O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Ju 18/03/2013

Primeiro contato com a filosofia
Um livro muito interessante, perfeito para primeiro contato com a filosofia. Deveria ser leitura obrigatória para todos os adolescentes.
Em algumas partes ele é cansativo, mas a linguagem é de fácil compreensão, o que ajuda muito para não conhecedores do assunto. E obviamente não consegue tratar sobre todos os assuntos referentes a filosofia, não se pode esquecer que é apenas 1 livro, mas o autor conseguiu incluir um extenso conteúdo de forma interessante e competente. Reafirmo que para primeiro contato com a filosofia, é perfeito.

neide 19/03/2013

O MUNDO DE SOFIA
Eu gostei, porque acredito que todo livro nos ensina alguma coisa, principalmente a refletir sobre nós e o mundo.

esse livro tem 453 paginas - editora: Editorial Presença - tradução de Caraeina Belo - Autor: Jostein Gaarder 3ª edição - Portugal

tem uma dedicatoria na 1.pagina (se quiser pode tirar a página com a dedicatoria) tem os selos da livearia nesta 1.pagina.

as lombadas do livro estão um pouco amareladas.

No restante o livro esta bem conservado;capa novinha e folhas do livro branquinhas.

Audrey J.C.S. 22/03/2013

Resenha - O Mundo de Sofia
O livro onta a história de uma adolescente chamada Sofia que leva uma vida aparentemente normal, até que um fato curioso começou a tirar o seu sossego, cartas misteriosas, com algumas perguntas estranhas começaram a aparecer em sua casa.

As cartas traziam conhecimentos filosóficos sobre os filósofos naturais, pré-socráticos, medievais, modernos e pós-modernos. Para Sofia, eram questões instigantes, seus professores da escola não tinham o hábito de trabalhar com temas para levar as crianças a pensar...

A grande sacada do livro é ensinar a filosofia através da literatura, mesclando filosofia a uma história empolgante.

Luciana 24/03/2013

Sinopse
Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para alguém chamada Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo surpreendente.

Evy 02/04/2013

Filosofia pura e simples
Eu ganhei este livro de presente, acabei lendo em consideração a pessoa que me deu. Como não entendo muito de filosofia achei a leitura complexa e cansativa. Mas a estória é interessante e em alguns momentos consegue nos prender. Para quem curti filosofia (ou quer conhecer um pouco) é um prato cheio.

IsadoraFrz 08/04/2013

A ideia principal é interessantíssima: ensinar filosofia de forma lúdica e através de um pequeno thriller. Apesar de ser um narrativa, o livro possui muitas características didáticas, como a forma cronológica como é contado e os muitos exemplos feitos pela personagem Alberto Knox, que ajudam na compreensão da filosofia de uma época ou de um filósofo específico. Na condição de leitora e aprendiz, me identifiquei com a Sofia porque não acredito no ensino de filosofia que é aplicado nas escolas brasileiras, sendo assim o livro explica, de maneira básica, mas também instiga a procurar mais sobre o assunto. Gostei bastante dos capítulos que são sobre um filósofo em particular e indico principalmente a alunos do ensino médio que já tiveram contato com filosofia na escola ou para aqueles que não tem conhecimento nenhum da disciplina.

Erick 14/04/2013

Para refletir
O livro leva a reflexão, faz suas certezas se desfazerem como fumaça e mostra que nunca devemos desistir de buscar respostas para nossas dúvidas. Traz conhecimentos filosóficos, de uma forma harmônica, desde os filósofos pré-socráticos até a teoria do Big-bang, levando a você ficar cada dia mais aprisionado, não só na busca de respostas sobre essas questões, tanto quanto na história da adolescente Sofia Amundsen e nas suas relações familiares. Mudou muito minha forma não só de pensar, mas como de ver o mundo também. Excelente livro, sem dúvidas.

Milena 25/04/2013

Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Moller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.

icarosmm 03/05/2013

Quem Somos Nós na Toca do Coelho?
Com um peso enorme na responsabilidade de iniciar novos fás de filosofia, O Mundo de Sofia marcou a vida de muita gente. A responsabilidade de citar grandes filósofos e apresentar-se como romancista foi encarada com muita responsabilidade por Jostein Gaarder de frente, e muito bem elaborada, por sinal. O mundo é fantástico por natureza e muita gente perde por não prender-se aos detalhes. Detalhes esses, que o autor coloca com pitadas de curiosidades e perspicácia. Alberto Knox é o "professor" da vez, que por intermédio de cartas, ensina a jovem Sofia o poder da consciência, conhecimento e flexibilidade no raciocínio. A expensão mental recebida pelo leitor é inevitável. O livro lhe proporciona conhecimentos que não se aprende nas escolas, infelizmente.

Filha de um militar ausente, Sofia é uma jovem normal, que tem esconderijos onde pode pensar sem receber pressões da sociedade fora do seu mundo particular. Diga-se de passagem, a transparência usada pelo autor é de fato intrigante. Todas as pessoas precisam unir-se com suas fantasias e vontades de esconder-se para melhor pensar. As vontades de sumir são impostas por todos os seres pensantes. Algumas metáforas criadas pelo autor também podem ser utilizadas no dia-a-dia. Umas das melhores, ou a melhor, é referente aos pelos dos coelhos e os bebês. Quando nascem, os homens tem a maior capacidade de pensamento livres de morais e pudores, fazendo-os despertar não só a curiosidade, mas a vontade de aprender sobre o mundo ao redor.

Com o poder de lhe fazer ser uma pessoa curiosa, O Mundo de Sofia fez os anos de modernidades e edições de livros sucesso de vendas, ser resumido em um ótimo presente. se de fato, ele for um ótimo presente, com toda certeza ele é ótimo em ser lido. O conhecimento do autor leva ao leitor um tipo novo de interesse literário. Tomando cuidado com a faixa etária do leitor, o livro pode causar pensamentos confusos e equivocados sobre opiniões pessoais. Tirando isso, vale muito a pena.

Karina 03/05/2013

O Mundo De Sofia - Jostein Gaarder
O Mundo de Sofia é um romance que nos conta a história da filosofia. Uma obra fantástica e mágica que não nos proporciona apenas um magnífico romance, mas também um guia filosófico.
Livro escrito por Jostein Gaarder em 1991 e que foi adaptado para as telonas em 1999.
O Mundo de Sofia nos conta a história de uma garota simples que vivia com sua mãe e seu pai.
Numa certa manhã de maio, pouco tempo antes de seu aniversário de quinze anos, Sofia encontra na caixa de correio um bilhete anônimo contendo apenas uma pergunta. Uma simples e estranha pergunta. “Quem é você?”
A partir de então Sofia começa a se perguntar sobre quem ela realmente é e quem são seus pais? Qual o propósito de sua vida e de sua existência neste mundo?
Mas ela não encontra respostas, pelo menos não respostas simples que para uma garota de quinze anos, faça sentido.

No outro dia Sofia ainda com essas perguntas na cabeça, vai até a caixa do correio e encontra mais uma carta, porém mais estranho ainda, pois se trata de cartões postais, que a mesma passa a receber diariamente.
Quem estará enviando tais mensagens para Sofia Amundsen?
Quando começa a ler os postais, Sofia descobre que o responsável é um Major desconhecido, que começa a lhe enviar do Líbano. Sofia deve entregar os cartões para uma certa Hilde Knag, filha do tal Major, que estará completando quinze anos no mesmo dia que ela. O problema é que são duas épocas distintas e Sofia também não conhece nenhuma Hilde Knag. Mas o engraçado é que o Major conhece cada detalhe sobre a vida de Sofia, e isso acaba deixando-a assustadíssima.
Sofia muito curiosa começa a se esconder para descobrir quem estará colocando os postais na caixa do correio, e acaba se deparando com um professor de filosofia.
A primeira pergunta que o professor faz a Sofia é: “De onde vem o mundo em que vivemos?”.
A pergunta no bilhete e os misteriosos cartões farão com que o romance vá se desenvolvendo em dois planos diferentes , pois Sofia continua recebendo mensagens do Major, e também é agraciada com aulas espetaculares sobre filosofia.

O que mais me encantou na obra escrita por Jostein Gaarder é que o leitor participa desses sobrevoos filosóficos, também nos questionamos, Quem eu realmente sou? O que é este mundo em que vivo?
As ideias centrais de sistemas aparentemente impenetráveis vão sendo expostas numa série de lições que Sofia recebe em forma de cartas ou de conversas devidamente ambientadas. O autor lança mão nesse ponto, de todo e qualquer recurso capaz de tornar mais clara ou saborosa uma tese abstrata.
Em O Mundo de Sofia teremos exposições das doutrinas de Demócrito, e também iremos aprender, com detalhes, sobre a Grécia Antiga, onde Platão, em pessoa será entrevistado.
As lições de filosofia vêm representadas pelo cotidiano da menina. E aqui a presença dos cartões postais do Líbano e da misteriosa Hilde Knag é cada vez maior. Objetos pessoais de Hilde começam a aparecer. O Major parece estar a par sobre cada um dos passos de Sofia e de seu professor.
O Major informa que irá enviar um presente à Hilde, aos cuidados de Sofia Amundsen, a garota fica curiosa para saber o que é , e durante uma aula sobre Berkeley, o presente chega a seu destino, e finalmente o Mundo de Sofia revela o seu segredo ao leitor.
Uma obra mágica que leva o leitor ao delírio, que nos faz refletir sobre a existência humana, e também sobre uma existência divina. O Mundo de Sofia deveria ser um livro obrigatório, nas escolas e principalmente na vida pessoal de cada ser humano existente na Terra. Uma história que nos ensina particularidades e histórias que antes nunca passaram por nossas mentes. Sem dúvidas, um livro brilhante.

E você caro leitor, já parou e se perguntou quem você é?
De onde vem o Mundo?
O Mundo de Sofia irá tomar um rumo surpreendente.

Queria Hilde!
Sofia está agora na casa de seu professor de filosofia. Dentro em breve ela vai fazer quinze anos, enquanto o seu aniversário, minha filha, já deve ter sido ontem. Ou ainda é hoje, Hilde? Se for hoje, tomara que pelo menos o dia ainda não tenha terminado. Pena que os nossos relógios nem sempre andem juntos.

O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado consegue estar certo duas vezes por dia.
O livro é um mestre que fala, mas não responde.

Deus nos concede a cada dia uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.

Titulo: O Mundo de Sofia
Titulo Original: Sofies Verden
Autor: Jostein Gaarder
Ano: 1991
Páginas: 547
Editora: Companhia das Letras.

Boa Leitura

Casa de Livro Blog

Karina Belo

Leandro F 05/05/2013

Iniciantes da Filosofia
Para quem não entende nada de Filosofia, este é o livro perfeito, pois depois de ler, você fica ainda com mais dúvidas, porque o livro traz as mais importantes correntes filosóficas desde o início e aliado a isso traz uma história paralela de um menina que facilita a compreensão do texto. E acaba que por abrir um leque de novas ideias no leitor, despertando ainda mais curiosidade.

Obs: esse é o 2º livro digital que leio e realmente, para quem quer praticidade e economizar dinheiro é perfeito. Existe também uma sensação diferente quando lemos um Ebook, não melhor, nem pior, apenas diferente.