A Regra é Não Ter Regras

A Regra é Não Ter Regras Reed Hastings
Erin Meyer

Resenhas - A Regra é Não Ter Regras

Kirsch 05/05/2022

Bom livro, apesar de demorar um pouco para engrenar. Os trechos de entrevista tornam a leitura mais leve e agradável.

O que achei mais interessante é a transparência que o CEO tratou dos assuntos mais delicados da empresa a fim de mostrar a cultura dessa empresa. Vale muito.

rrodolfo.lima 09/07/2021

Lógico e racional
Durante todo o livro, os autores contam e explicam os pontos chaves da cultura da Netflix. E para cada ponto trazem uma argumentação muito racional do porquê daquilo, mostrando um momento ou fato que fez levar aquela escolha de elemento.

Tem escrita boa e fluída que faz se conectar com a Netflix ainda mais

Jonas 15/04/2021

O desempenho é contagiante
Qual o segredo do SUCESSO da NETFLIX? Uma empresa multinacional extremamente bem-sucedida no cenário de entretenimento mundial. O que faz a Netflix alcançar um crescimento tão exponencial atingido a marca de 200 milhões de assinantes no mundo? É incrível como não só o Mercado de ações adora a Netflix, mas seus assinantes e funcionários. O sucesso da Netflix vai além do incomum. É incrível. Evidentemente, algo singular está acontecendo parece mágica, mas aqui entra a Cultura da inovação, flexibilidade, feedback e sinceridade.

Vivemos em um mundo fascinante e multicultural, e as mudanças são a constante que nos rege. Se uma empresa ou pessoa não conseguir se adaptar rápido o suficiente à medida que o ambiente se transforma à sua volta é bem possível que irá a falência. E precisamos nos manter ágeis e inovadores para alcançarmos nossos objetivos.

No livro você vai compreender melhor sobre DENSIDADE DE TALENTO: PESSOAS TALENTOSAS TORNAM UMAS ÀS OUTRAS MAIS EFICIENTES; O DESEMPENHO É CONTAGIANTE; ALTO DESEMPENHO + SINCERIDADE ALTRUÍSTA = DESEMPENHO EXTREMAMENTE ALTO; NÓS ODIAMOS A SINCERIDADE (MAS AINDA A DESEJAMOS); DIGA AO REI QUANDO ELE ESTIVER NU; DÊ LIBERDADE PARA OBTER RESPONSABILIDADE. E tantos outros pontos espetaculares que desvendam nossos olhos para uma nova forma de administração.

Um ponto bem interessante no livro fala sobre a era da informação, hoje o que importa é o que você realiza, não quantas horas trabalha, o simples fato de alguém trabalhar muito é irrelevante. E líderes, por favor, tirem férias, façam boas viagens e estimulem seus liderados a viajarem também. O tempo livre fornece uma amplitude mental que permite que você pense de forma criativa e veja o trabalho sob uma luz diferente. Se você trabalha o tempo todo, nunca ganha a perspectiva de ver seus problemas com novos olhos.

A vida real é muito mais cheia de nuances do que qualquer política jamais seria capaz de compreender. E gerenciar bem as pessoas é difícil e exige muito esforço. Gerenciar funcionários com desempenho medíocre é ainda mais difícil e consome muito mais tempo. Se você gostou de alguns assuntos apontados aqui o CEO Reed Hastings e Erin Meyer te contam muito mais nesse livro maravilhoso.

Aline 26/08/2022

Regras
Uma leitura de ambiente é sempre fundamental. Regras e processos funcionam assim como liberdade com responsabilidade.

Mirian.Aparecida 27/04/2021

Inspirador
Trata de cultura organizacional, gestão de pessoas, liderança, feedbacks construtivos de uma maneira complemente inovadora.

Vale muito a pena a leitura. Traz insights super bacanas para repensarmos a quantidade infinita de regras, processos e controles existentes nas organizações que acabam minando a criatividade e engajamento dos profissionais.

Guilherme 26/12/2020

Cultura empresarial como elemento chave para o sucesso
A diferenciação e a inovação que percebemos ao pensar na marca Netflix é ainda maior para o time da empresa.

No livro, entendemos como criar uma cultura ao mesmo tempo muito flexível e de muita responsabilidade, sempre buscando gerar novos e maiores resultados.

Pode não ser aplicável a todos os setores da economia nem a todos os departamentos de uma empresa (e o próprio Hastings deixa isso claro ao final), mas com certeza o livro é um guia sobre como gerar um ambiente inovador, destravado e empolgante!

Lísia 29/11/2020

Cultura de resultado e inovação
Cultura definitivamente é um ativo da Netflix. Manter o nível de invocação, excelência e resultados não é fácil, e eles conseguem de maneira "simples", sem mil rotinas e processos, ficando em diretrizes claras. Eu já conhecia boa parte da cultura, mas minha sensação é que é o tipo de livro se tu ler uma vez por ano vai te ajudar a repensar as práticas de gestão.

Tamiris Durigan 31/08/2022

A empresa parece um sonho...
...pena que cancela todas as séries que eu gosto rs

A escrita desse livro é muito fluída e é bastante interessante saber um pouco mais da história da Netflix e ver o que alguns funcionários pensam sobre a empresa através dos depoimentos publicados.

O passo a passo de como fazer uma empresa flexível e criativa, cujos funcionários realmente agem como adultos parece bastante fácil, o que me bota para refletir sobre modelos que conheço e se esse realmente é praticável, mesmo lendo o livro parece utópico de tão 'harmonioso' os processos explicados.

A parte mais interessante para mim foi o final sobre os feedbacks, só conseguia pensar em como alguns adultos dependendo podem ser bebezões quando recebem um ponto negativo, xesus, cresçam.

Helena 04/03/2021

O livro é muito bom para quem se interessa sobre o tema de cultura empresarial, trata sobre assuntos como feedback, alta densidade de talentos e sinceridade. Além disso, traz ótimos e divertidos relatos de alguns funcionários da empresa.

Carla.Zuqueti 31/07/2021

Cultura Organizacional
?Não era óbvio na época, nem mesmo para mim, mas nós tínhamos uma coisa que a Blockbuster não tinha: uma cultura que colocava as pessoas acima dos processos, que enfatizava mais a inovação do que a eficiência e que mantinha pouquíssimos controles.?

Assim Reed, fundador e CEO da Netflix inicia a jornada descrita nesse livro: divulgar a singular cultura da empresa e o que faz da Netflix uma das mais bem sucedidas do planeta.

Primeiramente, a cultura da Netflix é diferente de tudo que eu já vi. Batendo na tecla da máxima ?liberdade com responsabilidade?, a empresa tem como foco salários altos, talentos altos, muita autonomia, pouco controle, boa tolerância ao erro, desde que sirva de aprendizado, feedback - feedback - feedback.

Pareceu-me uma cultura extremamente transparente e sincera, o que exige um grau de maturidade enorme da equipe. Essa transparência e sinceridade é um desafio para a cultura brasileira, como os próprios autores deixam claro no capítulo 10 - somos um país muito indireto na hora de dar feedbacks é sensível no momento de recebê-lo também. Isso acaba muitas vezes fazendo com que a cultura do feedback seja pouco aproveitada, deixando que erros se repitam com o passar do tempo.

É um livro muito interessante, principalmente para abrir a mente e levar em consideração quais fatores podem ser adaptados com sucesso em nossas empresas.

Pontos importantes:

1. Densidade de talento: pessoas talentosas tornam umas as outras mais eficientes.
2. Um líder não evita conflitos. Não falar o que pensa sobre algo por temer que alguém fique chateado é um ponto falho na liderança.
3. Abrir mão de segredos e falar de maneira transparente traz vantagens incríveis.
4. Distorcer a verdade é a maneira mais fácil dos líderes corroerem a confiança.

?Se você escolher as melhores pessoas, capazes de tomar as melhores decisões, abrirá portas para grandes coisas.?

Excelente livro sobre cultura organizacional.

Diego 06/02/2021

Ainda não tinha visto alguns conceitos serem nomeados como: Liberdade com responsabilidade e alta densidade de talento. A política de feedbacks também é muito interessante. Achei legal saber como é a cultura administrativa dentro de uma das maiores companhias que desenvolveram na década.

Maria.Farnochi 30/08/2022

Trabalho, emprega, gestão e liderança de pessoas, melhor livro que eu já li tô gênero, me prendeu do começo afim. Autonomia e responsabilidade, essa é a visão para administrar e conseguir o melhor de cada funcionário, sem competição, o mérito bem do trabalho em conjunto e da responsabilidade de saber o que fazer, como fazer e provar que pode ser feito.

El 15/11/2021

Um dos melhores livros sobre liderança que já li, a cultura da Netflix é realmente surpreendente e podemos ver que é eficaz quando vemos o sucesso da Netflix no mundo todo.

Julia 15/11/2021

Um livro sobre cultura organazional
O livro conta histórias de como a Netflix mudou e implementou sua cultura organizacional única em todo o mundo, superando desafios culturais e históricos. Vale a pena a leitura. Linguagem leve.