O Gato Preto e Outros Contos

O Gato Preto e Outros Contos Edgar Allan Poe

Resenhas - O Gato Preto e Outros Contos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

shuhuavr 12/07/2022

Por ser um livro antigo, a escrita acaba sendo extremamente cansativas em muitos momentos. Para mim, não foi uma leitura fluida.

Alguns contos (como "A carta roubada") são fracos, enquanto outros, como o popular e inigualável "O gato preto" são bons. Gostando ou não, devo admitir que a construção e a coerência da história são incríveis.

Para quem procura algo muito aterrorizante, esse volume não é recomendado, já que a maioria dos contos são apenas de mistério.
Sad Satan 05/02/2023minha estante
O Gato preto concerteza e o melhor dos contos mas o que eu mais gostei foi o da Sheirazade e o final das 1002 noites A casa de Usher me intrigou um pouco também

shuhuavr 17/02/2023minha estante
Esses são muito bons também, a casa de Usher principalmente

Fernanda.Rettore 24/09/2023

Poe e os Abismos da Alma
Edgar Allan Poe é considerado o pai do gênero policial e o mestre do conto de terror do século XIX. Conhecido por narrar histórias sombrias e descrever atmosferas macabras, seu trabalho influenciou muitos escritores e deixou uma marca indelével na literatura de horror.

As histórias de Edgar Allan Poe são caracterizadas por sua prosa elegante e pela profunda exploração da psicologia humana. Ele frequentemente trata temas como a morte, a insanidade, a culpa e a obsessão. Seus personagens são, muitas vezes, assombrados por demônios internos e os enredos costumam apresentar reviravoltas surpreendentes que mantêm os leitores atentos.

"O Gato Preto", por exemplo, narra a história de um homem perturbado que comete atos horríveis sob a influência do gato de estimação de sua esposa, que ele acredita estar amaldiçoado. "A Queda da Casa Usher", é um conto que descreve a visita de um amigo à Roderick Usher, onde este testemunha a deterioração mental e física dos gêmeos Usher e a tragédia sobrenatural que os culmina. Em "Os Assassinatos da Rua Morgue", o detetive C. Auguste Dupin usa sua lógica brilhante para resolver o mistério de um duplo homicídio ocorrido em uma casa em Paris; ele soluciona o crime e nos surpreende ao revelar a identidade do (improvável) assassino.

No geral, as histórias de Edgar Allan Poe são um mergulho no lado mais obscuro da natureza humana. Seu estilo literário único e sua habilidade em criar ambientes assustadores, continuam a cativar leitores e inspirar escritores até os dias de hoje. Através de suas obras, somos transportados para um mundo em que a linha entre a realidade e a loucura muitas vezes se desfaz.
Fabio 26/09/2023minha estante
Belíssima resenha, Fernanda!!!
Parabéns!!!???

Fernanda.Rettore 03/10/2023minha estante
Obrigada, Fabio!

Ketylin Maia 18/06/2022

Complexo.
Esse é meu primeiro contato com o autor e infelizmente devo assumir que não foi tão agradável quanto esperava. Sempre ouvi elogios e mais elogios sobre Edgar Allan Poe e confesso que a expectativa estava altíssima. O gênero com certeza é do meu agrado, porém, achei a escrita muito complexa e confusa. Não sei se a forma da escrita do autor não se encaixa ao meu perfil de leitora ou se não tive sensibilidade o suficiente para entender os seus enredos. De qualquer forma, não pretendo desistir! Em minha estante conto com mais um exemplar do mesmo e esta será minha próxima leitura. Mesmo quando não atende as nossas expectativas ou não toca nosso coração toda leitura é valida e sair da zona de conforto é necessário.
Ivan.Fedato 24/08/2022minha estante
Isso mesmo, não desista. Ele e o Lovecraft tem uma escrita meio difícil as vezes, mas é muito bom.

Rafa 08/03/2024

Um livro de contos bem curtinho, onde a morte é um tema que une todos. As descrições do Poe são sem igual. Ser enterrado vivo era algo que fascinava ele
Rebeca 08/03/2024minha estante
Sempre achei que ele se identificava com ser enterrado vivo, como se se sentisse morto ainda em vida

Kev 11/11/2020

Livro muito bom, contém 12 contos e, por serem histórias breves e independentes, se torna um livro de fácil leitura.
Todas histórias tem em comum a "bizarrice" e aquele tom meio sombrio... Achei diferente de tudo que já li e gostei da sensação que cada conto me causou. As minhas histórias prediletas foram:
-O milésimo segundo conto de Sherazade
-Descida ao Maelstrom
-Os fatos sobre o caso de M. Valdemar
-O gato preto
-O demônio da perversidade
Nath 13/01/2021minha estante
Poe tinha um jeito só dele de escrever. A minha preferida é o gato preto.

Bruna 07/10/2022

Insano (de um jeito perturbadoramente bom)
O livro é perturbado, enlouquecedor e maravilhoso. Não é uma leitura fácil, mas nem por isso perde seu brilho.

Edgar foi genial e abriu as portas para o gênero policial, terror e psicológico. Vários contos me impressionaram..A Vingança, o do Penhasco..a sensação é que dá que você está dentro de um pesadelo.

Mas sem dúvidas, o melhor deste volume é o Gato Preto. Em pensar que naquela época não tinha Freud e a saúde mental era banalizada. Claro que já deveria chocar na época, mas nos dias de hoje é absolutamente insano.

Leia. Mas tenha paciência, reconheça as temporalidades e deixe-se levar.
Carolina.Gomes 08/10/2022minha estante
O gato preto é um dos melhores contos q li, do Poe.

lordope 07/02/2023

Antes de ler Poe é bom saber que o cara não escrevia só terror. Muitos dos seus contos tratam de filosofia, os mistérios da ciência, ética e outros. Mas se tratando de terror gótico, com certeza A Queda da Mansão Usher e O Gato Preto são marcantes. Inclusive, vi que terá uma adaptação para série do primeiro.
Suzan8 07/02/2023minha estante
O Gato Preto foi minha primeira leitura? Sempre será especial.

Daniel.Paulo 04/06/2021

Denso.
Poe realmente era um genio de sua época, não vou dizer que todos o contos são bons pois estaria mentindo mas as estorias em sua grande maioria me surpreenderam bastante e de uma forma boa, principalmente em, o gato preto, a queda da casa de Usher e o barril de amontillado.

Gwbis 29/07/2021

Cansativo, mas interessante
Alguns contos são mais cansativos e difíceis de terminar, mas outros são bem interessantes como A Casa de Usher (não lembro se o nome é esse mesmo), O Gato Preto, O Barril de Amontillado e a Máscara da Morte Vermelha.
Gostei bastante dos contos embora a leitura seja cansativa.

Hellida.Pereira 13/06/2022

Uma leitura única.
De início achei meio estranho, mas quando chegou nos contos de terror eu amei, simplesmente perfeitos.

Fadark 19/10/2021

Gato preto e outros contos - Edgar Allan Poe ????
O gato preto e outros contos - Edgar Allan Poe

Foi um dos livros mais difíceis que li em minha vida.
Requer bastante imaginação, os contos em si são bizarros a ponto de a maioria terem finais com sentidos tão ambíguos que fará você pensar por dias o que o que cada um quis verdadeiramente lhe dizer.

O livro tem cerca de 12 contos e
Os meus preferidos foram:
O Milésimo segundo conto de Sherazade.
Os fatos sobre o caso M. Val'demar.
O gato preto
Silêncio - Uma Fábula
A máscara da Morte Vermelha
O demônio da perversidade

Li e reli várias vezes, e apesar de ter "entendido"
tenho a sensação de ter algo a mais...

Edgar tem seu jeito único de demonstrar a sutil beleza da morte, e a bizarrice da vida em seus contos.

AzuraMay 09/02/2024

Meio doido, pensante etc
Gostei de alguns, outros eu entendi nada...mas li, porque nunca li nada assim até agora. Esse conto do Gato Preto e o da Casa de Usher eu fiquei "0.0" sério, arrepiei kkkkkkkk
Legalzinho, foi top conhecer o autor.

Eder54 12/01/2022

Mais do que apenas um gato preto
Resenha "O gato preto e outros contos"

Segundo livro de contos do Poe que finalizo. Admito que, nesse há uma pegada maior do autor em descrever as criaturas, ou situação, o que me agrada mais do que outros contos que já havia lido, em que há uma descrição muito extensa e cansativa dos locais (sejam mansões, ou casas mais "normais"). Maioria dos contos nessa coletânea me seguraram e foram incríveis de serem lidos, inclusive "O Gato Preto", "Descida de Maelstrom" e "O Barril de Amontillado".

Apesar de seguir uma formulazinha padrão em alguns contos, Poe consegue nos deixar ansiosos para saber como ela irá terminar, e qual caminho irá prosseguir. Por mais que seja óbvio o que irá vir a seguir, em alguns contos, o frio na espinha ainda permanece, principalmente pela forma diferenciada que o autor tem em sua escrita.

Um ótimo livro para se passar o tempo, e bem tranquilo de ler, visto que são diversos contos (maioria deles bem curtos), e de tipos variados. Poe mostra-se um autor muito completo, escrevendo contos que variam desde intrigas policiais até monstros devoradores de barcos inteiros.

Jung TFanny 28/01/2022

Contos de arrepiar
Eu já tinha lido uma edição com outras seleções dr contos do autor (alguns que inclusive estão nessa edição) e tinha gostado muito. Gosto muito da escrita do Poe, apesar de que em alguns contos o começo parecia um pouco arrastado pra ler, mas não posso negar a genialidade do autor.
Alguns contos são arrebatadores, terminei alguns com uma sensação de anestesia e choque, entre meus favoritos eu elegi "O Barril de Amontillado" e "A Máscara da Morte Vermelha". Recomendo a leitura pra qualquer um que gostar de contos e quiser conhecer mais das obras do Poe.
Jubi já leu 28/01/2022minha estante
Morta com está história do gato ?

Jung TFanny 28/01/2022minha estante
Nossa muito booooaa! É um dos melhores mesmo.

Marcelo 05/08/2022

Terror em outras eras, era diferente.
Eu particularmente não me assustei com nada daqui, mas achei maior parte dos contos fantásticos e pertinentes, no que se refere a filosofia de suas histórias. Talvez também dê uma resposta do porque gatos pretos dão azar, quem leu provavelmente adotará uma branco, ou de qualquer outra cor que não tenha sido estigmatizada.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6