A Arte de Ser Leve

A Arte de Ser Leve Leila Ferreira

Resenhas - A Arte de Ser Leve

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

VirginiaViana 26/04/2024

Viver com leveza e um exercício
Comecei a ler o livro da Leila depois de uma ressaca literária, confesso que demorei um pouco mais que eu gostaria. E um livro que se propõe a ser leve mas tem bastante crítica social, leveza não pode ser uma obrigação, uma tarefa, se não, deixa de ser leveza.

Leila fala muita coisa interessante, principalmente que ?não percebemos que estamos muito carentes e, então, passamos a tentar suprir essas carências- que são de sentido, de beleza, de partilhas- com elementos externos, com bens de consumo?.

E nessa de tentar se suprir nos desgastamos para nos preencher, e isso vira um ciclo sem fim.

Bruna 26/02/2024

Você nasceu com leveza?
Este é o terceiro livro que leio desta autora! Gosto de sua linguagem simples, direta na mensagem mas com grande reflexão pessoal.
A temática é capciosa e encantadora para mim, refletir sobre o seu olhar aos acontecimentos da vida faz toda a diferença.
A cada texto temos uma comprovação de que a leveza da sua vida depende exclusivamente de você e que é possível alcança-la, dentro desta sociedade que busca viver uma competição sobre o melhor em tudo, seja resistência e olhe para dentro e para fora com compaixão.

alinevianadp 21/02/2024

Foi como ler reportagens da revista ?Vida simples?
Um livro com capítulos curtos, em que Leila Ferreira narra histórias sobre vários personagens reais ? desde pessoas simples do interior até grandes filósofos ? que entrevistou ao longo de anos, enquanto estudava sobre a leveza. Senti como se estivesse lendo reportagens da revista ?Vida simples?. Há várias reflexões sobre assuntos como humor, felicidade, gentileza. Uma das reflexões que mais chamou minha atenção foi a que diz respeito à penosa ?obrigação de ser feliz?, bem típica da contemporaneidade. Ser feliz acaba se tornando um peso, um fardo a se carregar? Pensei muito sobre isso hoje, depois de ler com minha filha de três anos o livro infantil ?O monstro das cores?, que trabalha diversos sentimentos básicos: tristeza, alegria, raiva, calma, medo. Perguntei a ela: ?você já se sentiu alegre?? E ela respondeu que sim. A resposta também foi positiva quando perguntei sobre a calma. Mas, quando lhe questionei se alguma vez na vida já havia sentido tristeza, medo ou raiva, ela foi categórica ao afirmar que não. É claro que essa negativa pode ter várias razões (como o fato de uma criança de 3 anos ainda não ser capaz de reconhecer exatamente os seus sentimentos); mas, após ler ?A arte de ser leve?, inevitavelmente me questionei: ?será que até as crianças estão se sentindo obrigadas a serem sempre felizes??

Vanessa 19/02/2024

Leitura fácil, com muitas entrevistas de pessoas que procuram levar uma vida mais leve. Não tem receita de bolo, cada um tem que encontrar a sua leveza.

Pablo Marcelo 09/01/2024

Uma grata surpresa
De fato, esse livro me surpreendeu demais. Ainda mais quando as histórias leves que ela traz nos apontam o quanto devemos ser, de fato, mais leves, gratos, gentis, desacelarados e outras tantas coisas que tem nos consumido desnecessariamente.

Roberta.Justel 26/12/2023

A arte de ser leve
Gentileza, bom humor, descomplicação, desaceleração, convivência, a felicidade ?torta?, amizades, leveza?

Ao longo de cada capítulo, Leila - uma das minhas autoras favoritas já há alguns anos - faz reflexões acerca do equilíbrio das exigências da vida moderna e a possibilidade de encararmos essa mesma vida com mais leveza e sabedoria.

Entrevistas com pesquisadores e gente ?comum?, todos referências sobre o tema, são o pano de fundo das histórias que Leila conta e sobre as quais constrói e nos presenteia com alternativas, caminhos pra sermos mais leves!

Uma delícia de leitura, lida aos pouquinhos, para durar bastante, inclusive em mim!

Cristiane 16/11/2023

A arte de ser leve
Um dos melhores livros que li neste ano, mais parecia um bate papo, descontraido, leve ...e senti muito por finaliza-lo, porque acabei me sentindo um pouco intima de Leila Ferreira, a escritora, vale a pena ler. Vc vai simplesmente se encantar com este livro.

Camila.Bespaloff 06/11/2023

Uma leitura para respirar com calma
A arte de ser leve me toca de um jeito especial. Não é um livro coach de "10 passos para ser leve" ou algo assim. É uma narração de histórias, percepções e pessoas reais.
É um livro de cabeceira, para ler e reler. Colocar em prática aos poucos, lembrando dos aprendizados.
Não vou nem escrever muito, uma resenha sobre leveza não deve ser um peso pra ninguém.

Tina 28/10/2023

Rumo à turma da bicicleta!
"Tem gente que vem pro mundo de caminhão e tem gente que vem de bicicleta. Eu sou da turma da bicicleta".

Esse livro é, literalmente, um sopro de leveza na nossa vida! Comecei a leitura de forma despretensiosa, dentro de um grupo de leitura que faço parte. Fui lendo os capítulos aos pouquinhos, sem devorar tudo de uma vez. É um livro a ser lido com calma, pois simplesmente não dá pra engolir tantas verdades nuas e cruas que Leila Ferreira coloca na nossa frente de uma só vez.

O livro é dividido por partes, sempre pensando em como a vida pode ser mais leve dentro daquele tema: Gentileza, Bom humor, Descomplicação, Desaceleração, Convivência e Felicidade. Leila entrevista várias pessoas para compor sua narrativa, desde uma simples dona de casa de uma cidadezinha de interior com pouquíssimos habitantes a professores e estudiosos renomados que se debruçam sobre assuntos como gentileza e felicidade, a fim de entender suas bases científicas e ajudar o ser humano a viver melhor. Nos identificamos com o livro pois as situações narradas são do nosso próprio cotidiano, nós experenciamos as mesmas coisas. Em meio ao caos do trânsito de São Paulo, aos taxistas emburrados e apressados, às vitrines que chamam a nossa atenção, nossos armários abarrotados e nossa dependência às tecnologias, vamos caminhando com Leila e entendendo que o mundo precisa de mais leveza. Onde foi que nos perdemos?

Meu objetivo era terminar a leitura e tentar entrar para a turma da bicicleta, deixando de lado o caminhão cheio de tralhas, erros, arrependimentos e tudo aquilo que vamos carregando, adquirindo, comprando ao longo da nossa caminhada. Nunca é uma jornada fácil, mas sem todo esse peso e à bordo de uma bicicleta, tudo flui melhor; se torna mais LEVE. Rumo à turma da bicicleta!

"E se me dessem - um dia
- uma oportunidade,
eu nem olhava o relógio.
Seguia sempre, sempre em frente...
E iria jogando pelo caminho a
casca dourada e inútil das horas".
Mário Quintana

Le_deleitura 06/10/2023

De uma forma leve e didática nos faz refletir o peso desnecessário que colocamos na bagagem que carregamos na jornada da vida. Como tudo pode ser diferente, mais leve, mais gostoso, mais feliz.
* Um livro para aprender a viver. Viver de forma leve, cultuando a gentileza e o amor ao próximo.

No meu perfil do Instagram (@le_deleitura) posto mais sobre minhas leituras.

estantedogabs 04/10/2023

Esse é o livro que encerra o meu projeto "Bingo das Indicações" e um dos que mais se encaixaram no objetivo dessa ideia. O propósito original era conhecer histórias que marcaram pessoas importantes para mim, ao mesmo tempo que saía um pouco da minha zona de conforto.

O que fez esse livro se encaixar tanto com o que eu queria, é que, ao mesmo tempo que ele fala sobre ideias e princípios que tento carregar, ele vem num formato que não faz muito o meu estilo. Foi uma experiência bem interessante!

Winnie Maggie Yse 29/09/2023

A arte de ser leve
Muito bom! Me fez rever as minhas ações e tratar as pessoas melhor, pois vi situações em como pessoas mal educadas são horríveis. Me ajudou também a ser menos ambiciosa e ingrata, pois vi como poucas coisas podem nos proporcionar alegria. Também passei a ficar menos mal-humorada, pois na maioria das vezes ficava assim por estar tendo um dia difícil, e o livro mostrou que o melhor a se fazer em um dia difícil é relaxar e fazer o que ama, reciclando o ódio. O livro também mostra que para sermos verdadeiramente felizes temos que saber lidar com momentos tristes, aprendendo com eles.

MikaGodoy 22/09/2023

Eu mudaria o título do livro...
..."Ser gentil para ser leve" casa muito mais com o que é trazido no livro. Muito mais que a arte de ser leve.
O livro é composto de entrevistas com pessoas que levam a vida de forma mais leve e até mais feliz e o que todas elas parecem carregar em comum é o fato de serem gentis.
Aprendido ou não, ser gentil abre caminhos, mas também é algo que parece cada vez mais esquecido pela sociedade atual.
Enfim... gostei muito do livro, mas não é um "manual para ser leve" e sim muitas histórias de pessoas diferentes que levam a vidas mais leves por serem gentis... ??

_devaneei 07/08/2023

Essencial.
Se tornou minha leitura preferida. Leila é cirúrgica na forma de abordar a felicidade a leveza e a necessidade do equilíbrio com outras sensações. Sou outra depois desse livro. Um daqueles que podemos reler dentro de alguns anos e tirar novos ensinamentos das mesmas páginas.

Lu 31/07/2023

Leveza do início ao fim
Gosto do tema, e me identifico.

"(...) Deve ter vindo para o mundo de bicicleta, e, pelo visto, vai fazer a viagem de volta pedalando. Existem pessoas que são assim. Parece que já nasceram com essa capacidade de carregar menos bagagem; de, sempre que possível, reduzir o peso das circunstâncias - até das definitivas."

O livro é uma delícia de ser lido, porque é leve, para qualquer hora, para qualquer lugar, para qualquer tipo de pessoa. É um livro ideal para se dar de presente, porque faz refletir, propõe mudanças de hábitos, ajuda a desfazer de bagagens desnecessárias ou então permite que se identifique com tanta gente que é feliz com menos, que se contenta com o que tem, que ama o lugar em que vive e é grato pelo ponto em que chegou, pelo que conquistou.
São histórias de pessoas comuns, de gente como a gente, de simplicidade e valor. Vale a pena ler! Ler sempre vale! É daqueles livros edificantes, tão agradável como uma boa prosa que temos com quem gostamos.

site: https://lucianaavancini.blogspot.com/2023/07/a-arte-de-ser-leve-leila-ferreira.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6