The Death Cure

The Death Cure James Dashner

Resenhas - The Death Cure

bibia 16/01/2021

esse foi um livro que me destruiu muito por apenas um motivo no qual eu não posso falar, geralmente eu daria 5 estrelas para um livro assim mas esse me destruiu no mal sentido, um gatilho imenso pra mim
a história em si tem menos emoção do que eu imaginei e toda a aventura está no psicológico e dentro da cabeça das pessoas, o que eu achei muito legal mesmo, até melhor do que o filme
eu odiei muito o final e por isso eu dei -2 estrelas, apesar que eu nem gosto de finais felizes
eu sempre falei e repito que amo maze runner, mas esse é um livro que eu nunca vou reler porque só de pensar eu já quero chorar, mas isso não significa que eu não gostei!! foi um dos livros mais marcantes que já li pois esses personagens pra mim são literalmente a minha "casa" e eu me sinto bem quando estou perto deles, indico demais ler a saga, só falo uma coisa:
se prepare

Karine 08/08/2012

Isso não é uma resenha é só um comentário gigantesco.

SPOILERS - na verdade, eu não revelo muita coisa, mas desanimo qualquer um.

Eu sempre torci pro CRUEL, eu queria a cura. Eu tambem compreendia a revolta dos clareanos, mas achei que isso ia acabar no último livro. Eu entendia o remorso do Thomas em ter ajudado na construção do labirinto, mas eu pensava que no último livro, todos teriam suas memórias de volta e o Thomas e a Teresa entenderiam porque eles tinham ajudado naquilo, eles estariam sacrificando alguns para salvar todos.

Eu teria ficado satisfeitissima com o livro caso acontecesse isso e o autor explicasse as variáveis como "tal coisa aconteceu no experimento do deserto para que tais e tais dados fossem recolhidos que serviriam para tal coisa". Senti muita falta dessas explicações, sem elas ficou parecendo que o autor poderia ter jogado qualquer acontecimento sem sentido no meio da história que seriamos obrigados a aceitar que aquilo contribuiria para o projeto.

Eu não sei se li rápido demais e deixei passar algumas coisas mas varias perguntas ficaram no ar. O Thomas era obrigado a contribuir com o CRUEL ou ele tava ali como um dos mais dispostos a dar continuidade ao projeto, como Rat Man dizia? E ligado a isso, por que Thomas e a Teresa precisaram entrar no labirinto? Eles foram usados ou isso fazia parte de algum plano do qual eles tinham conhecimento? A Brenda é um dos dois imunes que Chancellor cita no epílogo? Que história era aquela que ela queria contar ao Thomas e ele não quis ouvir?

O Thomas se tornou pra mim um dos personagens mais insuportáveis de todos, ele achava injusto a forma como CRUEL levava as coisas, mas nas proprias relaçoes dele ele era injusto. Se ele quisesse ter tido as memórias de volta, acho que a história teria sido totalmente diferente e talvez até muito boa.

Mas não há personagem mais chutado do que a Teresa. Ela acabou da maneira mais miserável possível, nunca li um final mais triste pra um personagem. Mas eu queria saber das preciosas memórias dela e sei lá... Ela me parecia uma personagem que poderia ter sido melhor trabalhada. Passei o livro todo esperando o momento em que ela despejaria tudo que ela sabia.

Quando percebi que eu ia ficar a ver navios alimentei esperanças de que o prequel The Kill Order tiraria algumas das minhas dúvidas, mas quando vi o final que o autor foi capaz de dar a série, me desanimei e já espero o pior.

Uma pena a trilogia ter terminado dessa forma. Esse livro foi feito nas coxas. Poderia ser algo simples só satisfazendo a curiosidade que foi alimentada nos dois primeiros livros, mas não o autor resolveu criar uma história sem pé na cabeça que ficou dando voltas e voltas e terminou horrivelmente.

É com dor no coração que digo que uma das minhas séries prediletas de todas me decepcionou e MUITO!
Flôr 16/02/2015minha estante
Fico feliz de não ter sido a única a achar TUDO isto! Pra mim o autor passou de um projeto gigantesco, para algo vendável, principalmente, ao cinema. Os livros passam a explicar pouco e descrever ações (mais especificamente lutas) demais!... Thomas não querer reaver as memórias foi a maior falta de consideração com os leitores!

Matheus 13/06/2015minha estante
Fiquei extremamente agoniado com Thomas também. Parecia um menino imaturo que se recusava a ver a verdade. É como se ele achasse que ele encontraria a verdade na ignorância e não no conhecimento. Se mesmo após relembrar as memórias ele ainda fosse contra a WICKED, aí tudo bem, mas a forma que aconteceu foi muito bizarra.

Suss 21/09/2015minha estante
Fico tão feliz que outra pessoa tenha visto tudo isso também. Sempre levei a impressão que o autor foi apressado a acabar o livro e acabou fazendo de qualquer jeito. Um triste fim para uma grande série.

Louis 14/12/2016minha estante
Eu me sinto representado com essa resenha e os comentários. De verdade. Acho que nunca tive uma decepção tão grande com uma história. A impressão que tive foi que nem o próprio autor tinha as respostas para as perguntas que criou ao longo da história. Ele simplesmente colocou qualquer coisa no final e pronto. Fico até com uma ressaca agora, e não tenho mais certeza se quero tanto assim ler o quarto e o quinto livros.

Duda 03/04/2021

The Death Cure
O último livro da trilogia é um ótimo desfecho para a história, sendo incrível impactante e de partir o coração. Revisitar esse mundo e poder estar com esses personagens novamente foi um prazer.

Essa jornada me marcou desde a primeira vez que li e nunca à esquecerei. Até a próxima.

letAciaderaulino 24/07/2021

me destruiu
eu adorei esse livro, mas achei ele mais ?parado? do que os outros!! outra coisa que me incomodou tambem foi o final, que pra mim ficou um pouco aberto. sobre a história em si: foi mto boa, ver o desenvolvimento dos personagens foi incrível, mas uma coisa (que eu nao posso falar) me destruiu demais

Ayrton.Silva 01/12/2022

É engraçado porque eu não achei essa trilogia tão boa, mas eu não consegui desgrudar os olhos. Ou seja, pelo menos o mérito de ser interessante ela tem. Achei o enredo bem clichê e forçado em alguns pontos, dá pra adivinhar muito fácil o que vai acontecer e o autor perde a mão tentando criar um clima de suspense e desespero a todo momento. Como ponto positivo, o livro é instigante e os dilemas colocados pro protagonista em alguns momentos são interessantes.

Jean Silva 18/02/2024

The death cure segue o mesmo padrão dos outros, de alguma forma o James Dashner consegue prender a atenção do leitor mesmo que nada tão importante esteja acontecendo, mas não se enganem, esse livro é recheado de adrenalina e de momentos que deixam o leitor sem fôlego.

Eu me estressei muito com o Thomas, o que não tinha acontecido nos livros anteriores, parece que ele não se decide, uma hora odeia alguém, e no outro minuto não consegue ficar sem. Eu entendo que a situação é complexa, mas de todos os personagens ele parece ser o mais indeciso e que sempre muda de opinião.

Mais uma vez eu fiquei super depressivo com a morte de um personagem em específico, sempre complicado ler o "please, Tommy".

Eu até gosto do desfecho, mas fico com a sensação de que ele poderia ser melhor elaborado. Pois, com base em tudo o que aconteceu nos livros anteriores, parece que o final é simplesmente mais um teste da WICKED.
Sobre as questões que ficaram abertas eu acho normal, não dá pra responder apenas neste livro tudo que esse universo apresenta. Porém, lembro que nas prequels o James Dashner desenvolve melhor algumas coisas que ficaram de fora da trilogia principal.

É isso, uma trilogia maravilhosa que com certeza merece ser lida, recomendo muito.

iswbel 25/03/2024

WICKED is good?
Eu esperava um pouquinho mais. esse final é meio meh.

até 85% do livro eu estava dando 5 estrelas mas esse desfecho foi tao bosta, tão sem sal, sem sabor.

o autor deixa inúmeras perguntas no ar, eu quero saber tanta coisa ainda e eu não sei se ele explica em outros livros. queria o desenvolvimento melhor na ava paige sua veia vc so aparece em uns emails e é isso. ELA É A LIDER DO WICKED MAS QUERIA ELA QUERIA VELA QUERIA

tenho mtos questionamentos sobre o universo e mta preguica de ler outros livros p achar respostas

gipavan 16/09/2021

gostei do livro, mas esperava um pouco mais por parte do desenvolvimento e da história dos personagens. mesmo assim, eu me emocionei e não foi de todo mal. o enredo continua bom e interessante, mesmo com a falta de algumas coisas que eram importantes pra ele.

Janina1 18/05/2022

Gostei muito desse terceiro livro, acho que ele é tão bom quanto o segundo. Acho que o desenvolvimento dos personagens é muito coerente com o que eles passaram e estão passando no contexto da história.
A única coisa que eu gostaria que tivesse se resolvido é a relação da Teresa com o Thomas, mas acho que isso também foi bem coerente com a história e com o que de fato acontece.

Mariana 28/07/2023

Fechou com chave de ouro a trilogia
Chorei muito, naturalmente.

Manteve o nível de excelência da série: muitos plot twists e situações cada vez mais insalubres.

Estou profundamente triste por duas perdas, e com o coração mais partido ainda ao ver o efeito delas nos demais.

Apesar dos pesares, estou muito satisfeita com o desfecho.
Recomendo.

elisa887 13/05/2023

Terminei na força do ódio
Gente que livro horrível. Thomas foi o protagonista mais insurpotavel, narcisista e egoísta que eu já li até hoje e essa merda de história quer que a gente concorde com ele em todos os momentos. Teresa a única com bom senso e injustiçada desde o livro passado, a única que para pra analisar toda a situação e todo mundo trata ela como lixo, especialmente o Thomas. O final foi frustrante e parece que saiu de um conto de fadas onde os personagens fazem tudo errado e no final magicamente chegam no paraíso e vivem felizes para sempre.

Uma série com muito potencial que foi simplesmente destruída com personagens insuportáveis, um plot previsível e decadente, e nem pra ter a decência de responder todas as perguntas e resolver os mistérios que surgiram desde o primeiro livro. Perda de tempo total.

20/02/2014

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU A SÉRIE!

Após passar pelo Scorch, e ainda ter a decepção da traição de Teresa e Aris, Thomas começa esse trancado num quarto estofado, branco, e sem nada exceto uma cama. Se você pensou em manicômio, não está muito enganado. É quase isso mesmo. Como Thomas meio que surta e ataca um dos funcionários da WICKED (CRUEL, sério? OK, a tradução não está mal, mas acontece que WICKED é uma sigla pra World In Catastrophe: Killzone Experiment Department. Como fizeram isso em português?) porque descobre que tudo que Teresa fez, inclusive o beijo que ela lhe deu, foi programado pela organização. Ou seja, será que em algum momento ela falou a verdade? Ela jura que só fez porque se não traísse Thomas e os outros Gladers, Thomas morreria, mas Thomas não acredita. OK, eu entendo o lado dele, e ele não está lendo o livro, não sabe que realmente foi isso mesmo.

E isso tudo deixa Thomas mais revoltado, desconfiado e mais determinado que nunca a destruir a WICKED. Ele passa bem umas duas ou três semanas isolado no quarto por ser “agressivo”, mas depois acabam deixando ela sair. E com a promessa de ter todas as suas memórias restauradas. A proposta é boa, eles (leia-se o Rat Man, depois eu falo dele) prometem que não haverá mais testes, e eles podem viver livres para sempre. Só que Thomas passou por muitas coisas, desvendou muitas mentiras deles para acreditar, e acaba se recusando a restaurar suas memórias, com nojo de si mesmo e medo de lembrar o que fez enquanto trabalhava para a WICKED. Thomas está mais sério, e já não tem tanto medo de enfrentar a WICKED. E ele tem mais um motivo para odiar a organização: (SPOILER) Newt, seu melhor amigo, é infectado pelo vírus da Flare (fulgor, really? Kill. Me. Now.), e pode perder sua sanidade a qualquer momento. Desculpe por este spoiler, mas foi necessário, você já vai entender.

Newt também acaba se recusando a ter suas memórias restauradas. E ao saber que está infectado pelo vírus, ele acaba se conformando. Ou melhor, aceitando, porque na verdade ele está mesmo é revoltado. Só que ele sabe que não adianta ele mostrar revolta assim, tem que fazer as coisas da forma certa, no momento certo. Ele não pode simplesmente sair por aí atirando e atacando os membros da WICKED. E ele ainda tem plena consciência de que seu estado é irreversível. E no caso dele, o processo está muito acelerado, não se explica porquê. Eu especulo que é por causa do que ele passou no Labirinto e no Scorch.

E Minho também não quer suas memórias restauradas. Minho também está mais revoltado com a situação, mas não perde o senso de humor sarcástico, que até contagia Thomas. E Minho também sabe que é preciso preparar as coisas para fugir, mas ele é mais impaciente que Thomas. E acaba dividindo a liderança com Thomas. Minho também é mais racional que Thomas, não deixa seu lado emocional levar a melhor, e sabe que às vezes tem que tomar decisões difíceis para um bem maior. O que não quer dizer que ele não sofra com isso.

Teresa por outro lado, junto com outros Gladers e também com as meninas do outro Labirinto, teve suas memórias restauradas, e precisa a todo momento provar a Thomas que nunca o abandonou e sempre esteve a seu lado. E isso não é uma tarefa fácil, devido ao tamanho de sua traição. Curioso (mas nem tanto) é que Thomas logo perdoa Aris pela participação na traição, mas não consegue perdoar Teresa. Óbvio, doeu bem mais vindo dela. E ela também sofre por isso, claro. Afinal, ela também foi um peão nas mãos do Rat Man. Mas ela acaba tendo suas convicções quebradas quando percebe que as promessas da WICKED são vazias. E daí ela luta com toda a força contra a instituição. Ela tenta desesperadamente se aproximar de Thomas, que mesmo com toda a resistência, não deixa de pensar nela. Só que há outro obstáculo aí.

Estou falando de Brenda. Ela se aproxima ainda mais de Thomas, e a química entre os dois vai crescendo. Ela não deixa de dar indiretas para Thomas, mas este ainda está muito ligado a Teresa para fazer alguma coisa. Não que ele seja indiferente, também não disse isso. E agora que descobriu que Brenda também trabalha para a WICKED (na verdade, não exatamente, foi um questão de sobrevivência), mas que ela odeia a instituição, e quer desbaratar os caras, Thomas confia plenamente nela. E em Jorge, que descobre-se também que trabalha na WICKED, mas está descontente.

E o Rat Man?, vocês devem estar se perguntando. Não me esqueci dele não. Ele já tinha aparecido brevemente no segundo, quando fala para os Gladers sobre a prova no Scorch. Ele na verdade se chama Janson, e acredita piamente nas provas e na busca da cura. E ele é capaz de tudo para isso. Tudo mesmo. Sua crença chega a ser fanatismo, e ele é um inimigo implacável.

Há outros personagens novos também, e outros retornam, mas não vou falar nada para não dar mais spoilers. Muitas surpresas esperam neste livro, que também é cheio de reviravoltas, e mais segredos são revelados. Algumas coisas são previsíveis, mas no geral o livro se desenrola de forma imprevisível. Coisas que eu achava que iam ocorrer de certa forma acontecem de outra, e outras eu já meio que saquei que fossem ocorrer, mas nada disso estraga o livro. A narrativa em terceira pessoa é envolvente, e este é com certeza o melhor dos três, e acaba com uma revelação surpreendente. Seria um cliff hanger para um próximo? Não sei, me pareceu que a história acabou. Só o que saiu foi uma prequel, que eu já estou lendo. Então, eu reforço, se você começou mas não se empolgou pelo primeiro, persista, porque o autor guardou o melhor para o final.

Trilha Sonora

Novamente Chasm, do Flyleaf combina com a história. Também Unknown, do Lifehouse, How to save a life (como eu não pensei nela antes?), She is e You found me, todas do The Fray e finalizando Everybody wants to rule the world, da Lorde.

Se você gostou de A Cura Mortal, pode gostar também de:

Jogos Vorazes – Suzanne Collins;
Divergente – Veronica Roth.

site: natrilhadoslivros.blogspot.com
Walisson 16/04/2015minha estante
também achei bem "engraçadas" as traduções que so vim saber depois que assisti o filme no cinema. Ja a história não me pegou, o final realmente deixou a desejar acho que a serie se estendeu demais e ao final A Maze ja não tinha importância, as decisões do grupo e principalmente de Thomas e Teresa inexplicaveis e extremamente infantis. Gostei bastante dos personagens secundários Newt e Minho. Otima resenha.

Ana.Paccola 26/03/2017

Não gostei
Sinceramente achei decepcionante. Esperava um final muito melhor. Fiquei com uma sensação de algo incompleto no final.
Daiane Carvalho 03/12/2019minha estante
Acabei de ler e fiquei com a mesma sensação.

Vic 28/01/2021

assim....
complicado, realmente complicado... ODIEI esse final, nao sei oq dizer, eu sei que era uma das poucas formas que funciona mas pra mim nao funcionou direito, os personagens fizeram coisas que nao acredito pelo carater deles do primeiro livro e tb nao entendi algumas coisas, mas enfim, 3.5 pq foi bem escrito mas de resto li meio forçando (tirando no inicio que tava realmente MUITO bom com mt ação)