Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Moo 18/03/2015

Um retrato da crueldade humana
O senhor das moscas Esse livro de William Golding começa a sua narrativa a partir da queda de um avião com meninos de 6 a 12 anos numa ilha do Pacífico. Após descobrirem que estão relegados à própria sorte sem adultos por perto eles precisam bolar dois tipos de planos: sobrevivência na ilha e formas de voltar para suas casas. Ralph, Jack, Porquinho e Simon são os personagens que mais se destacam no livro. Eles apontam facetas diferentes, como: liderança, individualidade, inteligência para sobrevivência e sensibilidade para descobrir o mistério. O senhor das moscas mostra como um grupo de meninos pode inicialmente tentar reconstruir uma civilização com leis, reuniões e distribuição de tarefas e como isso pode desmoronar logo em seguida. Apesar da aparente semelhança com a história de Robinson Crusoé onde Daniel Defoe defende a bondade humana, a força e a engenhosidade para construir uma civilização Golding aposta no extremo oposto. Para ele, a sociedade é corrompida e a crueldade é inata no ser humano. A sede por sangue aparece inicialmente devido a fome, entretanto, permeia toda a trama tendo outros alvos... Busca por poder, medo do que pode haver na floresta à noite, intolerância, fome e sede são temas abordados juntamente com muito banho de mar! Uma boa história para refletir!

Após ler o livro achei duas adaptações cinematográficas do livro: Lord of the flies (nome original) de 1963 dirigido por Peter Brook e outra adaptação de 1990 dirigida por Harry Hook. A primeira tem seu visual em preto e branco e é mais fiel ao livro. Já a segunda possui imagem colorida, mas difere em partes do livro.
Vivi 24/07/2015minha estante
Obrigada pelas indicações das adaptações. Vou pesquisá-las para ver.

Moo 20/04/2016minha estante
Vamos discutir sobre as adaptações e o livro depois! =D

Prof. Solange 12/08/2019

Senhor das Moscas
Esse livro é um clássico da literatura inglesa. Conta a história de um grupo de meninos, em idade escolar, que caem numa ilha deserta após a queda de um avião.
A princípio eles acham tudo maravilhoso, descobrem os encantos desse refúgio tropical, sem adultos por perto, mas à medida que o tempo passa, eles se transformam em selvagens numa disputa pelo poder, mostrando como o ser humano pode agir diante de adversidades, privações e outros problemas.
Alguns meninos ainda conservam um pouco de civilidade e procuram se organizar enquanto esperam um possível resgate, mas a maioria não e isso gera conflitos e pequenas batalhas.
Achei a história muito interessante e atual, apesar de ter sido escrita há muitos anos, pois traz a tona como a natureza humana pode se modificar num ambiente hostil, quando falta organização e hierarquia.
gabi 18/10/2019minha estante
ué?? sua resenha é positiva e a nota é 1 estrela??

Prof. Solange 11/03/2020minha estante
Pois é, acho que não fui muito clara.
Não gostei tanto dessa leitura. A história é boa, mas não me identifiquei.

Bart 01/08/2019

O Senhor das Moscas
*William Golding*

Conheci essa "crianca" na época de Letras na Fafire, ele foi exigido na disciplina de Literatura Inglesa (peço ajuda não tenho certeza), em fim, lembro q não consegui continuar a leitura por ele ser tão pesado, violento e brutal.

Sempre tive curiosidade em terminar... quase 10 anos depois, mesmo com uma visão estudada sobre o q o tema representa, o q o autor quis nos passar ... p/mim a expressão q define esse livro é "pqp". Imagine um avião fugindo de um ataque nuclear, cheio de crianças entre 6 e 12.
O avião cai perto de uma ilha desconhecida e deserta, só as crianças sobrevivem e começam a se virar p/sobreviver, e criam entre eles uma sociedade... brutal, e as desavenças são resolvidas com morte, tem menino esmagando a cabeça de outro mais novo com uma pedra... ordem, poder, sociedade.

Publicado em 1954, e em 1983 foi prêmio Nobel de Literatura, é um livro direto, ele não tem floreios e a selvageria só é mais sentida prq é retratada através das crianças, foi essa a sacada do autor e que choca tanto quem lê!

Tem que ter estômago p/lê-lo, um livro a ser respeitado! Ele cumpre a tarefa de tirar o leitor do eixo.
É um livro totalmente ao contrário de "A Guerra dos Botões", mas tratam de temas semelhantes!
Mila.Spindola 01/08/2019minha estante
? uma leitura que vale a pena então... Vou adicionar aos desejados. Rs

Bart 01/08/2019minha estante
Depois que vc ler, me fala o que vc achou! ? um livro punk viu!
Não é um daqueles livros de assassinos psicopatas! Isso é o mais chocante!

Beth 30/11/2021

Ainda estou totalmente em choque pelo que acabei de ler. Uma coisa que ao mesmo tempo é tão sensível e tão crua. É um sentimento tão desesperador ver o que tem dentro de seres tão jovens e no que aquilo pode se transformar. Crianças, um bando de crianças.
Giovanna 01/12/2021minha estante
Eu queria que o final tivesse sido diferente só de raiva que fiquei hauhsu

Beth 01/12/2021minha estante
É só pra desgraçar a pessoa kkkkkk

arthur966 17/02/2019

perfeito.
com certeza o melhor livro que já li, perfeito do início ao fim. pena que meus dois personagens preferidos morreram mas fora isso tudo de bom
gabrubim 18/02/2019minha estante
gostei da resenha ?

arthur966 18/02/2019minha estante
muito bom ne eu sei

Keylla 12/06/2018

“O senhor das Moscas” (tradução literal do nome hebraico “Belzebu”) conta a história de um grupo de crianças que, após um ataque atômico, passa a viver numa ilha do Pacífico. Sem adultos por perto. Eles passam a reconstituir os valores da sociedade que até então aprenderam.

A preocupação pela sobrevivência e a possibilidade de um resgaste são a preocupações iniciais do jovem grupo. Passado um tempo, devido à vida rudimentar, aqueles despertam instintos e comportamentos primitivos que despertam o medo e pavor. O caos se instalou na ilha. A regra é sobreviver!

Há inúmeras metáforas e simbolismos na obra: a democracia, o fascismo, a razão, a ordem... Isso torna a obra muito interessante de ser lida, pois dependendo do leitor, pode ir para o lado político ou social. “O senhor das Moscas” representa o mal escondido no coração de todos.

Um clássico da literatura inglesa, que eu demorei alguns dias para terminar a leitura. Acredito que, devido ao excesso de descrições na narrativa tornou-se um pouco cansativo e até difícil imaginar determinados cenários. Porém, se pararmos pra pensar: o que importa a aparência da Ilha? Que diferença isso faz para a mensagem? Qual o sentido dela na alegoria? Acredito que cada pessoa a interprete de um jeito e não tenha a forma certa de se fazer o mesmo. O mesmo vale para os personagens. É como um texto bíblico, várias formas de interpretar. A ideia é te fazer pensar! Mesmo assim, fiquei muito feliz de ler essa obra e analisá-la. Um livro sombrio, com toques de crueldade, perda de inocência e sobre a condição humana.
Joao 06/01/2020minha estante
Preciso ler esse livro.

Keylla 20/07/2021minha estante
Leia, João! Assisti o filme também. Bem fiel ao livro. Um abraço!

Keven Lobo 04/04/2022

Esperava: Livrão. Recebi: Tédio.
A premissa desse livro é incrivelmente curiosa. É impossível ler essa sinopse e não se interessar. E eu gostaria de não ter lido...

Um livro altamente recomendado que até agora procuro motivos para tal. Sim, existem metáforas, sim, é uma crítica social, mas de que adianta tudo isso se a história não for bem escrita, estruturada e desenvolvida?? E garanto que nesse livro não vai ter sequer um desenvolvimento decente.

Aqui você vai encontrar personagens chatos e extremamente rasos, assim como todas as situações na trama que não levam a lugar nenhum. O autor não se preocupa em explicar as coisas e muito menos formar diálogos que façam sentido. As coisas são simplesmente jogadas de qualquer jeito.

Não passarei pano pra livro nenhum, independente se ganhou prêmio Nobel ou se é um clássico elogiado. É ruim. E chega a ser vergonhoso o tanto de tempo que levei pra terminar de ler um livro tão curto. É chato, é enfadonho e quase me deixou de ressaca.

Leia se tiver coragem, mas minha recomendação é: passe longe e procure algo melhor!
clara.acalegari 04/04/2022minha estante
Não é porquê não foi um livro para você, que é necessariamente ruim. Cada um que leia e tire as próprias conclusões.

Keven Lobo 04/04/2022minha estante
Se foi ruim pra mim então é um livro ruim! Se for bom pra você, é um livro bom. Não existe essa de "não existe livro ruim", cada um vai ter uma experiência e não é pq alguém acha a história boa que eu também preciso achar. Na minha concepção é ruim, e isso é pessoal. Simples assim.

Tayane 30/08/2022

Espalhe o sangue...
Até que ponto pode chegar a maldade humana?
O Senhor das moscas livro publicado em 1954 por Willian Golding nos traz várias reflexões.
E se estivesse preso em uma ilha? Oq faria para sobreviver?

Eram apenas crianças, e se fossem adultos?

Acabei o livro perplexa e muito envolvida com a história.

Trecho:

" Você sabe, não é? Que eu sou parte de vocês? Bem perto, bem perto, bem perto! "
Gab Fusaite 30/08/2022minha estante
Tô doida pra ler esse

Tayane 03/09/2022minha estante
Muito bom Gabi!

Gustavo.Cabral 19/06/2020

Indispensável
Quando soube que esse livro é lido através das escolas pelos jovens ingleses, confesso que fiquei surpreso. No entanto, após refletir, imagino que seja realmente um mal necessário. O livro envolve muito bem o conceito de sociedade e as consequências de se infringir regras, tornando a vida cada vez mais caótica e inclinada à selvageria. Afinal, sem as regras e ética o que seria do homem? Um selvagem, um animal!? Bem a resposta para essa é outras perguntas estão espalhadas nesse livro e em obras que ele dialoga como John Locke e Hobbes. Boa leitura! ???
Zé - #lerateondepuder 19/06/2020minha estante
Excelente. Incitou-me a vontade de lê-lo.

Gustavo.Cabral 20/06/2020minha estante
Depois de ler me avisa, debateremos sobre o livro!

Hay 09/06/2022

Eu não tô pouco chateada não
Eu tô é muito.
Criei uma expectativa enorme nessa obra mas logo no primeiro capítulo já tive dificuldade de continuar a leitura (eu precisei tentar 4 vezes). O autor realmente escreve muito bem e sem dúvidas o enredo é sem comentários, porém, ele é extremamente minucioso na sua narrativa. Ele passa parágrafos inteiros só descrevendo uma parte da floresta ou como a água da praia está? nisso, acaba não sobrando muito espaço para o desenvolvimento dos personagens. Achei alguns diálogos confusos e algumas partes da história também. Não consegui nem me apegar aos personagens.
Foi uma leitura bem cansativa, parecia que sempre voltava pro mesmo assunto. Terminei o livro à força tentando acreditar que o final compensaria? quando cheguei no último capítulo eu não aguentava mais.
Mas é isso, né? Expectativas estão aí para serem frustradas mesmo ?
Queria muito (e me esforcei) pra simpatizar com a obra mas não deu.
George 11/06/2022minha estante
Na lista de top livros ruins lidos. Kkkkkkk eu fiquei ????

Mapplehead 16/06/2022minha estante
Que engraçado como isso de varia de leitor pra leitor kkkk li com uns 13 anos e não tive dificuldade alguma, achei fluído e com uma crítica e reflexão fantástica, recomendei o livro a torto e a direito e virou uns dos meus favoritos

Laura 14/09/2020

Tive dificuldades em me conectar com a história, os personagens e o cenário até a metade do livro. Dos 50% em diante consegui aproveitar muito mais a história e enxergar a real essência do livro.

Primeira coisa é que esse livro foi escrito para ser pessimista em relação à natureza do ser humano. Pode se cair no pensamento de que ocorrerão várias "aventuras" por se tratar de crianças, porém o autor se utiliza desses personagens para demonstrar uma essência tão cruel existente no ser humano.

Ao decorrer da leitura torci muito para algo deixar o clima menos denso, porém a história não tem isso. Agora não encaro como algo ruim, mas como um uso inteligente do autor para que ele pudesse alcançar seu objetivo em transmitir a mensagem. O final foi o mais genial possível, eu realmente não espera, e representou muito bem a premissa do livro.
Crys 04/10/2020minha estante
Abandonei esse livro, talvez tenha lido num momento errado. Vou tentar novamente!

Laura 05/10/2020minha estante
Acho que você não irá se arrepender de voltar para essa leitura!!!

Yanne 25/07/2022minha estante
Tá na minha lista tbm, você me deixou com vontade de ler ele kkkkk

Davi Teixeira 25/07/2022minha estante
Leia, é muito bom. Só que o final pode te deixar um pouco revoltada kk

bia :) 16/04/2022

Dê poder a um homem, e verás quem ele é
Iniciando a resenha com uma citação de Maquiavel porque achei cabível ao contexto do livro que, apesar de tratar apenas de crianças, faz total sentido. Selecionei esse livro ao acaso por conta de sugestões automáticas e comecei a ler porque o título me intrigou, descobri, entretanto, que não se tratava de um livro de ficção comum e gostei ainda mais. Meninos perdidos em uma ilha, sozinhos, sem nenhum tipo de ferramentas, livres e desprotegidos e a grande relação com a construção de uma sociedade, surreal, não é?
O autor mostra que no início uma sociedade é formada por necessidade, comodismo, conforto, que todos ficam felizes e plenos com o conjunto, depois, com a criação de regras e "leis", tudo começa a incomodar um pouco. O líder, escolhido democraticamente, tem um ideal mais conservador, que busca apenas uma coisa: o resgate, Ralph, tão criança quanto os outros, se põem à frente das decisões, liderando o grupo e tentando manter a fogueira acesa como sinal. Assim como em muitas comunidades, muitas pessoas não concordam com os ideais e, da forma que condiz, tenta alcançar os próprios. Nessa obra temos a visualização de dois tipos de "governos", digamos assim, o governo de Ralph, centrado, em busca de resgate, que preza pela segurança, come delegação de funções, mas que é falho em muitos aspectos, os pequenos não são capazes de fazer algumas funções, são medrosos e sentem necessidade de estarem acompanhados nos momentos difíceis, os outros não tem disciplina para conseguir manter uma fogueira acessa ao alto da montanha, alguns, ainda, reclamam da posição alheia e mal mudam as próprias. O que nos leva ao governo de Jack, surgido após uma rebelião, uma discordância escancarada acerca das ideias de Ralph, Jack prezava por brincadeiras, por caçar e por ser visto como chefe. Um governo autoritário, que foi aos poucos tornando-se cada vez mais ditatorial, no qual era proibido se opor, ganhou muitos por conta de coisas que enchiam os olhos daqueles que não tinham nada e, aqueles que não concordavam, se tinham coragem de não concordar, eram obrigados a se juntar a "tribo". São tantos aspectos desenvolvidos ao longo de um livro que nem é tão grande que ficaria impossível dizer aqui sem que ficasse ainda maior, mas, é sensacional a forma que o autor conseguiu abordar um assunto tão difícil de forma tão esclarecida. É muito bom, traz reflexões sociológicas e filosóficas, dissertando sobre política e história e você não sente o peso inicialmente, só entende quando tudo chega ao ápice e você percebe: caramba! Recomendo demais a leitura, um daqueles livros que com o tempo a gente imagina que poderia facilmente ser escrito nos dias atuais, afinal, a história sempre se repete.
bia ;) 16/04/2022minha estante
sua descrição do livro foi mais que suficiente pra me dar um interesse imenso de ler esse livro!

bia :) 17/04/2022minha estante
que incrível!! leia e me diga o que achou

Ela 29/03/2016

Desconfortável.
Desconfortável porém excelente. Desconfortável porque nos enxergamos naquelas situações. O estado de natureza operando em crianças. Obra cheia de simbologia. Eu que sou formada em Antropologia lembrei muito de alguns livros que li na graduação sobre sociedades selvagens. Narrativa muitas vezes claustrofóbica. Pra mim não foi literatura de sofá; foi um livro bem denso e impactante.
Julyana. 29/03/2016minha estante
Livrão. Simon, Porquinho, Ralph e Jack são personagens inesquecíveis.

Ela 31/03/2016minha estante
É um livrão mesmo. Eu também gostei muito.