Inferno

Resenhas - A Divina Comédia - Inferno

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Henry 09/07/2020

Dantesco!
Dante Alighieri conseguiu de forma magistral quebrar a máxima: “Religião e Política não se discutem.” Ele não apenas discutiu sobre, como também, mostrou que é possível uni-las, isso é praticamente a “cereja do bolo.”
Outra coisa muito forte, é a influência que a literatura do Dante deixou, mesmo depois de muitos anos. Por exemplo, a ideia de que Dite( É assim que Dante chama o diabo no seu livro) governa o inferno, e é até chamado de o Rei do Inferno. Outrossim; quando ele fala que os demônios torturam os danados - que para lá foram - e tantas outras formas dantescas, foram e são utilizadas em sermões, sendo que nada daquilo(a maior parte)não está afinado com o diapasão bíblico. O que se pode resumir do livro em termos práticos é aquilo que Salomão disse: O que é já foi; e o que há de ser também já foi; e Deus pede conta do que passou(Eclesiastes 3.15). Bem, a leitura não é tão fluída como se pensa, visto que, sempre fica faltando uma “melodia”, mas isso é questão da própria língua. Essa é a segunda versão que leio, e de longe, foi a melhor.

Murasakibara12 08/05/2020

Inferno e seus pecados
Creio que a parte mais interessante desse clássico é a correlação dos pecados e das penas, de forma que mesmo sendo algo mítico passa uma sensação de veracidade. A introdução de cada canto e as notas são a luz angelical na escuridão do inferno.

Alvaro 03/05/2020

Clássico.
Inferno, escrito inteiramente em versos, é um clássico. Guiado por Virgílio, Dante atravessa os nove círculos do Inferno em direção ao Purgatório. Em cada círculo, alguns divididos em valas, os pecadores (separados por suas faltas) cumprem suas penas. Um cenário de grande sofrimento vai se descortinando não viagem de Dante. É uma obra de difícil compreensão (tive muita dificuldade), mas que todo mundo deveria ler um dia.

Val | @livre_se_clube 28/04/2020

Inferno de Dante
Clássico dos clássicos, a primeira parte de A divina comédia de Dante Alighieri surpreende pela beleza dos cantos e pelo simbolismo de imagens fortíssimas das almas danadas no inferno. De propósito moralizante, esta primeira parte nos apresenta os círculos e divisões do abismo onde foram lançados os pecadores e seus respectivos castigos. Embora fortemente marcada por imagens horrendas e pelas duras críticas à igreja, Inferno é um livro belo, sim, muito belo do ponto de vista formal, poético, sonoro e pela presença de inúmeras referências históricas e políticas de seu tempo.

Soybean 21/04/2020

Dante
Em alguns momentos que estamos acompanhando Dante pelo seu passeio nos círculos,tive medo até de pensar nas minhas ações em vida,é um livro que te faz pensar nas suas ações e refletir "poxa eu acho que vou para tal circulo" rsrsr
Ãtalo 21/04/2020minha estante
Pensei extremamente o mesmo quando li.

Ler para Recomeçar 20/04/2020

Jornada
Um passo de cada vez consegui descer todo o inferno. Não foi fácil, mas estou muito orgulhosa de mim.

Bolachilds 16/02/2020

Melhor
Dos 3 livros, da divina comédia, este com certeza é o que mais chama a atenção. A leitura é um pouco difícil, porém é mais facil do que a dos seus sucessores.

Cris 13/02/2020

Um clássico é sempre um clássico!
Pensei que seria impossível ler e compreender "A Divina Comédia", mas, até que deu para aproveitar a leitura. Claro que se eu entendesse de mitologias ou tivesse um aprofundado conhecimento em filosofia degustaria mais. Bem, vou deixar algumas reflexões e pensamentos para os estudiosos de Dante rs...sou apenas uma vã leitora curiosa acerca dessa história aclamadíssima por anos e anos.

Aqui, Dante Alighieri e Virgílio ?passeiam? pelos 9 ciclos do Inferno e expiam os pecados das almas condenadas. Acompanhado pelo amigo a mando de Beatrice, Dante poderá encontrar o caminho da sua salvação rumo ao Paraíso.

Não lerei a continuação, Purgatório, por ora quero refrescar um pouco meus miolos que trabalharam demais em conjunto do dicionário...

Leyd 12/11/2019

É icônico para uma obra literária sobreviver por 700 anos e o trabalho de Dante alcançou esse status: a maioria das pessoas pelo menos sabe do Inferno, mesmo que não o tenha lido.
Inferno de Dante , o primeiro terço do que veio a ser conhecido como a Divina Comédia é o começo da odisséia espiritual de Dante. Ele acorda um dia no meio de sua vida para descobrir que está perdido em uma floresta escura e cercado por perigos mortais. Contra toda a esperança, o resgate vem na forma do antigo poeta Virgílio, que foi comissionado pelo Céu para levar Dante de volta ao verdadeiro caminho. Virgílio, a quem Dante muitas vezes se refere como seu mestre no texto, deve conduzir Dante através dos nove círculos do Inferno, onde ele começará a aprender a sabedoria que leva de volta à vida, que em última análise será encontrada somente em Cristo.

Cada círculo no Inferno é o lugar de descanso final das almas que morreram em seus pecados, as punições em cada nível sendo perfeitamente adequadas ao pecado que definiu a vida terrena da alma. As torturas são graficamente descritas por Dante em sas palavras. A descrição de cada círculo é única e imaginativa, mas horrível. Cada punição realmente retrata o pecado, como os exemplos dos adivinhos que tiveram seu pescoço virado para as costas, ou daqueles que cometeram assassinato fervendo em um rio de sangue, e de Judas que foi mastigados pelo próprio Satanás.

O poema tem 34 cantos, cada canto é escrito em uma forma referida como terza rima(terceira rima), que consiste em um esquema de rima entrelaçada de três linhas, que foi usado pela primeira vez pelo poeta Dante.
Embora a crença medieval na punição infernal possa ter perdido seu poder de nos aterrorizar, ainda respondemos à jornada épica de Dante com temor quando nos deparamos com suas páginas em chamas. .

Nivia.Oliveira 08/11/2019

Choro e ranger de dentes
Agora entendo porque A Divina Comédia se tornou inspiração para pinturas, livros e filmes. Os 33 capítulos para cada volume não são em vão: a perfeição da perfeição.
Da trilogia é necessário começar de baixo, do Inferno, passando pelo Purgatório para alcançar o Paraíso.
Dante inspirado na Bíblia, no século XIV, está repleto de dúvidas: onde se localiza o inferno? Como é? Quem o merece? Nada como uma viagem esclarecedora.
Quem ousariam criar um roteiro para o Inferno? Ah eu me predisporia a essa jornada tendo como guia Virgílio (autor de Eneida). Apesar de ter tido alguns pesadelos após a leitura noturna...
O livro está repleto de personalidades pecadoras vítimas de si mesmos. Como é fácil para nós estarmos de fora apenas julgando...E para entender as diversas alegorias mitológicas é necessário um dicionário específico.
Dante nos mostra que Deus nos deu a liberdade de escolha então a decisão é nossa de viver no céu ou no inferno. Portanto o inferno é uma situação, que como meros mortais nos colocamos por não resistir aos pecados.
Dostoiévski já dizia que inferno é não poder mais amar nem ser amado. Onde está o inferno então senão dentro de nós?
Mas não criemos pânico. Como é uma “comédia”, o final será feliz. Partamos para a segunda etapa da viagem.

Erika 04/08/2019

Deixai toda esperança, ó vós que entrais.
Dante Alighieri pega uns caminhos errados pela vida e Beatriz, seu grande amor, chama Virgílio para guiá-lo para a luz, e o leva para um passeiozinho pelo inferno, passando pelo purgatório e finalmente ao paraíso.

Nesse primeiro passeio, conhecemos o inferno, que é dividido em 9 círculos que vão se afunilando, cada um abrigando almas que cometeram um tipo de pecado diferente, acometidos por penas distintas. O primeiro círculo contempla pecados mais leves, enquanto o nono, pecados mega trevosos.

Não estou acostumada com versos, fui obrigada a ler duas vezes cada canto, e posso dizer que foi a leitura mais difícil da minha vida. Mas foi uma experiência sensacional. A descrição que Dante faz do inferno e todo o cuidado que ele tomou com cada verso (a edição que li é bilíngue. Não li o original, claro, apenas observei esse detalhe rs.) são incríveis.

Fiquei com muito receio de não entender bulhufas, mas é uma leitura totalmente possível. Pede só um pouco mais de concentração e paciência. É desejável ter um certo conhecimento de mitologia e história (que não tenho), mas tudo bem, deu tudo certo. A edição que li também ajudou muito. Cada canto apresenta um resumo do que está por vir. Temos as notas, e o Google, amém.

Desculpem a resenha rasa, não sou apta a fazer nenhuma análise, apenas o relato de uma iniciante nas grandes obras, feliz por ter dado o primeiro passo.

Ubener 09/02/2019

Com escrita linda , rica e exuberante
assim nos fala sobre o inferno
o grande escritor florentino ; Dante.

Pra quem espera ler sobre teologia
Saiba que irá encontrar em vez disso
Infinda , magnífica e ousada fantasia.

Dante Alighieri , sexto entre tanto saber
Tem essa sua obra imortalizada
E certamente o fez por merecer.

É de difícil compreensão
sua odisséia escrita em forma de poesia
seus versos enigmas são.

Se você for capaz de decifrar essa comédia
verá que seu estilo é pleno e absoluto
é esplêndida , talvez por tanto seja egrégia.

Gordão 28/12/2018

O melhor ângulo do Inferno já visto:
Sem dúvida um dos melhores livros que li em 2018, no começo eu achava que não entenderia nada, mas me enganei, a leitura flui muito bem com exceção em períodos em que Dante faz referências a mitologia grega, aí eu me perdoa um pouco, mas no geral é fantástico, a estética do Inferno foi projetada com perfeição na minha mente, a visão ?Dantesca? sobre tudo que eu havia lido, o horror e a beleza andam juntos em divina comédia, realmente fico horrizado pela descrição dada para nós a respeito do Inferno e as almas atormentadas que ele abriga mas, ao mesmo tempo amo os grandes diálogos de Dante e Virgílio, todos bem filosóficos por sinal.

Rafaela 05/07/2018

Eu achei uma leitura difícil, por ser pouco usual. Os resumos no início de cada cântico me ajudaram muito a entender o que estava acontecendo. O problema nem são algumas palavras difíceis, mas sim entender o contexto. É trabalhoso tentar manter a concentração com cânticos, porque há quebra de texto.
Pretendo ler outros livros com cânticos, como Odisseia e Iliada, acho que A divina comédia vai ajudar por ser um livro menor.
Dante se coloca como protagonista da história, tudo começa quando ele se encontra em uma selva escura, e Beatriz, uma mulher que ele amava, rogou para que pudessem salvá-lo. Nisso, Deus manda Virgílio como guia do Inferno. Então, eles iniciam o "passeio". O Inferno é divido de acordo com o pecado de cada pessoa e durante o trajeto, Dante avista alguns amigos, conhecidos e até mesmo personagens famosos. Interessante que logo no início há uma parte em que alguns personagens antigos como Homero e o próprio Virgílio que ficam ali, como em um castelo, e Dante explica que eles estão lá por não terem passado pelo batismo de Jesus. Ou seja, estão lá porque Jesus ainda não havia nascido para que pudesse salvá-los.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6