Um certo capitão Rodrigo

Um certo capitão Rodrigo Erico Verissimo

Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo

liviazinha 24/05/2021

Capitão Rodrigo não vale nada
Capitão Rodrigo não vale de nada, como que pode?

Eu acho muito interessante a temática do livro. Mostrar o povo do Rio Grande do Sul no começo do século XIX com o toque desse homem tão ímpar que é Rodrigo Cambará é realmente uma premissa ótima.
Porém, muito facilmente passei a não gostar do personagem. Ele é péssimo, machista num nível extremo e só faz mal pra Bibiana... simplesmente É IMPOSSÍVEL querer que esse casal fique junto, a moça só sofre.

Acho que o livro não se aprofunda suficientemente nos personagens, parece que todo mundo é figurante. As coisas acontecem, as pessoas somem e não sabemos mais nadinha delas.
Não sei se a história ficou assim porque é uma parte de um livro maior, mas poderia ser melhor...

Apesar de td teve suas partes boas... (mas isso eu não vou estar sabendo explicar)
Pavozzo 24/05/2021minha estante
Até agora, nenhuma personagem que conheço superou o ranço que senti por esse sujeito... ?

liviazinha 24/05/2021minha estante
Eu posso jurar q em algum momento eu tava imaginando ele com a cara do bolso**ro SOCORRO KKKKKKK

Juliana 15/11/2009

Descobrindo o novo!
Quando meu professor de literatura do 3ºano disse que teríamos que ler esse livro a idéia nao agradou a ninguém.

Sabe como é né?

Livro nacional, antigo, clássico. Deve ser muito chato.

Mas era ler ou ficar sem nota de um dos últimos bimentres.

Então, lá fomos todos ler.

A sala toda começou a ler ao mesmo tempo.

Confesso que comecei com um pouco de preconceito, mas o livro me surpreendeu de verdade. Eu adorei. Virou um dos meus favoritos.

Toda a turma só falava do livro. Alguns adoraram, uns nem tanto e alguns ainda não tinham tomado coragem pra ler. E acabaram sendo convencidos pela discussão que tomou conta da turma.

Acabávamos rindo comparando os casos do livro com os acontecimentos do colégio e brigando quando tínhamos opiniões diferentes.

O dia da prova chegou e professor ficou realemente surpreso com a repercussão que o livro tinha tomado na minha turma. Não só surpreso como também muito feliz. E todos nós também estávamos felizes, até os que não tinham gostado, por termos um assunto em comum, por estar integrado com esse professor que foi tão legal conosco.

No final, esse livro acabou me ensinando que antes de julgar alguma coisa devemos conhecê-la e que um "simples" livro tem o poder de conquistar, cativar e até nos fazer mais maduros.Que ele é capaz de guardar nossas memórias, assim como músicas e filmes.

Pode parecer um absurdo o que estou dizendo. E você pode até não gostar do livro. Mas, ele se tornou especial pra mim e meus colegas, um marco do nosso 3º ano.

Talvez pra mim ele tenha sido tão bom pelo momento que vivíamos enquanto estávamos lendo. Não importa.

Guardo ele com muito carinho e toda vez que olho pra minha estante e o vejo, lembro dessa época.
Lari 03/06/2013minha estante
A mesma coisa comigo!! Comecei a ler com um pouco de preconceito e depois devorei o livro!!!

Dea 25/04/2023minha estante
Me encantei lendo sua resenha porque me lembrei de qdo eu era jovem como vc e dos livros que me emocionaram e mudaram a visao de mundo que eu tinha. Um deles foi tbm desse mesmo autor, Érico Veríssimo, e se chama Ana Terra. Apesar de ter um mote pesado, pois a história de vida de Ana é bem triste e sofrida, o livro é muito bem escrito e muito bonito. Se me permite, considere aventurar-se por alguns contos de Machado de Assis, há varios deles muito divertidos, e é um autor que muitos jovens desgostam sem nunca ter lido.

Bruno Malini 04/09/2022

Veríssimo cria um anti-herói que não tem quem não goste do Capitão Rodrigo, mesmo quando ele toma as decisões mais erradas que alguém poderia tomar.
Cy 05/09/2022minha estante
Buenas e m'espalho!

Cy 05/09/2022minha estante
??

pribt 31/03/2019

Apaixonante
Só tenho algo a dizer a escrita de Érico Veríssimo é apaixonante.
A construção das personagens é riquíssima. Eu li o livro e era como se eu conhecesse as personagens pessoalmente, física e moralmente.
Capitão Rodrigo é um daqueles personagens que povoam seus pensamentos mesmo depois de meses de ter lido o livro.
Eu acho que merecia um remake para TV... Já tenho até meu elenco de atores montado para cada papel...kkkk
Digo 04/09/2019minha estante
Manda aí o elenco!! :D

pribt 04/09/2019minha estante
Laura Cardoso como Ana Terra, Tiago Lacerda como Capitão Rodrigo, Alessandra Negrini como sua esposa.
Osmar Prado como o dono da pensão que ele se hospedou as primeiras vezes..

duda 05/07/2021

paciência, é tudo o que você precisa para sofrer
li por leitura obrigatória, mas gostei! surpreendentemente é um livro bom, que tem muita poesia liinda, tem muita história local. consegue retratar a época, mesmo que o protagonista seja um machista, terrível mesmo (estejam preparades), mas as mulheres são incríveis. leiam por elas, mas eu passei muita raiva, nao sei se releria.
Wanessa Lina 05/07/2021minha estante
Raiva define

vinicius baiao 23/03/2009

Se hoje sou professor de literatura é por conta deste livro. Foi ele que me fez sentir necessidade de leitura.
Dalvanir 17/11/2012minha estante
Realmente. Este livro relata um episódio que nos convida á leitura assim como outras obras de Érico Veríssimo.

Eli.Nascim7 30/12/2021minha estante
Esse livro é um resumo do que acontece na saga do Érico, se chama O tempo e o Vento vale muito a pena ler

Mr. Jonas 04/11/2021

Um certo Capitão Rodrigo
O povoado de Santa Fé vê com maus olhos a chegada do capitão Rodrigo Cambará, que parece zombar dos costumes e desdenhar a ordem local. O conflito se acirra quando Rodrigo se apaixona por Bibiana Terra, com quem Bento Amaral, filho do despótico coronel da cidade, deseja casar-se. Parte de ?O Continente,vol. 1.?

Descrente dos valores prefixados, sejam eles impostos pelo governo ou pela Igreja, Rodrigo é insubordinável: "Se Deus fez o mundo e as pessoas, Ele já nos largou, arrependido". Personagem multifacetado, ora simpático ora cruel, revela o poder de Erico Verissimo de criar figuras cativantes. Extrato da trilogia O tempo e o vento, Um certo capitão Rodrigo mescla à ficção fatos da história brasileira, como a Revolução Farroupilha. Foi lançado, ainda em vida do autor, como romance à parte, dotado que é de vigor e encantamento próprios.

A chegada de Rodrigo Cambará:
Toda a gente tinha achado estranha a maneira como o capitão Rodrigo Cambará entrara na vida de Santa Fé. Um dia chegou a cavalo, vindo ninguém sabia de onde, com o chapéu de barbicacho puxado para a nuca, a bela cabeça de macho altivamente erguida, e aquele seu olhar de gavião que irritava e ao mesmo tempo fascinava as pessoas. Devia andar lá pelo meio da casa dos trinta, montava um alazão, trazia bombachas claras, botas com chilenas de prata e o busto musculoso apertado num dólmã militar azul, com gola vermelha e botões de metal.

Tinha um violão a tiracolo; sua espada, apresilhada aos arreios, rebrilhava ao sol daquela tarde de outubro de 1828 e o lenço encarnado que trazia ao pescoço esvoaçava no ar como uma bandeira. Apeou na frente da venda do Nicolau, amarrou o alazão no tronco dum cinamomo, entrou arrastando as esporas, batendo na coxa direita com o rebenque, e foi logo gritando, assim com ar de velho conhecido:

? Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!?
Cristiano.Santos 22/07/2023minha estante
Li essa história na coleção "O tempo e o vento" do Érico Verissimo. Esse é apenas um pequeno pedaço de uma longa saga gaúcha.

Maira Giosa 19/01/2021

Fabuloso
Machado, Clarice, Guimarães e Érico. Para mim, o quarteto de ferro da literatura brasileira. Grandes em igual medida, embora tão diferentes em sua maneira de retratar a realidade e o povo do nosso país. Enquanto os outros são canonizados, Érico é, por vezes (errônea e injustamente), esquecido. Não deveria. Sua literatura é, como a dos demais, universal. E ele mostrou isso com tantos exemplos. Um desses, e o maior de todos, é a série O Tempo e O Vento, de onde saiu o conto quase independente Um Certo Capitão Rodrigo, publicado como o quinto volume da Coleção Grandes Escritores Brasileiros da Folha.

Tratando da vida de uma cidadezinha antes e depois da chegada do famigerado capitão, Veríssimo traz as dores e a dificuldade daqueles que viveram no Rio Grande do Sul. As famílias Terra e Cambará, particularmente, parecem ter inspirado García Marquez e seus anos de solidão. É um retrato fiel e bonito da sociedade daquela época (que, na série, tem um recorde amplo de 200 anos). A história em si é apaixonante tanto quanto seus personagens infelizes. Um excelente tira-gosto para quem quiser se aventurar nos sete volumes da série.

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira/
Ludmila 10/06/2021minha estante
Oi! eu lembro de ler os primeiros livros da série durante adolescencia e agora to procurando pra comprar e reler tudo. vc sabe me dizer se esse e o ana terra são iguais aos capítulos dentro do continente? ou sao livros separados mesmo? to com medo de comprar repetido kkkkkkkk

Sabrina 06/02/2022

Capitão Rodrigo...
Segundo livro do Erico Veríssimo que leio, autor que está seguindo para ser um dos meus favoritos.
Um Certo Capitão Rodrigo se passa em uma vila, com duas família protagonistas e um padre. Em uma narrativa simples e cheia de paixão, Veríssimo nos faz sentir o cotidiano de Santa Fé em todos os seus aspectos. O Capitão Rodrigo de Cambará é um espetáculo à parte que odiamos e amamos assim como os moradores de Santa Fé. Em poucas páginas Veríssimo nos entrega uma história forte que nos faz refletir por muito tempo sobre como julgamos os nossos...
Gabi sz 07/03/2022minha estante
Quantos personagens importantes tem? Vc sabe? Por favorr ?

Leila de Carvalho e Gonçalves 02/08/2018

Verborrágico E Sedutor
?Um Certo capitão Rodrigo" é um dos episódios que integram "O Continente", primeira parte da obra-prima de Érico Veríssimo, "O Tempo e o Vento", que aborda a formação do estado do Rio Grande do Sul.

Aqui é narrada a vida do famoso capitão, desde sua chegada ao povoado de Santa Fé, onde formou família, ao desposar Bibiana , neta de Ana Terra e Pedro Missioneiro, protagonistas de dramas anteriores.

Esse relacionamento centraliza a ação e é o de maior importância dentro da saga. Independente do desprezo pela vida doméstica e da infidelidade do galdério, Bibiana carrega essa paixão pela vida afora, numa "sublime confissão de amor e afeto".

Além de verborrágico sedutor, Rodrigo passou a personificar a imagem do próprio gaúcho. Dotado de extremo carisma, ele é um bravo e indômito fanfarrão que conduz a vida "sem rei nem lei". Amante dos prazeres de cama e mesa, possui um surpreendente sentido ético, combatendo à tirania na defesa dos fracos contra a opressão.

Esse capítulo possui unidade temática, fato que permitiu sua publicação em edição avulsa pela Editora Globo em 1971 e ele acaba de ser reeditado, estando disponível também em e-book.

Eis uma boa oportunidade para conhecer, em poucas páginas, todo o talento de Érico. Tenho absoluta certeza de que sua leitura despertará o interesse pelo desenrolar da história.

Concluo com o bordão do protagonista: "Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!"
Antonio566 17/11/2018minha estante
???

Biblioteca Álvaro Guerra 23/05/2024

Em 1828 chega ao povoado de santa fé , no Rio Grande do Sul , um personagem curioso ,um certo capitão Rodrigo Cambará .Valente ,bravio, generoso ,dado ás rodas de viola e ao carteado , o capitão logo desperta amizade e inimizades por todos os lados

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535905984

César Alexandre 01/03/2009

o Érico Verissímo fez algo incrivel no livro, 1° ele te faz gostar do personagem, depois o faz odiar e depois ele se redime e volta a gostar dele. Vale a leitura SIM! Tem um bom conteúdo histórico e uma ótima trama

Aribra 15/04/2009

O Tempo E O Vento - O Continente 1

Este livro é um extrato da obra O Tempo E O Vento - O Continente Volume 1 de Érico Verissimo.

Jess 12/03/2010

QUE LIVRO MAIS CHATO!!!!