Marcas de São João em Mim

Marcas de São João em Mim Lucas Vieira

Resenhas - Marcas de São João em Mim

Lethycia Dias 27/06/2021

Saudade por toda a cidade
Vivendo o segundo ano de pandemia, e sem a possibilidade de ir a nenhuma festa junina, eu só podia recorrer à leitura para matar minha saudade de uma das épocas do ano que mais gosto. E é uma coincidência interessante que essa palavra e esse sentimento sejam tão importantes para a história de "Marcas de São João em mim", fazendo parte do nome da cidade em que a história se passa, estando presente nos pensamentos do protagonista e até mesmo na playlist que embala a leitura. Que saudade!
Fiquei envolvida na história desde o início. Léo é um personagem fácil de nos identificarmos, com inseguranças e medos, porém um bom amigo e bom ouvinte. Já Miguel é um fofo, e tudo que eu queria era saber mais sobre ele. Desde que ele apareceu, fiquei torcendo para que os dois tivessem mais chances de falar um com o outro e de ficar juntos, e parte da minha leitura foi movida principalmente pela expectativa de que os dois se tornassem um casal.
Gostei muito também do grupo de amigos de Léo, que não só proporcionam muitos diálogos interessantes como também ajudam a construir a atmosfera da história com todas as menções a aulas, trabalhos, provas e férias. Ler tudo isso me deu uma saudade enorme do meu tempo de universidade! As festas para onde eles vão tiveram o mesmo efeito em mim.
Outro ponto interessante da história é o título: a princípio, podemos associá-lo apenas à época do ano em que a história acontece, isto é, junho. Mas "São João" também está no nome da cidade em que Léo e seus amigos vivem e estudam, e esta cidade também tem importância na história. As marcas deixadas tanto por esse lugar quanto pelo mês de junho, com suas "festas de São João" - como se pode chamar popularmente toda festa junina - prometem uma mudança interna no protagonista, que no fim da história, parece começar a se dar conta disso. Gostei muito de perceber essa ambiguidade do título e o significado que ela tem na história.
Para quem procura por uma história rápida, divertida, envolvente, com esse clima de junho e festa junina, além de momentos bonitos e emocionantes, "Marcas de São João em mim" é uma ótima escolha!

site: https://amzn.to/3dkqvwv

Iamjessicaeduarda 30/06/2021

Perfeito é muito pouco para definir esse conto.
Simplesmente encantada e cativada por esse conto que história mais perfeita e super bem escrita, eu amei do começo ao fim.

bendtherules 04/08/2021

o conceito de saudade e são joão no conto foi tudo pra mim, sabe. como nordestina, a gente sabe o quão importante é essa época, e quantos sentimentos bons a gente tem. sentimentos esses que foram transmitidos lindamente no livro, como plano de fundo para um romance fofinho (lê-se aqui eu chorando pelo final).

quase putinha da literatura 13/10/2020

QUERO UM AMOR MAIOR....
Eu quero uma romance desses na minha vida!!!!
Saudade de uma festa junina em Minas Gerais, onde fazíamos casamento da roça digno de ensaio e apresentação boa demais da conta.
saudade de apaixonar calorosamente.

tish 23/09/2020

Eu simplesmente amei esse conto. A ambientação em torno de festas juninas torna tudo ainda melhor. Consegui me relacionar muito com o Léo e as inseguranças dele com relação à família, e amei toda a representatividade envolvendo o seu grupo de amigos. O único defeito é que, justamente por ser um conto, acaba rápido demais, e eu queria poder ler páginas e mais páginas sobre Léo, Miguel e todos os seus amigos.

Lírio 20/01/2021

Leitura leve e que aquece os corações LGBTQIA+
Nossa eu amei demais esse conto. Desde o início me identifiquei muito com o Léo, quando ele conta sobre a dificuldade de se entender como bissexual, acho que é algo que acontece com quase todo bi, nessa sociedade heteronormartiva.

Gostei de como as relações de amizade tiveram um papel importante na narrativa. Apesar de ter tido um foco no interesse romântico do Léo, a história não girou em torno disso. O autor construiu muito bem essas relações de amizade, mostrando o amor, o cuidado, e a preocupação do Léo com es amigues e o contrário. Pra mim foi o retrato perfeito de amizades, principalmente no meio LGBTQIA+.

Mesmo tratando de assuntos sérios, a leitura foi leve e fluída. Recomendo demais.

Samanta 10/07/2021

Saudade de festa junina :')
O romance é muito lindinho, exatamente o tipo de clichê que estava esperando encontrar quando resolvi ler.

O conto mostra tão bem como é a vibe sonhadora de estar em uma festa junina que me senti em uma.

Amei o final e como a palavra "saudade" é abordada. Muito quentinho no coração ???

Caah 20/09/2021

? São João em mim ?
Esse conto provocou tantos sentimentos inesperados em mim! Colocando em dia minha lista de leituras nacionais, me deparei com essa história. Não dá para cansar de histórias com festas junina, mas eu fiquei surpresa com o sentimento dessa história. Os personagens conversam sobre nostalgia e saudades de coisas desconhecidas e é exatamente o que eu senti passeando por essa cidade. Achei quase cinematográfico as cenas do Leo passeando na bicicleta, descrevendo essa cidade pequena que parece com tantas outras cidades pequenas, o sentimento de moleza e preguiça do final de semestre misturado com as cores da festa junina. A relação do Leo e do Miguel começa de um jeito tão realisticamente esquisita e ao mesmo tempo fofa e a essa sensação continua enquanto a relação deles se desenvolve. É surpreendente que ainda tem discussões de outros relacionamentos complicados, românticos familiares, e gentrificação.
Enfim, eu senti que peguei um recorte da vida do Leo e dessa cidade e o final em aberto combinou com o tom da história. Achei todos os personagens super interessantes e fiquei querendo mais momentos da vida deles!

Bia 15/04/2021

Amor e quentão
Eu adorei o livro, os personagens, o romance e todos os pequenos romances ao redor do casal! Amei ver minha Minas Gerais muito bem representada na festa junina. O texto em si tinha alguns probleminhas de construção que me incomodavam um pouco, algumas frases um pouco desconexas, mas nada que tenha me impedido de aproveitar a história.

namaria 30/04/2021

Meh...
Casal fofo mas desenvolvendo dos personagens rasos e sem graça, o ambiente que acontece a história é bem acolhedor mas não foi explorado como deveria, não recomendo

Ianne 21/12/2020

A leitura foi como ouvir um amigo contando sobre suas desventuras amorosas na minha cidade do interior. Recheado de representatividade, mas muito mais que isso de amor.

Annagavinho 12/11/2020

Acho que deveria ser mais longo . Contos,crônicas são legais,mas sempre deixam um ar de queria um pouco mais .

Karmille 04/11/2020

Uma boa leitura
Esse era o livro que precisava para sentir retomar o fluxo das leituras. Um romance simples e comum, contado com uma leveza agradável, mas sem deixar de abordar algumas reflexões pertinentes a sociedade.
Foi fácil se apegar aos personagens e se imaginar na vida deles, acho que por trazer um contexto tão contemporâneo. Contudo não posso deixar de ressaltar que senti falta de mais características das festas juninas, além disso achei que as reflexões trazidas foram abordadas de forma rápida, gostei disso para não roubarem a cena do romance, mas espero que o autor não repita isso numa história mais longa.
No mais fico no aguardo para conhecer a história dos demais personagens que apesar de secundários foram tão cativantes e interessantes quanto o principal

@lucassntn 18/10/2020

Encantador
Essa história tem um charme incrível, com uma ambientação gostosa, nostálgica e que traz inúmeras memórias e sentimentos. Os personagens são fofos demais e fiquei querendo conhecer mais de cada um deles. E, claro, a escrita do autor é super apaixonante ?

@literatpsico 23/06/2021

"afinal, eu estava marcado por São João também." ?
eu peguei esse conto com a temática junina pra ler só pra passar o tempo e me surpreendi MUITO! ??
tudo é perfeito ? a ambientação, a representatividade, o gostinho junino, a playlist que ajudou a ser uma leitura INCRÍVEL ??
eu chorei e passei a leitura inteiro com um sorriso no rosto. esse conto aqueceu meu coração de um jeito surreal ?
me apaixonei por todos os personagens, principalmente pelo Léo e pelo Miguel!!
o final que o autor deu pra narrativa foi um ponto de paz e de saudades! ??