4.0712 28287

Resenhas - O Mundo de Sofia

Princess 16/11/2010

Nao se iluda com a filosofia!
nao se iluda com os grandes e ,aparente, complexos textos de filosofia.O livro tem um enredo inteligente tal como ''Através do espelho'' e ''A biblioteca magica de bibi B.'' do Mesmo autor.As vezes me pergunto se não há metáforas entre Alberto Knox e Deus e Sofia e Hilde somos nós e as cartas de filosofia seria um método de Deus para chamar atenção,apesar de filosofia ser um pouco diferente de Religião.

Lukas 14/02/2011

Fantástico!!!
Uma linda viagem;
cheia de novos conhecimentos;em todos os sentidos...
Uma leitura muito prazeroza!!!
quem tiver a oportunidade de ler; tenham certeza que irão fazer uma linda viagem...

Priscila 22/01/2011

"O Mundo de Sofia" de Jostein Gaarder conta a história de Sofia Amundsen que às vésperas de seu aniversário de quinze anos, começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem ela é e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida desse romance sobre a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos.
O autor se utiliza de um personagem (Alberto Knox) para ensinar a história da filosofia para a norueguesa Sofia, através de cartas, cartões postais, fitas e “viagens” no tempo. Ele faz um panorama sobre a vida, a cultura, a arte, a história de cada filósofo citado, como Sócrates, Platão, Aristóteles, São Tomás de Aquino, Descartes, Locke, Kant, Hegel, Marx, entre muitos outros. Destaca também como era o mundo na época da Antiguidade, da Idade Média, do Renascimento.
Li este livro quando estava cursando o 1° ano do ensino médio e foi um livro incrivelmente fascinante. Um passeio pelas teorias e vertentes da filosofia, com uma história de fundo que tornou tudo mais fluido.
Mas infelizmente, por toda a genialidade com que foi guiado o livro, não haveria nenhum final à altura, nenhuma das perguntas que foram feitas tem respostas definidas até hoje, e provavelmente jamais terão.

Jéssica Santos 13/05/2011

Uma volta ao mundo com todos os detalhes que temos direito com o diferencial de que é repassado para nós com uma linguagem muito simples ,como se o autor estivesse ensinando a uma criança,se você pensar melhor,antes do livro somos todos crianças,com os olhos fechados para o mundo e as coisas,e o livro deixa bem claro a importância de abri-los,enxergar, entre outros fatores. Não é a toa que na capa do livro tem ''romance da história da filosofia''

Ahhhh também é uma ótima pedida para quem tá no Ensino Médio ou na faculdade pagando a cadeira de filosofia,você aprende de uma forma que não cansa.

Pato Donald 20/07/2012

O Mundo de Sofia
resenha completa em: http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/2012/05/o-mundo-de-sofia.html

"A única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos, é a capacidade de nos admirarmos com as coisas..."

L 08/08/2009

: ))!
Excelente. A junção da história da Filosofia com a de Sofia é perfeita. O livro leva você a uma viagem pela história da filosofia através dos olhos de Sofia. É fascinante.

Altamente recomendável.

Luubs ? 14/09/2015

Excelente
Iniciei a leitura de um capítulo para fazer um trabalho da escola, e acabei gostando da história então resolvi ler a história inteira

Jan 29/03/2009

Este livro é um saco! Não consegui terminar.. e olha que eu me esforcei heeim...

Geovane 12/03/2014

Talvez ele seja bom, mas não para mim.

Cinthia 05/09/2016

Sem palavras... um livro para todos lerem!

Normanda 26/04/2009

Fraco ele não, mas é tão complexo que se torna um tédio. Sem dúvida o livro "O coringa" é muito mais interessante.

Fraulein 12/12/2009

Acho que é um livro que foge um pouco do mistério existente envolvendo Sofia e Alberto, acaba se tornando mais um livro sobre filosofia, complexo até, para quem deseja aprender mais e mais sobre grandes filósofos.

É um livro que nos faz desenvolver o pensamento crítico de forma incrível.

Cati 14/09/2015

Um livro para refletir
"O Mundo de Sofia" é aquele livro que faz com que seus leitores reflitam sobre as suas vidas e sua existência aqui na Terra. A obra proporciona uma incrível viagem através da Filosofia e sobre quão enigmática pode ser o simples fato de existir. Além disso, induz os leitores a se questionarem sobre as suas vidas e o modo como eles as vivem.

Rose Salles 25/09/2009

Muuuito arrastado, cansativo mesmo! Só não desisti, pq gosto muito da proposta (filosofia, pensadores, etc). Não recomendo!

Márcia 31/10/2009minha estante
Acho que um livro didático seria muito melhor para aprender filosofia que este. pelo menos de um didático você não espera nada a mais que filosofia.