O Gato Preto e Outros Contos

O Gato Preto e Outros Contos Edgar Allan Poe

Resenhas - O Gato Preto e Outros Contos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Eder54 12/01/2022

Mais do que apenas um gato preto
Resenha "O gato preto e outros contos"

Segundo livro de contos do Poe que finalizo. Admito que, nesse há uma pegada maior do autor em descrever as criaturas, ou situação, o que me agrada mais do que outros contos que já havia lido, em que há uma descrição muito extensa e cansativa dos locais (sejam mansões, ou casas mais "normais"). Maioria dos contos nessa coletânea me seguraram e foram incríveis de serem lidos, inclusive "O Gato Preto", "Descida de Maelstrom" e "O Barril de Amontillado".

Apesar de seguir uma formulazinha padrão em alguns contos, Poe consegue nos deixar ansiosos para saber como ela irá terminar, e qual caminho irá prosseguir. Por mais que seja óbvio o que irá vir a seguir, em alguns contos, o frio na espinha ainda permanece, principalmente pela forma diferenciada que o autor tem em sua escrita.

Um ótimo livro para se passar o tempo, e bem tranquilo de ler, visto que são diversos contos (maioria deles bem curtos), e de tipos variados. Poe mostra-se um autor muito completo, escrevendo contos que variam desde intrigas policiais até monstros devoradores de barcos inteiros.

Mah 06/01/2022

anotações
contos legais só não consegui ler, por faltasse interesse, revelação mesmeriana, os fatos sobre o caso M. Valdemar e o demônio da perversidade

Amanda Souza 23/12/2021

Infelizmente não me simpatizei com os contos desse grande autor, não fiquei assustada e nem impressionada e posso citar os contos que ao menos "um pouco" fez sentido para mim.
O que admiro em Poe é a sua forma de escrita e sua imaginação, embora para mim tenha sido muito maçante e confuso vários contos eu resolvi um dia "ouvir" os contos para tentar sentir outra experiência.
Pode parecer meio contraditório mas é isso, tem alguma coisa..
Mas claro, também quero dar chance a outros contos, mesmo que eu passe a mesma coisa que passei com esse.

2.5
13/01/2022minha estante
Nossa o povo fala tanto desse autor que eu já tava achando que era eu que tava lendo "errado" e que não tava conseguindo realmente aproveitar a obra mas fico muito feliz em saber que mais alguém não ficou impressionado com os contos

Amanda Souza 13/01/2022minha estante
Tmj junto então Lí!!

Debs 19/12/2021

Edgar Allan Poe é um escritor famosíssimo e muito importante pra história da literatura e do gênero. Dei 3 estrelas pelo fato de que não é muito meu gênero mesmo. São contos mais antigos, com referências antigas... Então, acredito que não me interessei muito apenas por não ser meu gênero de livro. Mas não há dúvidas da excelência da escrita do pai do terror.

Raiany Pereira 30/11/2021

19/10/2021
O gato preto e outros contos - Edgar Allan Poe

Foi um dos livros mais difíceis que li em minha vida.
Requer bastante imaginação, os contos em si são bizarros a ponto de a maioria terem finais com sentidos tão ambíguos que fará você pensar por dias o que o que cada um quisesse realmente Ihe dizer.

O livro tem 12 contos.
E os meus preferidos foram:

O Milésimo segundo conto de Sherazade. Os fatos sobre o caso M. Val'demar.
O gato preto
Silêncio - Uma Fábula
A máscara da Morte Vermelha
O demônio da perversidade
Li e reli várias vezes, e apesar de ter "entendido" tenho a sensação de ter algo a mais.

Edgar tem seu jeito único de demonstrar a sutil beleza da morte, e a bizarrice da vida em seus contos.

Mandy 27/11/2021

Perfeitoh
É o meu conto favorito do Edgar Allan Poe. Sem mais.
Trecho marcante: "Existe algo no amor altruísta e abnegado de um animal que vai direto para o coração daquele que tem a oportunidade de testar a reles amizade e fidelidade tênue de um mero ser humano." Página 115

Van 29/10/2021

Contos
Apenas alguns contos conseguiram me prender, como a do famigerado Gato Preto e outros que Poe escreve sobre mesmerismo (hipnose)

Fadark 19/10/2021

Gato preto e outros contos - Edgar Allan Poe ????
O gato preto e outros contos - Edgar Allan Poe

Foi um dos livros mais difíceis que li em minha vida.
Requer bastante imaginação, os contos em si são bizarros a ponto de a maioria terem finais com sentidos tão ambíguos que fará você pensar por dias o que o que cada um quis verdadeiramente lhe dizer.

O livro tem cerca de 12 contos e
Os meus preferidos foram:
O Milésimo segundo conto de Sherazade.
Os fatos sobre o caso M. Val'demar.
O gato preto
Silêncio - Uma Fábula
A máscara da Morte Vermelha
O demônio da perversidade

Li e reli várias vezes, e apesar de ter "entendido"
tenho a sensação de ter algo a mais...

George.Nicolas 13/10/2021

Um gênio
Edgar foi um revolucionário do gênero de horror, menciono como os contos que me ganharam nessa coletânea: "O Gato Preto" "A queda da Casa de Usher" e "A Máscara da Morte Vermelha''

Ana 09/10/2021

Queria ter gostado mais dos contos desse livro, achei a leitura bem tediosa. Praticamente os contos foram resumidos nos temas: Deus e demônio.

Tomara que o terceiro e último livro do box faça valer o dinheiro que gastei nele rs.

LER ETERNO PRAZER 05/09/2021

Considerado o pai de terror e um dos maiores autores de contos de suspense e de gênero policial, Edgar Allan Poe nasceu em 1809, nos Estados Unidos, e dedicou-se a escrever poemas e contos que envolviam a morte, mistérios e relatos macabros. Seu falecimento, de causas não esclarecidas, quando tinha apenas 40 anos, contribuiu para que a popularidade de Poe aumentasse. O escritor inaugurou um estilo único e foi fonte de inspiração para grandes nomes da literatura mundial.
Neste volume estão reunidos 12 contos que mostram toda qualidade de escrita de Poe.
Encontramos aqui uma variedade de estilos, vamos do policial, terror ao psicológico.
Com seu estilo único, vemos em cada conto toda a capacidade que Poe tem para contar pequenas histórias.
Destaco aqui os seguintes contos :
O gato preto, Decida ao Maelströn, Revelação Mesmeriana, A queda da casa de Usher e O demônio da perversidade. Este último considero o melhor dessa coletânea. Aqui nós vamos trabalhar nossa mente para refletirmos de onde vem a maldade do homem, está guardada em lugar do nosso cérebro, nascemos com ela, ou no decorrer de nossa existência somos empurrados para ela.
O gato preto e outros contos e uma leitura ótimo.
Recomendo.

Bruna 15/08/2021

Suspense em sua origem
Um dos autores mais notáveis do gênero suspense (e do conto em si), Edgar Allan Poe é leitura indispensável para quem aprecia e quer se aprofundar nesse tipo de leitura.

Com alguns contos bastante densos, e com descrição e referências em demasia, a leitura pode se tornar um enriquecedor de repertório de conhecimentos gerais da época.

No entanto, contos como "O gato preto", "A queda da casa de Usher", "O barril de Amontillado" e "A máscara da morte rubra" despertam a curiosidade e o interesse do leitor como só o gênero suspense, com forte presença do macabro, é capaz de fazer.

Apaixonada por contos como sou, não poderia deixar de recomendar a leitura dessa obra.

Lucas Garcia 30/07/2021

É razoável mas não era o que eu esperava.
Pensei que seria vários contos de terror no estilo gótico, mas não é bem isso, tem sim contos de terror e são sem dúvida os melhores da coletânea e tem alguns que não dá pra entender. Vou tentar não dar spoiler, mas vou falar um pouco de cada conto.
-A carta roubada: bem chatinho, ele é ok até o Dupin, o personagem principal, ficar filosofando sobre a inteligência do criminoso, essa é a parte mais chata se quiser pular essa parte e ir pra resolução do caso não vai perder nada.
-O milésimo segundo conto de Sherazade: legalzinho, Conta um final alternativo pra história das mil e uma noites, em que o Simbad vai pra sua última aventura em que vê as "maravilhas do mundo moderno", mais que isso é spoiler.
- Descida ao Maelström: + ou -, conta a experiência mais assustadora e incrível, que um pescador teve ao ter entrado em um redemoinho no mar. Não achei bom e nem ruim achei "ok".
- Von Kempelen e sua descoberta: "tanto faz", relatos sobre um químico que transforma chumbo em ouro, o suprassumo da alquimia, uma pseudociência antiga.
- Revelação mesmeriana: muito chato, um moribundo é hipnotizado e o resto é uma baboseira sobre deus, alma, morte e pseudociência como a metafísica e mesmerismo (é tipo um hipnose).
- Os fatos sobre o caso de M. Valdemar: outro "tanto faz", tem relação direta com o anterior, conta os relatos do cara que hipnotizou o moribundo, tem um pouco de terror mas nada de muito interessante.
-O Gato preto: legal, o Stephen King pegou muita coisa daqui pra fazer o livro "Pet Semitary", um dos melhores contos de terror do livro, basicamente um cara fica chapado e mata seu gato que "volta" pra se vingar, resumindo é isso.
- A queda da casa de Usher: muito bom, um terror no estilo gótico, não vou falar nada quero que leiam esse.
- Silêncio - Uma fabula: Sou burro e não entendi nada e nem a mensagem que quer passar, mas e um conto "ok" de ler.
- A máscara da morte vermelha: +ou - não entendi a mensagem, essa aqui vou pedir alguém pra me explicar. SPOILER.
Uma praga assola um reino e a nobreza se isola num lugar esquisito que tem quartos de cores diferentes e um relógio, aí aparece a doença em forma de uma fantasia e mata todo mundo.
-O barril de amontillado: bom, um conto sobre vingança. Eu achei o motivo da vingança fútil e a vingança muito exagerada, mas é um bom conto.
- O demônio da Perversidade: chatinho. Fala sobre se somos nós que escolhemos fazer coisas ruins ou se somos maus por natureza. Pelo menos foi o que entendi, me corrija se eu estiver errado.

Gwbis 29/07/2021

Cansativo, mas interessante
Alguns contos são mais cansativos e difíceis de terminar, mas outros são bem interessantes como A Casa de Usher (não lembro se o nome é esse mesmo), O Gato Preto, O Barril de Amontillado e a Máscara da Morte Vermelha.
Gostei bastante dos contos embora a leitura seja cansativa.

Daniel.Paulo 04/06/2021

Denso.
Poe realmente era um genio de sua época, não vou dizer que todos o contos são bons pois estaria mentindo mas as estorias em sua grande maioria me surpreenderam bastante e de uma forma boa, principalmente em, o gato preto, a queda da casa de Usher e o barril de amontillado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6