Os Analectos

Confúcio

Resenhas - Os Analectos

Marcos Antonio 23/06/2018

Confúcio
Esse vai ser agora meu livro de cabeceira. Livro muito bom. Foi perguntado a Confúcio: "Você não quer participar da Politica, receber cargo politico? E ele responde: Eu amo meus familiares, eu amo meus pais e cuido deles, ensino as pessoas com quem convivo serem pessoas melhores, a politica não é ter cargo mais se todos ensinarem os seus a serem boas pessoas e a amarem a verdade já está ajudando na politica. Dito por ele: Se um politico vive como rico com um povo miserável esse homem não é politico é corrupto. Se um homem não é honesto com si mesmo, como o povo pode acreditar que esse homem será honesto com o povo. Se o politico tem privilegio que ao povo não é dado esse politico é corrupto.

João Martins 09/03/2013

A melhor definição da sabedoria horiental.
Os Analectos(Lúnyǔ no original) é uma obra que reúne grande parte da sabedoria confuciana. Elaborada pelos discípulos de Confúcio durante o Período da Primavera e Outono, possui 20 livros que trazem à tona a moral ensinada pelo mestre naquela época. Seus ensinamentos bastante consistentes, que muitas vezes precisam de interpretação aguçada, são principalmente direcionados à conduta do homem benevolente, à obediência e aos modos de governar. É um ótimo guia de conduta, capaz de transmitir ensinamentos muito importantes em dias como os nossos.
Possuidor de conduta honesta, sabedoria extraordinária e imenso respeito, Confúcio foi com certeza um dos filósofos mais sábios da história. Vale a pena conhecer mais sobre sua vida e sua relevância na cultura oriental.
Esta edição traz ainda comentários de D. C. Lau, grande conhecedor da vida de Confúcio e exímio sinologista.

Ariyoshi 05/04/2012

Analetos
Aprendi bastante com esse livro mas ainda tenho um longo caminho a percorrer para entender muitos de seus ensinamentos. As ideias para se tornar uma "funcionário público" ideal são muito marcantes assim como deveres filial e para com a pátria. Sem dúvida um clássico.

gilson 06/12/2009

O poder do respeito e da virtude...
este livro é uma obra maravilhosa se trata de os últimos escritos de um pensador que estava além de seu tempo, um homem que acreditava na virtude humana e em sua bondade, meio homem meio santo CONFÚCIO é poderoso com as palavras e prega a virtude e a compreensão de tudo que vive ao seu redor..."recomendo"

Monocromatico 26/09/2009

Ninguém pode compreender a China e o modo de pensar do povo chinês sem compreender o pensamento de Confúcio. Ele é um espelho da China, ao mesmo tempo que a China, em todas as eras, é um espelho de Confúcio.

LaraF 15/04/2009

Grande Confúcio!! Com certeza, esse livro está entre os melhores que já li. Embora em muitas partes haja pouco nexo - devido a perda de sentido na tradução, ou menos, do original não ter sido bem conservado para a tradução - tem frases incríveis, pra guardar como 'norteadores' de vida mesmo, como diz no livro.