Ex Libris

Ex Libris Fabio Brust

Resenhas - Ex-Libris

juliaememo 24/11/2021

Ex Libris - Um livro sobre livros. O que pode dar errado?
O QUE DIZER SOBRE ESSE LIVRO???
Ex Libris é um livro que fala sobre LIVROS! Já comecei empolgadíssima e ele COM CERTEZA ABSOLUTA superou minhas expectativas.
O livro é muito bem escrito, com personagens tridimensionais e personalidades que nos cativam.
Temos vários cenários no decorrer da história, lugares turísticos do Brasil, o que eu achei muito legal para conhecermos mais sobre eles!
E o final... eu chorei horrores. Terminei devastada. (5 estrelas + favoritado)
Gostaria de reler Ex Libris como se fosse a primeira vez, sentir as mesmas surpresas nos plot twists e chorar novamente no final. KKKKKKKK
Este livro merece todo o reconhecimento do mundo. INCRÍVEL, LEIAM!!!

(Classificação indicativa: +14)
Letícia 24/11/2021minha estante
Que legal, vou pôr na lista!

juliaememo 24/11/2021minha estante
Espero que você goste! Eu achei muito bom!! ?

Bia 08/11/2021

Um livro para duas vidas.
Quando se trata de salvar quem amamos, o destino pode ser um empecilho. Com capítulos curtos, a dinâmica acelerada faz a leitura voar. De fato, a premissa é tão atraente que me lembrou a escrita do Tio John Green em um realismo mágico com a fragilidade humana.

Eu adorei como os personagens foram construídos. A típica heroína clichê vista na Samanta e seu melhor amigo. O romance entre ambos é gradual, sendo mostrado por gestos, negações e muitos desafios.

Eu senti falta de mais um ponto de vista, acho que seria interessante se o Davi também narrasse essa história. Alguns acontecimentos são previsíveis demais e o desfecho é conveniente. Mas, mesmo esses pontos não tiraram o brilho da leitura.

Fabio Brust mostrou a criatividade em uma escrita memorável. Ademais, a diagramação desse livro é algo maravilhoso. O final é aberto, mas cabe a cada um interpretar da melhor maneira de acordo com sua experiencia e posso dizer que isso foi uma surpresa e tanto.

Sem duvidas, uma história gostosa, comovente e leve que deixa várias reflexões na nossa mente.

site: https://www.instagram.com/meus2literario/

Jaqueline @icontextualize 23/07/2021

Você leria o livro que conta a sua história?
Com o fechamento do sebo em que Samanta e Davi se conheceram, ela busca um livro para guardar de lembrança. O porão do lugar esconde, em meio a vários outros volumes esquecidos, um exemplar diferente do que ela espera: a história da vida de seu melhor amigo.

Cética, ela começa a ler o livro com a certeza de que se trata de uma história de ficção. Ao avançar pelas páginas, o papel está preenchido com detalhes da vida de Davi, e todos são iguais ao que aconteceu de verdade.

Mesmo que ele não acredite no que Samanta fala sobre o livro, o final está cada vez mais próximo. Davi tem sua morte prevista para breve, em um incêndio misterioso. Para salvá-lo, Sam está decidida a ir até onde for necessário para encontrar o autor do livro e obrigá-lo a mudar o final.

"Você não se sente incomodado com isso? Com precisar decidir todo o seu futuro tão cedo?".

Pensa num livro bem construído! Amei a escrita do autor, ela é totalmente imersiva. Me envolvi com esses personagens, torci por eles. Mergulhei tanto nessa história que eu me sentia parte dela, me aventurando nessa jornada junto com a Samanta e Davi. Sam é definitivamente a minha personagem favorita. Em vários momentos me identifiquei e tive os mesmos questionamentos que ela tem ao longo da narrativa.

Esse é um livro que vai falar muito sobre o destino, sobre as escolhas que fazemos e os caminhos que decidimos trilhar. O que casa totalmente com a idade dos personagens, que estão saindo do ensino médio. Eles só querem descobrir o que vão fazer da vida, querem fazer planos e esperam tomar sempre as melhores decisões. E todos nós, um dia, já passamos por essa fase, ou vamos passar!

Pra quem gosta de fantasia, livros jovens e personagens que estão saindo do ensino médio, essa história é um prato cheio.

site: https://www.instagram.com/icontextualize

Yasmim Braga 20/07/2021

Nacional que vale muito a pena
?Ainda que sonhassem com o futuro, não havia como escapar do presente.?

Sam encontra o ?ex libris?, um livro que narra a história do seu melhor amigo, Davi, inclusive como ele morre. Ambos embarcam numa jornada para descobrir como mudar esse destino, para saber de onde vem e quem escreveu ou quantos ex libris existem.

Acompanhar Sam e Davi e ver a amizade deles me deixou encantada, são personagens cheios de camadas que me cativaram com facilidade.

Ex libris é um livro sobre destino, escolhas, amizade, livros e o quanto impactam nossa vida. A escrita do Fábio é espetacular, cheia de detalhes, descrições dos cenários e dos personagens e seus sentimentos. Pelo fato do livro ter capítulos curtos e ?ganchos? ao fim de cada um, pareceu que fluiu muito rápido. Li em menos de 24horas, foi muito viciante e eu não conseguia largar. Recomendado a todos, deem uma chance a esse nacional incrível. Espero que conquiste vocês também!

Alinne Morais @sistersbookaholic 08/10/2021

O que você faria se encontrasse um livro que contasse toda a vida do seu melhor amigo? E o que faria se descobrisse que ele iria morrer muito em breve?
Samanta e Davi são melhores amigos desde pequenos, e nutrem um amor por livros, por conta disso eles decidem visitar pela a última vez o sebo da sua cidade, que abrigava o amor que eles tinham pelas histórias que ali residiam. E é quando eles encontram o livro EX LIBRIS.

Samanta começa a ler o livro e percebe que o livro conta toda a história do melhor amigo, até o dia da sua morte, então ela nota que a morte de Davi está muito perto. Sam conta para Davi, mas o garoto não acredita muito nela, então os dois partem numa jornada para descobrir como reverter o final trágico da morte do garoto.

"Ah, se para mudar o destino fosse necessária apenas a tinta da pena sobre o branco do papel..." Pág 73

O primeiro amor, amizade e livros! Um livro de fantasia que me deixou intrigada para saber qual seria o desfecho dessa história.

Sam e Davi além de ter uma linda amizade, também nutriam amor um pelo outro, gostei da forma que foi desenvolvido o relacionamento deles, foi tudo no tempo certo e sem pressa. Juntos, enfrentam várias aventuras e com isso o amor deles vai crescendo ainda mais. Foi mágico acompanhar a aventura dos dois tentando a todo custo reverter o final trágico de Davi.

Sam e Davi são personagens tão cativantes e envolvem tanto o leitor na história que é impossível não ficar torcendo por eles! A história é bem descritiva e é como se fizéssemos parte dela também.

O livro aborda temas importantes sobre a pressão que os pais fazem sobre o filho escolher uma profissão e uma faculdade, e também fala um pouco sobre o luto. Várias partes me deixaram reflexiva sobre a vida, e sobre as escolhas que fazemos. Fabio Brust tem uma escrita maravilhosa, a diagramação do livro está perfeita. Um ótimo livro nacional de fantasia.

site: https://www.instagram.com/sistersbookaholic/?hl=pt-br

Denys 29/09/2020

Ex Libris é uma história sobre um livro misterioso que conta a vida inteira de uma pessoa. É também uma história sobre aquela época de nossas vidas em que nos sentimos perdidos, sem saber direito o que queremos ser ou para onde ir - e é, principalmente, uma história sobre achar nosso caminho e escrever nossa própria história.

A escrita do Fábio é rica em detalhes, tanto em relação aos cenários em que os personagens se encontram quanto em relação aos sentimentos deles. A relação entre o Davi e a Samanta é desenvolvida com calma, ao longo de momentos que são leves e intensos na mesma medida. Gostei especialmente de como eles viajam por lugares conhecidos do sul do país, provando que não é preciso ir muito longe para encontrar maravilhas - e os personagens vão encontrar muitas delas pelo caminho.

Ex Libris foi uma ótima leitura, e recomendo especialmente para quem gosta de um YA contemporâneo com elementos fantásticos. Vale destacar que o projeto gráfico da obra está incrível do início ao fim - e esconde várias pequenas surpresas que colaboram pra tornar a leitura ainda mais imersiva e interessante. Mal posso esperar pelas próximas histórias do autor!

Paulo 23/04/2021

Sabemos o quanto somos guiados pela ideia de destino. Que nossas vidas são manipuladas por uma mão invisível que determinou nossas vidas desde o início dos tempos. Mas, será que não podemos escapar dessa roda que parece nos pegar pela mão e levar até nosso destino? Talvez um de nossos maiores temores seja a falta de um livre arbítrio. E quando aquela pessoa que tanto amamos, que achamos que nosso destino está atrelado a ela, na verdade possui uma trajetória diferente? É com essa temática que Fabio Brust nos entrega uma narrativa emocionante sobre duas pessoas que lutam contra aquilo que foi pré-determinado a elas.

Davi e Samanta são amigos de infância. Aquele típico caso do casal que se ama, mas tem medo de sair do nível da amizade e seguir ao próximo nível. Ambos sentem ciúmes um do outro, mas não cedem diante da pressão. Chegado o último ano da escola, é hora de decidir sobre suas vidas. Samanta e Davi estão namorando com pessoas que não curtem muito, embora eles consigam tocar seu cotidiano. Eles se conheceram em um sebo que se tornou o seu ponto de encontro, o seu refúgio das chateações do mundo comum. Só que o sebo está para fechar. A crise chegou e os donos não conseguem mais manter seu negócio. Na despedida do seu lugar favorito, os dois amigos conversam sobre encontros e desencontros e Davi escolhe o último livro que Samanta vai levar do seu lugar querido. Só que algo estranho acontece: Samanta consegue ver uma história enquanto que Davi acha que se trata apenas de um caderno em branco. Feitas as despedidas, Samanta segue para casa e descobre que o livro, que se chama Ex Libris, conta toda a vida de seu amigo Davi. E com uma precisão absurda. O final da história assusta Sam: Davi vai morrer em um incêndio. E agora? O que é o Ex Libris? E como evitar esta previsão tão assustadora?

Tem todo um cuidado legal com o livro. Preciso aplaudir o trabalho da Avec com a diagramação, as imagens e até o cuidado. Tem uma surpresa para os leitores atentos na numeração de páginas do livro. Os capítulos são bem curtinhos, fazendo com que o livro tenha uma baita velocidade. Os ganchos narrativos também são bem trabalhados mantendo o leitor atento à narrativa. A escolha da narrativa em terceira pessoa também é bastante apropriada para tocar a história, embora eu ache que o autor poderia ter alternado entre os dois personagens. Iria provocar uma dinâmica e um contraste interessante entre as visões deles. Manter na Sam fez da história meio unilateral ainda mais em se tratando de uma que se foca nos dois. Duas vidas, um livro. Esse é um mote das partes mais avançadas da narrativa.

Samanta é aquela personagem típica leitora. Curiosa, corajosa. Mas, o autor dá a ela um pouco de personalidade. Algumas das ações dela no início da história revelam um pouco de seu lado falho. Acho até que o autor poderia ter explorado mais esse lado da personagem. Ela se torna a típica heroína da jornada do herói. Seria preciso sair um pouco do clichê dessa jornada para construir outro tipo de narrativa. Chega a um ponto em que o leitor consegue prever o que vai se suceder em seguida. Embora eu goste de como ela toma as ações para si em diversos momentos da história. Ou seja, estamos frente a uma personagem ativa.

Por outro lado Davi não é o personagem típico. Ele foge um pouco no começo ao clichê do amigo de infância. O personagem sabe o que quer para si e só começa a ter algumas dúvidas lá pelo meio da história. Embora eu ache que algumas de suas decisões mais adiante contrariam um pouco o que foi construído antes sobre o personagem. A relação entre os dois personagens é o ponto focal de mais da metade da trama. Os pequenos gestos, os silêncios, as ações feitas em consequência do outro. Gostei dessa relação entre ambos.

Mas, o que me incomodou um pouco é em como as coisas começam a estranhamente dar certo de uma hora para outra. Entendo toda a temática de destino e da luta contra ele, mas é preciso cuidado ao empregar o deus ex machina. Tava na cara que ele faria parte integrante da história por causa do Ex Libris ser a própria encarnação do deus ex machina. Mas há um exagero na dose. Isso tira um pouco da capacidade dos personagens de investigação e de dedução. De certa forma essas escolhas incomodam bastante principalmente porque os personagens precisam colocar em funcionamento aquilo que eles aprenderam ao longo da narrativa. Algumas situações acontecem de forma conveniente demais.

Tudo isso não tira a criatividade da narrativa. A história é gostosa e vai emocionar os leitores que estão atrás de um romance leve. Os elementos fantásticos estão presentes ali e se tornam parte do objetivo central a ser alcançado por eles. Tem alguns problemas aqui e ali, mas eu recomendo bastante a leitura. Sei que vai encantar a vários de vocês.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

eunobookstagram 27/12/2022

eita atrás de vixe
gente n tô entendendo esse final
é um livro até bom, com uma história meio clichê demais e o plot sei lá, achei meio fraco, não leria de novo mas não me arrependi da leitura
inclusive, LERIA UMA CONTINUAÇÃO, pq esse final foi terrível, foi uma brincadeira com a cara do leitor, n to entendendo essa palhaçada, e aí aconteceu o que????
quero respostas
Fabio Brust 23/01/2023minha estante
Oie, Nicolly!
Fico feliz que você tenha lido o livro e, apesar de parecer que você ficou meio revoltada haha, acho que gostou? Espero que sim! Enfim, já que você quer respostas, quer bater um papo sobre o final? :)

eunobookstagram 23/01/2023minha estante
ahhh que tudo, gostei simm hahhaa quero muito falar sobre, vamos!!!

Amanda 25/01/2021

Ex Libris
A ideia de destino sempre moveu a humanidade em busca de propósitos e justificativas, nos levando a jornadas, peregrinações e inúmeros métodos de autoconhecimento. Pensar em uma história completa, já escrita em algum lugar como parte de um plano maior pode garantir o conforto e a tranquilidade que muitos perseguem; ter acesso a essa narrativa já é uma outra questão.

Ex Libris se fundamenta basicamente sobre o ímpeto da curiosidade humana sobre o destino e o conceito de livre arbítrio. Fabio Brust utiliza várias metáforas já bem conhecidas para explorar a temática: o livro e a pena, as viagens e aventuras em busca de um conhecimento "proibido" e toda a atmosfera solene em torno de vidas que são firmadas no papel e seguidas a cabo. A grande biblioteca, figura presente em tantas outras histórias, também está lá, titânica e impávida como se esperaria de qualquer construção que contivesse todo o registro da humanidade. Nesse sentido, ao mesmo tempo que todos esses elementos nos são terrivelmente familiares e até mesmo convidativos pelo lugar comum que representam no nosso imaginário, também tornam o livro sobrecarregado de conteúdos bastante previsíveis.

Um ponto que preciso mencionar sobre a minha experiência com o livro do Fabio é que, apesar de passar a impressão inicial de se tratar de uma história cujo elemento central é o Ex Libris propriamente dito, o que centraliza a trama é a paixão entre os dois jovens. Em dado momento, o relacionamento ganha tamanha importância que as pontes narrativas que estavam sendo construídas até então parecem sumir de foco. Como resultado, algumas questões ficaram soltas e outras pareceram não fazer muito sentido, inclusive contradizendo alguns caminhos que foram seguidos.

Muito desse incômodo com relação ao romance superdesenvolvido entre Sam e Davi vem pelos próprios personagens, pouco carismáticos e vacilantes. Percebo que é interessante a escolha por duas pessoas comuns para uma jornada tão relevante e especial, fugindo ao estereótipo do herói e até mesmo do escolhido, mas não posso deixar de notar o quanto as personalidades atribuídas a eles são frágeis.

Apesar das críticas, é preciso deixar claro que Ex Libris tem uma escrita leve e fluida, bem articulada e envolvente. O autor fez um bom trabalho em retomar os clichês relativos aos destino e construir sua própria releitura acerca desse tema tão inquietante e controverso. Gostaria de ter visto alguns pontos que considero importantes para a história melhor estruturados, mas é uma leitura recomendável para um bom entretenimento e, sem dúvida, algumas reflexões.

site: https://www.ficcoeshumanas.com.br/post/resenha-ex-libris-de-fabio-brust

sayu 29/08/2023

Viajei junto...
Bah, que livro!
Ex Libris definitivamente traz uma daquelas histórias que te leva a sentir muitas coisas. É uma montanha-russa de incerteza, curiosidade, medo, risos, lágrimas. É quase como se tu conhecesse as personagens há anos, ou até mesmo estivesse na pele deles. Fiquei tão imersa naquela realidade que no momento de dar adeus à essa leitura, cheguei a pesquisar passagens para me aventurar também...quem dera, mas com certeza fica a vontade de conhecer pessoalmente Santa Cruz, viajar de ônibus e ver as belezas do nosso país e claro conhecer os outros trabalhos do autor. Ansiosa para os próximos!

Mona 17/12/2022

Diferente e bom!
Samanta e Davi se conheceram a alguns anos num pequeno sebo da cidade onde moram e agora esse sebo irá fechar as portas. Juntos eles vão até o lugar para que Samanta escolha um livro para guardar de lembrança. Mas dessa vez o porão do lugar esconde um exemplar diferente do que ela espera: a história da vida de seu melhor amigo. Um livro com as iniciais de Davi no pé da capa e o título Ex Libris em dourado. Ela começa a ler o livro com a certeza de que se trata de uma história de ficção mas percebe que talvez a trama seja real. Davi tem sua morte prevista para breve, em um incêndio misterioso. Para salvá-lo, Sam está decidida a ir até onde for necessário para encontrar o autor do livro e obrigá-lo a mudar o final.
Mais um livro lido da minha parceria com a @aveceditora e ja venho dizer que li esse livro em um dia. Eu estava OBCECADA, sério. Eu precisava muito saber de onde veio o livro, existiriam outros como ele?, o que eles dois vão fazer pra que Davi não morra?, quem escreveu esses livros?, eu precisava chegar no fim e devorei o livro. Juro. Só parei quando tinha acabado (e pra ir ao banheiro, claro kkkkkkkk). A narrativa é muito gostosinha e super rápida de ler, você nem vê as páginas passando. E uma das melhores coisas do livro, pra mim, foram as descrições dos lugares. Eu sou de São Paulo mas moro a muitos anos aqui no Paraná e quando o Fabio descreve Foz do Iguaçu e as Cataratas foi como se eu estivesse lá de novo. Eu amo livros que se passam no BR, principalmente em lugares que conheço, isso me conecta muito mais com a história.
Recomendo muito a leitura!
Esse livro tá disponível pra compra no site da @aveceditora , amazon e o ebook está disponível no K.U.

site: https://www.instagram.com/p/Cixa0AvLGvh/?utm_source=ig_web_copy_link

Marya 01/09/2023

Maravilhoso!
Ex libris foi um livro que superou minhas expectativas. Sendo meu primeiro contato com a escrita do autor, afirmo de bom grado, que é um livro magnífico. Logo, os personagens, assim como eu, são leitores.

Durante a leitura, somos apresentados à dois personagens cativantes, personagens bem construídos, desenvolvidos e marcantes. Davi e Samanta, logo no início, conquistaram meu coração.

Já imaginou encontrar o livro da sua vida? Um livro que, de certa forma, narrasse toda a sua vida e governasse seu destino? Já imaginou ter nas mãos a possibilidade de descobrir todos os seus triunfos antes que acontecessem? Confesso que, a possibilidade de saber o futuro, me assustaria.

Neste livro inesquecível, você encontrará romance, amizade (friends to lovers), e uma pitada de fantasia. De fato, eu li sobre um lugar mágico onde existiram livros, milhares de livros que contavam a história da vida de todas as pessoas do mundo.

Samanta encontrou no sebo, o ex libris, o livro que narra a história da vida do seu melhor amigo. Mas o coitado tem sua morte prevista para breve, ele morrerá em um incêndio. Detalhe, o dono do livro não pode ler sua própria história. Para Davi, o livro só continha páginas em branco.

Samanta precisava encontrar uma solução para o problema que o livro trouxe, e a ideia era ir até o autor do livro, para obrigá-lo a mudar o final. Será que seria possível quebrar a sequência de acontecimentos da história dele? Conseguiria, de alguma forma, impedir o último fato narrado antes do desfecho?

Ler esse livro foi uma aventura, foi uma grande honra. Fábio Brust nos proporciona uma história perfeitamente trabalhada, rica em detalhes. Foi uma leitura leve, super fluida e gostosa de ler. A escrita do autor é viciante, devorei as páginas sem perceber e finalizei querendo mais.

Uma coisa que gostei muito no livro, foi o momento que os personagens encontraram a biblioteca do destino. O autor foi muito criativo e detalhista ao mostrar-nos o lugar ao qual os personagens queriam chegar durante todo aquele processo. Foi como se, em um momento de tempo, eu estivesse lá, passeando entre os infinitos corredores repletos de livros. Eu contemplei a imensidão da biblioteca do destino.

De modo geral, eu amei me aventurar nessa história, o livro é incrível em todos os sentidos; desde a história até a diagramação. O autor, juntamente com a editora, fizeram um trabalho impecável.

wesleysouza 01/07/2022

O livro da sua vida(ou quase isso)
Tramas que tratam de livros e contadores de histórias sempre tiveram esse estranho poder de me fisgar. Existe um terreno fértil dentro dessa temática que vai desde a mágica das palavras até como a leitura pode literalmente mudar uma vida, e Ex-Libris usa vários desses elementos como âncora. A sinopse curiosa e os personagens que adoram matar tempo em um sebo são excelentes chamarizes para o leitor que, diante da narrativa acelerada, capítulos curtos e do realismo mágico, vai querer ficar para saber onde isso tudo vai dar.

É uma pena que, pelo menos ao meu ver, todo esse potencial não foi tão bem trabalhado. Sinto que algumas decisões dos personagens (principalmente aquelas à respeito da leitura de certo livro) são feitas unicamente para sustentar o mistério e não possuem uma justificativa tão forte. Existem também umas passagens que jogam com a metalinguagem, um artifício que até funciona, mas que se torna enfadonho devido à certas repetições.

Inari 16/11/2020

Um livro sobre o destino
Ex Libris é uma história sobre destino. Sobre acreditar ou não no destino. E o que é melhor do que dois melhores amigos em busca das possíveis explicações para um livro que conta a vida de um deles?

Samanta e Davi são a prova de que a amizade que une duas pessoas pode ultrapassar qualquer obstáculo. E a crença em algo em comum, então, pode levar as pessoas a lugares inimagináveis.

Por isso, o que descobrimos com todos esses obstáculos e lugares é que os dois amigos estão em busca de si mesmos. Estão em busca das rédeas das próprias vidas e de seus próprios destinos. O que eles encontram, porém, é muito mais complexo do que se pode expressar em palavras. E a forma como os dois escolhem lidar com essa descoberta é o que realmente define o futuro dos dois.

Acompanhar os caminhos que eles percorrem até chegar a esse destino é a parte mais empolgante dessa história, já que assim, nós, leitores, também conseguimos entender os sentimentos deles em busca do fechamento do ciclo que estão vivendo - o ensino médio. E essa compreensão é a identificação necessária em relação ao que nós mesmos passamos na mesma época de nossas vidas, quando tudo é incerto e não sabemos pra onde ir. E a busca pelas histórias de suas vidas é o envoltório fantástico que nos auxilia a acreditar que tudo é possível.

Por fim, o desfecho da história que esperávamos, aquele em que tudo seria resolvido, não é totalmente feliz - apesar de as questões adolescentes, representadas por conflitos com a família, indecisão sobre o próximo passo na vida estudantil etc, terem de fato se resolvido -, mas também não exclui outras possibilidades. É um final em aberto, que depende de nossas crenças e interpretações para se formar.

kaunescau 10/05/2021

Amor, amizade e livros!
Li super rápido, pois é uma leitura fluida que prende o leitor do início ao fim. Um romance leve com diálogos profundos de reflexão.

O livro em si é de diagramação impecável, adorei de mais cada capítulo com ilustrações de acordo com os acontecimentos.

A história é muito bem explorada, me identifiquei muito com os personagens em vários momentos e fiquei muito curiosa para descobrir o que iria acontecer em cada capítulo.

O final me surpreendeu muito, pois eu imaginava algo bem diferente e eu adoro um plot twist.

Gostei de mais da nostalgia que o livro nós passa e dos cenários descritos, excelente leitura!