoroso e é trabalhado com delicadeza e cada um com sua particularidade.

site: https://turnmundonerd.com.br/para-onde-vao-as-sombras/

Sara 23/05/2022

As sombras voltaram para o lugar delas
É uma história com mais ação do que o esperado.
É muito interessante como a autora retrata a importância dos livros e da leitura na vida das pessoas.
Tem uma personagem principal forte porém muito impulsiva e ela acaba aprendendo a se controlar um pouco.
Achei que o desenrolar da história foi bom, sem muita enrolação e algumas partes realmente me prenderam.
Depois de muitas perdas no caminho acho que o final, que não foi bem um final, de cada um dos personagens foi adequado.
Uma morte em meio a vida foi realmente genial e me surpreendeu de forma positiva no fim.

Milena 13/05/2022

A liberdade é algo inestimável
Já fiz um tempinho que eu li então vou ser breve
Nota:5
Personagens:muito bem desenvolvidos que uma em especial até me fez chorar(sim,é essa que vc tá pensando)
A história: foi uma ficção boa mais tranquila,na minha opinião não teve tantos plots mais foi bom.
Desenvolvimento:pra falar a vdd a história engajou a partir dos 30% pq antes minha opinião estava entre odiar a Ananda e não entender nada da história (aínda acho esquisito o negócio da pedra e do véu mais enfim)
Gostei? Yes
Recomendo? Muito
Obs:como eu disse demora pra enganar então tenha fé que melhora.

Julia 30/04/2022

Achei tão bobo, tão sem graça...
Normalmente eu não crítico muito livros nacionais, principalmente se forem publicados independentes, mas para esse eu vou ter que abrir uma exceção, que livro ruim. Li ele inteiro para ver se em algum momento melhorava, mas não rolou.

Personagens fraquissmos e que simplesmente mudam de personalidade a cada capítulo, uma hora é frio e calculista e na outra age sem pensar e é um romantico incurável. E isso acontece sem motivo, não tem sentimento, nem circunstâncias para isso.

Metade dos diálogos são sem nexo e mudam de rumo do nada, além de parecerem falas de uma adolescente de 13 anos.

A ideia do mundo é genial, mas é infundada já que não tem explicação nenhuma, nem de onde surgiu, como, porque, no final, tem algo parecido com uma explicação mas não dura nem três páginas.

Agora o que mais me estressou foi esse narrador onipresente que se metia em toda a história, não tinha como submergir no universo tendo a quarta parede sendo quebrada o tempo todo.

Enfim, não sei se vou continuar tentando ler a continuação.

Majuu.Alves 26/04/2022

Uma das primeiras coisas que eu gostaria de dizer nesse texto é como eu conheci este livro e a escritora dele, estava euzinha rodando pelo BookTok (parte de indicações literárias do TikTok) quando aparece um vídeo da lindíssima Jadna Alana, a autora de Para Onde Vão as Sombras, falando sobre a pré-venda do seu novo livro, fiquei tão interessada pela história que não pensei duas vezes antes de comprá-lo. Como se não bastasse os marcadores de página que recebi de brinde, ainda ganhei a edição em e-book do spin-off 'As Flores São Para os Mortos', que, se for de interesse de vocês posso até fazer uma resenha sobre! Mais uma curiosidade antes de começar de fato minha resenha, eu fui uma das primeiras pessoa a receber o livro físico, nem a própria autora tinha o livro em mãos e eu já tinha ksksksk, o que só me incentivou a ler o livro o mais rápido possível.
Já vou começar deixando muito claro que amei muiito esse livro e saber que ele é de uma autora nacional me faz amá-lo mais ainda. Eu particularmente gosto muito de universos distópicos e fantasiosos e não conheço tantos autores brasileiros que tem esse estilo de escrita, por isso gosto tanto dela.O que me chamou atenção, logo que comecei a ler, foi que em cada capítulo tem uma frase de outras obras, sejam nacionais ou internacionais, que fazem sentido com o contexto do capítulo e dão até um significado maior para cada um. A história é contada em 3º pessoa, com aquela narradora onisciente e, mais interessante ainda, ela não só conta a história, mas também faz alguns comentários como se estivesse falando diretamente com o leitor,o que deixou a experiência muito mais divertida.
Os personagens são muito bem desenvolvidos, o background (história por trás) não é entregue de uma vez, ela é mostrada para o leitor aos poucos, ao decorrer do progresso do personagem na história principal, o que causa um certo mistério para saber o porquê de tais falas e ações, fator importante que me prende muito na história. Assim como os personagens os cenários também são bem desenvolvidos, com descrições bem claras e detalhadas, mas não ao ponto de serem longas e entediantes, o que inclusive é uma ponto que a narradora fala sobre, dizendo que não gosta de descrições maçantes.
Além da mistura de aventura, fantasia e um certo suspense, também tem a parte do romance, que mostra representatividade para os LGBTQIA+, mostrando personagens gays e bissexuais, o que pra mim é de extrema importância ver esse assunto ser desenvolvido e aparecendo cada vez mais em livros com essa naturalidade e respeito.
Com isso sinto que posso chegar ao final da minha resenha, queria poder contar mais um pouco sobre o livro e minha paixão por certos personagens, mas sei que vou acabar dando algum spoiller, então é melhor acabar por aqui mesmo. Quem se interessar pelo livro e quiser conversar mais sobre, pode mandar uma mensagem pelo formuláriozinho no começo da página ou me chamar pelas redes sociais, que estão na parte de "Fale Conosco".
Tchauuzinhuu caro(a) leitor(a) e até minha próxima resenha.

site: https://www.skytrix.com.br/povsReview.html