O Complô

O Complô Will Eisner

Resenhas - O Complô

Leofininho 10/07/2019

Uma Graphic Novel obrigatória.
Sabe o cara que diz que saca de wisk e nunca tomou Bourbon?
É igual ao que diz que conhece quadrinhos e nunca leu Will Eisner.
Em Spirit ele já havia me conquistado mas depois tudo que achei dele é fantástico.
Desde os enquadramentos quanto o texto é sempre muito bom.
O Complô é mais uma obra prima do mestre.
Escrito como um documentário funciona muito bem como argumento.
O documentário é bem convincente mas cada um pode tirar suas próprias conclusões se divertindo com esta obra.

kleberaugusto 04/03/2018

Fato Histórico Importante
Sou fã de Will Eisner, mesmo em suas obras menos inspiradas, o que definitivamente não é o caso aqui.

Partindo de um fato histórico, Eisner nos deixa claro desde o começo que está escrevendo sobre uma fraude - Os Protocolos dos Sábios de Sião - inventados no final do século 19 e repercutidos, repetidos, ampliados e muito usados durante o século 20.

Eu já tinha ouvido falar nestes documentos, e no quanto eles prejudicaram o povo judeu, mas não sabia muito mais que isso, por isso a obra me ensinou e esclareceu muito.

É muito interessante notar que, por mais que esses documentos tenham sido desacreditados e demonstrados como fraudes, eles foram usados por muitas ações e converteram muitas pessoas em crentes contra os judeus, chegando à motivar as tropas nazistas.

Não é uma história de ação - como tantas outras de Eisner - mas é realmente uma tradução histórica para Graphic Novel, de qualidade ímpar.

Recomendo a aula!

MiojoGeek 11/05/2017

Resenha Miojo
#ocomplo A História Secreta dos Protocolos dos Sábios do Sião de Will Eisner, é o último grande projeto em vida do mestre da arte sequencial. Nele, Eisner costura através de décadas, a história da farsa criada como um documento histórico que tinha como único intuito, difamar o povo judeu. Com precisão história e documental, o quadrinho relata como foi criado, qual o propósito, e como essa farsa, por mais grosseira que fosse, influenciou e influencia até hoje o anti-semitismo. Quadrinho com introdução de #umbertoeco e com cunho jornalístico como ainda não tinha visto nas obras do Eisner. Como sempre, as ilustrações são fora do comum. A qualidade de acabamento da #quadrinhosnacia agregam valor a obra. Minha nota é 10 /10 pra essa aula de história e comportamento humano.

site: https://www.instagram.com/p/BSSpT9lhwNR/?taken-by=miojogeek

Carol Galvão 19/07/2016

Uma excelente explicação de tudo que envolveu a historia do "Protocolo dos Sábios de Sião", desde a criação do texto original até sua publicação como um manifesto de dominação judaica. O Eisner conta a historia de todas as personagens principais que estão envolvidas nessa farsa!!!
Gostei bastante, de forma rápida e clara ele explica toda a historia nos mostrando que algumas historias se bem contadas e colocadas no lugar certo na hora certa pode causar estragos que nunca poderão ser corrigidos.

alberto.steele.3 01/01/2015

A frase !
Livro muito bem montado ! A introdução do Humberto Eco já é uma obra a parte ! Eisner foi um grande mestre ilustrador . No fim da edição existem todas as referências de pesquisa utilizadas pelo autor. Pensamento que marca o livro e sempre atual: " Sempre que um grupo de pessoas é ensinado a odiar outro grupo, inventa-se uma mentira para insuflar o ódio e justificar um complô.É fácil encontrar o alvo, porque o inimigo é sempre o outro."

fellipe! 05/03/2012

"Obra- prima"
Muito interessante observar o processo de desenvolvimento de um complô. No caso dos Protocolos, um tremendo roubo da estrutura do manuscrito de maurice Jolly: "Diálogo no inferno de Maquiavel e Montesquieu", uma sátira ao imperador Napoleão III.
O texto foi "copiado" por falsificadores com o intuito de prejudicar a comunidade judaica, acusando-os das revoluções que aconteciam na Rússia na época.

Recomendo a todos lerem essa grande Obra de Eisner. O Livro é de muita qualidade, ele expõe uma conspiração que até hoje está enraizada num preconceito eternamente ilógico.

Rodrigo K.G 24/01/2010

Uma excelente obra do Weisner, pode ser usada como referência a pesquisas da movimentação judaica contra a proliferação dos ideais pregados pelo "Protocolos do Sábio de Sião" tal como a história duvidosa a qual o livro anti-semita fora escrito.

Inlectus 19/04/2009

Boa obra.
Obra bem elaborada, uma forma inteligente que o autor encontrou, de defender o povo judeu.