O Complô

O Complô Will Eisner

Resenhas - O Complô

Joaquim 10/05/2021

Leitura Essencial!!!
Esse é um daqueles que são divisores de águas, pois deixam o leitor impactado ao extremo.

É impossível lê-lo e não ficar questionando a realidade.

Recomendo a todos!

Ligia.Edgleisy 29/01/2021

Esse quadrinho trata de assuntos históricos se uma forma leve e muito bem referenciada. Muito bom!

Rodrigo K.G 24/01/2010

Uma excelente obra do Weisner, pode ser usada como referência a pesquisas da movimentação judaica contra a proliferação dos ideais pregados pelo "Protocolos do Sábio de Sião" tal como a história duvidosa a qual o livro anti-semita fora escrito.

Maria 17/03/2021

FORMIGUINHA DE HISTÓRIA
Sou suspeita pra falar o quanto esse livro abre caminhos para entender bastante a formação de alguns complôs ao longo da história (como o título deixa bem sugestivo). Só leiam.

Gilvania4 29/08/2020

Fraude que gera mortes
Quando uma mentira é contada muitas vezes, ela se torna verdade e como fazer para além de provar o contrário, convencer as pessoas do que é o certo?
Neste livro Will Eisner, fala em poucas páginas de um fato histórico que trouxe a morte e o exílio de muitos judeus, no momento exato onde foi traçado seus destinos e que devido a uma mentira, até hoje eles sofrem por causa de um livro fraudulento e pessoas de má fé. Achei bom, leiam!

Maia 15/01/2023

Um último trabalho que exemplifica a grandeza de um gênio.

Esse com certeza entra na lista de leituras "obrigatórias" pra todo ser humano.

Um registro histórico que esclarece e indigna.

Nanda5Oli 28/10/2022

Uma obra necessária
O impacto que trás ao descobrir que no decorrer da história o quanto as pessoas foram egoístas e cegas por suas ideias é monstruosa.

fellipe! 05/03/2012

"Obra- prima"
Muito interessante observar o processo de desenvolvimento de um complô. No caso dos Protocolos, um tremendo roubo da estrutura do manuscrito de maurice Jolly: "Diálogo no inferno de Maquiavel e Montesquieu", uma sátira ao imperador Napoleão III.
O texto foi "copiado" por falsificadores com o intuito de prejudicar a comunidade judaica, acusando-os das revoluções que aconteciam na Rússia na época.

Recomendo a todos lerem essa grande Obra de Eisner. O Livro é de muita qualidade, ele expõe uma conspiração que até hoje está enraizada num preconceito eternamente ilógico.

blxshbreno 17/08/2022

leitura necessaria
gostei muito como o autor sintetizou toda história do anti-semitismo "moderno" (a partir da publicação dos protocolos). é muito interessante também que, à medida que lemos, parece que tudo é pura ficção. mas não, é verídico!

Carol Galvão 19/07/2016

Uma excelente explicação de tudo que envolveu a historia do "Protocolo dos Sábios de Sião", desde a criação do texto original até sua publicação como um manifesto de dominação judaica. O Eisner conta a historia de todas as personagens principais que estão envolvidas nessa farsa!!!
Gostei bastante, de forma rápida e clara ele explica toda a historia nos mostrando que algumas historias se bem contadas e colocadas no lugar certo na hora certa pode causar estragos que nunca poderão ser corrigidos.

Leonardo.Fernandes 31/05/2021

O complô
Um quadrinho que se mostra ainda muito importante nos dias atuais, na qual a verdade é difícil de se acreditar. Uma boa crítica ao passado, presente e que pode se arrastejar ao futuro TB. Uma crítica ao modo dos governos lidarem com as pressões populares, criando mentiras e insuflando o ódio.

MiojoGeek 11/05/2017

Resenha Miojo
#ocomplo A História Secreta dos Protocolos dos Sábios do Sião de Will Eisner, é o último grande projeto em vida do mestre da arte sequencial. Nele, Eisner costura através de décadas, a história da farsa criada como um documento histórico que tinha como único intuito, difamar o povo judeu. Com precisão história e documental, o quadrinho relata como foi criado, qual o propósito, e como essa farsa, por mais grosseira que fosse, influenciou e influencia até hoje o anti-semitismo. Quadrinho com introdução de #umbertoeco e com cunho jornalístico como ainda não tinha visto nas obras do Eisner. Como sempre, as ilustrações são fora do comum. A qualidade de acabamento da #quadrinhosnacia agregam valor a obra. Minha nota é 10 /10 pra essa aula de história e comportamento humano.

site: https://www.instagram.com/p/BSSpT9lhwNR/?taken-by=miojogeek

kleberaugusto 04/03/2018

Fato Histórico Importante
Sou fã de Will Eisner, mesmo em suas obras menos inspiradas, o que definitivamente não é o caso aqui.

Partindo de um fato histórico, Eisner nos deixa claro desde o começo que está escrevendo sobre uma fraude - Os Protocolos dos Sábios de Sião - inventados no final do século 19 e repercutidos, repetidos, ampliados e muito usados durante o século 20.

Eu já tinha ouvido falar nestes documentos, e no quanto eles prejudicaram o povo judeu, mas não sabia muito mais que isso, por isso a obra me ensinou e esclareceu muito.

É muito interessante notar que, por mais que esses documentos tenham sido desacreditados e demonstrados como fraudes, eles foram usados por muitas ações e converteram muitas pessoas em crentes contra os judeus, chegando à motivar as tropas nazistas.

Não é uma história de ação - como tantas outras de Eisner - mas é realmente uma tradução histórica para Graphic Novel, de qualidade ímpar.

Recomendo a aula!

Vicente 18/03/2021

Incrível
O complô é o último trabalho do genial Will Eisner, inventor das graphic novels. E ainda conta com um prefácio escrito por Umberto Eco. O livro foi fruto de uma pesquisa que durou 20 anos e conta a estória por trás dos Protocolos dos Sábios de Sião. Documentos forjados e mentirosos que denigrem a imagem dos judeus até os dias de hoje. Uma leitura esclarecedora que faz refletir o quanto uma mentira pode ser danosa.