O Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia Jostein Gaarder

Resenhas - O Mundo de Sofia

Sil Siqueira 20/06/2011

Sim, confesso, abandonei!
Fui apresentada ao livro muito cedo, mesmo antes de ter Filosofia na escola (nosso professor chamava-se Matusal'em e desconfio que foi contempor^aneo de Plat~ao). Abandonei na vig'esima p'agina.

Bom, o fato 'e que minha cabe'ca tem funcionamento simples e meus instintos primitivos talvez sejam mais aflorados que o normal (de fato, meus dentes do siso eram enormes). Ent~ao, "de onde vim, para onde eu vou, o que estou fazendo aqui e batatinha" s~ao quest~oes que n~ao permeiam meu singelo c'erebro.

O problema n~ao 'e a obra: como poderia ser? N~ao li at'e o final, n~ao posso julg'a-la boa ou ruim. Entendam, o problema 'e comigo.

Raquel Lima 02/01/2010

Caaansaaativoooo...
Nossa, este livro é um sonífero!...A história da filosofia nunca foi tão chata. A protagonista, os personagens que vão contando a história são tão chatos que o teu desejo é somente, dormir. O título deveria ser Alice no país da Filosofia.

Cristiano Pedras 15/07/2016

Um resumo fantástico da história da filosofia para os amantes da sabedoria
Li esse livro após já haver estudado bastante coisa avulsa sobre filosofia em outros textos. O grande mérito do autor é tratar das mais variadas escolas filosóficas com enorme clareza e um grande poder de síntese. Só não gostei muito da parte ficcional em si, pelo menos de seu desfecho, ainda enigmático para mim. Mas vale muito a leitura!

Angel 01/02/2012

Filosofar é fácil
Este livro vai te levar a um lugar mágico! De maneira muito simples e de didática fácil o "despertar do pensar", vá junto com Sofia matar a curiosidade do saber, do pensar. Este livro foi o pulo do gato para desconstruir a barreira do pensar. Adorei conhecer as histórias dos grandes filosofos e de quebra reaprender a criar nossos próprios pensamentos.

Andressa 31/07/2013

Comecei a ler este livro completamente empolgada, me identifiquei bastante com a personagem de Sofia e o livro já é magnifico pelo simples fato de passar tanto conteúdo cultural importante, agente realmente se sente como um personagem da história que faz um curso de filosofia. Só que no meio da história o livro passa a ter muito mais conteúdo didático descritivo do que de uma história fictícia. E acontecem tantas reviravoltas durante o livro que eu acredito que o autor ficou sem saber como terminar a história. O livro é magnifico mas no final em minha opinião pessoal o autor colocou coisas desnecessárias demais e deixou a desejar.

Ana 13/08/2013

O mundo de Sofia; falemos em críticas positivas e negativas.
O enredo em si é fantástico, as tramas de Sofia com a filosofia e as "ironias românticas" em que o autor convêm em escrever em meio a paisagem monótona do "curso filosófico" e das casuais passagens rotineiras. Basicamente, a quem se interessa por filosofia poderá se abrigar facilmente nas páginas desse livro. Porém, é extremamente necessário notar que embora haja um tremendo mar de informações e conhecimentos sobre filosofia que, sim, são muito importantes, interessantes e educacionais, também cause uma leitura mais lenta e sonolenta. Não há como negar, é um livro maçante de se ler. Talvez possa se demorar bem mais do que o esperado para terminá-lo – principalmente pois se alguém quiser fixar bem os tópicos e o estudo de cada filósofo por si é preciso analisar uma série de vezes os capítulos meticulosamente. Apesar disso, é um livro recomendável para todos, ao menos, derem uma lida.

Algumas das “quebras” que discorrem no meio da narração são peculiares; ao correr as páginas pode-se observar uma troca de atmosfera conforme os filósofos se tornam mais recentes. Inicialmente, tudo é um mistério, algo intrigante, às vezes confuso, entretanto bem elaborado. E, já no final, a perspectiva é completamente diferente. Ou, assim, é o que penso. A história da filosofia, de fato, proporciona textos por vezes longos, contudo ricos em matéria, e apesar de não me lembrar nem da metade do conhecimento imposto em cada sessão dos filósofos, pode-se dizer que agora tenho a base para estudá-los com mais afinco algum dia. E uma observação que posso fazer é reiterar que o livro é cansativo, de novo; a maioria dos inúmeros monólogos que existem resultaram em mim acordando com o livro repousando ou em minha cabeça, ou ao meu lado com meus dedos latejando por terem servido como marcadores de páginas por um intervalo de tempo. Portanto, não; não é uma leitura, digamos, simples.

Mas (e sempre existe um “mas”) outros fatores são desenvolvidos em “O Mundo de Sofia”. O interessante não é apenas o ‘curso gratuito de filosofia’ que o professor nos propicia; mas também os próprios personagens colocarem muitas teorias da filosofia em seus pensamentos e ações. *SPOILER* Como, também, no final, o conflito existencial, as ironias, o ‘livro dentro do livro dentro do livro’ e os personagens tirados de outros contos como referências para apliques no ‘estudo’ de Sofia e Alberto. *SPOILER* E, em tudo isso, tenho de confessar que o final não foi nada do que eu esperava. Não sei dizer se foi melhor, ou pior. Talvez, posso considerar melhor do que aguardava. Apesar de haver alguns eventos realmente – como posso descrever? – inusitados. As últimas páginas criam situações surpreendentes e radicalmente absurdas, tão contrárias ao começo do livro quando tudo não se passava da normalidade sem fim, com traços filosóficos que se arraigavam e aprofundavam suas raízes até chegar ao centro da essência do livro.

O autor. Já li outro livro dele, meu irmão já leu um outro livro dele também. Sua forma de escrita é esplêndida, afinal, cada autor tem sua maneira brilhante de esboçar suas ideias, e ele é alguém admirável. Como pode ele adquirir tanta sabedoria para criar um livro com tanto conteúdo? Muitos não aguentaram terminar de lê-lo, porém mesmo que tenham lido apenas a metade não é possível negar que Jostein Gaarder é um excelente e inteligente indivíduo, e que o seu primeiro livro que gerou tantas críticas é impressionante.

E, depois de ter dito tudo isso, não posso afirmar que eu o amei. Certas partes me incomodaram, sim. O Mundo de Sofia foi um livro memorável; posso dizer que uma maravilhosa (e exaustiva) aventura, simplesmente abastada de conhecimento transbordando pelas bordas. Mas não é, realmente, o que posso definir como ‘amei’. É diferente, é intrigante, é peculiar, é único, é maçante, é perspicaz, é excepcionalmente inteligente, ele é. Ele é apenas uma coisa. É o Mundo de Sofia.

Iris 29/10/2011

Filosofia
Recomendo para quem quer entender o mundo da filosofia, o autor teve o cuidado de ser simples, por meio da personagem usando a curiosidade da menina tornou um tema complicado em algo fácil de entender.

Jhow 30/01/2018

Abandonei por questão de gosto pessoal mas o livro é bom pra que gosta do tema!
Vale a pena para quem gosta do tema!

Mee 14/10/2009

O trio
Confesso que nada sei sobre filosofia, mas para quem não sabe, este livro é um bom jeito das pessoas ou adolecentes se interessarem pelo tema.
Ele da uma base das teorias dos pricipais filósofos, dando uma breve passada sobre a história da filosofia.

E o mais legal é que a cada momento a teoria vem se aprimorando, mas as bases são lá dos filósofos da Grécia, precisamente Aristóteles, Platão e Socrátes.

Agora entendo porque o Rafa fala tanto deles.

Enfim a minha parte favorita é quando entra em Marx, Darwin e Freud. Ele junta os três numa mini teoria que gostei bastante. =)

Vale a pena ler este livro, mas confesso que é um pouco chato.

=D

EGO PATRONUS 10/09/2015

INTERESSANTÍSSIMO PORÉM CANSATIVO
O Mundo de Sofia, sem dúvida, é um excelente livro. Ele nos apresenta uma síntese das principais correntes filosóficas e filósofos desde os primórdios da humanidade. Ao mesmo tempo também trabalha na estranha relação entre Sofia, o Major e a tão misteriosa Hilde Moller Knag.
Como o título da resenha sugere, é de fato um livro bastante enriquecedor no âmbito cultural, histórico, político e filosófico (AH VÁ!), porém acaba sendo um pouco cansativo pela grande exposição de acontecimentos e nomes. Para um maior aproveitamento da história, eu sugiro lê-lo com um caderno de anotações por perto, onde seja possível organizar a cronologia dos acontecimentos e apresentar suas ideias próprias - de outra forma o leitor pode acabar se perdendo em algumas partes. De qualquer forma, o tempo investido na leitura é bastante proveitoso. Se me perguntarem se leria de novo: sim! Definitivamente!

Fabi 06/03/2013

O melhor livro de todos !!
Meu pai amava este livro. Quando completei 13 anos ele faleceu, e eu queria desesperadamente ficar ligada a ele de alguma forma. Então resolvi ler este romance. É uma história que te envolve a cada página. É o meu livro favorito. Já reli várias vezes e sempre adoro cada página. Recomendo para quem gosta de fins inesperados e com um "quê" de filosofia.

Victor Emanuel 19/12/2011

Uma incrível viagem no mundo do conhecimento.
Mundo de Sofia, uma marco na literatura estrangeira e uma base para a filosofia ensinada em escolas, revela não apenas filósofos, estudiosos que marcaram as suas épocas, mas também mostra através de cartas de uma pai á uma filha, o mundo e seu conhecimento.

Ariane 26/02/2009

Comecei gostar de filosofia por causa deste livro, adoravél, vontade de devorar um livro em um dia!