A Bandeja

A Bandeja Lycia Barros

Resenhas - A Bandeja

Cíntia Mara 16/07/2011

Achei bem realista essa questão da moça que sai de casa pra estudar e acaba sendo “contaminada” e iludida por um amor perigoso. A faculdade é um lugar de descobertas, onde aprendemos a conviver com pessoas muito diferentes e somos influenciados por elas. Algumas influências podem ser boas, desde que não firam nossos princípios. Conheço gente que se deixou levar e foi se perdendo, perdendo a sua identidade cristã porque não soube administrar todas essas influências. Do outro lado, há aqueles que se isolam completamente. Na minha opinião, nenhum dos extremos é bom. Temos que respeitar a todos, com suas particularidades e suas opiniões, mas é fundamental não se deixar levar por impulsos.

Nanda 11/07/2011

Um livro que te faz pensar
A história é narrada por Angelina, uma petropolitana que acaba de passar para uma das melhores faculdades do Rio de Janeiro e tem que se mudar. Sua família, toda cristã fica meio com o pé atrás, mas sabem que é uma oportunidade única e assim ela logo se muda para uma república, ficando no mesmo quarto de Michele, a filha de uma amiga da sua mãe que ela não vê a muito tempo. Michele fuma, bebe e falta muitas aulas, um péssimo exemplo para Angelina, só que essa não se deixa abater por nada, ou quase nada.
No primeiro dia de aula, Angelina estava nervosa e muito ansiosa então dá um encontrão no cara, sim... ele, mais um cara lindo e absolutamente irresistível pelo qual, é claro, eu me apaixonei :D Mas só por um tempo u_ú. Rico. Alto, moreno, bonitão e super simpático... Porém, o professor de linguística de Angelina também :O' Morroné? Olha a tentação! E é exatamente esse o grande foco. Rico também não se contém e logo se apaixona por Angelina formando um casal que inicialmente era secreto, mas que logo todos sabem mas fingem que não sabem.

O grande problema é que Angelina passa a viver para Rico, a idolatrá-lo, sofrer por ficar um dia sem vê-lo, abandona seus amigos, sua família e a Deus. Rico é sedutor, envolve completamente Angelina, mas também tem seus problemas, que não vou falar aqui. Angelina começa a ter estranhos sonhos, com "demônios" segurando bandejas para ela com alimentos e bebidas... Toda vez que Angelina come ou bebe algo das bandejas eles se transformam em animais ferozes que depois fogem por algum motivo estranho.

Michele é minha personagem favorita! Sua mudança durante o livro é incrível e o fato dela não perder a personalidade única dela por isso, é mais ainda :D Dante é um fofo, apaixonante, lindo, muito muito amor... E Rico? Rico é... Tudo! rs. Angelina é meio chata e ingênua demais as vezes, isso me incomodava bastante nela, mas depois foi superado :DDD

O livro tem muita religião, muitos salmos e para quem não é muito ligado a alguma religião, como eu, pode ser meio cansativo as conversas com Ana (já no final) e todos os trechos da bíblia que são citados. Ao mesmo tempo que é tudo superado pela narrativa leve e bem direta da Lycia! Esse livro foi um super presente, fiquei muito feliz de poder tê-lo lido e me encaixado em muitas situações, apesar de Angelina ser chatinhaa muitas vzs eu me comparei com ela e me vi em várias situações parecidas, me fazendo pensar que deveria ter sido MUITO mais forte como ela foi, mas agora já passou né? kkkk.

Eu recomendo siiiim o livro, é um livro maravilhoso e não é daqueles romances mela-mela que vemos por aí. É uma história sobre força, amor a Deus, religião sim e pecado... muuuuuito pecado, IAUEHUIAH (6)' Li o livro em DUAS TARDES e foram duas tardes muito proveitosas < rs Vale muito a pena!

Ana.Luiza 29/05/2011

Surpreendente!
Nossa, o que falar?!
Comprei esse livro depois de ouvir um grande amigo falar muuuuiito dele (sem eufemismos, esse meu amigo fala desse livro toda vez que conversamos). Tenho de confessar que comecei a ler pensando que seria mais um livro "cristão" monótono e quadrado(quando digo "quadrado" significa com as mesmas temáticas), mas a Lycia me surpreendeu!
É incrivel como ela aborda temas jovens dentro da visão cristã de um modo tão simples e ... JOVEM! Moderno e romântico.(Oq me fascinou pq sou amante de romances)
Como já disse para a mesma (via recado) esse livro me fez (re)pensar em muitas coisas que eu fazia e pensava.
Recomendo total e já até emprestei o meu pra uma amiga ler. (ela estava precisando de um livro assim).

Lycia Barros 17/05/2011

CONFIRA NO LINK ABAIXO O BOOK TRAILLER DO LIVRO A BANDEJA.

AndyinhA 10/03/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

A história de Angelina não é mirabolante ou não realista, na verdade, talvez vocês conheçam uma ou outra pessoa assim, que sai da casa dos pais, onde era ‘comandada’ e de repente começa a provar as coisas proibidas ou ir além do que deveria. Alguns conseguem voltar e outros se perdem definitivamente.

Angelina fica tentada, são muitas opções – amores impossíveis, liberdade dos pais, novas escolhas e o querer se enturmar – mas qual é a turma certa? Essas são perguntas que quem está na faculdade ou já saiu dela sabe que quando entramos ficamos com elas na cabeça. Principalmente quem sai das cidades do interior para estudar numa grande cidade.

Apesar de o livro não ser do estilo ‘crente’, ele traz citações bíblicas interessantes e os sonhos da personagem relacionados aos pecados são muito bem colocados. Ao longo de quase todo livro, você lê trechos de versículos ou referencias na Bíblia sem ser nada de muito exagerado. Porém, a partir dos capítulos finais do livro, isso mudou completamente e me senti quase como se tivesse sendo ‘doutrinada’, não acredito que tenha sido intenção da autora, mas vinha tão sutilmente e de repente ficou martelando tanto, o foco mudou completamente.

MAIS EM: http://www.monpetitpoison.com/2011/03/poison-books-bandeja-que-pecado-te.html

Ligia Paulino 05/03/2011

Hoje estou feliz com o resultado que a leitura desse livro me proporcionou. Agradeço a Lycia por todo o carinho. E será com suas palavras Lycia que inicio a minha Resenha." (...)E, finalmente, este livro é dedicado a todos os jovens que pretendem de alguma forma influenciar esta geração e resgatar valores eternos, que provem do coração de Deus. Contando essa história, espero poupá-los de grandes sofrimentos. Se este livro está em suas mãos agora, Deus quer falar com você. Simplesmente, ouça." (inicio do livro nos agradecimentos). Obrigada, Pois eu ouvi.

Minha nossa gente, assim que li o primeiro capitulo fiquei mais ansiosa pela continuação. As esperiencias que Angelina passa, tanto negativas como positivas, me fez refletir bastante sobre as minhas escolhas e o rumo que minha vida irá tomar.

O Livro é da nossa Literatura Nacional e confesso ele me surpreendeu.

Além do romantismo, o livro no passa uma bela lição de vida.Pessoal eu amo livros de romance e ainda mais aqueles que nos passam uma lição de vida, que nos fazem refletir com a mensagem que nos é passada através da palavras, e esse livro tem essas duas caracteristicas ( uma coisa que adorei), só que a Lycia ainda melhorou ainda mais esse enredo acrescentando uma boa pitada sobre o quesito religião, uma coisa na qual gostei bastante porque as vezes vejo que a juventude de hoje não se interessa tanto por esse assunto, e com tudo isso a Lycia mistura o que toda(o) jovem ama, romance, com questões que devemos refletir no nosso dia - dia. Então com a junção de todas essas caracteristicas, você já parou para pensar no resultado que deu? Não? Isso mesmo, tudo isso resultou em uma ótima história, que nos envolve do começo ao fim.

O Livro me surpreendeu a cada momento que eu avançava para a página seguinte, hora eu imaginava que iria ser uma coisa quando via era outra que nem passou pela minha cabeça, e isso não aconteceu em apenas um momento do livro e sim nele todo isso foi um ponto positivo.

Ele é de uma leitura leve, que flui facilmente ao decorrer da história e quando você se dá conta chegou ao fim. Mais para alegria de todos ( e a minha também) esse é o primeiro volume da Coleção Despertares, publicada pela Editora Danprewan, com o selo Atitude, em seu blog a Lycia nos passou a seguinte informação:

"...Este será o primeiro livro da Coleção Despertares, que terá (a princípio) 5 livros. Não seguirá a linha de séries ou trilogias pois será sempre sobre personagens diferentes que se cruzam, ou seja, personagens do livro “A Bandeja” serão protagonistas dos próximos livros. Cada livro abordará um tema específico da vida dos jovens como por exemplo: escolhas, sexo, drogas, preconceito, problemas familiares etc…"

beijocas ;**

Karine547 16/02/2011

A Bandeja me tocou profundamente diferente de qualquer livro que eu tenha lido nessas ultimas semanas. O livro conta a história de Angelina uma menina do interior do Rio de Janeiro, mas especificamente de Petrópolis, que ver sua vida ser mudada ao passar em uma faculdade da capital, de família religiosa Angelina sempre foi um exemplo a seguir, mas agora longe de sua família e tão perto das "maldades do mundo", Angelina toma suas próprias decisões, e com toda essa liberdade recem adiquirida, nem todas as suas escolha são as melhores.

Leia resenha completa: http://girlspoiled.blogspot.com/2011/02/resenha-bandeja-qual-pecado-te-seduz.html

Carol 06/02/2011

Resenha A Pirâmide Vermelha
"A Bandeja" foi o primeiro livro considerado cristão que eu li, já que o mais perto que tinha chegado disso era com os livros do Nicholas Spaks onde, na maioria das vezes, os personagens têm alguma ligação especial com Deus.

Estava receosa no início, e logo após ler a sinopse fiquei pensando se livro seria maçante no sentido de ficar impondo a todo o momento ensinamentos e mensagens, mas me enganei (ainda bem!).

Angelina é uma garota de família religiosa que está saindo da casa dos pais em Petrópolis, temporariamente, para cursar a faculdade no Rio de Janeiro. Chegando lá, ela se acomoda no quarto de uma garota que está longe de seguir os preceitos que Angelina tanto preza e um garoto aparece no seu caminho. Na verdade esse garoto é um pouco mais velho que a nossa protagonista, mas isso não impede que os dois comecem uma arrebatadora paixão.

Como numa primeira paixão - ou primeiro amor, quem não teve o seu, vai ter um dia - Angelina se vê deslumbrada pelas sensações, emoções e sentimentos novos e acaba negligenciando de seu contato com a família e outras coisas que eram importantes pra ela. Isso, é claro, não poderia acabar bem.

O mistério do livro gira em torno dos sonhos persistentes de Angelina, onde vários anjos a estão esperando em pé numa escadaria, cada um com uma bandeja contendo um objeto do seu interesse nas mãos. A cada vez que um sonho começa, só conseguimos pensar qual será o próximo objeto que ela encontrará sobre a bandeja.

"A Bandeja - Qual Pecado Te Seduz?" foi uma surpresa. O livro é simples, mas ao mesmo tempo faz nos identificarmos com as situações, com a personagem Angelina. Ela não é perfeita, com níguém é, e comete seus pecados. Dante foi um dos personagens que eu mais gostei.

A leitura também faz repensar, claro, em nosso relacionamento com Deus, com as outras pessoas, e com nós mesmos. Após o fim da leitura me vi pensando sobre várias coisas. Um ótimo livro para o começo de ano!

[Open Page http://openbookpage.blogspot.com]

Pam Gonçalves 21/01/2011

Tenho que confessar, não sou muito ligada a religião. Na real, acredito em algumas coisas, mas isso muitas vezes toma uma parte minima na minha vida. Parece horrível, eu sei. E a maioria pode confessar que quando vê algo, muito ligado a religião, tende a se afastar. É fato. Acontece muito isso. Se você é uma dessas pessoas, entenda porque você não deve ignorar essa resenha, e principalmente esse livro. Antes de tudo eu não encarei a história como algo que seria massante, e autoritário quanto ao que eu devo fazer. Mas sim uma forma diferente de aprender sobre isso.

O livro trata da história de Angelina, uma menina criada por mais cristãos e que teve ao longo de sua vida uma rotina diária de como prosseguir com seus princípios religiosos. Até seus dezoito anos viveu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, mas quando conseguiu uma vaga em uma das melhores universidades do país, se mudou para capital do estado. Vida nova, em um lugar diferente, tendo que se adaptar. Ela vai morar em uma república junto com os alunos da faculdade, e é aí que tudo muda. Sua colega de quarto é completamente rebelde e descompromissada. Os estudantes tendem a se manter em constantes bebedeiras e em clima de festas. Ainda por cima seu professor é lindo de morrer, e parece ter um certo interesse nela.

A história em si é completamente atual, e me identifiquei em diversas situações. O que há de diferente é que somos apresentados a conceitos que para alguns não são de nenhuma importância. A religião nesse livro, é abordada de forma interessante. Ao longo da história Angelina é apresentada para diversas formas diferentes de pecado. E claro, ela peca, é normal, é da personalidade do ser humano. E ver como ela encara todas as situações é o mais legal. São as provações que são presentes em qualquer lugar, a pessoa escolhe o que quer fazer, mas tudo tem uma consequência. Pode ser bom ou ruim.

A narrativa da Lycia é ótima, e flui tão bem que comecei a ler em um dia e terminei no outro. Uma experiência que eu adorei! Então fica a dica, que mesmo que você não goste desses assuntos, dê uma chance. Você pode não gostar por não se adaptar a forma que conheceu. Não estou querendo que ninguém siga determinada religião, mas apenas se abra para conhecer. E não, o livro é muito mais que a religião, mas sim uma lição de vida.

Naty 03/05/2013minha estante
Leia Entre a Mente e o Coração, é a historia do Rico , o professor, e a Anna. É bom também!

Tathy 13/01/2011

A Bandeja – Qual pecado te seduz? De Lycia Barros
Para ver a resenha completa (incluindo links e imagens) acesse o blog Eu sou assim (www.tathy.com.br)

Título Original: A Bandeja – Qual pecado te seduz?
Editora: Danprewan selo Atitude
Número de Páginas: 251
ISBN: 9788577670246
Ano: 2010
Gênero Literário: Romance brasileiro
Avaliação: 5 estrelas - Maravilhoso!!!

A Bandeja – Qual pecado te seduz? de Lycia Barros é o primeiro livro da Coleção Despertares publicado pela editora Danprewan pelo selo Atitude.

Como é difícil falar com justiça de um livro bom. Raramente vocês vão me ver terminando a resenha de um livro 5 estrelas com o sentimento de missão cumprida. Escrever sobre o que é bom é tão difícil quanto escrever sobre o que não é bom.

A Bandeja conta a história de Angelina, uma garota que não chega a ser mimada, mas não tem experiência nenhuma de vida. Seu primeiro e grande desafio é quando sai de Petrópolis para ir morar em uma república e estudar no Rio. Angelina percebe pela primeira vez que não tem os pais para protegê-la. Logo no primeiro dia de aula Angelina encontra Alderico (Nome feio mas tem um significado, rs). Rico é seu professor e é tão lindo que Angelina fica catatônica com sua beleza e naquele momento ela começa sentir-se feliz com sua constante presença, até que Angelina esquece totalmente de si e das coisas que eram importantes antes de Rico e sua vida muda de uma forma tão intensa que em pouco tempo eu como leitora penso: Caraca, nem parece a mesma Angelina!

No vídeo que eu fiz, que comento sobre os livros que recebi, inclusive este, eu digo: É um romance cristão, mas não é declarado. Digo isso porque o livro foi classificado como um Romance Brasileiro. E o é! A Bandeja tem todos os elementos de um romance “comum”. Mas também tem os elementos de um romance cristão que eu amo! As citações bíblicas, os conselhos, as situações que Angelina se coloca, seus sonhos e uma porção de coisas, mostram discretamente a presença divina no livro e na vida de Angelina. Até que essa presença se torne real e de uma forma bela. E que forma né Dante?

A Lycia escreve de um jeito tão belo que eu lendo pensava: Caramba Angelina, só você quem não percebe! E logo em seguida eu era tão surpreendida quanto Angelina. Eu simplesmente adoro quando os livros me levam a crer em um final ou direção e sou surpreendida por um melhor.

Citação que eu ♥: (esta citação contém spoiler. Para ler, selecione o texto abaixo)

Enquanto Rico era puro fogo e turbulência, Dante era a perfeita paz e harmonia.

Eu já havia dito antes que eu amo Literatura Cristã e mais do que isso, eu amo romances. Esse livro não poderia ser mais perfeito pra mim, pois une tudo aquilo que eu acho bom. E pra finalizar com perfeição, tem um toque sutil de humor (vide página 32)

Tem uma fase que Dumbledore diz em Harry Potter que se encaixa perfeitamente neste livro: “Chegou o tempo em que você terá que decidir entre o que é certo e o que é fácil”.

O próximo livro da Coleção Despertares tem previsão para Março/2011 e eu só posso dizer que eu estou hiper mega blaster ansiosa. Sem demagogia.

Leia o primeiro capítulo do livro clicando aqui.

Talita 28/12/2010

A história é um romance cristão , e eu não tenho palavras pra descrever o quão magnifica é esta história. É incrivel a forma como a história te prende e te envolve como se fosse tudo muito real, tudo muito claro para ser uma história de um livro.

Nunca desejei tanto ser parte de uma história, querer estar ali dentro para poder ajudar e fazer parte de cada personagem ali descrito.

Estou extremamente tranformada depois dessa leitura, exatamente, este livro é TRANSFORMADOR. Ele nos mostra como destribuimos de maneira errada e egoista a nossa vida, deixando com que pessoas tomem lugar das nossas necessidades, sonhos e objetivos;e o mais grave, dos nossos entes queridos e de Deus.

Nos mostra como o pecado, a idolatria e o egoismo são um só , e nos ensina o poder de Deus nas nossas vidas e de como o amor incondicional (Ágape) transforma o nosso ser e nos faz sermos então felizes , pois ser feliz é primeiramente fazer o próximo feliz.

Vocês podem ver que esta é uma resenha diferente, pois eu não narrei a história e nem citei nomes, bom , na verdade isso não ocorreu, porque sinceramente não tem como resumir uma obra tão fascinante como esta, vocês podem ter uma base na sinopse e mesmo sem eu descrever a história , espero que leiam porque vocês iram simplesmente se apaixonar pela história de Angelina e por cada personagem que faz parte da vida dela.

Cabe ainda resaltar as emoções que a história te trsnmite.Eé praticamente impossivel não se emocionar , amar, sofrer e sorrir com o desfecho de cada capítulo, de cada aprendizado e principalmente de cada prova que Deus nos dã, que independentemente dos nossos pecados e de nosso afastamento DEle , Ele vai continuar sempre nos amando e nos protegendo e que o que Ele mais quer é ser nosso melhor amigo e nos ajudar em tudo que precisarmos.

Para finalizar, gostaria de pedir a você que leiam esse livro, pois acredito que vai mudar a vida de você , como aconteceu comigo. Esta obra magnifica é pra ser lembrada, vivida e elogiada pra sempre.

Obrigada Lycia , por nos proporcionar uma história incrivel, com uma narrativa simplesmente perfeita e de muito fácil compreensão e que me fez devorar o livro em menos de dois dias, e que me fez mudar completamente os meus conceitos e viver a minha vidadando valor ao que realmente importa, sem idolatrias que só nos prejudiam e nos afundam.

Estou muito anciosa pra ler os próximos volumes da coleção despertares, e acredito que vão ser iguais ou até mesmo mais incriveis que este.

Leia mais aqui:

Janaina Vieira - Escritora 09/12/2010

A importância das escolhas
Eu adoro este livro! Conheço a autora, que se revelou este ano como uma das promessas da literatura para jovens.

Mas não se trata de um livro juvenil. É um romance, inicialmente indicado para os jovens porque fala do seu universo. Porém, a história de Angelina pode ser lida em qualquer idade.

Em resumo: Angelina tem 19 anos, mora em Petrópolis, é aprovada no vestibular e por causa disso muda-se para o Rio e vai morar na república da universidade, dividindo o quarto com outra garota.
Já no primeiro dia de aula ela descobre que a vida universitária não é exatamente como ela imginava. Ou melhor, é uma decepção! Os professores faltam, os alunos são desordeiros e irresponsáveis, fumam maconha o tempo todo, os banheiros são imundos... Ou seja, um verdadeiro desastre!

O que salva o seu primeiro dia é o lindíssimo, gatíssimo e charmosíssimo professor de linguística, Alderico, cujo apelido para todos é Rico. Angelina nem acredita quando ele demonstra interesse por ela. Muito interesse, diga-se de passagem. Então, eles iniciam um romance pra lá de apaixonante, sensual, envolvente, que nos faz viver a história dos dois pulando as páginas para ver o que vai acontecer em seguida.

Claro que existe um triângulo amoroso: Angelina é disputada, digamos assim, por Rico e por Dante. Rico, o mais velho e objeto de sua paixão, é tudo de bom. Que homem é esse? Sou fã do Rico, de carteirinha. O Dante é do bem, tb é lindo, é mais jovem e ama Angelina a ponto de...

Bem, não vou revelar mais nada, é preciso ler. Vale a pena ler, com certeza! É um lindo romance, que fala acima de tudo do amor como sentimento universal, pelo mundo e por Deus, amor este que se manifesta de tantas formas diferentes mas que, em essência, é o mesmo.

Podem conferir!