Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus

Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus John Gray, Ph.D.

Resenhas - Homens são de Marte, mulheres são de Vênus

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@Caroline 05/04/2024

O livro é bem interessante, principalmente as analogias que faz, são muito bem pensadas e que fixam.

A leitura em si é simples, porém, é um livro BEM repetitivo, chega a ser exaustivo. Não sei se foi algo proposital do autor para realmente fixarmos na mente, mas que pra mim não funcionou muito bem pois é TÃO repetitivo que dá pra pular parágrafos inteiros sem ter nenhum prejuízo.

Outra coisa a se levar em consideração é a data da publicação original, que foi nos anos 90. Então, o autor trata o que hoje é chamado de ?família tradicional?.

A leitura é ótima tanto para homens quanto mulheres. No livro, o autor deixa claro seu posicionamento: do mesmo modo que as mulheres devem ser respeitadas, os homens também devem ser respeitados.

Mas, como diz a analogia principal: os homens são de Marte e as mulheres de Vênus, os homens tem suas necessidades e as mulheres, da mesma forma, porém são diferentes. Precisamos ter respeito e resiliência pra tratarmos nossas diferenças de forma amorosa e caridosa.

Vi alguns comentários sobre o livro ser machista e preconceituoso, mas sinceramente, não vi nada disso. Acredito que quando vamos ler um livro de enriquecimento pessoal, temos que nos ater a algumas informações para não termos uma opinião formada em cima de estigmas errôneos, como ano da publicação original, e até mesmo o país de origem. Mas, da mesma forma, não invalido as opiniões divergentes das minhas. Até porque isso é o lado bonito da leitura: ter experiências diferentes e compartilha-las.

Clio0 17/03/2024

Li para cumprir um desafio.

Amontoado de clichês e estereótipos.

Não perca seu tempo com isso.
Cecília 17/03/2024minha estante
Não vou mesmo !

Rubens.Memari 18/03/2024minha estante
Kkkkkk

Pricabreu 24/03/2024minha estante
Esse livro é muito ruim! kkkkkkkkkkkkkk

DayanePrincipessa 01/03/2024

Levemente Machista?
Achei o livro interessante com relação a parte da comunicação quando o homem diz uma coisa e a mulher entende outra, ou vice-versa.
Mas em alguns momentos achei machista, com relação as tarefas de casa por exemplo, nos casos citados pelo autor a mulher trabalhava fora, cuidava das crianças e ainda tinha que pedir para o marido fazer alguma coisa para "ajudar", e caso ele dissesse não, ela teria que usar da psicologia, ser compreensiva, paciente, utilizar as técnicas do autor para fazer com que com o tempo o homem sentisse vontade de ajudar... achei isso um absurdo.
Acredito que é mínimo contribuir com as tarefas de casa se ambos trabalham fora, ninguém tem que pedir ajuda, cada um deveria saber das suas obrigações.
Com relação a necessidade da mulher falar e querer atenção e carinho, não é o que todo ser humano quer? tanto homem como mulher? Estranho é alguém se casar e não sentir o desejo natural de dar amor e carinho... o.o

Com relação a parte que fala do comportamento das mulheres também não me identifiquei, acredito que as mulheres que agem com aquela variação de humor são as que casam sem amar o marido ou que tem "probleminha" , kkkkkkkk com todo respeito.. ou nao kkkkk
Meu humor não oscila conforme o autor descreveu sem motivo, bem estranha essa parte.

Também é necessário ponderar se o estudo dele foi feito com pessoas de um mesmo países, ou de vários países do mundo, porque o comportamento de cada um pode mudar muito de acordo com a cultura.

Mas de modo geral é uma leitura que compensa, por causa da técnica das "cartas de amor", gostei bastante desta dica.

totyy 20/02/2024

Homens são de Marte e as Mulheres são de Vênus
Não é o meu tipo favorito de livro, mas foi uma leitura interessante? apresenta insights que podem gerar uma boa discussão sobre relacionamentos e o que fazer para melhorar a comunicação dentro dele.

Apesar de não ter gostado tanto assim acredito que é uma boa leitura.

Canalle 11/02/2024

Desatualizado, repetitivo e misógino
Li até a metade e não consegui continuar. Logo de início nota-se claramente duas coisas sobre o livro:
1 - foi escrito por um homem;
2 - foi escrito nos anos 90.
Revirei os olhos tantas vezes com os conselhos (ditos de formas diferentes e repetidamente) sobre como as mulheres devem tomar cuidado para não ferir o ego de um homem que fiquei com medo dos meus olhos não voltarem mais ao normal.
Não perca seu tempo (nem sua paciência) com esse livro.

Coringuinha3 21/01/2024

As estações do amor ?
"Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus" de John Gray é uma obra que se destaca por sua abordagem perspicaz e esclarecedora sobre as complexidades das relações interpessoais entre homens e mulheres.

Utilizando a metáfora dos planetas, o autor oferece insights profundos sobre as diferenças fundamentais que permeiam os comportamentos, comunicações e expectativas entre os dois gêneros.
A narrativa é estruturada de maneira agradável, apresentando casos práticos e exemplos que tornam o conteúdo acessível e fácil de relacionar.
John Gray explora questões que muitas vezes são negligenciadas ou mal compreendidas nos relacionamentos, proporcionando aos leitores uma visão mais clara das dinâmicas que podem surgir no convívio diário.
Uma das forças do livro é sua capacidade de equilibrar sabedoria psicológica com um tom leve e bem-humorado.
Gray não apenas identifica as diferenças entre homens e mulheres, mas também oferece estratégias práticas para lidar com essas disparidades, promovendo uma comunicação mais eficaz e uma compreensão mais profunda entre os parceiros.

Ao longo das páginas, o autor destaca a importância da empatia e do respeito mútuo, encorajando a aceitação das diferenças como um componente vital para o sucesso das relações.
A obra não se limita a fornecer insights sobre as diferenças de comunicação; ela também aborda temas como necessidades emocionais, gestão de conflitos e a importância de manter o romance e a intimidade vivos.

O livro é uma leitura enriquecedora para qualquer pessoa interessada em desenvolver relacionamentos mais saudáveis e gratificantes.
Seja para casais que buscam fortalecer seu vínculo ou indivíduos que desejam compreender melhor a dinâmica entre os sexos, "Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus" é uma fonte valiosa de sabedoria prática.

- Recomendo entusiasticamente esta obra a todos que buscam aprimorar suas relações interpessoais e promover uma convivência mais harmoniosa.

Karen 18/01/2024

Interessante mas não o suficiente, achei o início legal e explicativo usarei varias dicas, mas o final é bem cansativo

Gabs625 23/12/2023

É
Livro bom começa bem, os primeiros capítulos fazem você querer ler mais, até que chega em uma parte em que fica repetitivo pelo menos pra mim.

Anderson 05/12/2023

Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus
Tem umas dicas interessantes , sobre as diferenças entre homens e mulheres no comportamento , e em nossas naturezas , que a gente conseguir entender isso e colocar em pratica , talvez conseguimos ter relacionamentos melhores, mas tem algumas coisas um tanto datada , na modernidade do mundo em que vivemos hoje , algumas coisas da para pinçar e utilizar em nossos relacionamentos

Fabi Luques 12/11/2023

Aprimorando as relações humanas
Esse livro é excelente. Por ser um pouco antigo, tem alguns conceitos que eu particularmente não aplicaria na minha vida; ainda assim, há muito o que aproveitar dele. É um daqueles livros que, volta e meia, você tem que voltar pra dar uma lida, porque à cada época da sua vida ele irá te acrescentar em alguma coisa. É ótimo! Um dos meus favoritos no assunto.

Carla.Parreira 30/09/2023

Homens são de Marte, mulheres são de Vênus
Melhores trechos: ??Para melhorar as relações entre os sexos é necessária uma compreensão das nossas diferenças que eleve a auto-estima e a dignidade pessoal enquanto inspira confiança mútua, responsabilidade pessoal, cooperação crescente e um amor maior?
Abrir o coração resulta em maior disposição para perdoar e maior motivação para dar e receber amor e amparo?
Problemas são inevitáveis. Mas esses problemas ou podem ser fontes de ressentimento e rejeição ou podem ser oportunidades para aprofundar a intimidade e aumentar o amor, o carinho e a confiança?
Esperamos que o sexo oposto se pareça mais conosco, desejamos que ?queiram o que nós queremos? e ?sintam como nós sentimos?. Supomos erroneamente que se o(a) nosso(a) parceiro(a) nos ama, vai reagir e se comportar de certas maneiras ? as maneiras que nós reagimos e nos comportamos quando amamos alguém. Essa atitude nos coloca numa situação de repetidas decepções e nos impede de levar o tempo necessário para comunicar amavelmente nossas diferenças?
Reconhecer e respeitar claramente essas diferenças reduz drasticamente a confusão ao lidarmos com o sexo oposto?
O senso de si mesmo de um homem é definido pela sua habilidade em alcançar resultados?
Oferecer a um homem um conselho não solicitado é presumir que ele não saiba o que fazer ou que ele não possa fazê-lo por si mesmo?
O senso de si mesma de uma mulher é definido pelos seus sentimentos e pela qualidade dos seus relacionamentos?
Falando em termos gerais, quando uma mulher oferece conselhos não solicitados ou tenta ?ajudar? um homem, ela não tem a menor idéia do quanto pode parecer crítica e desamorosa para ele?
Muitas vezes uma mulher quer somente compartilhar seus sentimentos sobre seu dia, e seu marido, pensando que está ajudando, a interrompe oferecendo um fluxo contínuo de soluções para os seus problemas?
Uma mulher sob estresse não está preocupada em achar soluções imediatas para seus problemas, mas sim busca alívio expressando-se e querendo ser compreendida?
Os homens ficam motivados e fortalecidos quando se sentem necessários. As mulheres ficam motivadas e com autoridade quando se sentem acalentadas? O segredo de formar um relacionamento de sucesso é que ambas as partes vençam?
Quando um parceiro faz uma mudança positiva, o outro também muda??

Antes de prosseguir vou explicitar algo que achei bastante interessante. O autor diz que devemos expressar sentimentos em vez de expressar informações e também que não devemos fazer do homem a nossa única fonte de satisfação. Nos trechos seguintes pode-se entender melhor a respeito disso: ??Os relacionamentos florescem quando a comunicação reflete pronta aceitação e respeito em relação às diferenças inatas das pessoas?
Se um homem não tiver a oportunidade de se afastar, ele nunca terá a chance de sentir seu forte desejo de estar perto?
Quando um homem se aproxima demais e não se afasta, os sintomas comuns são mau humor, irritabilidade, passividade e cair na defensiva?
A auto-estima de uma mulher sobe e desce como uma onda?
Nos relacionamentos, os homens se retraem e se aproximam, enquanto as mulheres sobem e descem em sua habilidade de amar a si mesmas e aos outros?
Quando sentimentos negativos são reprimidos, sentimentos positivos ficam reprimidos também, e o amor morre?
Os homens querem espaço enquanto as mulheres querem compreensão?
Fazer de um homem a única fonte de amor e apoio é colocar pressão demais sobre ele?
Os homens são tipicamente, num relacionamento, o que os homens querem, enquanto as mulheres dão o que as mulheres querem. Cada um admite erroneamente que o outro tem as mesmas necessidades e desejos. Como resultado, ambos acabam insatisfeitos e ressentidos?
Os homens precisam principalmente de confiança, aceitação, apreço, admiração, aprovação e encorajamento. As mulheres precisam principalmente de carinho, compreensão, respeito, devoção, validação e reafirmação?
Certamente qualquer homem e mulher precisa, em ultima análise, de todos os doze tipos de amor?
Há dois tipos de homens. Um se tornará incrivelmente defensivo e teimoso quando uma mulher tenta mudá-lo, enquanto outro vai concordar em mudar, mas, mais tarde, vai se esquecer e voltar ao comportamento antigo. Um homem ou resiste ativamente ou resiste passivamente?
Ele precisa se sentir aceito pelo que é, e então, por conta própria, vai procurar maneiras de melhorar a si mesmo?
A melhor maneira de ajudar um homem a crescer é deixar de tentar mudá-lo de qualquer maneira?
Do mesmo modo que a comunicação é o elemento mais importante num relacionamento, discussões podem ser o elemento mais destrutivo?
Não é o que dizemos que machuca, mas como dizemos?
Para evitar discutir, nós precisamos nos lembrar de que nosso(a) parceiro(a) não se opõe ao que estamos dizendo, mas ao modo como estamos dizendo. Quando um não quer, dois não brigam?
As mulheres comumente questionam o comportamento dos homens num tom desaprovador. Fazem isso porque julgam que assim vão ensinar-lhes uma lição. Não ensinam. Só criam medo e ressentimento. E pouco a pouco o homem se torna cada vez menos motivado. Aproveitar um homem é ver as boas razoes por trás do que ele faz?
Uma mulher precisa se lembrar de que ainda pode dar aprovação mesmo quando não concorda?
Os homens param de se dedicar quando sentem que não estão sendo reconhecidos. Uma mulher precisa fazê-lo saber que o que ele faz é apreciado?
Os homens realmente não sabem como reagir aos sentimentos de uma mulher. Na maioria dos casos nossa cultura não ensina aos homens o que uma mulher precisa?
É possível aprender a se comunicar amorosamente, mas nós precisamos trabalhar nisso?
Cartas de amor funcionam porque levam você a escrever toda a verdade sobre todos os seus sentimentos. Para curar nossa dor interior, devemos sentir um dos quatro aspectos primários da dor emocional. Eles são raiva, tristeza, medo e arrependimento?
Quer você compartilhe seus sentimentos na sua carta ou simplesmente escreva uma carta para se sentir melhor, escrever seus sentimentos é uma ferramenta essencial?
Eu compartilho visualizações e exercícios de cura baseados na Técnica da Carta de Amor para superar ansiedade, liberar ressentimentos e encontrar perdão, através do amor pela criança que há dentro de você e da cura de feridas emocionais passadas?
Quando tirar um tempo para ouvir seus sentimentos, você está de fato dizendo à pessoa sensível que há dentro de você ?Você é importante. Você merece ser ouvido(a) e eu me importo o suficiente para ouvir?? Um dos erros mais comuns ao se pedir ajuda é o uso de poderia e pode no lugar de faria ou faz?
Quando você pede apoio a um homem e não o rejeita por dizer não, ele não esquecerá disso, e da próxima vez estará muito mais disposto a colaborar?
Na maioria dos relacionamentos, 90% do que nos aborrece não aborreceriam se nossos sentimentos não resolvidos do passado não tivessem vindo à tona?
Mas advirto para que não se esqueçam de que o amor é sazonal?
Da próxima vez que estiver frustrado com o sexo oposto, lembre-se de que os homens são de Marte e as mulheres são de Vênus?
Ao deixar de julgar e acusar, você pode criar uma relação amorosa que quer, precisa e merece??

O livro contém exemplos práticos que acontecem no dia-a-dia dos relacionamentos conjugais e sua leitura parece imprescindível para saber manter a harmonia afetiva com o parceiro. Achei a leitura muito válida e recomendo-a.

Nick 17/08/2023

Amo livrinhos assim
É um livro bem famoso então eu quis ler para ver do que se tratava. Gostei bastante, não achei chato em nenhum momento, mas confesso que pulei algumas partes pois sabia que não seriam relevantes para mim (com livros de "auto-ajuda" eu faço isso). Dei quatro estrelas porque ainda não testei as técnicas do livro, mas com certeza irei testar e acredito que vão dar certo sim, o conhecimento que ele passa é bem relevante e algo que acredito.

Vanessa 03/08/2023

"O amor é mágico e pode durar se nos lembrarmos de nossas diferenças."
A princípio parece um pouco absurdo o autor tratar homens e mulheres como seres de planetas diferentes, mas ao longo do livro percebe-se o quão lógico é tal pensamento.

O que leva homens e mulheres a encontrarem tantos desafios na relação mesmo se amando profundamente?

Eles pensam de forma diferente e agem de forma diferente. Cada um dá amor da forma que espera receber amor. Mas cada um tem expectativas diferentes em relação ao seu parceiro.

Por exemplo, mulheres acham que podem dar conselhos não solicitados e isso ajudará o homem, no entanto, um conselho não solicitado é para ele a prova de que a mulher não confia que ele possa resolver seus próprios problemas.

Homens por sua vez tem a tendência a dar soluções em momentos em que a mulher só quer ser ouvida e acolhida.

O cerne da questão é que homens se sentem melhor resolvendo problemas e as mulheres se sentem melhor conversando sobre problemas. Homens gostam de ir para suas cavernas para resolverem seus problemas sozinhos, não gostam de compartilhar seus próprios desafios. No entanto, para as mulheres, a conversa é algo natural e saudável contra o estresse.

Ouvir as mulheres reclamando na percepção masculina pode parecer que ela está culpando por algo ou buscando algum conselho. Porém, a realidade é que ela só quer falar. É essa escuta que a deixa segura.

Não é natural para os homens ouvirem, porém, se eles não se sentirem acusados ou responsáveis, ouvir se torna algo mais fácil.

O relacionamento não pode ser um fardo para nenhuma das partes. O segredo de um relacionamento de sucesso é fazer com que ambas as partes vençam. Se uma parte sente que fez demais pode se ressentir. Por isso o autor ensina como equilibrar melhor a relação.

A mulher precisa ser acalentada, acolhida enquanto o homem precisa ser necessário, admirado. Homens precisam aprender a dar enquanto as mulheres precisam aprender a receber. Essa tônica fortalece a relação porque é o espectro em que cada um se sente confortável dentro da relação.

As mulheres em geral tem uma compulsão em se doar pelos outros achando que assim se tornariam valiosas. Esse era o modelo de conduta das venusianas. O autor ensina que as mulheres precisam se conscientizar de que merece ser amada, para que então um homem possa se dar e ela dê na medida correta para não se ressentir pela doação desproporcional.

Enquanto as mulheres fazem muito por se acharem desmerecedoras de amor, o homem não faz nada muitas vezes por se sentir inseguro e age como se não se importasse com ninguém. Cada um tende a um extremo.

O primeiro passo para resolver essa questão é no momento que as mulheres se sentem aptas a receber amor e o homem se sente seguro quando ele sente que pode errar.

Outro ponto importante é que na comunicação feminina, elas tomam a parte pelo todo, ou seja, quando estão tristes elas tendem a se valer de superlativos, metáforas e generalizações. É comum que a mulher que se sente triste em um momento pontual falar que sua vida é totalmente ruim. O homem toma isso como pessoal, mas isso é algo próprio da linguagem feminina.

O homem tem dificuldade de entender a conversa feminina, pois parece acusação e a mulher tem dificuldade em entender o silêncio do homem. O homem precisa tranquilizar a mulher no sentido de que seu silêncio é temporário e em breve ele sairá da caverna, a mulher precisa esclarecer de que está só querendo desabafar e não tem qualquer razão para acusar.

É preciso entender o silêncio de um homem porque a intimidade em excesso rouba-lhe o seu senso de autonomia e perdem a força. Quando se aproximam demais se põem a caminho da caverna. Ao entrarem na caverna e importante que a mulher respeite e não tentem tirar ele de lá a força e muito menos que se sentem perto da porta da caverna para esperar que ele saia. Homens não querem empatia e não querem conselhos não solicitados.

Conter-se em corrigir um homem ou dar conselhos não requisitados é a melhor forma de amar um homem.

Enquanto a mulher precisa ir para caverna para pensar e resolver seus problemas sozinho, a mulher precisa ir para o poço. Ela deve receber apoio e validação pra ficar infeliz as vezes. Ser genuinamente feliz requer mergulhos dentro do poço para liberar, curar e purificar emoções. Esse é um processo natural e saudável.

Dentro do povo, quando a mulher está no movimento ascendente, ela pode sentir-se satisfeita com aquilo que tem. No movimento descendente ela fica consciente daquilo que lhe falta.

Por fim, importa salientar o que faz com que cada um se sinta verdadeiramente amado. Os homens precisam de confiança, aceitação, apreço, admiração, aprovação e encorajamento.

As mulheres precisam de carinho compreensão, respeito, devoção, validação e reafirmação.

Quando as necessidades de cada um são satisfeitas, há um ciclo que se retroalimenta. O melhor de cada um aparece quando as suas necessidades primordiais são satisfeitas. Essa consciência do que é importante para o sexo oposto melhora exponencialmente o relacionamento entre venusianas e marcianos e há uma tendência ao fracasso quando cada um dá aquilo que quer ao invés do que o outro precisa.

O conselho mor que pode mudar a vida do casal é que as mulheres precisam aprender a fortalecer o homem, sem tentar mudá-lo e a mulher precisa aprender a ouvir sua mulher sem se sentir acusado.

Outra observação importante é que as mulheres precisam aprender a pedir e não podem se ressentir quando os homens dizem não. Em Vênus as mulheres não pedem apoio porque é algo automático para as venusianas. No entanto, marcianos tendem a só ajudar quando solicitados. Aí está a importância da venusiana aprender a pedir, porque fazer sem solicitação é antinatural para um homem.

Quando uma mulher não está se sentindo amorosa, antes de se doar ela precisa se curar e não fazer para não se ressentir ainda mais. Faça menos de modo a apreciá-lo mais. Permita-se ser cuidada.

Ademais importa que a mulher seja direta no pedido para que não pareça que é uma tentativa de manipulação. Ao invés de falar: "Você poderia fazer?" é preferível que se diga "Você pode?" É uma comunicação aberta e que deixa a mulher mais vulnerável, mas com certeza é uma linguagem menos manipuladora. É importante deixar abertura para que o homem diga não e que ele se dê conta que mesmo assim ainda receberá amor. Os homens ficam mais dispostos a dizer sim quando podem dizer não.

As vezes é necessário pedir de forma asseverada mesmo que o homem resmungue pois se ele fala não, é sinal de que não fará, mas se ele resmunga, está disposto a ceder. É importante que a mulher não se ressinta com essas queixas pois o apoio já está a caminho.

O livro tem a finalidade de melhorar os relacionamentos entre homens e mulheres, mas importa saber que os altos e baixos são esperados e normais, pois quando homens e mulheres se sentem seguros e amados, embora pareça algo antinatural, nesse momento exato podem vir a tona uma série de sentimentos reprimidos e esses sentimentos podem obscurecer a consciência amorosa das pessoas que podem ficar mais críticas e irritadiças, pois o amor descongela sentimentos reprimidos.

É importante respeitar as estações do amor e entender as necessidades de cada estação, pois o amor é sazonal.

Confesso que pulei a parte que mencionam as cartas de amor, mas fora isso eu realmente apreciei o livro e não entendi o motivo dele ter uma pontuação tão baixa. Não achei um livro fácil de ler porque é como se eu estivesse aprendendo uma cultura nova, de fato é trabalhoso aprender tanta coisa nova de criaturas que parecem semelhantes mas que tem muitas peculiaridades em sua forma de pensar. Confesso que aprendi muito sobre mim, ganhei uma consciência maior. Realmente as mulheres não querem ter seus problemas resolvidos, é verdade. Tomei consciência do quanto me sinto melhor quando me sinto acolhida de verdade. Quero reler novamente. Recomendo.

Beatriz 25/04/2023

Esplêndido!
Se todos lessem esse livro, evitariam tanta frustração! Ao ler ele, eu me senti tão aliviada por compreender até eu mesma de uma maneira melhor. E nos exemplos do livro eu sempre me lembrava de alguma situação parecida ou as vezes até mesmo idêntica que aconteceu. Chega ser engraçado ksks.

Para quem não gostou, não leu o livro todo kkkk, porque no fim ele fala bastante sobre maneiras de expressar e entender melhor seus sentimentos.

Recomendo muitoo!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6