Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Denilson60 22/01/2024

Nossa, que livro incrível! Me arrependo por não ter lido antes.

O começo é um pouco lento, mas depois, conforme a tensão entre os garotos vai crescendo, a leitura se torna muito fluída e fica impossível parar de ler.

É um livro que nos faz refletir acerca de muita coisa, mas principalmente sobre o ser-humano e sua maldade, arrogância e sede de poder aqui, no caso, representados por meninos, maiormente na figura do jovem Jack.

Os personagens são maravilhosamente bem construídos e cada um possui personalidades bem distintas e marcantes.

É um livro de certa forma triste, devido aos acontecimentos dele, mas muito envolvente e enriquecedor. Recomendadíssimo!

Mayra Fongaro 21/01/2024

Interessante mas confuso
O livro trás um assunto importante, sobre a formação de uma nova sociedade, misturada com a perda da inocência das crianças. Porém achei o livro confuso, as vezes fica difícil entender quem está falando o que, assim como visualizar as cenas e situações.

Greice21 20/01/2024

Medo de nós mesmos
*Citação.*
_?Estou com medo. Da gente."_

*Impressões pessoais sobre a leitura*
Este livro caiu literalmente de paraquedas. Primeiramente fiquei muito curiosa, pois ele fez parte do universo de um dos contos do livro Hearts in Atlantis, de Stephen King, que no fim do ano de 2023 estava lendo. Respectivamente , ele foi um livro escolhido em uma outra LC, da qual participo. Bom , dois sinais para que eu lesse ele, não? Achei que, pela faixa etária dos personagens, seria um livro infanto-juvenil. Engano meu. Os personagens, cada qual desde o início, foram muito bem construídos, cada um elencado em sua natureza humana. E estes, foram aflorados quando imersos em um local inóspito. De forma quase natural e grotesca, os personagens veem despertar seus instintos mais primitivos e selvagens, deixando de lado, em grande parte acredito por desespero e espírito de sobrevivência, e de outro lado a busca fugaz por status hierárquico, suas boas maneiras e a regras de civilidade , há muito já deixadas de lado. Não se trata de um livro de respostas, mas um exemplar para fazer questionar a natureza humana, quando posta em situações peculiares.

GAssika 19/01/2024

Desconfortável
Esse é o tipo de leitura que te incomoda do começo ao fim, mas é daquelas experiências que apenas um livro maravilhoso pode proporcionar. Senhor das moscas é daquele tipo de obra que me deixa apreensiva, sempre esperando o pior. Todo o contexto e o clima cuidadosamente criado pelo autor me fez sentir que há qualquer momento algo ainda mais terrível fosse acontecer , e quando acontece é desesperador. E um daqueles livros que ficam na memória. Livraço mesmo!

Eduarda2103 19/01/2024

Esperava bem mais. é um livro fraco, com uns debates sobre "natureza humana" super datados e ultrapassados. talvez seja incrível e inovador pra alguém que nunca leu duas páginas de antropologia. li por conta das várias comparações sobre yellowjackets e achei a série bem mais interessante e complexa (talvez porque mulheres deixam as histórias mais interessantes e complexas? talvez).

Eduardo 19/01/2024

Incrível
Simplesmente incrível a forma como a história se desenvolve a vamos conhecendo os personagens e seus comportamentos. Fazia muito tempo que queria ler esse livro e li todo ele em um dia só de tanto que ele me envolveu.

@leituras_da_yuli 18/01/2024

O senhor das moscas.
O senhor das moscas.
Eu li esse livro para fazer um trabalho de faculdade na matéria de filosofia (sim eu tive filosofia em fisioterapia), a principio eu iria ler só o resumo, mas o assunto do livro me chamou tanta atenção que eu fiquei obcecada pelo livro e pela história dele. Tanto que eu li o livro, vi o filme e ainda assisti vídeos a respeito. E o melhor de tudo tirei nota máxima no trabalho.
"O Senhor das Moscas" é um romance escrito por William Golding e publicado em 1954. A história segue um grupo de meninos que ficam presos em uma ilha deserta após um acidente de avião. Sem a supervisão de adultos, os meninos tentam estabelecer uma sociedade própria, mas as coisas rapidamente se deterioram.
O livro explora temas como a natureza humana, a civilização versus a barbárie, e como a ausência de autoridade pode levar a comportamentos primitivos e violentos. À medida que a ordem social começa a desmoronar, os meninos se dividem em facções e a selvageria toma conta.
O título "O Senhor das Moscas" refere-se a uma cabeça de porco empalhada que os meninos adoram como um ídolo. A cabeça se torna um símbolo do mal e da bestialidade que reside dentro de cada um deles.

h4gatha 18/01/2024

Envelheceu como leite
O que dizer sobre Senhor das Moscas? Premissa batida, mesmo pra época que foi lançado, mas que se destacou por fazer esse "grande estudo antropológico" sobre a natureza humana

A verdade é que você só vai achar profundas reflexões aqui se você tiver 12 anos e o livro envelheceu muito mal. Personagens esteriotipados e rasos, e a escrita é terrível: confusa e não leva a lugar nenhum

Hoje em dia encontramos mil adaptações diferentes desse tropo feitas de maneira muito superior do que o que eu li aqui, provando que talvez com um autor capaz essa obra poderia ter tido algo de positivo além de inspirar outras pessoas a fazerem histórias melhores

FremenJeff 17/01/2024

Extremamente pesado.
Senhor das Moscas é um dos romances essenciais da literatura mundial. Adaptado duas vezes para o cinema e traduzido para 35 idiomas, o clássico de William Golding já foi visto como uma alegoria, uma parábola, um tratado político e até mesmo uma visão do apocalipse.
Durante a Segunda Guerra Mundial, um avião cai numa ilha deserta e os únicos sobreviventes são um grupo de meninos. Liderados por Ralph, eles procuram se organizar enquanto esperam um possível resgate. Mas aos poucos esses garotos aparentemente inocentes transformam a ilha numa visceral disputa pelo poder, e sua selvageria rasga a fina superfície da civilidade.
Ao narrar essa história sobre meninos perdidos numa ilha, aos poucos se deixando levar pela barbárie, Golding constrói uma reflexão sobre o limite entre o poder e a violência desmedida. Senhor das Moscas mantém o mesmo impacto desde seu lançamento: um clássico moderno que retrata de maneira inigualável as áreas de sombra e escuridão da essência do ser humano.

Aurélio 17/01/2024

Existe uma linha tênue entre a civilidade, as boas maneiras, o comportamento moral e a selvageria natural e desenfreada do homem, este livro explora o comportamento humano quando essa linha é rompida e nenhuma ação tem mais consequências. Para isso, o autor se utiliza de um grupo de crianças (6-12 anos) que caem de avião em uma ilha e lutam diariamente para sobreviver, se valendo apenas de sua própria esperteza. No entanto, ao decorrer do tempo, as crianças são apresentadas a duas coisas que corrompe todo homem, e não foi diferente nessa ilha: o poder e a morte. Com isso, começa-se uma disputa entre a civilização e a selvageria, garotos que querem ser resgatados e garotos que querem simplesmente manter seu poder e sua condição na ilha. Qual dessas forças leva a melhor?

MasQueTau 16/01/2024

Sociedade frágil
Um avião cai em uma ilha deserta e os sobreviventes são crianças com idades entre 6 e 14 anos. Já imaginou?
E é nessa situação que vemos o melhor e o pior do ser humano. Enquanto alguns querem fazer de tudo para ir embora, os outros só querem se divertir e ?caçar?. Um bando de crianças que foram forçadas a sobreviver em uma situação extrema, que precisam pensar e agir como adultos, precisam aprender a viver em sociedade, com regras, mas que nos mostram que o egoísmo e o medo falam mais alto. O lado ruim do ser humano aflora.
Crianças que estavam com medo de um monstro e que na real, o monstro eram eles próprios.
O livro mostra exatamente como é a sociedade, muitos falam, poucos fazem, e que por qualquer motivo, enfraquece o todo e vira cada um por si.

Adorei o livro, a escrita é muito boa e rápida de ler. Não ganhou o Nobel à toa.

Eduarda2103 19/01/2024minha estante
a série Yellowjackets segue a mesma premissa e é com meninas :) particularmente achei bem mais interessante que Senhor das Moscas!

Bina 20/01/2024minha estante
Ótima dica! Vou assistir, obrigada :)

Leo 16/01/2024

De certa forma é uma aula sobre civilização e como o equilíbrio social é tênue. Ótima leitura que te faz pensar que é um conto infanto-juvenil até não ser mais.