O Gato Preto e Outros Contos

Resenhas - O Gato Preto e Outros Contos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Barbara1413 21/03/2024

Sei lá...
O único conto que me prendeu foi O Gato Preto, os outros não foram muito bons. Sem falar que, por se tratar de um livro antigo, as vezes ficava difícil entender o que o autor queria passar. Sinto-me decepcionada, achei que Poe era algo mais grotesco (era o que eu esperava) creio que foi um pouco a minha expectativa que estragou a experiência de leitura. É isso!

Rafa 08/03/2024

Um livro de contos bem curtinho, onde a morte é um tema que une todos. As descrições do Poe são sem igual. Ser enterrado vivo era algo que fascinava ele
Rebeca 08/03/2024minha estante
Sempre achei que ele se identificava com ser enterrado vivo, como se se sentisse morto ainda em vida

estela.lavinia 04/03/2024

Não gosto de Edgar Allan Poe e só leio porque sou obrigada por causa da faculdade. Acho um sacoooooooo
Debora.Rosa 04/03/2024minha estante
Tbm me decepcionei com ele

Monblanc.Stella 13/02/2024

Não é um exemplo cativante de "romance policial "
Como uma coletânea de contos é de se esperar que alguns sejam mais fracos e outros melhores, porém tem contos que são tão curtos e não instigam o envolvimento do leitor em nada, ficam apenas descrevendo filosofias e teorias gerais, para dar um ar de mistério, mas dão tédio, sei que é uma obra antiga, mas Agatha Christe e Sherlock Holmes também são é não têm esse efeito negativo. Os únicos dois contos que realmente foram bons são "O gato preto" e " A casa Usher" fora isso nenhum outro dá vontade de continuar lendo, mas entendo que ainda sim esse é um autor importante para o gênero e obras do tipo, já vi alguns poemas dele que são construídos de forma excepcional também.

AzuraMay 09/02/2024

Meio doido, pensante etc
Gostei de alguns, outros eu entendi nada...mas li, porque nunca li nada assim até agora. Esse conto do Gato Preto e o da Casa de Usher eu fiquei "0.0" sério, arrepiei kkkkkkkk
Legalzinho, foi top conhecer o autor.

Heloisa.Albrecht 23/01/2024

Edgar Allan Poe se tornou uma paixão a partir deste livro
Eu simplesmente amei a narração deste livro, cada conto, cada ilustração, é tudo perfeito, passa o ar de histórias de terror que alguém contaria numa fogueira depois de horas, talvez dias, elaborando elas, só para assustar a todos. Pode conter algum gatilho, mas para mim, é perfeito, de verdade mesmo, papo reto, que livro foda! (Não julgue quem lê livros de terror??)

Maria19407 20/01/2024

Amo tanto tanto a forma como o Poe explora a mente a humana em relação a angústia, o desespero, a ansiedade, o fascínio e o medo. é surreal os detalhes e a vida que ele dá aos mínimos detalhes e faz com que nós nos questionemos sobre a loucura e a angústia que existe em nossas mentes.
o cara é um gênio!

Ana Carolina 15/01/2024

No início não gostei nada, as leituras me cansavam e não entendia muita coisa, tanto que larguei o livro e só voltei a ler um tempo depois. Um pouco mais pro meio comecei a pelo menos me surpreender com o horror das histórias (que por mais estranhas que fossem ainda me prendiam muito).
Se estiver de ressaca literária, não recomendo.

Anna2695 21/12/2023

Me decepcionei
Sempre me falavam que os contos do Allan eram muito bons e bem escritos, fiquei curiosa e decidi comprar para ler. O primeiro conto ?O gato preto? é bom, traz aquela curiosidade e quebra de expectativa pra quem lê pela primeira vez. Os contos seguintes seguem uma constante montanha russa, mas daquelas bem baixas. Nem todos os contos são ruins ou mal escritos, alguns são legais, mas ao mesmo tempo não são tão grandiosos assim quanto falavam, são bons e ponto. Já outros, SOCORRO!, precisei ter muita força de vontade para terminar. Enfim, não julgo quem gosta, só acho que eu e Allan não batemos nossas almas e foi isso.

Nikien7 15/11/2023

Edgar Allan Poe
Alguns contos tem uma escrita complexa e difícil leitura em algumas partes, o que torna os contos um pouco difíceis de entender. Mas é bom.

Nina.Law 30/10/2023

Nada é mais odioso para a sabedoria do que demasiada astúcia
Eu sempre amei muito a escrita do Poe, mas alguns contos aqui verdade seja dita foram bem medíocres, não sei se foi pela tradução mas senti muita lentidão na hora de ler cada conto, pareciam que os minutos não passavam. "O gato preto" continua sendo o meu favorito dele, uma boa surpresa encontrei em "A máscara da morte vermelha" e em "A queda da casa de Usher", os outros posso dizer que foram bem do mais ou menos. Mas de certa forma valeu a pena visto que me custou apenas R$10,00 e é sempre bom reler pela milésima vez "O gato preto", que a cada vez se torna mais inesquecível.

marifdam 25/10/2023

Clássico difícil de compreender
Alguns contos tem uma escrita complexa e de difícil leitura, o que torna os contos um pouco difícil de entender. Esperava que o livro fosse recheado de contos no estilo do Gato preto, mas a maioria é sem pé nem cabeça.

Fernanda.Rettore 24/09/2023

Poe e os Abismos da Alma
Edgar Allan Poe é considerado o pai do gênero policial e o mestre do conto de terror do século XIX. Conhecido por narrar histórias sombrias e descrever atmosferas macabras, seu trabalho influenciou muitos escritores e deixou uma marca indelével na literatura de horror.

As histórias de Edgar Allan Poe são caracterizadas por sua prosa elegante e pela profunda exploração da psicologia humana. Ele frequentemente trata temas como a morte, a insanidade, a culpa e a obsessão. Seus personagens são, muitas vezes, assombrados por demônios internos e os enredos costumam apresentar reviravoltas surpreendentes que mantêm os leitores atentos.

"O Gato Preto", por exemplo, narra a história de um homem perturbado que comete atos horríveis sob a influência do gato de estimação de sua esposa, que ele acredita estar amaldiçoado. "A Queda da Casa Usher", é um conto que descreve a visita de um amigo à Roderick Usher, onde este testemunha a deterioração mental e física dos gêmeos Usher e a tragédia sobrenatural que os culmina. Em "Os Assassinatos da Rua Morgue", o detetive C. Auguste Dupin usa sua lógica brilhante para resolver o mistério de um duplo homicídio ocorrido em uma casa em Paris; ele soluciona o crime e nos surpreende ao revelar a identidade do (improvável) assassino.

No geral, as histórias de Edgar Allan Poe são um mergulho no lado mais obscuro da natureza humana. Seu estilo literário único e sua habilidade em criar ambientes assustadores, continuam a cativar leitores e inspirar escritores até os dias de hoje. Através de suas obras, somos transportados para um mundo em que a linha entre a realidade e a loucura muitas vezes se desfaz.
Fabio 26/09/2023minha estante
Belíssima resenha, Fernanda!!!
Parabéns!!!???

Fernanda.Rettore 03/10/2023minha estante
Obrigada, Fabio!

O_Literalvaro 30/08/2023

Livro otimo
O livro possui diversos contos extremamente interessantes, apesar de nem todos serem tão de terror como a descrição do livro sugere, continuam sendo otimos contos para se ler, com pouquissimos contos fracos ou ruins.
Recomendo muito a leitura!!

Bê. 14/08/2023

Altos e baixos
Essa coletânea de contos vai de zero a cem em segundos? A maioria são de mistério e poucos contém terror em sua narrativa. Mas esses são os melhores.
Ao lado de pérolas como ?o gato preto? (sensacional), ?a queda da casa de usher? e ?a máscara da morte vermelha?, aparecem contos aparentemente sem sentido (a exemplo de ?silêncio - uma fábula?), os absurdamente chatos, como ?revelação mesmeriana?, e aqueles que tinham potencial pra serem excelentes ?mas?? (o barril de amontillado é um desses)?
Enfim, vale a pena pelos contos bons.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6