O Caminho Alpino L. M. Montgomery

Resenhas - O Caminho Alpino

Leya 03/03/2024

Ela é tão Anne rsrs
Foi incrível mergulhar nessa autobiografia e descobrir tantas coisas novas dessa autora que já admirava bastante. Conhecer mais dela e entender um pouco mais seu jeitinho só seu de escrever está me fazendo reler Anne e amar ainda mais .

kefipiper 01/01/2024

Como uma grande fã das obras de Lucy Maud Montgomery, foi uma experiência satisfatórios conhecer de forma mais íntima sobre a vida dessa autora sublime, que fez parte da minha vida por tanto tempo. É uma biografia da qual, conhecendo Anne, você entende de onde vem toda a fantástica realidade que a mentalidade da personagem exprime em seus livros. Conhecer um autor também é conhecer o mais profundo de suas criações.

Lilivia 31/12/2023

Encantador para os fãs de Anne, maravilhoso para escritores
Esta biografia foi um dos melhores livros que li este ano, sem dúvida. Tirei grandes lições e aprendi bastante com a autora em seu processo de autoavaliação e reflexões pessoais... E super recomendo para escritores!

Como eu já conheço a história da Anne, é fácil me apegar a sua criadora, mas conhecê-la aqui como uma pessoa real ao invés de narradora ficcional foi maravilhoso. Me senti parte da época, pude entender um pouco de suas ideias e de seu processo criativo, além de marcar muitas e muitas frases, hehe.

Não sou muito leitora de biografias, mas gostei bastante dessa experiência e uma das coisas que ajudou com certeza foi a forma como a autora escreve. Deu pra ver o toque específico de sua forma de escrever e isso me trouxe um sentimento de nostalgia quando li pela primeira vez uma história sua, além de que apesar de fazer reflexões bastante profundas, não deixa de usar palavras simples e delicadas que encantam desde o primeiro minuto.

Ainda quero ler mais de suas obras e espero que em 2024 eu consiga hehe
Se você é fã da escrita da Lucy Maud ou mesmo gosta de ler biografias, vai amar esta aqui??

Ni Afonso 26/12/2023

Tem um certo ponto do livro que vai falar muito com novos escritores porque é muito identificável, é um grande abraço da Maud em nós.

Mah 15/12/2023

Dicas de escrita com a tia Maud?
Amei o processo criativo que a Lucy tinha e passei a fazer algumas das coisas que aprendi com ela para escrita. As histórias são muito interessantes e sempre cômicas e inteligentes assim como Anne. Por falar em Anne, a história das duas é muito parecida. Eu gostei muito desse livro, e da Lucy também.

Luize.Soares 04/12/2023

O caminho alpino
Quando comecei a leitura deste livro, me perguntei porque este era o nome, e só consegui me responder depois de terminá-lo. O caminho alpino representa tudo aquilo que você precisa enfrentar para alcançar seus sonhos e objetivos, e foi realmente incrível saber tudo o que esta querida autora passou até conseguir reconhecimento

Lucy Montgomery com certeza é a minha autora favorita, adorei ler a coleção Anne de Green Gables, O Castelo Azul, Jane de Lantern Hill, Pat de Silver bush, A Menina das Histórias, A Senhora de Silver Bush e A Estrada Dourada. E ainda quero ter a oportunidade de ler a coleção de Emily de Lua Nova e Kilmeny do Pomar. Todos este livros tem aspectos em comum que eu simplesmente adoro, como esses, por exemplo:

1. A descrição da natureza e do local onde se passam as cenas são incríveis e te fazem sentir que você pertence a aquele lugar ou que você já esteve presente lá antes
2. Personagens adoráveis, que fazem com que você sinta muita vontade de conhecê-los
3. A presença de animaizinhos para alegrar o dia a dia dos personagens (principalmente gatos), como podemos ver nos livros da Anne, da Jane, da menina das história e da Pat.

Enfim, foi uma leitura bem rápida e super leve, gostei muito de ter lido e de ter ficado sabendo o que se passou na vida dessa autora que é de longe a minha preferida.

Trechos:

?Pois as terras têm personalidade, assim como os seres humanos; e para conhecer essa personalidade, é preciso viver na terra, vivenciar e sentir sua essência, extrair dela o sustento do corpo e do espírito; somente assim é possível realmente conhecer um lugar - Lucy M. Montgomery

?Eu olhei para o rosto sem vida de minha mãe. Ela possuía um semblante doce, apesar de abatido e castigado pelos meses de sofrimento. Minha mãe era bonita, e a morte, tão cruel... - Lucy M. Montgomery

?É da natureza humana sempre desejar o que não tem - Lucy M. Montgomery

?Sou grata por ter passado a infância em um lugar tão arborizado, com árvores de personalidade, plantadas e cuidadas por mãos que há muito tempo não existem mais, unidas por todas as alegrias e tristezas que permearam nossa vida. Quando "convivo" por muitos anos com uma árvore, é como se fosse para mim uma pessoa e companheira querida. - Lucy M. Montgomery

?Não há nada que conserve a mocidade,
Até onde eu sei, somente uma árvore e a verdade - Oliver Wendell Holmes
Foi a primeira vez que tive noção da morte, a primeira vez, desde que eu tinha consciência do que era amar, que o que eu amava havia me deixado para sempre - Lucy M. Montgomery

?Sempre me pareceu, desde a mais tenra infância, que, entre todas as coisas triviais da vida, eu sempre estava perto de um reino de beleza ideal - Lucy M. Montgomery

?O contato com a poesia na infância faz com que ela se torne parte da natureza da pessoa, muito mais profundamente do que quando lida pela primeira vez na maturidade - Lucy M. Montgomery

?Quando me perguntam "Quando você começou a escrever?", eu respondo "Bem que eu gostaria de me lembrar". Não me lembro de não escrever, ou de não ter a intenção de ser escritora. Escrever sempre foi meu objetivo central, em torno do qual se agruparam todos os esforços, esperanças e ambições da minha vida - Lucy M. Montgomery

?Quando o amor pela escrita está na sua alma, dificilmente você é desencorajado - Lucy M. Montgomery

?Eu acreditava em mim mesma e lutava sozinha, em segredo e em silêncio. Nunca contei a ninguém sobre minhas ambições, esforços e fracassos. No fundo, bem lá no fundo, sob todo o desencorajamento e rejeição, eu sabia que "chegaria lá" um dia - Lucy M. Montgomery

?O livro pode fazer sucesso, ou não. Eu o escrevi por amor, não por dinheiro, mas muitas vezes esses livros são os mais bem-sucedidos, assim como qualquer coisa que é feita com amor verdadeiro, e como nada que seja constituído com fins lucrativos consegue ser - Lucy M. Montgomery

?Para mim, pelo menos, a solidão é necessária para realmente poder apreciar locais e coisas. Preciso estar sozinha, ou com poucas "almas afins", para poder sonhar e refletir - Lucy M. Montgomery

?O "Caminho Alpino" havia sido trilhado, depois de muitos anos de esforços e tentativas. Não foi uma escalada fácil, mas, mesmo no auge da labuta, havia uma gratificação e um entusiasmo que apenas aqueles que almejam chegar às alturas conhecem - Lucy M. Montgomery

?Devemos seguir nossas "vozes etéreas", segui-las através do sofrimento, da armargura, do desânimo e das trevas, passando pela dúvida e a descrença, por vales da humilhação e sobre colinas convidativas onde coisas doces nos tentam a abandonar nossa busca; sempre e sempre devemos seguir, se quisermos alcançar o "distante evento divino" e de lá contemplar os pináculos imaginários da Nossa Cidade da Realização - Lucy M. Montgomery

Ju.grace 19/10/2023

O caminho alpino
?Devemos seguir nossas vozes etéreas, segui-las através do sofrimento, da amargura, do desânimo e das trevas, passando pela dúvida é a descrença, por vales da humilhação e sobre colinas convidativas onde doces nos tentam a abandonar nossa busca; sempre e sempre devemos seguir, se quisermos alcançar o distante evento divino e de lá contemplar os pináculos imaginários da nossa cidade da realização.?

Uma leitura leve, de fácil entendimento e com muitas reflexões sobre ser escritor. Lucy navega entrelinhas de forma sublime e encantadora (como eu já esperava). Nos da asas à imaginação e conhecer um pouco da sua história me abriu muitos leques sobre as minhas leituras. Recomendo muito essa obra dela pra quem assim como eu, é apaixonado por Anne.

Lavinia.Mari 17/10/2023

Uma leitura indispensável para os fãs de Anne! ??
A história de Lucy é muito inspiradora!Foi muito especial para mim conhecer um pouquinho mais sobre a inventora de uma das minhas personagens favoritas da ficção, Anne Shirley!

Adorei descobrir como as experiências da própria Lucy influenciaram em vários elementos da história, mas principalmente na personalidade de Anne! Autora e personagem tem muuito em comum!

Kiarmy 28/08/2023

Uma autobiografia
Eu amei ler essa autobiografia da Lucy Maud Montgomery. Foi muito interessante entender como foi todo o desabrochar e crescimento da autora no universo da escrita. Gostei muito de entender algumas nuances e referências em suas histórias.

A obra mais conhecida da Lucy, definitivamente é Anne de Green Gables e foi muito surpreendente para mim perceber que ela teve um pouco de dificuldade na publicação e até mesmo dúvida em sua própria escrita. Eu admiro muito a escrita da Lucy e principalmente o dom que ela tem de contar histórias e transmitir os sentimentos em palavras. É inevitável não perceber a imaginação deslumbrante dela, e com isso você percebe que a Anne é simplesmente um reflexo de sua escritora.

Fico muito feliz que a Lucy não desistiu de publicar seus poemas e poesias, pois foi a partir deles que se abriu o caminho para a publicação de histórias incríveis.

Definitivamente, uma das minhas autoras favoritas!

Anaml 28/07/2023

L . M . Montgomery me fez entrar no mundo dos livros e sou muito , muito grata por isso . Assim como o soldado disse , Lucy ajudou e ainda ajuda muitas pessoas(E não podemos esquecer de que ela cria expectativas um tanto altas em românticas desesperadas rsrs) Mas voltando ao livro , amei conhecer mais dessa querida escritora e vi muito da Anne na própria Lucy.

oieamare 17/05/2023

Um exemplo!!!
A história da Lucy é de persistência, sonhos e carinho. Apesar de vivenciar momentos trágicos ainda quando criança, Lucy sempre manteve acessa a sua chama de imaginação.

Amei conhecer sua história e reconhecer que boa parte de seus escritos refletem isso. Além disso, Lucy me pareceu uma criança prodígio com uma mente que muitos adultos nao conseguiam compreender.

É uma leitura agradável! A história da Lucy me motivou bastante a continuar a escrever e acho que pode fazer o mesmo com outros escritores.

Ela é definitivamente minha escritora favorita! ?

ocamiverso 16/05/2023

Inspirador
A historia de uma das minhas escritoras favoritas explicada desde a infância, seu caminho alpino, é inspiradora e comovente.
Mah 19/05/2023minha estante
Aaa esse livro é muito especial

Mah 19/05/2023minha estante
Tutorial de como ser uma autora

laraleiixo 28/12/2022

O Caminho Alpino
Primeiramente, devo parabenizar a editora por um trabalho tão bonito e delicado. Texto traduzido do original, edição linda e com várias notas de rodapé. Trabalho completo.

Sobre a obra, nada mais é do que uma pequena biografia de uma autora mais amada. O interessante é que foi sugerido a ela que ela escrevesse isso, e ela mesma não via muito o que falar de si. E através dos livros e dessa autobiografia que vemos a sua simplicidade de forma extraordinária.

O livro fala da sua infância (que lembra tanto Anne), da sua trajetória como autora e seus livros (inclusive é bem legal ver ela comentando o que era real e o que foi criado por ela) e com uma mensagem do início ao fim para nunca desistirmos (e isso tem a ver com o título do livro).

Como eu disse, a sua simplicidade é uma característica muito bonita, ela via beleza em tudo e valorizava cada momento, cada conquista e suas lutas não viraram pedras no caminho, mas degraus de uma escada a caminho do sucesso (apesar dela não esperar isso).

Ela parecia ser muito divertida, admiro muito mais suas obras e a autora depois desse livro. Queria tanto que ela fosse uma autora contemporânea para que continuasse escrevendo.

Bárbara 25/12/2022

O Caminho Alpino
"O 'Caminho Alpino' havia sido trilhado, depois de muitos anos de esforço e tentativas."

O Caminho Alpino é a vida e carreira da autora Lucy Maud Montgomery. Com sua visão de mundo e escrita suave, ela nos conta sobre sua trajetória e suas inspirações para suas histórias.
O livro é curto, com algumas pequenas e boas reviravoltas, mas muito tranquilo de leve de ler, sem grandes emoções.

??????
Indico para quem leu algum livro da Lucy.

Bruna 25/12/2022

Leitura agradável
Gostei do livro, embora ele fique meio chato perto do final. Os primeiros dois terços do livro são bem interessantes, a autora conta de sua infância e juventude e como a escrita foi surgindo em sua vida, e alguns percalços que enfrentou nessa jornada. Porém mais pro final, não sei por que ela achou que seria interessante relatar uma viagem que fez à Escócia e o livro muda muito de formato, vira um diário de viagem, com muitas referências literárias de autores que ele leu e os locais que eles mencionaram em seus escritos e que ela queria muito ver ao vivo. Parece outra narrativa, muito dissociada da primeira parte do livro. De qualquer forma, gostei de ler.