GTO #01

GTO #01 Toru Fujisawa

Resenhas - Great Teacher Onizuka - GTO #01

Tgcmv 12/04/2017

GTO - Leia até o segundo volume, depois só melhora :)
Apesar do primeiro volume ser meio cansativa a história, os demais volumes são perfeitos. Recomendo para qualquer um que queira ser professor um dia.

Tiago 17/08/2017

Diversão garantida!
Great Teacher Onizuka ou simplesmente GTO é um mangá de autoria de Toru Fujisawa, publicado de 1996 a 2002 pela revista Shounen Magazine da editora Kodansha. O mangá foi compilado em 25 volumes.

GTO acompanha a trajetória de Eikichi Onizuka, um cara de 22 anos, desempregado e ex-líder de gangue que decide se tornar professor. O grande problema é que Onizuka não faz a menor ideia do que tá fazendo e acaba se metendo nas maiores doidices, garantindo as risadas do leitor. O enredo, nesse primeiro volume é mais para apresentar o protagonista, seus modos e motivações iniciais, mas é bem divertido e consegue tirar boas risadas das confusões do Onizuka e principalmente suas caretas.

A arte do mangá é muito boa, achei bem acima da média para um mangá de comédia. Nota-se que o autor caprichou bastante em alguns quadros cômicos que ficaram muito bem elaborados, além dos cenários serem realistas e detalhados. Destaque para os veículos, um ponto que sempre é problemático nos quadrinhos, os carros e motos que aparecem são muito bem feitos e reproduzem com fidelidades os modelos reais. A arte dos personagens é bem aquele estilo anos 90, óbvio, os malandros com aqueles topetões e as calças bem folgadas, sem contar os bigodinhos e blackpowers.

A edição física do mangá é um show a parte, sobrecapas em todos os volumes, papel do miolo lux cream de boa gramatura com pouquíssima transparência, lombada costurada e colada que garante que o mangá não irá se desfazer ao abrir demais. Esse primeiro volume também veio com páginas coloridas com papel diferenciado, sempre um diferencial nas publicações japonesas. A editora New Pop que já tinha um alto padrão de qualidade passa a um outro patamar nessa publicação, se equiparando a Blame! da editora JBC. Comparando a outras publicações, GTO vem num tamanho um pouco reduzido (12x18 contra 13x20 de Blame!). Para o pessoal mais purista é bom pois são as mesmas dimensões do original japonês, mas para quem já é acostumado com as edições nacionais pode estranhar o volume menorzinho. Lembrando que não é versão pocket, é só um pouco menor que o normal. Quando do lançamento do mangá houveram alguns comentários reclamando do tamanho reduzido pois a fonte estava muito pequena e dificultava a leitura, na minha opinião o problema de fonte pequena existe mas não muito. Eu consegui ler o mangá todo sem ter que forçar a vista, somente tendo um pouco mais de atenção em alguns balões realmente pequenos. Acho que a New Pop poderia ter aumentado um pouco a fonte em alguns balões que estava com letras pequenas e via-se espaço sobrando no balão. Que aumentasse a fonte a rearranjasse a frase, a leitura ficaria um pouco mais fluída nesse aspecto já que não precisaria parar e dar mais atenção por causa das letras pequenas.

Um ponto que sempre deve ser citado nas publicações da New Pop é a revisão, como nos últimos títulos lançados pela editora a revisão melhorou muito e hoje temos pouquíssimos erros que não atrapalham em nada a leitura. Mas, como a New Pop sempre chama atenção nesse quesito seria interessante que a empresa lançasse títulos sem nenhum erro, principalmente erro de digitação na orelha da sobrecapa, apresentação do autor. De qualquer maneira a editora já mostrou melhora em relação a outras obras mais antigas.

GTO foi um mangá muito divertido e que me proporcionou boas risadas, acho que mais do que Slam Dunk que é o outro mangá comédia que acompanho. Apesar de esse não ser meu gênero preferido de histórias foi bem interessante e me deixou com vontade de já ler o segundo volume. Eu nunca tinha lido ou assistido a GTO e está sendo tudo novidade pra mim e por isso tinha um certo receio se iria continuar com essa coleção, mas se depender do primeiro volume irei até o fim. O mangá não é muito barato, mas quando analisamos a qualidade dos materiais, sobrecapa, páginas coloridas, boa encadernação, páginas sem transparência, percebemos que é um bom custo benefício. Afinal, não é todo mangá que é lançado igual ao original japonês.

Aécio de Paula 23/03/2019

GTO#01
Esse mangá bem desenhado é muito divertido. Eu ri muito das palhaçadas que aparecem. O jovem Onizura, um ex líder de gangue, de 22 anos, decide ser professor temporário para azarar as gatinhas da escola. O cara é pirado e os alunos são tão pirados como ele. Sem noção de dar aula, caem em ciladas, dá surra em alunos rebeldes, mas no final as loucuras que faz tem um sentido para aquilo. O mangá tem um pouco de sensualidade, mas a comédia é o principal fator para continuar vê-lo.

Jessé 27/05/2019

Politicamente incorreto!
Eu achei super divertido e engraçado, e o manga leva totalmente pro lado do politicamente incorreto! Pra quem esta interessado, aconselho pesquisar sobre o manga, pra saber aonde vc estara entrando. Algumas coisas achei pesado? Sim achei, mas como disse, ja sabia aonde estava entrando, e levei em consideraçao alguns aspectos de uma cultura de gosto meio duvidoso dos japoneses.
Acredito que mulheres podem se incomodar com esse manga!

Marcos 12/02/2021

Reacendeu a chama de ser professor
Eu ainda estava na faculdade de educação física quando assisti pela primeira vez GTO. De lá para cá, já devo ter visto o anime umas 4 vezes. Eu chorava de dar risada e me inspirava na profissão que resolvi seguir a cada episódio. Agora, tendo um dinheirinho, resolvi comprar as 12 primeiras edições do Mangá. Apesar da história ser similar entre anime e Mangá, sempre há suas particularidades. E olha, está sendo um prazer imenso ler e rever outras perspectivas do Onizuka Sensei. Recomendo a todo professor, não só pelo humor, mas para reacender a chama da docência.

Jessie 16/02/2021

GTO é bom aparitr do 2° volume
Admito que esse primeiro volume é meio,
cansativo mas tem suas partes engraçadas. Por mais chatinho que seja é preciso para entender a história.

ANNDt 04/06/2021

Onizuko o melhor professor
Um mangá muito bom, engraçado e com uma pitada de reflexão, conta a história de Eikichi Onizaka um delinquente que estuda física em uma das piores faculdade do Japão, em busca de um trabalho bem remunerado sem muito esforço, ele encontra uma jovem estudante que o chama para sair em um encontro, nesse encontro ele é trocado por um senhor velho de meia idade que ela chamou de professor, após ser trocado por um professor ele decidiu que seria um professor, porém, não um professor qualquer seria o professor lendário - "O professor mais foda do Japão".

Rainyday1985 04/06/2021

HAUUAHAUAUAUAHAUUAAAUAU
Esse mangá é super divertido e cômico, mas não o leve a sério, assim será mais divertido e levemente non sense.

aninha 10/06/2021

decidi ler por já ter assistido ao anime (e, por sinal, gostado) e descobri algumas informações extras que não me lembro de ter visto na animação. o primeiro volume é o mais +/- da série, apesar de ainda assim, ser hilário.
algo que me incomoda em certos momentos é a tremenda sexualização das personagens e assédios constantes.

BruPimentel 28/08/2021

Perda de tempo
Que mangá fraco! Tudo bem que não é tanto meu estilo, prefiro fantasia, demônios, fadas, vampiros e afins, mas o desenvolvimento da história é bem arrastado, os personagens são ruins, exceto o protagonista, que foi melhor desenvolvido, mas é tão babaca, tão lixo e tem atitudes tão desprezíveis que não dá pra achar bom.

Não estou dizendo que todo protagonista deve ser um anjo, longe disso, mas esse mangá ao meu ver é bem problemático e prefiro não continuar lendo (e vendo) os absurdos que tem nele já que me parece ser uma história que não vale a pena a indignação.

Como exemplo de situação absurda, o protagonista cria toda uma situação pra estuprar uma colegial, mas desisti porque ficou comovido com a história dela, afinal ele tem bom coração né? ? Eu passo uma leitura dessas.