Ex Libris

Ex Libris Fabio Brust

Resenhas - Ex-Libris

Marya 01/09/2023

Maravilhoso!
Ex libris foi um livro que superou minhas expectativas. Sendo meu primeiro contato com a escrita do autor, afirmo de bom grado, que é um livro magnífico. Logo, os personagens, assim como eu, são leitores.

Durante a leitura, somos apresentados à dois personagens cativantes, personagens bem construídos, desenvolvidos e marcantes. Davi e Samanta, logo no início, conquistaram meu coração.

Já imaginou encontrar o livro da sua vida? Um livro que, de certa forma, narrasse toda a sua vida e governasse seu destino? Já imaginou ter nas mãos a possibilidade de descobrir todos os seus triunfos antes que acontecessem? Confesso que, a possibilidade de saber o futuro, me assustaria.

Neste livro inesquecível, você encontrará romance, amizade (friends to lovers), e uma pitada de fantasia. De fato, eu li sobre um lugar mágico onde existiram livros, milhares de livros que contavam a história da vida de todas as pessoas do mundo.

Samanta encontrou no sebo, o ex libris, o livro que narra a história da vida do seu melhor amigo. Mas o coitado tem sua morte prevista para breve, ele morrerá em um incêndio. Detalhe, o dono do livro não pode ler sua própria história. Para Davi, o livro só continha páginas em branco.

Samanta precisava encontrar uma solução para o problema que o livro trouxe, e a ideia era ir até o autor do livro, para obrigá-lo a mudar o final. Será que seria possível quebrar a sequência de acontecimentos da história dele? Conseguiria, de alguma forma, impedir o último fato narrado antes do desfecho?

Ler esse livro foi uma aventura, foi uma grande honra. Fábio Brust nos proporciona uma história perfeitamente trabalhada, rica em detalhes. Foi uma leitura leve, super fluida e gostosa de ler. A escrita do autor é viciante, devorei as páginas sem perceber e finalizei querendo mais.

Uma coisa que gostei muito no livro, foi o momento que os personagens encontraram a biblioteca do destino. O autor foi muito criativo e detalhista ao mostrar-nos o lugar ao qual os personagens queriam chegar durante todo aquele processo. Foi como se, em um momento de tempo, eu estivesse lá, passeando entre os infinitos corredores repletos de livros. Eu contemplei a imensidão da biblioteca do destino.

De modo geral, eu amei me aventurar nessa história, o livro é incrível em todos os sentidos; desde a história até a diagramação. O autor, juntamente com a editora, fizeram um trabalho impecável.

sayu 29/08/2023

Viajei junto...
Bah, que livro!
Ex Libris definitivamente traz uma daquelas histórias que te leva a sentir muitas coisas. É uma montanha-russa de incerteza, curiosidade, medo, risos, lágrimas. É quase como se tu conhecesse as personagens há anos, ou até mesmo estivesse na pele deles. Fiquei tão imersa naquela realidade que no momento de dar adeus à essa leitura, cheguei a pesquisar passagens para me aventurar também...quem dera, mas com certeza fica a vontade de conhecer pessoalmente Santa Cruz, viajar de ônibus e ver as belezas do nosso país e claro conhecer os outros trabalhos do autor. Ansiosa para os próximos!

Sensa___ 16/08/2023

É realmente uma aventura
Olha, se a Sam não descobrir um desvio na coluna depois dessa aventura toda, ela é um robô. São idas e vindas de uma cidade a outra, em busca de algo desesperador: salvar a vida do seu melhor amigo (que talvez, só talvez, não seja só isso pra ela). Embora esse vai e volta tenha me irritado algumas vezes, o Fábio sabe como deixar as coisas leves. Foi uma leitura tranquilíssima, daquelas que quando eu sentava pra ler, nem percebia as páginas avançando.

eunobookstagram 27/12/2022

eita atrás de vixe
gente n tô entendendo esse final
é um livro até bom, com uma história meio clichê demais e o plot sei lá, achei meio fraco, não leria de novo mas não me arrependi da leitura
inclusive, LERIA UMA CONTINUAÇÃO, pq esse final foi terrível, foi uma brincadeira com a cara do leitor, n to entendendo essa palhaçada, e aí aconteceu o que????
quero respostas
Fabio Brust 23/01/2023minha estante
Oie, Nicolly!
Fico feliz que você tenha lido o livro e, apesar de parecer que você ficou meio revoltada haha, acho que gostou? Espero que sim! Enfim, já que você quer respostas, quer bater um papo sobre o final? :)

eunobookstagram 23/01/2023minha estante
ahhh que tudo, gostei simm hahhaa quero muito falar sobre, vamos!!!

Mona 17/12/2022

Diferente e bom!
Samanta e Davi se conheceram a alguns anos num pequeno sebo da cidade onde moram e agora esse sebo irá fechar as portas. Juntos eles vão até o lugar para que Samanta escolha um livro para guardar de lembrança. Mas dessa vez o porão do lugar esconde um exemplar diferente do que ela espera: a história da vida de seu melhor amigo. Um livro com as iniciais de Davi no pé da capa e o título Ex Libris em dourado. Ela começa a ler o livro com a certeza de que se trata de uma história de ficção mas percebe que talvez a trama seja real. Davi tem sua morte prevista para breve, em um incêndio misterioso. Para salvá-lo, Sam está decidida a ir até onde for necessário para encontrar o autor do livro e obrigá-lo a mudar o final.
Mais um livro lido da minha parceria com a @aveceditora e ja venho dizer que li esse livro em um dia. Eu estava OBCECADA, sério. Eu precisava muito saber de onde veio o livro, existiriam outros como ele?, o que eles dois vão fazer pra que Davi não morra?, quem escreveu esses livros?, eu precisava chegar no fim e devorei o livro. Juro. Só parei quando tinha acabado (e pra ir ao banheiro, claro kkkkkkkk). A narrativa é muito gostosinha e super rápida de ler, você nem vê as páginas passando. E uma das melhores coisas do livro, pra mim, foram as descrições dos lugares. Eu sou de São Paulo mas moro a muitos anos aqui no Paraná e quando o Fabio descreve Foz do Iguaçu e as Cataratas foi como se eu estivesse lá de novo. Eu amo livros que se passam no BR, principalmente em lugares que conheço, isso me conecta muito mais com a história.
Recomendo muito a leitura!
Esse livro tá disponível pra compra no site da @aveceditora , amazon e o ebook está disponível no K.U.

site: https://www.instagram.com/p/Cixa0AvLGvh/?utm_source=ig_web_copy_link

Jordana.Pires 30/07/2022

Livro maravilhoso
Esse livro foi uma surpresa ótima, comecei a ler e terminei muito rápido, pois a história é envolvente e os personagens principais são uns amores, você torce muito para que eles fiquem juntos, mas o livro não é apenas um romance, embora pareça.
Para descobrir sua vocação, ela precisa deixar que as palavras do destino façam seu caminho nas linhas da vida, porém não será nada fácil. Eu entendi que para que Sam crescesse e evoluísse, ela precisava abandonar o passado, tinha que renunciar à segurança de sua vida e seus relacionamentos e precisava seguir seu rumo sozinha.
Nem sempre podemos levar conosco as pessoas que mais amamos e zelamos, precisamos nos permitir evoluir e isso pode ser doloroso, mas no fim, teremos nossa recompensa.
Indico muito e apesar de ser infanto juvenil, a leitura é ótima e agrega em todas as idades.

wesleysouza 01/07/2022

O livro da sua vida(ou quase isso)
Tramas que tratam de livros e contadores de histórias sempre tiveram esse estranho poder de me fisgar. Existe um terreno fértil dentro dessa temática que vai desde a mágica das palavras até como a leitura pode literalmente mudar uma vida, e Ex-Libris usa vários desses elementos como âncora. A sinopse curiosa e os personagens que adoram matar tempo em um sebo são excelentes chamarizes para o leitor que, diante da narrativa acelerada, capítulos curtos e do realismo mágico, vai querer ficar para saber onde isso tudo vai dar.

É uma pena que, pelo menos ao meu ver, todo esse potencial não foi tão bem trabalhado. Sinto que algumas decisões dos personagens (principalmente aquelas à respeito da leitura de certo livro) são feitas unicamente para sustentar o mistério e não possuem uma justificativa tão forte. Existem também umas passagens que jogam com a metalinguagem, um artifício que até funciona, mas que se torna enfadonho devido à certas repetições.

Dani 21/06/2022

...
A premissa do livro é muito boa, mas não gostei muito do modo como foi executada. O livro é curto e rápido de ser lido mas não me prendeu na história. Não gostei muito dos personagens isso deixou a história chata pra mim, também não ligava pro romance deles então a história perdeu um pouco o sentido pra mim.

Cecília 29/04/2022

Livro lindo e interessante
gostei muito dessa experiência de ler Ex Libris, apesar de ter um plot bastante usado eu nunca tinha lido nenhum livro que fosse desse jeito, e gostei bastante de como esse livro retratou tudo, a ambientação do livro é muito bonita e me mostrou alguns lugares turísticos do Brasil que fiquei com muita vontade de conhecer.
mesmo não gostando muito da personalidade de um dos protagonista em geral gostei bastante de como se sucedeu a história, leiam Ex Libris!!!

lipeleu 04/04/2022

Boa leitura
Vi esse livro recomendado no meu Kindle Unlimited e já me chamou a atenção pela capa bonita. Quando li a sinopse, trouxe uma lembrança de A Biblioteca da Meia Noite, que li e amei. Decidi dar uma chance à Ex-Libris e me surpreendi.
É uma boa história, talvez com esse plot de "um livro sobre sua vida" um pouco batido para mim. Mas isso não tira o mérito do livro que trás essa fantasia para com um bom toque de cultura brasileira que tanto conhecemos: pressão dos pais e colegas por conta da faculdade e para decidir um rumo na vida, resultado do vestibular, caronas de beira de estrada e paisagens deslumbrantes.
Apesar disso tudo, o livro é muito descritivo. E isso cansa. Por vezes eu só passei o olho pelos parágrafos para tentar agilizar a leitura. E tudo parece demorar para acontecer. Não sei se é intencional mesmo ou o excesso de descrições e acréscimos de situações que não agregam tanto contribuem para isso. Era cansativo ler para descobrir o que aconteceria com os protagonistas - que não achei tão cativantes assim. Poucos momentos entre eles se salvam, mas acaba caindo muito num clichê.
O final é agridoce. Quando achei que teria mais coisa, ele acaba. Houve tanto empenho no restante do livro para ele parecer corrido e a solução dos problemas rápido e fácil demais. O plot do final poderia ter sido melhor aproveitado.
No geral, é uma leitura boa. Talvez se não tivesse lido outro livro com essa mesma temática de livros que contam toda a vida do personagem, eu teria gostado mais.

Lola 30/03/2022

davi *****
comecei odiando um dos protagonistas, mas me envolvi muito rápido na leitura por serem capítulos curtos e bem interligados, achei o romance muito lento e mesmo que eu goste esse foi demais pra mim kkkkkk o livro engrena 100% na aventura final, dando pra perceber que se tivessem mais aventuras reais talvez o enredo me deixasse mais animada

juliaememo 24/11/2021

Ex Libris - Um livro sobre livros. O que pode dar errado?
O QUE DIZER SOBRE ESSE LIVRO???
Ex Libris é um livro que fala sobre LIVROS! Já comecei empolgadíssima e ele COM CERTEZA ABSOLUTA superou minhas expectativas.
O livro é muito bem escrito, com personagens tridimensionais e personalidades que nos cativam.
Temos vários cenários no decorrer da história, lugares turísticos do Brasil, o que eu achei muito legal para conhecermos mais sobre eles!
E o final... eu chorei horrores. Terminei devastada. (5 estrelas + favoritado)
Gostaria de reler Ex Libris como se fosse a primeira vez, sentir as mesmas surpresas nos plot twists e chorar novamente no final. KKKKKKKK
Este livro merece todo o reconhecimento do mundo. INCRÍVEL, LEIAM!!!

(Classificação indicativa: +14)
Letícia 24/11/2021minha estante
Que legal, vou pôr na lista!

juliaememo 24/11/2021minha estante
Espero que você goste! Eu achei muito bom!! ?

Bia 08/11/2021

Um livro para duas vidas.
Quando se trata de salvar quem amamos, o destino pode ser um empecilho. Com capítulos curtos, a dinâmica acelerada faz a leitura voar. De fato, a premissa é tão atraente que me lembrou a escrita do Tio John Green em um realismo mágico com a fragilidade humana.

Eu adorei como os personagens foram construídos. A típica heroína clichê vista na Samanta e seu melhor amigo. O romance entre ambos é gradual, sendo mostrado por gestos, negações e muitos desafios.

Eu senti falta de mais um ponto de vista, acho que seria interessante se o Davi também narrasse essa história. Alguns acontecimentos são previsíveis demais e o desfecho é conveniente. Mas, mesmo esses pontos não tiraram o brilho da leitura.

Fabio Brust mostrou a criatividade em uma escrita memorável. Ademais, a diagramação desse livro é algo maravilhoso. O final é aberto, mas cabe a cada um interpretar da melhor maneira de acordo com sua experiencia e posso dizer que isso foi uma surpresa e tanto.

Sem duvidas, uma história gostosa, comovente e leve que deixa várias reflexões na nossa mente.

site: https://www.instagram.com/meus2literario/

Titi 19/10/2021

Incrível
Eu queria muito ter a habilidade de escrever boas resenhas, porque esse livro merece.

Eu comecei o livro com muitas expectativas e não me decepcionei.
Não foi nada como eu esperei, o livro toma rumos bem surpreendentes e originais.

Os personagens são incríveis, o desenvolvimento é muito bem pensado e o final...Não foi o que eu esperava, mas foi bem trabalhado e muito significativo.

Talvez eu não consiga dormir, pensando sobre esse desfecho. Essa era a intenção? Não sei, mas vai acontecer.