Marcas de São João em Mim

Marcas de São João em Mim Lucas Vieira

Resenhas - Marcas de São João em Mim

thais252 21/08/2020

Esse conto era tudo o que eu precisava ler e não sabia. Repleto de representatividade, tocando de forma sutil em temas sensíveis e mais relevantes do que imaginamos. Uma história que aquece mais do que quentão, e que me faz sentir saudade dela mesmo tendo acabado de ler e vir aqui fazer essa resenha.

lewhoviana 22/08/2020

Muitas emoções em São João
Eu me vi nesse conto, todas as incertezas e dúvidas de Léo, as complicações de relacionamentos de Ana e Laura e, principalmente, os papos aleatórios do grupo de amigos.
Marcas de São João em Mim é a prova que uma história diversa pode ser perfeita, eu não sabia que precisa (sabia sim risos) de um conto LGBT+ que se passa em um interior até ser felizarda em ler.

@cheiade9h 22/08/2020

"(...) o que a gente sente, uma hora transborda."
Eu não acredito que o Lucas inventou a festa junina em pleno mês de Agosto!
Com uma facilidade fora do normal me conectei com o conto e me vi apaixonada pelo casal principal. Lucas soube muito bem contar a história de Léo, sobre sua família, suas amizades e seu novo paquera de forma >calma< e verossímel. Além de ser um conto de aquecer o coração ~literalmente~, foram levantadas algumas discussões ao longo da história que se encaixou muito bem e a complementou.

Vivianne 07/09/2020

Não gostei. Meu problema com contos é q, normalmente, eles começam em lugar nenhum e vão pra nenhum lugar. Acho q esse é um desses.

tish 23/09/2020

Eu simplesmente amei esse conto. A ambientação em torno de festas juninas torna tudo ainda melhor. Consegui me relacionar muito com o Léo e as inseguranças dele com relação à família, e amei toda a representatividade envolvendo o seu grupo de amigos. O único defeito é que, justamente por ser um conto, acaba rápido demais, e eu queria poder ler páginas e mais páginas sobre Léo, Miguel e todos os seus amigos.

LAmethista 27/09/2020

Saudade.
Saudade, essa foi realmente a palavra que marcou e definiu a história para mim!

A ambientação é incrível, aconchegante e de aquecer o coração. Todo o clima de festa junina me deixou com uma sensação única e de saudades de todas as que já frequentei! Isso foi bem reforçado pelo fato de que esse ano não tiveram festejos por conta da pandemia...

A história também trás algumas reflexões importantes acerca do processo de gentrificação e de questões relacionadas ao ser LGBTQIA+. Toda a situação da aceitação familiar, segurança, liberdade de expressar seu amor etc.

Uma novela breve, mas muito acalentadora e agradável! Definitivamente recomendo!

quase putinha da literatura 13/10/2020

QUERO UM AMOR MAIOR....
Eu quero uma romance desses na minha vida!!!!
Saudade de uma festa junina em Minas Gerais, onde fazíamos casamento da roça digno de ensaio e apresentação boa demais da conta.
saudade de apaixonar calorosamente.

Priscilla Bacellar 15/10/2020

Um sopro de delicadeza
A narrativa de festa juninha e a simplicidade de uma vida de interior traduzidas em uma história delicada e deliciosa. Leitura simples e fluida, transporta qualquer um para as ruas da cidade, para os costumes e tradições juninos e te deixa com vontade de conhecer aquele lugar e aquelas pessoas.
É maravilhoso ler algo com representatividade, cultura e delicadeza como a história que o Lucas nos trouxe.

@lucassntn 18/10/2020

Encantador
Essa história tem um charme incrível, com uma ambientação gostosa, nostálgica e que traz inúmeras memórias e sentimentos. Os personagens são fofos demais e fiquei querendo conhecer mais de cada um deles. E, claro, a escrita do autor é super apaixonante ?

@vigurjao 01/11/2020

Eu quero ser o planeta de cores de alguém
Eu me apaixonei pelo conto na dedicatória e também quando vi que o Lucas criou uma playlist maravilhosa chamada "Inferninho" para acompanhar essa leitura (e eu amo playlist!!!!).

É uma leitura sensível, com personagens reais e que você pode facilmente se identificar ao decorrer dessa história.

Trata sobre assuntos muito importantes com muita leveza (consequências dos processos de gentrificação e a compreensão das individualidades emocionais) e também nos faz sentir e imaginar que realmente estamos em São João, cada detalhe, é como se estivéssemos ali na história e fôssemos parte do grupo de amigos do Léo, de tão conectado que o leitor fica com os personagens.

Vale ressaltar que tanto os personagens principais quanto os secundários são incríveis e bem desenvolvidos. E também é maravilhoso demais ver casais LGBTQIAP+ sendo felizes, são coisas que aquecem meu coração.

Karmille 04/11/2020

Uma boa leitura
Esse era o livro que precisava para sentir retomar o fluxo das leituras. Um romance simples e comum, contado com uma leveza agradável, mas sem deixar de abordar algumas reflexões pertinentes a sociedade.
Foi fácil se apegar aos personagens e se imaginar na vida deles, acho que por trazer um contexto tão contemporâneo. Contudo não posso deixar de ressaltar que senti falta de mais características das festas juninas, além disso achei que as reflexões trazidas foram abordadas de forma rápida, gostei disso para não roubarem a cena do romance, mas espero que o autor não repita isso numa história mais longa.
No mais fico no aguardo para conhecer a história dos demais personagens que apesar de secundários foram tão cativantes e interessantes quanto o principal

rsntl_ 06/11/2020

PERFEITO
Essa é, sem dúvidas, uma das histórias em que eu mais me identifiquei e que chegou na minha vida quando eu mais precisava. Comecei a leitura despretensiosa, mas me conectei em questão de segundos com o Léo, protagonista da narrativa, e não consegui largar mais a sua jornada, recheada de uma cultura tão nossa! Com certeza, foi essa novela que me fez descobrir tantos outros autores nacionais e abrir os olhos pra imensidão de opções que eles oferecem, ao mesmo tempo que ainda são desvalorizados demais. Só tenho a agradecer por MSJM, e preciso dizer que ele me marcou também. ??

Annagavinho 12/11/2020

Acho que deveria ser mais longo . Contos,crônicas são legais,mas sempre deixam um ar de queria um pouco mais .

Ianne 21/12/2020

A leitura foi como ouvir um amigo contando sobre suas desventuras amorosas na minha cidade do interior. Recheado de representatividade, mas muito mais que isso de amor.

moniquets 06/01/2021

? marcas de são joão em mim
essa novela/conto(?) traz uma leveza e simplicidade que é tudo na minha vida. a representatividade foi muito bem abordada!! essa é uma daquelas histórias pra sair de uma ressaca literária, pra se sentir acolhido/representado e também entender melhor algumas pautas.