A Batalha do Apocalipse

A Batalha do Apocalipse Eduardo Spohr

Resenhas - A Batalha do Apocalipse

Tainá.J 26/12/2023

Amei! - 5???
Amei esse livro! Não sei por quê demorei tanto pra ler! Não colocava muita fé, mas me surpreendi!

A escrita é excelente, os temas abordados e a forma como foram apresentados me encantaram!
E os personagens são apaixonantes!

Boa parte da história se passa no Rio de Janeiro, e toda a ambientação, deste e de vários outros locais, me ganhou!

A narração do audiobook então, é
um caso a parte! Fiquei sentindo falta da voz e da história, por um bom tempo depois... Resseca literária de audiobook! Mais essa agora, kkkk!

O final foi cheio de revelações e reviravoltas!! Fazia tempo que não surtava com uma história, e sorte minha que tinha com quem conversar sobre, senão teria sido complicado!

Não sei como esse livro ainda não virou filme, série e tal... É sensacional e se fosse escritor gringo, certamente já teria sido adaptado!

Com certeza, seguirei lendo a tetralogia e tudo o mais que esse autor escreve! ??

Laura 25/12/2023

Esse livro é incrível!
Tenho esse livro há anos e só agora peguei para ler. Me surpreendi com a riqueza da escrita do Dudu. É um livro cheio de informações distribuídas de uma forma que mantém o ritmo do livro sem deixar os capítulos longos e chatos.
Achei incrível como o Dudu amarrou todas as pontas da história. Nada acontece por acaso, nenhum objeto aparece por nada. Tudo tem um propósito nesse livro.
Eu não sabia nada sobre anjos e fiquei confusa no início. Pensei "será que preciso ler a bíblia antes?", mas segui leitura e logo o livro trouxe as explicações necessárias. Inclusive me despertou a vontade de ler mais livros com essa temática.
Só teve uma coisa da qual eu senti falta: queria saber mais da vida do Ablon (ou dos outros anjos) nesse período mais antigo da história.
Danilo 25/12/2023minha estante
Eduardo Spohr é demais. Depois que eu li a Batalha me deu vontade de ler todos os outros livros dele.

Laura 10/01/2024minha estante
Esse livro foi uma ótima surpresa. Certamente vou ler mais livros do Dudu. Adorei!

eoweslley 14/12/2023

Uma batalha por um amor épico
A forma como o anjo renegado luta em honra às memórias do deus adormecido e pelo amor da feiticeira de En-Dor é contagiante. Entretanto, senti que alguns personagens interessantes poderiam ter tido as suas histórias mais desenvolvidas. Um livro muito gostosinho de ler no tempo livre.

lindssen 10/12/2023

Imersão em outra realidade
Sensacional!
A escrita, os personagens, cenários, descrição de eventos, td mt mt bom
É uma viagem numa realidade alternativaz entre personagens bíblicos que de nada tem a ver com a lente cristã (ótimo), ja que sao totalmente humanizados, e além de tudo, uma viagem por séculos, países, céu e inferno.

Um filme na sua cabeça. Leia!

Matheus656 04/12/2023

Um livro pra quem gosta de algo leve
Me entreguei a um novo gênero de leitura por influência daquelas pessoas que me falam pra ler coisas leves.

Eu achei esse livro bom, parece um Naruto com alguns fillers e muita ação um pouco de romance bem pouco, o suspense foi saber quem era o anjo negro que realmente foi algo bem surpreendente. - eu pelo menos n descobri quem era até ser revelado, foi bem Scooby doo.
A imersão com a motivação dos personagens é mediana, realmente quem é bem trabalhado é o ablon e o appolyon, os arcanjos são medianos achei bem simples as motivações, precisava de um background com o pai deles alguma batalha com os deuses antigos para criar um laço que desse a entender alguns acontecimentos, como por exemplo o Miguel simplesmente ser um vilão sem ideal, ele mais parecia um filho mimado dando birra, e o lúcifer.. ele realmente me surpreendeu por ser bem covarde, mas o plot desses dois arcanjos no final deixa um gostinho de ódio por eles, que é algo bom, é algo satisfatório ver eles tomando um sacode.
Tem personagens que vc fica putz era o NPC não precisava, da um feels bad. Nós fillers que tem entre a linha do tempo principal, tem alguns bem interessantes como a viagem depois a Constantinopla, a parte do navio onde se percebe quão casca grossa o ablon é, não só nessa parte mas durante Babel, a introdução da shamira na vida dele é algo bem fofinho, a flor do leste essa sim tinha que ter tido um final sabe, faltou tbm um pouco da história da shamira sabe deixou a desejar ao falar nos feitos dela, acho que ela foi pouco explorada.
Poderia ter sido um final dos quais eu já estou acostumado nos livros cheio de desgraça mas é bom ter aquela sensação de felizes para sempre.

Nota 4

tilito 03/12/2023

Lindo mas exigiu muito de mim
Olha, é admirável a habilidade do Eduardo Spohr de construir uma narrativa tão bem ambientada. Não tem nada igual, eu fiquei impressionado com a caracterização do anjo renegado passando por cada época, cada império, sem perder nenhum detalhe.

Mas, por outro lado, achei a história muito longa e muito detalhista. O que mais me atrapalhou foram os constantes flashbacks intercalados com a história muito arrastada no começo e meio. Se não fosse por isso eu dava 5 estrelas sem hesitar. Mas, entendo que em parte também é da minha falta de facilidade com histórias épicas.

A história no geral é muito linda, traz uma visão nova e muito bem construída sobre religião, amor, vingança, sonhos e finitude. O começo tão bem ambientado na civilização babilônica e a batalha final do apocalipse foram o que mais me conquistaram na história.

Victor Oliveira 01/12/2023

Uma história épica
Batalhas épicas, trama envolvente, diálogos impactantes e ótimos personagens.

Eduardo Spohr claramente se inspirou em Cavaleiros do Zodíaco, pois existem vários elementos que lembram a obra de Masami Kurumada (a relação Ablon e Shamira lembra muito a relação entre Seiya e Saori).

Os elementos bíblicos são bem utilizados, transformar o panteão angelical em guerreiros foi uma ótima sacada.

As passagens no Brasil são um charme a parte. Em especial para quem mora ou conhece o RJ.

Bruno 26/11/2023

Uma obra prima da ficção nacional!
Esse livro é bem trabalhado em quase todos os aspectos possíveis, ele cria o romance entre os dois personagens da forma mais clássica e ao mesmo tempo não sendo clichê. Além disso, o universo em que se passa gera mais pura curiosidade em qualquer leitor e por isso nos deixa tão preso. Eduardo spohr consegue criar teroias sobre a funcionalidade da religião cristã e seu eventos e mesmo assim consegue afirmar a existência de todas a religiões do mundo e seus mitos. Por isso esse livro é tão cativante e interessante, indico a todos que fiquem na dúvida de um dia ler!

Alex525 19/11/2023

A batalha do apocalipse
Livro é bom mesmo os personagens muito bem construídos, esse livro te prende por sua ambientação e a forma que o autor escreve é ótima. Leria novamente com certeza

etoiletitia 18/11/2023

Releitura da Bíblia
Sinceramente eu gostei do livro, a releitura da Bíblia incluindo o começo de tudo até o apocalipse teve umas sacadas bem legais. O meu único problema foi a maneira como ela foi escrita ? por isso tirei uma estrela ?. Era muita enrolação nos flashbacks. No mais, vários deles se centravam na Shamira, como se tudo de importante tivesse acontecido porque ela estava no meio, e tudo contado muito embolado, indo e voltando em capítulos enormes. Além de ter alguns momentos "livro escrito por um homem" que me deixaram com muita ânsia.

Livros sobre guerra são bastante complexos de escrever pois precisam traçar motivos políticos para um confronto armado acontecer, e o autor conseguiu fazer isso com destreza.

Apesar de achar de achar o Ablon um personagem bacana, com sua característica ?protagonista durão? que não morre nunca, não criei empatia por ele. Podia melhorar e ser menos preocupado com a Shamira.

Pois mente quem diz que não precisa conhecer a bíblia para ler o livro. Eu precisei ver vídeos do YouTube sobre a história contada no livro sagrado sobre basicamente TUDO! Não sabia sobre os anjos caídos, nem sobre os arcanjos serem tão importantes para Yahweh, nem sobre Enoque, ou sobre a aniquilação da cidade de Sodoma. E olha que eu fiz catequese (esqueci tudo), mas o ponto é que eu não sabia o que é canon da Bíblia e o que era invenção do autor.

Sobre o final... eu fiquei com um pé atrás, sei lá... já aconteceu, morreram, acabou, constrói um novo mundo, faz diferente. Sou contra voltar no passado, na minha cabeça não é a mesma coisa, se alguém morre, não é o tempo que vai trazer de volta, não vai ser a mesma pessoa ali. Yahweh nunca faria isso. Só mostra o quanto Ablon e os outros anjos tinham uma mente humana ? o que não deveria ser, já que eles não tem livre arbítrio ?.

sirlani.lopes 05/11/2023

Trana ótima
Apesar de ter demorado horrores o livro é muito bom, bem construído e final lindo, super recomendo!!!!

Ulisses San 25/10/2023

Épicas Batalhas.
Li pela curiosidade de ser um autor brasileiro, e fui surpreendido pela boa escrita do Eduardo.
O livro conta toda a história da Existência com foco na humanidade, desde sua criação até o apogeu da derradeira batalha, o Apocalipse, a história é narrada com a visão dos anjos celestiais, infernais e do protagonista renegado Ablon.
O mais incrível é que a escrita do autor parece muito como um documentário, as vezes você se pega pensando se o que está escrito é verdade ou ficção?!
O pequeno ponto negativo que dou é sobre algumas histórias inseridas que não parecem se ligar a história geral, nada tão sério que deprecie a história.
Os pontos altos do livro são com certeza as batalhas entres as castas dos anjos.
Uma ficção bem diferente das que estou acostumado a ler.

Lya 24/10/2023

Perfeito!
História muito bem detalhada, personagens muito bem escritos, possui belas imagens de anjos e castas!

Mauro.Roberto 20/10/2023

Caminhada do Renegado
O querubim renegado parte para a sua caminhada de vingança pela humanidade e por seus fiéis companheiros. Em sua jornada sofre arduamente, até que enfim fica frente a seus dois maiores inimigos, o Primogênito dos Arcanjos Miguel, e o Anjo negro portador da espada mais poderosa do Deus Behemoth a fogo negro; Apollyon.