Marcas de São João em Mim

Marcas de São João em Mim Lucas Vieira

Resenhas - Marcas de São João em Mim

Oceano 22/02/2024

Uma história divertida. Me identifico muito com o que ela diz sobre a saudade do que existia ao nosso redor e hoje são só lembranças, também me questiono muito se essas coisas eram realmente boas ou o que eu tenho realmente é só nostalgia.
Mas o ponto da gentrificação é realmente muito importante, inclusive boa parte dessa saudade dita no texto vem da imposição de uma nova cidade, mais servil a quem tem di Heigl para tal, sufocando a velha cidade de onde as pessoas moram, trabalham e têm seu lazer.

Lemoski 12/09/2023

Bacana mas pouco explorado
Achei que se tratava de um romance mas é um conto. O que percebi é que existem personagens demais na historia, fazendo com que eu simplesmente não conseguisse me conectar a eles. Não sei muito de suas vidas e facilmente esqueci quem é quem.

Quanto aos personagens que aparecem mais, algumas discussões são colocadas de supetão, como em uma fala da personagem que é trans, que, apesar de muito importante, não há um desenvolvimento na conversa.

Acredito que seria bem melhor se os personagens existentes fossem os 2 casais principais (os dois meninos e as duas meninas).

É muito legal sentir a representatividade da cultura brasileira, fazendo com que possamos nos sentir pertencentes, principalmente quando somos tão acostumados a consumir literatura estrangeira.

Tâmara Moya 01/12/2021

Acidentes de bicicleta, pressões dos amigos, andanças pelas ruas e contatos durante as danças juninas marcam esse processo de conhecimento (próprio e um do outro) entre Léo e Miguel.
A escrita do autor é leve e fluída, o que torna a leitura ainda mais prazerosa. Um ponto que me incomodou um pouco foi a quantidade de personagens secundários. Na maioria das vezes confundia todo mundo.
A história trás algumas reflexões importantes acerca do processo de gentrificação, de questões relacionadas ao ser LGBTQIA, aceitação familiar, segurança e liberdade de expressar amor.
Uma história fofa, com muita representatividade, cheia de Saudades, vontades e um calor gostoso no coração.

httpcecilia 01/11/2021

marcas
Este livro é incrível, a escrita, a história, ótimo conto para relaxar e ler rapidamente.

Neste livro/conto você simplesmente consegue sentir todas os sentimentos, raiva, felicidade, tristeza, alegria, tudo isso em momentos diferentes e que não fazem o livro ficar pesado.

a história do Leo e do Miguel com seus amigos é incrível e todes vocês devem conhecer essa pequena história de amor.

LEIAM!

Caah 20/09/2021

? São João em mim ?
Esse conto provocou tantos sentimentos inesperados em mim! Colocando em dia minha lista de leituras nacionais, me deparei com essa história. Não dá para cansar de histórias com festas junina, mas eu fiquei surpresa com o sentimento dessa história. Os personagens conversam sobre nostalgia e saudades de coisas desconhecidas e é exatamente o que eu senti passeando por essa cidade. Achei quase cinematográfico as cenas do Leo passeando na bicicleta, descrevendo essa cidade pequena que parece com tantas outras cidades pequenas, o sentimento de moleza e preguiça do final de semestre misturado com as cores da festa junina. A relação do Leo e do Miguel começa de um jeito tão realisticamente esquisita e ao mesmo tempo fofa e a essa sensação continua enquanto a relação deles se desenvolve. É surpreendente que ainda tem discussões de outros relacionamentos complicados, românticos familiares, e gentrificação.
Enfim, eu senti que peguei um recorte da vida do Leo e dessa cidade e o final em aberto combinou com o tom da história. Achei todos os personagens super interessantes e fiquei querendo mais momentos da vida deles!

Greg.Curide 20/09/2021

Sentimento de nostalgia e coração aquecido
Amei a história que pra mim já é perfeita por retratar uma época do ano que sou apaixonadíssimo, festa junina me trás memórias afetivas e sentimentos aconchegantes e esse conto me fez mergulhar nessas emoções e sentir aquela saudadeee, já que nessa época de pandemia não deu pra viver aquele São João de rua.
Amei o Léo, amei o Miguel, um romance real e fofo, amei os outros personagens com suas particularidades e questões pessoais que também trazem riqueza e reflexão pra história. Uma leitura leve, prazerosa, fluida e cheia de representatividade, inclusive minha primeira leitura nacional com protagonismo LGBTQIA+ e posso dizer que amei muito.
Quero poder ler e reler essas e muitas outras histórias do Lucas.

Lulu 12/09/2021

Tbm faz bem se permitir sentir algo, mesmo q seja momentâneo
Eu adorei essa história!! Muito fofinho, gostei muito dos personagens. Leria horas mais sobre, a escrita é muito fluída e leve. Tbm tem muita representatividade!! Me identifiquei mto com alguns pensamentos do Léo, saudades de uma festa junina!! ????

bendtherules 04/08/2021

o conceito de saudade e são joão no conto foi tudo pra mim, sabe. como nordestina, a gente sabe o quão importante é essa época, e quantos sentimentos bons a gente tem. sentimentos esses que foram transmitidos lindamente no livro, como plano de fundo para um romance fofinho (lê-se aqui eu chorando pelo final).

Jessika.Frizzero 28/07/2021

Eu sou apaixonada por festa junina e romance e esse livro tem tudo junto de uma forma magica!
Além disso trata da temática LGBTQIA+ de um jeito delicado e real, monstrando os dramas, os medos e os conflitos de um forma que eu nunca li antes, mas que tocou meu coração.
Foi impossível não chorar lendo esse livro e não me encantar com cada personagem.
A história de amor é digna de um best-seller.
To apaixonada nesse livro.

Gica Brombini 12/07/2021

"MARCAS DE SÃO JOÃO EM MIM" me marcou com sorrisos e me envolveu de saudade!
Queria começar essa resenha esclarecendo que quase nunca leio a sinopse de contos, e quase sempre me deixo levar apenas pelo fato de o conteúdo da história ter protagonismo LGBTQIA+, pela capa (adoro ilustrações) ou pelo simples fato de a novela ser de autoria nacional e independente. Então, vamos lá!

Comecei a leitura por estar à procura de contos e histórias que se passassem durante o período de junho/julho, e que possuíssem como contexto as maravilhosas festas juninas. Eu achei a capa do conto uma fofura, e esses dois motivos foram suficientes para que eu iniciasse a leitura.

No início, me senti meio perdida e sem saber para onde a história iria se encaminhar, pois como já disse, não havia lido nenhuma prévia anterior. Porém, no momento em que o potencial romântico e o contexto junino apareceram, eu me derreti e me apaixonei.

Esse foi o tipo de conto e de escrita que me faz lembrar o porque de eu amar tanto literatura nacional e os aspectos únicos da cultura brasileira que nela são inseridas. Nada de estereótipos norte-americanizados em relação à vida universitária, além de uma realidade simples e verdadeira da rotina de um jovem adulto brasileiro que vive em uma cidade pequena. A escrita do autor é leve e encantadora, principalmente pela contextualização de cenários e da construção de personalidade dos personagens, principalmente do protagonista Léo. Procurar a forma mais barata de conseguir um rodízio de pizza, sair para um barzinho depois da aula da faculdade e paquerar um garçom bonito é tão similar a minha realidade que me senti em casa com esse conto. Também moro em uma cidade do interior, e toda a paisagem histórica e simples me fez imaginar todo o cenário de uma forma muito palpável.

O romance é fofíssimo e as amizades do protagonista tem muita presença, principalmente a de Ana e Luna, que representam um ponto de divergência importante para como o Léo vê o amor e seus anseios, idealizações e inseguranças em relação a isso. Não sei dizer se a intenção do autor ao apresentar de forma tão próxima do protagonista um relacionamento estável e apaixonado, e outro repleto de medos e inseguranças foi proposital, porém se entrelaçou muito bem com todas as ideias e diferentes perspectivas que podemos ter sobre um namoro. Luna e Raquel são tão envoltas por uma paixão sincera e possuem uma visão tão simples e intensa sobre amar uma à outra que, o conto por sua vez, acaba não só apresentando um romance de aquecer o coração, mas sim dois. Por consequência, me identifiquei com os pensamentos e perspectivas do Léo, com a personalidade da Luna, e quis imensamente entrar na história e aconchegar a Ana em meus braços.

Voltando um pouco ao romance principal, gostaria de dizer que não o vejo de forma alguma como o foco do conto. Acredito que, apesar do envolvimento completamente fofo e apaixonante de Léo e Miguel, o foco fica claramente na construção do personagem principal e seus momentos de reflexão sincera, felicidade simples e sentimentos intensos e conflitantes. Como já disse Ana, “o que a gente sente, uma hora transborda”.

A única coisa que me “incomodou” (entre muitas aspas), foi que a quantidade de personagens secundários me pareceu desnecessária. Com a profundidade de amizade que Léo possui com Ana e Luna, as outras personagens acabam por parecerem neutras e um tanto descartáveis, estando ali apenas para preencher espaços e adicionarem diálogos engraçados. Entretanto, isso de forma alguma torna o conto descartável; continuo indicando-o com todo o meu coração, pois esta foi apenas uma perspectiva e opinião particular.

Por fim, a leitura de 86 páginas nunca me foi tão rápida e tão prazerosa. “Marcas de São João em mim” se tornou mais um conto queridinho, repleto de representatividade e extremamente palpável com sentimentos reais e um romance que me deu borboletas no estômago.

site: https://www.instagram.com/garotavernacula/?hl=pt-br

Samanta 10/07/2021

Saudade de festa junina :')
O romance é muito lindinho, exatamente o tipo de clichê que estava esperando encontrar quando resolvi ler.

O conto mostra tão bem como é a vibe sonhadora de estar em uma festa junina que me senti em uma.

Amei o final e como a palavra "saudade" é abordada. Muito quentinho no coração ???

Guttho 08/07/2021

"Também faz bem se permitir sentir algo, mesmo que seja momentâneo."
Eu amo esse conto porque ele me traz muitas coisas que amo: simplicidade, festa junina de igreja (as melhores sempre) e um romance levinho que deixa o coração igualmente leve.

Li pela primeira vez no dia do lançamento e me lembro de ter ficado com um sorriso no rosto com a memória do que li. Quase um ano depois retorno para essa história por estar com muita saudade de uma festa junina (e vamos de gatilho), e mais uma vez aqueceu meu coração.

Gosto do fato de termos aqui um casal que parece real, nenhum dos dois têm uma vida perfeita ou completamente horrível, é tudo muito ok (de um jeito bom), e isso traz essa simplicidade que me encanta. O Lucas conseguiu trabalhar muito bem os personagens secundários e pude identificar muitos dos meus amigos/colegas em praticamente todos eles. Além disso, acredito que o Lucas colocou muito de si mesmo nessa história e isso me fez ter vontade conversar com ele sobre a vida e como a enxergamos.

O mais incrível é essa sensação gostosa que o conto deixa ao final da leitura de que devemos nos permitir dar e receber afeto sem medo do fim e fazer “dar certo” pelo tempo que tivermos para isso.

Iamjessicaeduarda 30/06/2021

Perfeito é muito pouco para definir esse conto.
Simplesmente encantada e cativada por esse conto que história mais perfeita e super bem escrita, eu amei do começo ao fim.

Lethycia Dias 27/06/2021

Saudade por toda a cidade
Vivendo o segundo ano de pandemia, e sem a possibilidade de ir a nenhuma festa junina, eu só podia recorrer à leitura para matar minha saudade de uma das épocas do ano que mais gosto. E é uma coincidência interessante que essa palavra e esse sentimento sejam tão importantes para a história de "Marcas de São João em mim", fazendo parte do nome da cidade em que a história se passa, estando presente nos pensamentos do protagonista e até mesmo na playlist que embala a leitura. Que saudade!
Fiquei envolvida na história desde o início. Léo é um personagem fácil de nos identificarmos, com inseguranças e medos, porém um bom amigo e bom ouvinte. Já Miguel é um fofo, e tudo que eu queria era saber mais sobre ele. Desde que ele apareceu, fiquei torcendo para que os dois tivessem mais chances de falar um com o outro e de ficar juntos, e parte da minha leitura foi movida principalmente pela expectativa de que os dois se tornassem um casal.
Gostei muito também do grupo de amigos de Léo, que não só proporcionam muitos diálogos interessantes como também ajudam a construir a atmosfera da história com todas as menções a aulas, trabalhos, provas e férias. Ler tudo isso me deu uma saudade enorme do meu tempo de universidade! As festas para onde eles vão tiveram o mesmo efeito em mim.
Outro ponto interessante da história é o título: a princípio, podemos associá-lo apenas à época do ano em que a história acontece, isto é, junho. Mas "São João" também está no nome da cidade em que Léo e seus amigos vivem e estudam, e esta cidade também tem importância na história. As marcas deixadas tanto por esse lugar quanto pelo mês de junho, com suas "festas de São João" - como se pode chamar popularmente toda festa junina - prometem uma mudança interna no protagonista, que no fim da história, parece começar a se dar conta disso. Gostei muito de perceber essa ambiguidade do título e o significado que ela tem na história.
Para quem procura por uma história rápida, divertida, envolvente, com esse clima de junho e festa junina, além de momentos bonitos e emocionantes, "Marcas de São João em mim" é uma ótima escolha!

site: https://amzn.to/3dkqvwv