O lobo da estepe

O lobo da estepe Hermann Hesse

Resenhas - O Lobo da Estepe

Caroliny 23/03/2023

Surrealista e brutalmente realista
Que livro BOM! Niilismo e surrealismo nunca foram um casal tão perfeito. Tô embasbacada com as imagens e cenários tão vívidos que mais parecem com assistir a um filme. Mais uma leitura que te faz questionar, entender, pesquisar sobre si mesmo enquanto encara o espelho do outro.

Gabriel 14/06/2021

O maravilhoso Lobo da Estepe
Comecei a ler esse livro por influência de Clarice e, devo dizer, tive altos e baixos no decorrer da leitura!
O prefácio e o tratado do Lobo da estepe foram partes do livro que me pegaram demais, não conseguia parar de ler; em especial, adorei a Herminia, personagem MARAVILHOSA que surge no meio da narrativa. Em geral, as partes que mostram a visão externa sobre o Harry são as mais interessantes e profundas; as demais, evidentemente, mostram um enredo que não merece toda a introspecção que sucede. Ademais, eu me peguei pensando no meio da leitura que esse era o meu livro favorito e, infelizmente, acabei por dar 3,5 estrelas para a obra: são os altos e baixos que o Hesse nos causa com sua escrita!
Vou deixar abaixo um pequeno trecho do prefácio, onde um personagem externo nos fala sobre sua impressão sobre o ambiente religioso em que Harry foi supostamente educado:
?Em vez de destruir sua personalidade, conseguiu aprender somente a odiar a si mesmo. Contra si próprio, contra esse objeto nobre e inocente, dirigiu a vida inteira toda a genialidade de sua fantasia, toda a força de seu poderoso pensamento. Foi precisamente através de Cristo e dos mártires que aprendeu a lançar contra si próprio, antes de mais nada, cada severidade, cada censura, cada maldade, cada ódio de que era capaz. No que respeitava aos outros, ao mundo em redor, sempre estava fazendo os esforços mais heróicos e sérios para amá-los, para ser justo com eles, para não fazê-los sofrer, pois o ?Amarás teu próximo!? estava tão entranhado em sua alma como o ?Odiar-se a si mesmo!? [?]?

Gabriel Castro 05/05/2020

Já fez as pazes com seu lobo??
Uma crítica forte a burguesia da época, mas uma crítica ou reflexão para o leitor, o lobo que vive em cada um, ou as mil almas que temos dentro de nós, estamos em paz ou em conflito com elas?? Como resolver??

Além desde questionamentos a história é gostosa em envolvente, com um final com um toque de "psicodélico"

Tony 18/06/2020

Livro muito doido, filosofico e arrastaaaaadoo
De fato, o começo do livro é beeeeem lento, da um sono do caralho, mas aí na metade, mais precisamente quando aparece Hermínia o livro da uma melhorada. O livro tem um contexto politico, filosofico, louco, psicodelico, enfim, acho que é um livro pra poucos (e eu faço parte DOS MUITOS). Terminei de ler esse livro na força do odio, porque eu queria entender o pq do meu amigo ter indicado e ter dito que era tããão bom. Assim como eu disse pra ele, eu entendi que efetivamente, o livro nao é ruim, mas é realmente para poucos (para loucos hahahuahau). É um livro bem intrigante. Aliás, acho q nem é recomendado pra quem tem inteçoes suicidas, depressivas e coisas do tipo. Nos proximos dias vou assistir a adaptaçao pro cinema dos anos 70 pra ver se mudo de opiniao, pq vai q eu perdi alguma coisa, vai q algo nao ficou muito claro e q eu passe a entender assistindo o filme rs

Paula1666 26/08/2023

Mais ou menos
Achei muito profundo, uma leitura muito embasada na psicanálise com reflexões complexas e que exigem uma certa ?viagem? do leitor, para que possa fazer suas interpretações. Achei denso e não recomendaria.

Marquim 21/12/2020

O lobo da estepe
O livro conta a história de Harry Haller, um outsider, um misantropo de cinquenta anos, alcoólatra e intelectualizado, angustiado e que não vê saída para sua tormentosa condição, autodenominando-se ?lobo da estepe?. Mas alguns incidentes inesperados e fantásticos o conduzem lenta, porém decisivamente, ao despertar de seu longo sono: conhece Hermínia, Maria e o músico Pablo. E então a história se desenvolve de forma surpreendente.

Flavia.Santana 23/12/2020

O lobo da estepe Herman Hesse
Uma história incrível de um escritor sobre um escritor. Imagina o grau de imaginação que vem por aí né?
Esse romance, publicado em 1927, é um dos mais representativos da literatura alemã.
Hesse nos dá as ferramentas necessárias para que, junto com o livro, consigamos desvendar também nossos lobos.
Harry Haller, personagem principal dessa história, é um coroa de meia idade que decide dar cabo da própria vida até os 50 anos, que se aproxima.
Porém, um dia em suas voltas pela cidade, acaba em frente a um muro com a seguinte inscrição: TEATRO MAGICO
ISSO É SÓ PARA LOUCOS
SÓ PARA OS RAROS - entrada a custo de sua razão. Essa cena o perturba e curioso com o que seria, encontra o responsável pela propaganda e este lhe entrega um livreto: O tratado do lobo da estepe.
Com a chegada do Tratado ele se depara com personas como Hermínia, uma moça da vida que o faz lembrar de seu amigo de infância e Pablo, um homem misterioso que o faz trilhar rumo ao autoconhecimento.
Harry vive triste e desmotivado até conhecer Hermínia que o faz ter experiências de uma vida boêmia a qual ele nunca havia se dado o direito, por viver uma vida burguesa, com cultura clássica e fechado para o novo, mesmo tendo aversão à burguesia. Ela o faz reconhecer seu lobo interior e ir além deste, desbravando os diversos que nele habitam. O insere em seu mundo, se de fato houver um a qual pertença, e o faz conhecer os prazeres da vida e elevando sua alma para algo maior.
Harry tal qual o atleta se prepara por dias para o grande baile. Logo ele que nunca dançou, se aprontava para uma noite de farra. Não só festejando, mas também em busca de enfim conseguir no Teatro adentrar. Harry se vê, nos vê, nós nos vemos e tudo vai acontecendo.
Uma obra que serve de alimento para várias outras posteriores devido as referências nela contidas e como diria o Ventania: isso é só para loucos, caretas não!
Fazer uma resenha sem falar seu conteúdo já não é tarefa fácil, O lobo da estepe consegue ir além. Uma obra referencial como esta deve ser lida, experimentada e sobretudo vivida. Unindo as ações saberemos o quão raro és.

aibnh 26/12/2020

uma loucura
é crítica e é a fragmentação do eu e da personalidade. excelentes diálogos, ambientação gostosa, grandes ideias nas entrelinhas, muitas coisas nas entrelinhas mesmo, densidade de conceitos, quase um ensaio filosófico com toques de misticismo, bom demais.

Alexandre249 27/01/2021

Os labirintos das emoções
Um livro daqueles para ficar pensando depois de ler....profundamente..
Reflexões sobre uma crise de idade? Sobre as escolhas da vida? Sobre como podemos ser contraditórios? Tudo isso e muito mais.
Até a metade da narrativa deslizamos por uma história comum, de um homem em crises existenciais...na segunda parte caímos no labirinto dos desejos, medos e anseios do personagem...
Um clássico que merece ser conhecido.

Jussara.Mendes 20/02/2021

O Lobo da Estepe
O autor, ao final do livro, divide os leitores entre aqueles que se identificaram com o Lobo da Estepe, sofreram com suas dores e sonharam o seu sonho e aqueles que não compreenderam a obra... Difícil definir pois ao meu ver o livro traz um misto de tudo isso. Certo é que a problemática tratada, transcende a personagem Harry Haller e traz a reflexão sobre valores, questões de espírito, sofrimentos, dúvidas, necessidades, ilusões e vida. De início poderia se conceber como uma narrativa, mas os deslindes e situações peculiares apresentadas levam o leitor a uma viagem atemporal, cujos juízos, impressões e valores são muito particulares de cada um. Por isso, creio que esse livro é de fato uma experiencia pessoal de cada leitor, em determinada fase da vida, de acordo com seus propósitos, crenças e sentimentos.

Luiza 04/03/2021

"Só para loucos"
Apesar do autor explicitar que os leitores de meia idade iriam se identificar com o livro, "O lobo da estepe" veio no momento certo para mim, pois fazia tempo que não me identificava tanto com uma obra.
O livro narra a trajetória de um homem de 50 anos chamado Harry Haller que acredita não se encaixar nos padrões do seu tempo, apreciando e se dedicando a cultura elevada de Mozart e Goethe (temos algo de Nietzsche aí não?). No começo vemos um homem depressivo, inconformado com a hipocrisia e a realidade do mundo, divide-se em duas personalidades, uma é ele mesmo, sóbrio, apreciador da alta cultura. O outro é o lobo da estepe, sua parte animalesca, selvagem e raivosa. Nessa jornada de auto conhecimento, Harry conhece Hermínia, mulher que irá tirá-lo de sua realidade e lhe mostrar horizontes desconhecidos que irão abrir sua mente (ou lhe trazer mais dúvidas).
Uma combinação de psicanálise existencialismo, surrealismo e filosofia. O lobo da estepe é sem dúvidas uma obra prima digna de 5 estrelas.

Vicky.Schneider 15/02/2024

Na verdade eu já terminei de ler esse livro faz um tempo, só tinha esquecido de finalizar no aplicativo. Toda vez que eu via ele ali, incompleto, eu pensava: vou finalizar e fazer a resenha. Mas, o que eu vou escrever sobre ele? Então, deixava pendente mais um dia. O fato é que ainda não sei me posicionar sobre esse livro. Foi um livro bem cansativo de ler. Não tem capítulos. É uma história gigante sem fim. Lá de vez em quando, e bem de vez em quando mesmo, tem uma pausa no texto, de duas linhas. E as frases são longas. No fim, me perdi um pouco com o protagonista e o Harry. Talvez tenha sido essa a intenção do autor, mas acho mais que foi as voltas que a história deu. Não vou dar nota baixa pq as reflexões são muito pertinentes e eu gosto de ler livros escritos há bastante tempo que tratam de temas que continuam atuais. Mas não posso dar nota alta pq a leitura me fez ficar com sono e estressada.

luisfelipe.monteiro2 05/03/2021

Quando li pela primeira vez O lobo da estepe, não havia tido contado com as obra de Hermann Hesse. Na época, não possuía uma grande bagagem literária, nem contato com romances "filosóficos". Havia um certo receio em não conseguir entender a complexidade que algumas obras se propõe a causar ao leitor.
Porém, agora, cerca de dois anos da leitura dessa grande obra, posso dizer que 70% dos livros que tenho acesso, são, de alguma forma, influenciados pelo gosto que adquiri ao apreciar essa obra de Hesse. Foi uma excepcional porta de entrada para ficções psicanalíticas.

Na crise neurótica de um homem de meia idade, a história se propõe a refletir sobre questões existenciais, o desespero, a solidão, o isolamento, e sobre todas as coisas que a vida oferece. Essencial na literatura alemã, assim como na literatura mundial.

FlaviosParanhos 05/03/2021

Difícil mas necessário.
O LOBO DA ESTEPE:

Termino este clássico,começo dizendo que é curto porém muito difícil. É uma leitura pesada e apesar de ser um personagem ficcional tem parte autobiográficas. O livro segundo o autor se trata de redenção,de recuperar a fé e a esperança,mas a trajetória é pesada. O protagonista é um homem de 50 anos, desiludido com a vida, extremamente inteligente porém depressivo,vive de forma melancólica, procurando um propósito,um destino, algum motivo para viver. Eu me vi muito nesse protagonista,mesmo em algumas questões polêmicas,quando ele diz que existe um tipo de ser humano que usa suicídio como "esperança" que sabe que tem controle sobre o quanto vive e até onde vive,e usa isso para continuar vivendo. Pode parecer contraditório mas entendi perfeitamente. Usar a morte como instrumento de vida é muito mais comum do que as pessoas pensam. Mas até isso é um auto engano,e que as vezes a melhor forma de viver a vida é só aprender a não se levar tão a sério... Eu comendo o livro mesmo sabendo que ele não é um livro para todos,e que pode gerar opiniões controversas.