Dez dias em um hospício

Dez dias em um hospício Nellie Bly

Resenhas - Dez Dias em Um Hospício

Cacau 19/01/2023

A coragem da autora é algo a se admirar, assim como o resultado do trabalho dela, entretanto senti falta de mais detalhes durante a narrativa e em relação ao desfecho. Porém é compreensível essa falta se pensarmos que ela não possuía nenhuma forma de anotar o que se passava. Por ser um livro curto vale a leitura.

brunaluc 18/01/2023

Muito triste a forma que um ser humano seja capaz de tratar o outro sem motivo algum! Livro muito bom!!

Mandy 12/01/2023

Demorei um tempo para ler, mas é uma leitura que quem quer saber mais sobre o passado dos hospitais psiquiátricos.
É um relato, mas admito que esperava um pouco mais, mesmo sendo 10 dias. Claro, vemos que parecia que para ser medico ou enfermeira nesses hospitais era so você ser alguém que maltratava e negligenciava os outros.

Lêticia Lopes 09/01/2023

Informativo e necessário
O livro é bem curtinho e rápido de ler. Li 86% em um só dia.

É uma leitura que expõe muitas crueldades infligidas a mulheres indefesas e nos deixa angustiadas por saber que tudo foi verdade.

Nellie fez um trabalho essencial para ajudar as pessoas a terem melhores condições de vida em locais para tratamento psiquiátrico, revelando as horríveis coisas que eram feitas nesses locais.

Nellie foi uma feminista, com certeza.

Alba 09/01/2023

Verdades necessárias
Não conhecia Nellie Bly antes da editora Wish trazê-la e estou profundamente grata por terem feito isso. Nellie se tornou uma inspiração, uma mulher que se preocupava com as mulheres e as condições em que elas viviam, apesar de ter certo privilégio. Seu trabalho de investigação foi uma denúncia da situação que milheres de pessoas em hospitais psiquiatricos passaram na sua época. Além disso, Nellie também investigou a vida que as mulheres trabalhoras, mostrando as situações degradantes e os salários baixos. Obrigada Nellie por ter existido.

Rafaela.vAlmeida 02/01/2023

Meio fraco
O livro é bem importante em certos pontos porém bem raso na explicação. Como uma jornalista que vivenciou a vida de quem vive em um hospício pensei que fosse ter muito mais aprofundamento e detalhes.

Kethlyn 29/12/2022

⭐⭐⭐⭐
Eu gostei muito do livro. Esperava uma descrição mais profunda? Sim. No entanto, ao entender que o caderno da Nellie foi retirado dela no hospício, entendo que muito pode ter se perdido em meio aos acontecimentos e relatos diários e ela acabou fazendo um grande 'resumão'. Ainda assim, acho a leitura muito rica, pois relata um cenário assustadoramente triste. Dá para sentir um pouco do que era estar nesse lugar. A escrita é muito fluida, eu li o livro em poucas horas. E essa edição da Wish está perfeita, com uma diagramação espaçada, ilustrações, fotografias do hospício, um prefácio interessante da editora e uma curta biografia da autora, escrita pela Joici Rodrigues. Gostei muito. Para mim só não foi, realmente, cinco estrelas, porque senti falta de uma maior profundidade no relato e na história de quem eram aquelas pessoas, mas como eu disse, a situação em que ela ficou no local teria a impossibilitado. Em suma, é uma leitura que vale a pena, em minha opinião!

Geovanna.Cookie 28/12/2022

A indescritível miséria humana
É uma leitura obrigatória para todos os estudantes de jornalismo.

Nelly Bly foi indescritível de tão corajosa ao fazer o que fez e os absurdos que revelou só pioram com o progresso do livro. Primeiro, a facilidade com que foi colocada dentro de Blackwell junto de diversas mulheres que pareciam sãs e que declaravam isso a todo o instante.

Segundo, a impossibilidade de sair. Ela mesma diz que o lugar é como uma ratoeira, não importa como elas se comportam ou o que falam, ninguém as ouve, não ligam se estão doente ou não.

E finalmente, a crueldade do ser humano. Esse livro talvez tenha sido o melhor exemplo da síndrome do pequeno poder. Mas não era tão pequeno o poder das enfermeiras sobre as paciente, era de vida e morte. E a vista grossa feita pelos médicos custou muitas vidas.

Andre.Gbur 03/12/2022

Difícil imaginar como real
O relato de Nellie sobre o hospício, seu funcionamento, o preparo e descaso (da maioria) dos funcionários é absurdo de se imaginar que realmente ocorresse em um tempo que já havia pesquisas em cima do tema e pessoas e condições para levar dignidade às pessoas nessas instituições. Chega a ser difícil de imaginar tudo como real.

Marcelo 29/11/2022

Muito Bom
Excelente livro, escrito em 1887 como talvez a primeira obra de jornalismo investigativo, nos traz um panorama do que acontecia com mulheres que eram consideradas loucas e internadas em instituições chamadas manicômios ou sanatórios. Muitas delas não tinham problema algum, mas os maus tratos e as condições precárias e insalubres, juntamente com o descaso e o sadismo de médicos e enfermeiras proporcionavam o aparecimento das mais diversas doenças ou traumas psicológicos. Esquecendo a época em que se passa, poderia ser considerado um relato do que acontece ainda hoje em muitos lugares. Vale muito a leitura!!!

Juliana (Ju/Jubs) 27/11/2022

Achei que ia encontrar uma ficção triste. Encontrei uma não ficção sincera e crua de uma pessoa super corajosa e admirável.

Nellie foi pioneira do jornalismo investigativo, em um tempo em mulheres eram desacreditadas e impedidas de estudar. Lutando contra toda a sociedade, seu trabalho foi importantíssimo para denunciar os abusos que ocorriam nos hospícios da época, inclusive o qual ficou durante dez dias.

Acho que é muito fácil "perder a mão" com temas tão sérios quanto esse, mas Nellie conseguiu um equilíbrio muito bom. A escrita dela é uma mistura interessante, é extremamente detalhada, ao mesmo tempo que é crua e sincera, e Nellie consegue fazer isso sem ser cruel.

Dou quatro estrelas apenas porque eu não consegui focar muito na história, é um livro rápido, mas foi cansativo para mim. Talvez por eu não estar tão acostumada com não ficção, talvez por ter esperado encontrar outra coisa, talvez por não ter sido o momento certo de leitura. Mas uma coisa é certa, é um problema comigo, o livro é maravilhoso em todos os sentidos.

Araí 07/11/2022

Um bom livro
Muito bem escrito, mostra a realidade de maneira bem sutil, esperava um pouco mais, mas no geral gostei da experiência.

Erika.Costa 05/11/2022

Fraco
Imaginei que seria uma narrativa com bem mais detalhes, mas mostra parte da realidade dos antigos hospícios.

gio 23/10/2022

Um relato chocante
A primeira coisa que eu pensei enquanto lia, é o quão parecida essa história é com "American Horror Story: Asylum". A protagonista, Lana Winters, é basicamente a Nellie Bly da ficção, e eu fiquei MUITO feliz em saber que ela realmente foi inspirada nessa grande e corajosa jornalista.

É triste pensar que os maus tratos em pessoas consideradas insanas realmente acontecia, sendo que a culpa não era delas, e sim de terceiros ou até mesmo do sistema...
As enfermeiras, que deveriam ser uma figura que demonstrasse segurança, aqui eram vistas como monstros, pois batiam nos pacientes e maltratavam até quase mata-los, manchando totalmente a área da saúde.

Nellie foi extremamente corajosa em decidir sentir na pele o que essas pobres almas passavam, e o avanço que ela trouxe para a comunidade feminina é de dar inveja. Sendo estudante de jornalismo, tenho essa mulher como minha inspiração, espero um dia ser tão incrível quanto ela!

Beatriz 19/10/2022

Livro forte
Saí da minha zona de conforto e fui ler uma não-ficcao. Gostei da leitura mas nao é minha vibe. Gosto de ler apenas pra obter conhecimento e não por diversão assim como faço com outros. Recomendo bastante
Nicolleday 19/10/2022minha estante
vc parece a Dani