O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

cmaster_sz 17/03/2024

Freud
é um livro bem chato... filosofia eu acho interessante, mas pra ler assim como entretenimento foi um grande erro, é isso kkkkkkkk

só o capítulo do Freud que me deixou interessado pela leitura mesmo!

Maria20674 15/03/2024

Acho que esse é um dos melhores livros que já li, apesar de ser uma leitura cansativa, é interessante e a história por trás de toda a explicação filosófica te prende bastante, me deixou de ressaca literária por um bom tempo porque toda a filosofia te faz ficar bem pensativa e querendo ler mais o livro pra descobrir quem esta por traz da história de Sofia e etc etc, podem ler

@oelailton 15/03/2024

Um livro além de si mesmo.
Que experiência maravilhosa foi ter lido "O Mundo de Sofia". A passagem dessas páginas nos transporta diretamente para a vida de Sofia Amundsen, uma garota que começa a receber cartas e cartões-postais misteriosos, enquanto aprende a história da filosofia e precisa resolver um caso (afinal, quem está enviando essas cartas e postais?). O livro nos ensina de forma bem didática e lúdica o que a filosofia tem de mais lindo: o ato de pensar por si mesmo, questionar-se para entender-se.

Sofia nos representa, pois buscamos conhecer o mundo apesar de tudo à nossa volta nos desmotivar e nos fazer pensar em apenas aceitar o que nos é incumbido, o que acontece com o passar da idade. Por isso, como pedagogo, mantenho uma frase de um dos personagens sempre comigo: "A criança pequena tem menos preconceitos que tu. Resta saber se a criança não é também o maior filósofo. Uma criança não tem opiniões preconcebidas. E isso, minha querida Sofia, é a primeira virtude em filosofia. A criança vive o mundo tal como ele é, sem acrescentar às coisas mais do que o que vê." Por isso, pensemos sempre "como crianças!"

Afirmo com toda certeza que saio destas páginas de um jeito completamente diferente do que entrei, e obviamente, para melhor. Devo relê-lo em algum momento, pois é um livro que se deve experimentar mais de uma vez (acredito que quanto mais, melhor). Um livro lindo, didático e, acima de tudo, transformador.
O Mundo de Sofia é apaixonante.

Ceci Moura 14/03/2024

É clichê, mas esse livro mudou minha visão do mundo
"O Mundo de Sofia" tem um ótimo propósito de apresentar a filosofia ao público jovem de um jeito mais dinâmico e faz isso muito bem.
Foram tantos os trechos que destaquei, me fizeram refletir e mudaram minha visão crítica do mundo...
Minha única crítica é que senti falta de mais coisas sobre a filosofia do século XX, mas não que isso tenha prejudicado a leitura.
Marconi Moura 16/03/2024minha estante
?????

Lorenza 14/03/2024

Oi, Sofias.
"Você está acompanhando, Sofia?" É a pergunta que o autor de cartas filosóficas traz para a protagonista do livro, mas parece que é feita pra gente o tempo inteiro.

O primeiro capítulo tem 8 páginas e faz questionamentos sobre:
- Cérebro humano: máquina ou não?;
- Fim do mundo;
- Quem sou eu;
- O que fazemos para disfarçar um buraco causado pelo afeto;
- O homem nasce bom e a sociedade o corrompe?;
- Até onde o meu nascimento define a minha vida;
- Justiça universal;
- Insatisfação com o próprio corpo;
- Fuga de pensamentos desconfortáveis;
- Vida após a morte;
- A morte e sua função no sentido da vida;
- De onde vem o mundo?
- Importância do questionar;
- Eternidade;
- O nada;
- Divindade;
- E por aí vai.

Além disso, já taca-lhe logo um mistério na cara pra resolver: quem é Hilde Knag?

Quase dei 4 estrelas, porque o livro começa com o ritmo muito bom, mas pro meio fica um pouco lento e repetitivo.
Mas eu adorei a visão filosófica apresentada de forma tão divertida e didática.
Tem alguma novidade pra quem tem familiaridade com o mundo filosófico? Não.
Mas o livro pra mim foi sobre perspectivas e acesso a diferentes níveis educacionais e faixas etárias.
Eu gostei bastante disso.

Abraço grande para todos nós que a partir da primeira página nos tornamos também Sofias.

Recomendo.

Winne.Cardoso 11/03/2024

Viagem
Comecei a ler no início do ano, certamente um livro extenso mas completamente fascinante. Viajamos através da história junto com Sofia e Albert, cada capítulo trazendo um conteúdo sobre a Filosofia e a Sociedade, o que fomos, o que somos e pensar sobre o que seremos. Uma das minhas melhores leituras.

Melissa.Maraschin 11/03/2024

Meu livro favorito de todos os tempos, gosto de reler ele às vezes, a história é encantadora e também ensina muito sobre a filosofia.

Matheus656 09/03/2024

Introdução a Filosofia
O livro apresenta uma visão superficial da filosofia, passando pelos principais avanços no pensamento humano. a história do livro é muito boa, fiquei um pouco decepcionado com o final, porém, ele é totalmente justo. Deveria se tornar uma leitura obrigatória nas escolas.

jennibel 09/03/2024

9,5
Filosofia de forma simples e fácil compreendimento. Me lembrou muito ''Alice no país das maravilhas.'' O jeito maluco, mas filosófico, dá para aprender muito e se misturar muito com o mistério e o suspense. O final completamente inesperado e acho que foi o único que quebra a terceira parede assim ao qual tive a oportunidade de ler.

Lindo lindo lindo e que a gente nunca perca a arte de se questionar e de buscar ser filósofos. De nos interrogar sobre essas coisas da vida.

Beatrizzn0 08/03/2024

A história é interessante, mas como é dita é um pouco confuso para pessoas que não são acostumadas com a filosofia. O diálogo é um pouco forçado quando chega nas páginas 200 pra cima, fora que a personagem principal tem atitudes que não condiz com a sua idade e acaba parecendo uma "criança".
Adorei cada parte que falava sobre Sócrates, Aristóteles e Platão, conseguiu me prender o suficiente pra mim querer terminar esse livro.

Manu Tavares 05/03/2024

Foi um livro que por muitas vezes senti ser algo com dialogos meio forçados, dialogos devagar. A historia começou a ficar boa a partir do momento que o plot foi descoberto, mas tambem temos que reconhecer que eh um bom livro para ensinamento de filosofia para jovens, tem uma linguagem bem acessivel.

Amanda.Amaral 03/03/2024

Um livro que agrega
Um livro extenso mas que vale a pena a leitura. Indico para quem busca uma introdução leve e acessível à filosofia.