O Lobo da Estepe

O Lobo da Estepe Hermann Hesse

Resenhas - O Lobo da Estepe

Camila.Macedo 06/06/2023

Clássico alemão do século XX
Começo fazendo uma consideração que, para mim, é importante: esse é um livro do seu próprio tempo (1927), escrito por um (homem hétero) europeu (branco). O Lobo e suas várias versões/ personalidades nos contam muito sobre a vida burguesa e as suas contradições, bem como sobre conflitos próprios do ser humano. Herman Hesse foi bem sucedido ao lidar com aspectos psicológicos nesse livro, mas não é o tipo de obra que me encanta, principalmente tendo em vista a fase da vida em que me encontro e o momento histórico-social em que estou inserida. Achei ok, não me apaixonei.

fabio.orlandini 27/05/2023

Muitas vidas, muitos significados
O lobo da estepe é um livro que não pode ser lido com pressa, nem com a cabeça fechada, pois as imagens poéticas e oníricas nos levam a diferentes portos e nos faz descobrir que temos muitos eus dentro de nós. Como li já em idade madura, não há como não me identificar com Harry e, me colocar em reflexão sobre minha própria vida.

Jackson 10/05/2023

Acompanhamos os pensamentos conturbados de um homem maduro e apaixonado, com uma narrativa poética e ao mesmo tempo confusa. Ame-o ou odeie-o.

Daiane316 09/05/2023

"Só para loucos... só para raros..."
"E eis que escolhi um dia um livro chamado O lobo da estepe, de Hermann Hesse (...) O livro, que li cada vez mais deslumbrada, era de aventura, sim, mas outras aventuras. E eu, que já escrevia pequenos contos, dos 13 aos 14 anos fui germinada por Hermann Hesse e comecei a escrever um longo conto imitando-o: a viagem interior me fascinava. Eu havia entrado em contato com a grande literatura." Essa declaração é de Clarice Lispector, e eu com certeza não poderia estar mais de acordo com suas palavras.
Que obra!!
Hesse nos transporta a uma viagem de autoconhecimento, nem sempre muito agradável; conhecemos Harry Haller, supondo que esse seja um alter ego do próprio autor, uma parte dele, nos é transmitida através de seus dramas existenciais, que tb eram vivenciados por Hesse nesse período de sua vida.
O texto abarca dilemas de erudição e choque de culturas, diante da melancolia de tempos sombrios pós primeira guerra e com a proximidade da segunda., traz reflexões sobre o nosso lugar nessa vida, e de que certas coisas temos que apreciar com leveza. A todos introvertidos e os que sentem deslocados, assim como eu sou, esse livro é um espelho de dores, prazeres e é empático com nossos sentimentos, me senti acolhida e rendida à história. O lobo da estepe é uma obra de redenção onde o lobo e o homem se veem não como sendo apenas um lado dominante, mas sim únicos e multifacetados; vivemos muitas vidas e experienciamos outras tantas em apenas uma existência. Uma obra inesgotável.

Samanta.Fiordomo 08/05/2023

Sem palavras
Muito denso e muito lúdico ao mesmo tempo. Talvez eu deva reler ao meus 50 anos, tenho certeza que terei uma experiência completamente diferente.

carolina 08/05/2023

| eu não diria que é ruim nem bom, ele é. tiveram partes que ressoaram, algumas passagens muito atuais inclusive, gosto da abordagem da melancolia, do desespero e angústia, a analogia do teatro mágico com substância é interessante. talvez se eu não tivesse quebrado a sequência de ler teria tido uma melhor experiência, mas foi isso, não senti que fluiu tanto

Ronaldo 24/04/2023

Perfeito
Não sei o que dizer, sinceramente. É o livro perfeito, apenas isso. O livro fala com cada ser humano angustiado, com cada reflexão sobre vida e morte e o sentido disso tudo.

Apenas leia.

Dica: ler antes uma explicação sobre a estrutura do livro ajuda muito a compreensão da obra.

Rodrigo 11/04/2023

Leitura interessante
O livro conta a história de Harry Haller, amargo cinquentão que não encontra na vida sentido e felicidade. Num momento em que pensa suicidar-se, conhece Hermínia que o apresenta a outras facetas da vida que, até então ele desprezava. Inicia-se então uma nova etapa da vida dele onde descobre coisas nova e se confronta com velhos valores e visões de vida ultrapassados. É um bom livro.

Marcus 05/04/2023

Pra se ler na maturidade
Tudo tem sua hora. Se tivesse lido este livro na adolescência, certamente não teria terminado e muito pouco apreciado. Uma história onde cabem mil interpretações sobre a pluralidade do ser humano, sobre o tempo e a possibilidade que ele nos dá de descobrir o que nunca havíamos percebido sobre nós mesmos.

_bbrcam 03/04/2023

Já esperava muito desde Demian
E sabia o que viria, que bom! Assim pude me preparar melhor para o que o autor queria passar com a obra. Mesmo com realidades diferentes, é possível se identificar com o personagem principal e suas reflexões. Gostei muito das tratativas.

ferbrito__ 02/04/2023

Esse é um livro no qual se lê diversas vezes na vida, visto que aborda inúmeros tópicos necessários e que precisam ser lembrados todos os dias. Eu me encantei muito com essa obra!