Um Certo Capitão Rodrigo

Um Certo Capitão Rodrigo Erico Verissimo

Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo

Artur 07/09/2019

Um bom livro, porém não possuí história a mais!
Comprei o livro após ter lido toda a coletânea de O Tempo e o Vento achando que teria uma continuação, ou quem sabe um aprofundamento no personagem Rodrigo Cambará, porém esse livro é apenas um "recorte" da coleção inteira de todas as partes que dizem respeito ao Capitão Rodrigo.

Digo 04/09/2019

Sensacional. QUE livro!
Bah, um dos melhores livros da minha vida. Terminei agorinha aqui e to até meio abalado porque acabou ? ainda bem que tem UMA TRILOGIA INTEIRA pra eu ir atrás agora heheheh
É uma prosa suave e sempre interessante, tudo tá ali por um motivo, tudo é inteligente, é emocionante na dose certa, nada apelativo. Personagens muito marcantes e bem construídos. Putz, que livro bom.
Sou um pouco suspeito por ser gaúcho e ser Rodrigo heheh mas garanto que sem isso estaria assim encantado também.
É uma ficção dentro de um contexto histórico real, e é muito massa o passeio pelos costumes dos anos 1820.
E tem muita reflexão sobre personalidades e comportamentos, que ele retrata bem e deixa o julgamento pra ti.
Fechei o livro e não consigo dormir, vim aqui escrever essa resenha. Bah, que livro bom! Putz!!! hahahah
Tá, parei. Boa noite.

pribt 31/03/2019

Apaixonante
Só tenho algo a dizer a escrita de Érico Veríssimo é apaixonante.
A construção das personagens é riquíssima. Eu li o livro e era como se eu conhecesse as personagens pessoalmente, física e moralmente.
Capitão Rodrigo é um daqueles personagens que povoam seus pensamentos mesmo depois de meses de ter lido o livro.
Eu acho que merecia um remake para TV... Já tenho até meu elenco de atores montado para cada papel...kkkk
Digo 04/09/2019minha estante
Manda aí o elenco!! :D

pribt 04/09/2019minha estante
Laura Cardoso como Ana Terra, Tiago Lacerda como Capitão Rodrigo, Alessandra Negrini como sua esposa.
Osmar Prado como o dono da pensão que ele se hospedou as primeiras vezes..

Leila de Carvalho e Gonçalves 02/08/2018

Verborrágico E Sedutor
?Um Certo capitão Rodrigo" é um dos episódios que integram "O Continente", primeira parte da obra-prima de Érico Veríssimo, "O Tempo e o Vento", que aborda a formação do estado do Rio Grande do Sul.

Aqui é narrada a vida do famoso capitão, desde sua chegada ao povoado de Santa Fé, onde formou família, ao desposar Bibiana , neta de Ana Terra e Pedro Missioneiro, protagonistas de dramas anteriores.

Esse relacionamento centraliza a ação e é o de maior importância dentro da saga. Independente do desprezo pela vida doméstica e da infidelidade do galdério, Bibiana carrega essa paixão pela vida afora, numa "sublime confissão de amor e afeto".

Além de verborrágico sedutor, Rodrigo passou a personificar a imagem do próprio gaúcho. Dotado de extremo carisma, ele é um bravo e indômito fanfarrão que conduz a vida "sem rei nem lei". Amante dos prazeres de cama e mesa, possui um surpreendente sentido ético, combatendo à tirania na defesa dos fracos contra a opressão.

Esse capítulo possui unidade temática, fato que permitiu sua publicação em edição avulsa pela Editora Globo em 1971 e ele acaba de ser reeditado, estando disponível também em e-book.

Eis uma boa oportunidade para conhecer, em poucas páginas, todo o talento de Érico. Tenho absoluta certeza de que sua leitura despertará o interesse pelo desenrolar da história.

Concluo com o bordão do protagonista: "Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!"
Antonio566 17/11/2018minha estante
???

Mr. Jonas 03/02/2018

Um Certo Capitão Rodrigo
Quando Rodrigo Cambará surge no povoado de Santa Fé, em outubro de 1828 - a cavalo, chapéu caído na nuca, cabeleira ao vento, violão a tiracolo -, parece chamar encrenca. Com a patente de capitão, obtida no combate com os castelhanos, é apreciador de cachaça, das cartas e das mulheres. Homem de espírito livre, não combina com os habitantes pacatos do local, mantidos no cabresto pelo despótico coronel Ricardo Amaral Neto. Mas depois de conhecer Bibiana Terra, nada convence Rodrigo a arredar o pé da aldeia. Nem a aspereza de Pedro, pai de Bibiana, nem a zanga de coronel, que não vê com bons olhos os modos do capitão. Nem mesmo o fato de a moça ser cortejada por forasteiro. Rodrigo, porém, está apaixonado, e quer casar-se. Como ele mesmo diz, não tem medidas, 'é oito ou oitenta'. Para o capitão Cambará, é matar ou morrer, num descomedimento que sugere o descortinar de uma crise anunciada. Descrente dos valores prefixados sejam eles impostos pelo governo ou pela Igreja, Rodrigo é insubordinável: 'Se Deus fez o mundo e as pessoas, Eçe já nos largou, arrependido'.

Jessica.Pitombo 26/10/2017

Um certo capitão Rodrigo
Simplesmente apaixonante do início ao fim!
Érico Verissimo é um mestre ?

Bárbara.Vanis 04/10/2016

Um certo capitão Rodrigo.
Um dos meus livros preferidos dos grandes autores. A leitura é apaixonante, não dá pra parar de ler.

Joyce 26/08/2016

Muito bom!
O livro é simplesmente ótimo!! Recomendo,sem mais.

Morfindel 15/04/2016

Reviravolta
Me afeiçoei ao jeito do Capitão Rodrigo, que pena que ele caiu tanto depois de casado, mas teve sua glória no final.

Ótimo livro.

Nélio 29/11/2015

Um grande livro! Um ótimo autor! A série completa - O tempo e o vento - é grande, para se ler de uma vez, mas a cada parte dela que leio fico mais encantado com a escrita do autor...

Pqna 13/11/2014

Retratando a história do Brasil em meados dos anos 1830, um capitão que se arrisca para conseguir integridade da cidade onde se hospedou. Vivendo várias aventuras, romances enfim.
Uma leitura ótima

Felipe 23/08/2014

Rodrigo Cambará, personagem marcante da literatura brasileira
Li por obrigação da escola, mas meu, fazia tempo que a escola não me obrigava a fazer uma coisa tão boa quanto ler esse livro, o que começou como uma obrigação logo no início do livro demonstrou que iria ser muito mais do que isso, mesclando ficção e realidade, Veríssimo usa a Revolução Farroupilha em uma obra incrível com uma história mais incrível ainda e um final inesperado, Rodrigo nos faz passar entre amor e ódio com suas atitudes, não poderia ser mais genial,não vejo a hora de ler as outras partes de o Tempo e o Vento !!!