Alegorias do subdesenvolvimento

Alegorias do subdesenvolvimento Ismail Xavier

Resenhas - Alegorias do subdesenvolvimento

Adriana Scarpin 07/08/2019

Agora, esse é coisa FINA. Depois de anos estudando teorias psicológicas, meio que tirei esse ano para me reaprofundar em cinema, lendo todos os grandes clássicos teóricos que eu havia deixado passar nas minhas pesquisas cinéfilas, acabei colocando o livro do Xavier na frente do Metz e do Deleuze (tô tentando dar uma ordem cronológica nas leituras) porque acho que estou numa vibe de cinema nacional agora e isso foi mais do que uma boa justificativa de rever todos os filmes fodaços que o Xavier analisa no livro, agora em cópias melhores do que eu havia assistido antes.
E as análises não são menos do que excepcionais, o Ismail Xavier tem um olho treinadíssimo para ver o que nos passa desapercebido, além de ver além do óbvio, tem todo um savoir-faire rolando com bases teóricas bem fortes, o autor não está entre os nomes mais consistentes da teoria cinematográfica tupiniquim à toa.

site: https://letterboxd.com/ladyspiggott/list/alegorias-do-subdesenvolvimento-ismail-xavier/