O Analista | Porto Seguro | São e Salvo | Praias Distantes

Resenhas - O Analista

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Angela.Coelho 22/11/2020

Suspense total!
Vou te falar uma coisa, se vc não estiver preparado para ler esse livro, se prepare, porque no momento em que você começar, não vai mais largar!

Carla.Zuqueti 24/08/2020

Boas reflexões
O dr. Frederick Starks é um psicanalista muito requisitado, que atende a classe média alta de NYC, quando recebe uma carta misteriosa: em 15 dias deve descobrir a identidade do remetente. Se falhar, tem duas alternativas: ou se suicida ou o autor da carta misteriosa matará 52 pessoas ligadas ao médico.

A princípio o Dr Starks não vê muito sentido na ameaça. Porém, começa a receber também telefonemas, fotos de seus familiares, e um dos seus pacientes morre de forma trágica e suspeita.

O Dr Starks começa uma luta contra o tempo para descobrir o autor da carta e principalmente, o motivo de tanto ódio contra um psicanalista.

O livro é muito dinâmico, fácil e rápido de ler.

O que me deixou mais intrigada foram as análises psíquicas dos personagens. Por ser protagonizada por um psicanalista, há uma boa reflexão sobre a formação da personalidade humana, como traumas podem agir de formas diferentes em diferentes pessoas, e até que ponto estamos dispostos a chegar para preservar nossa vida.

Uma análise bem interessante foi: algumas profissões diariamente correm riscos por desconhecidos: policiais, bombeiros, médicos em zona de guerra, etc. Até que ponto você estaria disposto a morrer por outra pessoa?

? O Analista? é um livro de 2002. Sempre quis ler, mas acontecia, por um motivo ou outro. Queria muito conhecer John Katzenbach e não me frustei com a experiência. Apesar de ser um livro de suspense, rende boas reflexões.

zaquis 02/08/2020

o livro é dividido em três partes. A primeira faz você mergulhar na história, a segunda faz você voltar a superfície e a terceira faz você sair.

Ivy (De repente, no último livro) 14/03/2020

Resenha do blog "De repente no último livro..."
O Analista parte de uma premissa até que simples. Um psiquiatra, acostumado a ouvir todos os problemas de seus pacientes e agir sempre de maneira imparcial de repente se vê confrontado por alguém nitidamente insatisfeito, que o acusa de haver destruído sua vida. À partir daí esse anônimo, tal qual um fantasma, começa a destruir ponto a ponto de cada uma das estruturas que sustentavam a vida do protagonista principal.

O Analista é mais que tudo um livro tenso, que desafia o leitor à prever as jogadas inteligentes do Sr. R e seus comparsas no caminho para vingar-se do Dr. Starks. A grande pergunta do livro, o porquê de tudo isso, é respondida apenas na metade do livro, então até lá o leitor se vê à cegas, da mesma maneira que o personagem.

Tive alguns problemas com esse livro que me impediram de dar 4 estrelas apesar dos detalhes bem elaborados.

Primeiramente houveram alguns acontecimentos que me pareceram bem surrealistas. O autor, no afã de tentar construir um jogo de gato e rato onde o inimigo oculto estivesse sempre com um às na manga, acaba se excedendo em alguns pontos e construindo certos momentos bem difíceis de se crer. Que o Sr. R fosse alguém astuto, determinado, implacável e inteligente, eu já havia notado. Porém, custa imaginar alguém capaz de construir certos cenários como o personagem o fez, simulando assassinatos e acidentes sem que ninguém, à exceção de Starks, pudesse se dar conta.

Em segundo lugar, no próprio protagonista Starks faltou mais realismo. Dificil crer que uma pessoa certinha e cansativa, que mede cada passo, não contratasse sequer um detetive particular quando dispõem dos recursos financeiros para isso? E o mais absurdo de tudo: como assim um psiquiatra não sabe usar a internet e não se sente tentado em fazer sequer uma busca sobre a identidade do seu torturador quando consegue as primeiras pistas sobre o mistério?

O que acontece com Frederick Starks ao longo dos capitulos é bem torturante e como leitora senti que o personagem agia de maneira muito passiva, não se tornava coerente com o desespero esperado para alguém sofrendo uma ameaça injusta, grave e real.

O livro é dividido em duas partes: a primera quando temos esse Dr. Starks ultra passivo levando nocaute atrás de nocaute em momentos um pouco surreais. E uma segunda parte onde ocorre toda uma reviravolta.

Nessa segunda parte há momentos e reações ainda mais contraditórias. E há momentos onde a narrativa se mostra bem maçante, pois se constitui basicamente no personagem se preparando para colocar em prática planos elaborados que poderiam ter sido explicados em metade das páginas utilizadas. Enfim, tinha muita coisa de recheio que cansa o leitor.

O pior de tudo é ler mais de 500 páginas e topar com um final incompleto. Faltaram tantas explicações! O autor quis ser misterioso e deixar as coisas no ar, mas há detalhes cruciais que o leitor, após mergulhar em uma trama como essa, P-R-E-C-I-S-A saber, pois são as respostas que ele buscou durante quase todo o livro! E quando chega a hora dos finalmentes, o autor dá voltas e voltas e prefere continuar mantendo o leitor no suspense, sem revelar quase nada. Ah, para né?

Os personagens são OK. O Dr Starks, protagonista absoluto da trama não é nenhum poço de carisma, mas tratando-se de um thriller sobre um tio monótono e tipico, acho que ele representa bem seu papel, a caracterização do personagem convence.

Os vilões, Sr R e seus cúmplices são os mais intrigantes e são eles que sustentam a trama e fazem a história valer a pena. Daí minha revolta em ver o desfecho estar incompleto.

É uma trama de poucos personagens, mas de algumas reviravoltas. Ainda assim, talvez por serem tão poucos personagens ficou fácil intuir muitos dos mistérios. Os cúmplices do Sr. R por exemplo eu já sabia desde a metade quem poderiam ser, e a própria identidade de R não foi nenhuma surpresa. Enfim, por ser um thriller, houveram poucas surpresas pra mim, talvez apenas alguns momentos inesperados. Ainda assim, a narrativa angustiante de Katzenbach prende o leitor em uma linguagem fácil e envolvente.

Embora seja um livro com uma trama inteligente e jogadas mirabolantes do protagonista e dos antagonistas, O Analista não é inesquecível. É apenas aquele tipo de thriller com pouco sangue e muito mistério, bom pra fazer o leitor desvendar toda a conspiração ao redor do injustiçado Dr. Starks. Enfim, embora não seja um livro excelente, é um livro que recomendo principalmente para quem prefere um suspense com um grupo reduzido de personagens e uma premissa que, apesar de simples, consegue ser intrigante.

site: www.derepentenoultimolivro.com

Joao.Pedro 13/02/2020

Um suspense bem encaixado
Adorei o livro, John Katzenbach nos deixa com aquele enbrulho no estômago ao ver a jornada do Dr. Starks e os perrengues que ele passa ao encontrar um homem misterioso, o final te deixa surpreendido, é um plot twist que nem eu imaginava, muito bom mesmo.

Monibams 14/10/2019

Sensacional
Muito bom mesmo. Faz tempo não lia nada tão intrincado assim. São três partes, uma melhor que a outra. Recomendo.

Naiara 04/07/2019

Ótima história
Cinco estrelas para esse livro, pois superou minhas expectativas, pensei que talvez se tratando de um analista, o livro seria arrastado, mas não foi bem assim, a leitura é fluente, e o livro completo, você realmente entra naquela narrativa junto com o personagem, é como se você estivesse ali, vivenciando tudo ao lado dele. o decorrer da história é surpreendente, e as coisas vão acontecendo sem que imaginássemos, e isso torna o livro ainda melhor, pois você termina de ler ele que nem percebe. Gostei do fim, mais uma vez o autor conseguiu fazer minhas suposições estarem erradas, e mudou o rumo da história, com um ótimo final.

Joelio 28/07/2019minha estante
Sinceramente também achei arrastado em muitos pontos aonde só me envolvia de verdade nos momentos tensos de diálogos? já sobre os documentos achei forçado pelo fato de, se eu não me engano, muito pouco tempo antes ele mal saber usar computadores e já conseguir praticamente de primeira documentos falsos convincentes, outra personagem que ao mer ver era a mais forçada de todos a virgilio! ? mas tive algumas surpresas boas que fazia ter interesse de ir ate o final

Ca Agulhari @literario_universo 18/06/2018

Bem analítico!!
O que esperar de um livro tendo como personagem principal um analista? A história do Dr. Starks me deixou apreensiva em alguns momentos, especialmente porque o peso da responsabilidade jogada sobre ele é grande pelo Sr. R, que fica um pouco chato no decorrer da trama com seus joguinhos. Mas chega um ponto em que a história anda e aí sim fica interessante sem ficar maçante. Pra quem gosta de analisar a mente humana, o livro é bom. Não tem ação, não espere algo estilo Harlan Coben porque vai se decepcionar. Achei um livro com uma carga legal de intrigas embora algumas delas tenham soado irreais demais pra mim. Sobre o final eu ainda não tenho uma opinião, tô degustando ainda.

Simone de Cássia 15/04/2018

Livro fantástico! Tão bom que me animei a reler. Fico imaginando a mente desse autor "bolando" planos aqui e ali pra construir uma trama tão bem elaborada...parece uma roda gigante, ora em cima, ora embaixo, ora ritmo lento, ora alucinante... A história é muito bem tecida e sem pontos soltos, personagens instigantes e suspense na medida certa. Perfeito!
Drica 15/04/2018minha estante
Ótima resenha , Simone! Parece ser muito bom!

Simone de Cássia 16/04/2018minha estante
É fantástico, Drica! Vale a pena. Se quiser, posso te emprestar...

sandra 18/11/2017

Para que gosta de thrillers psicológicos o autor escreveu esse livro maravilhoso sobre um analista que sofre uma perseguição e que quase o leva a loucura. Ele deve escolher entre a vida e a morte, participando de um jogo que foi elaborado durante anos com o objetivo de que ele perca. Ele não tem escolha, participa ou sofrerá as consequências.
Cheio de reviravoltas, suspense, e surpresa, o leitor fica na expectativa de descobrir quem está atrás desse jogo diabólico juntamente com o personagem. Simplesmente Magnifico!

Aventura de aprender 20/10/2017

Eu não lembro de muitos detalhes do livro, mas sei que me marcou bastante.

A sinopse já diz praticamente tudo o que deve ser dito sem dar spoilers. Apenas acrescento que o livro é dividido em três partes e a grande reviravolta é logo no fim da primeira parte. Confesso que foi uma surpresa porque já estava ficando agoniada com o rumo que estava tomando.

A partir da segunda parte o livro muda totalmente de tom e é aí que a história fica realmente boa. O que mais me marcou foi pensar no quanto, em certos aspectos, minha vida era semelhante à de certo personagem (que não posso falar qual) e que se sobrevivi é porque Deus tem me sustentado. Outro ponto marcante da história é como o protagonista conseguiu executar seu plano sem descer ao mesmo nível dos algozes.

O livro não revela o nome verdadeiro de Rumplestiltskin (e isso torna-se desnecessário) porque prefere revelar sua verdadeira identidade, o que é uma tremenda surpresa.

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/44858444-livros-lidos-em-2014

Ariani 20/06/2017

I am the danger
Me vi presa ao livro logo nas primeiras páginas. É uma história que vai da busca desesperada por respostas e pela sobrevivência e passa para o prato mais frio de todos, a vingança, calma, planejada e paciente.
Foi inevitável não lembrar do Walter White se transformando em Heisenberg quando ele vira o jogo e assume sua outra personalidade se tornando temido e respeitado,

site: http://arianimartins.com/2016/01/livro-o-analista/

C_R 20/05/2017

Imagine que no dia do seu aniversário, você recebe a seguinte carta:

Feliz aniversário de 53 anos, doutor. Bem-vindo ao primeiro dia de sua morte.
Eu existo em algum lugar do seu passado.
Você arruinou a minha vida. Você pode não saber como, ou por quê, ou ainda quando, mas arruinou. Você trouxe desgraça e tristeza a cada minuto da minha existência. Você arruinou a minha vida. E agora eu pretendo arruinar completamente a sua.
Primeiro, pensei simplesmente em matá-lo para ficarmos quites. Mas percebi que seria fácil demais. Você é um alvo pateticamente fácil, doutor. Você não fecha as portas durante o dia. Percorre o mesmo caminho todos os dias, de segunda à sexta. Nos finais de semana, você continua incrivelmente previsível, com sua saída para comprar o Times, um
pão de alho, um café, com duas colheres de açúcar, sem leite, a dois quarteirões de sua casa.
Seria fácil demais. Persegui-lo e matá-lo não seria um grande desafio. E, dada a facilidade com que se pode assassiná-lo, acho que isso não me daria a satisfação necessária.
Decidi que prefiro que você se mate.
Mate-se, doutor.
Salte de uma ponte. Estoure seus miolos com uma arma. Atire-se embaixo de um ônibus. Pule na frente de um trem do metrô. Abra o gás do fogão e acenda a luz. Encontre uma viga adequada e se enforque. Você pode escolher o método.
Mas é a sua melhor opção.
Seu suicídio será mais apropriado, dadas as atuais circunstâncias do nosso relacionamento. E, certamente, o meio mais satisfatório de pagar a dívida que tem comigo.
Então, este é o jogo que vamos jogar: você tem exatamente quinze dias, começando amanhã às seis horas da manhã, para descobrir quem eu sou. Se conseguir descobrir, compre um box de anúncio no fim da primeira página do New York Times e coloque ali o meu nome. Isso é tudo: é só colocar meu nome.
Se você não descobrir quem eu sou, então... bem, essa é a parte mais divertida. Você vai perceber que a segunda folha desta carta contém os nomes de cinquenta e dois parentes seus. Estão por ordem de idade, desde um recém-nascido, de quase Seis meses de idade, o filho de sua sobrinha-neta, até o seu primo, o investidor de Wall Street e notável
capitalista, que é um ser tão sem graça quanto você. Se não conseguir colocar o anúncio como expliquei, então você só terá uma escolha: matar-se imediatamente ou destruirei uma dessas pessoas inocentes.
Destruir.
Que palavra intrigante! Pode significar a ruína financeira. Pode significar uma queda social. Pode significar violência psicológica.
Pode ainda significar assassinato. Pense nisso. Pode ser alguém jovem ou velho.
Homem ou mulher. Rico ou pobre.
A única coisa que posso garantir é que será um acontecimento do qual eles — ou seus entes queridos — jamais se recuperarão, não importa quantos anos passem fazendo análise. E seja lá o que for, você vai viver até os últimos segundos dos últimos minutos de sua vida nesta Terra com a certeza de que foi você quem lhes causou isso.
A não ser, é claro, que você tome a decisão mais honrada e se mate antes, salvando de seu destino qualquer outro alvo que eu tenha escolhido.
Eis a sua escolha: meu nome ou sua nota de falecimento. No mesmo jornal, é claro. Como prova da extensão do meu alcance e do meu plano, entrei em contato hoje com um dos nomes da lista por meio de uma pequena e modesta mensagem. Sugiro que você passe o restante desta noite procurando saber quem foi contatado e como. Assim, você pode começar a verdadeira tarefa que tem à sua frente, sem demora, amanhã de manhã.
É claro que não espero que você adivinhe minha identidade.
Portanto, para mostrar que tenho espírito esportivo, decidi que de vez em quando, no decorrer dos próximos quinze dias, darei a você uma ou outra pista. Só para deixar as coisas mais interessantes, apesar de que um tipo intuitivo e esperto como você, deve deduzir que esta carta inteira está cheia de pistas. No entanto, aqui vai uma prévia, e é de graça.
No passado, tudo era alegre e cheio de vida,
Mamãe, papai e uma pequena criança.
Mas aquele tempo bom acabou
Quando papai para o mar viajou.
Poesia não é o meu forte.
O ódio, sim.
Você pode fazer três perguntas. Do tipo que se responde com Sim ou Não, por favor.
Use o mesmo método, a coluna de anúncios da 1ª. página do New York Times.
Eu responderei do meu jeito dentro de vinte e quatro horas.
Boa sorte. Você pode também aproveitar o tempo para organizar seu funeral. Uma cremação seria provavelmente melhor que um enterro elaborado. Eu sei o quanto você detesta igrejas. Não acho que seja uma boa ideia chamar a polícia. Eles certamente rirão de você, o que, eu acho, sua arrogância não suportará. E isso pode enfurecer-me ainda mais e, por enquanto, você ainda não tem ideia de como eu sou instável. Posso responder a esse ato de forma imprevisível, de várias maneiras terríveis. Mas de uma coisa esteja absolutamente certo:
Meu ódio não conhece limites.

A carta estava assinada em letras maiúsculas:

RUMPLESTILTSKIN

Então... essa foi a carta que o Dr. Frederick Starks, psicanalista, recebeu no dia do seu aniversário.
Fazia tempo que não lia um suspense tão bem construído. A trama é tão elaborada, que chega a dar crise de ansiedade no leitor, pelo menos em mim essa reação foi possível.
Starks é um psicanalista viúvo que não vê a hora de se aposentar. Depois do falecimento da esposa, sua vida cai em uma rotina cheia de mesmice, estagnada e entediante. Ele conta os dias para se aposentar e viver longe de NY. Mas seus planos são frustrados por um assassino que busca vingança contra o psicanalista. A partir do momento em que Starks recebe a carta, sua vida vira uma corrida contra o tempo, pois ele precisa descobrir quem é o possível assassino que o está perseguindo. Até chegar nesse ponto, o livro é bem parado, dando a impressão que o leitor não sai do lugar, já que Starks passa muito tempo pensando no quer fazer. Quando ele decide agir, o livro fica bem mais interessante. No final, o assassino surpreende, pois o plano que ele elabora para se vingar de Starks é genial e cheio de surpresas. Enfim, se você quer saber como se produz um psicopata, leia esse livro! A pressão psicológica sobre os personagens é fantástica e a medida que o enredo avança e novos desdobramentos se apresentam, nossas percepções, até então construída, caem por terra e é preciso um novo raciocínio para tentar entender a mente psicótica do assassino vingador. Para quem é fã de suspense e/ou estudante de psicologia, é uma ótima indicação!

Quotes:
"Posso responder a esse ato de forma imprevisível, de várias maneiras terriveis. Mas de uma coisa esteja absolutamente certo: Meu ódio não conhece limites. A carta estava assinada em letras maiusculas: RUMPLESTILTSKIM"

"Conhecer fatos não é a mesma coisa que compreendê-los"

"Respirou profundamente e lutou contra a sensação de que estava sendo sugado para dentro de algo escuro e perigoso."

"A carta ameaçadora, a criança agredida com a pornografia, o repentino aparecimento de uma mulher impressionante e nua em seu consultório, tudo isso perturbava-lhe o equilíbrio."

"Um analista não é como um cirurgião, que pode observar o monitor cardíaco ligado ao paciente e reconhecer seu sucesso ou falhas pelos bips na tela. O controle é muito mais subjetivo."

"Olhou em volta e compreendeu que tudo o que imaginava ser tão seguro e particular em sua vida estava agora vulnerável."

"Era o momento tanto de morrer como de continuar. E o que quer que fosse, seria definido nas próximas horas."

"Um dos dogmas da psicanálise, que mesmo que as sessões cheguem ao fim e a terapia diária termine, o processo nunca estará completo. O que uma terapia fornece, na melhor das hipóteses, é uma nova forma de olhar para o que se é e permitir que uma nova definição da vida influencie as decisões que possam vir no futuro."

"Tempo é algo elástico, não é? Momentos podem durar uma eternidade ou evaporar instantaneamente."

"Ricky compreendeu uma coisa com uma profunda e cristalina clareza: dentro de vinte e quatro horas o Dr. Frederick Starks tinha de morrer."

Então é isso! Espero que tenham gostado e não esqueçam de deixar um comentário!

site: http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
Fabi 21/05/2017minha estante
Nossa!

C_R 21/05/2017minha estante
É muito bom, recomendo quando estiver a fim de mudar um pouco o gênero literário! Vou te marcar no grupo!

Taverna do Pergaminho 27/03/2017

EXCELENTE - Confira REVIEW no canal Taverna do Pergaminho - Livros e participe dos sorteios :)
Bom esse livro me impressionou do início ao fim, certamente entrou para lista dos meus livros preferidos passando a frente de vários dele. O livro tem uma inteligência esplendida, uma narrativa impressionante que realmente prende vc do início ao fim. Não tem como vc não se envolver na história. O mistério e o suspense, os desfechos da história é tudo ligado de uma forma tão incrível, tão inteligente e tão impressionante que realmente, eu me perguntava como alguém foi capaz de criar uma história tão incrível assim. Realmente um dos melhores livros que já li, um dos mais inteligentes e um dos que mais me surpreendeu e que mais vibrei com decorrer da história .... tornou um dos meus livros favoritos com toda certeza. Acho que todo mundo que ama ler, deveria ler esse livro independente do gosto literário. Certamente comprarei todos os livros desse escritor....pq quem tem inteligência para criar uma história assim tão impressionante, com certeza deve ter criado outras igualmente impressionante, pelo menos eu acredito nisso.

OBS: único ponto negativo desse livro.. é que achei certas coisas que deveriam ser difíceis foram fáceis demais.. e certas coisas que seriam meio óbvias foram esquecidas e ignoradas..mas mesmo assim não estragou em nada o livro.

site: https://www.youtube.com/watch?v=_Ee73g2A_nY

1 | 2 | 3 | 4 | 5